Indústria de aviões russa enfrenta problemas de imagem no mercado

http://www.aerospace-technology.com/projects/sukhoi/images/1-sukhoi.jpgAnalista acredita que a estatal russa Sukhoi terá dificuldades em convencer companhias aéreas ocidentais a comprar seus superjatos

The NewYork Times Por Andrew E. Kramer

As companhias aéreas em Moscou são muito cautelosas e demoram para confiar a um novo fabricante de aviões os seus bilhões de dólares e a vida de seus passageiros. A Embraer, fabricante brasileira de jatos regionais, precisou de duas décadas para se tornar uma grande fornecedora da indústria

Então a Sukhoi, uma empresa russa mais conhecida por fazer caças supersônicos, não teve um começo exatamente auspicioso. Quando entregou um de seus primeiros superjatos com 100 lugares a Aeroflot em junho, um pedaço de equipamento de segurança quebrou, obrigando a Sukhoi a aterrissar a aeronave.

Embora o avião tenha sido consertado e esteja voando de novo, o lapso mostra o difícil caminho que a Sukhoi irá enfrentar para convencer as companhias aéreas ocidentais a comprar aviões de uma estatal russa. A indústria da aviação do país tem sido atormentado por problemas de segurança, avarias e acidentes letais, que a tornam praticamente incapaz de vender aviões fora da antiga União Soviética, Irã, Cuba e partes da África.

“Historicamente, os aviões russos têm uma imagem que vai demorar muito tempo para ser modificada”, disse Les Weal, analista da Ascend, consultoria de aviação com sede em Londres que aconselha indústrias de seguros em matéria de segurança.

“Eles podem estar animados com o seu superjato”, afirmou Weal. “Mas eu não tenho certeza de que isso vai se traduzir em uma série de pedidos de companhias aéreas maiores. Seria preciso muita fé para uma companhia aérea comprar de um novato.”

Mas a Sukhoi tem grandes expectativas para o Superjet 100, o primeiro projeto totalmente novo de um avião comercial russo desde a dissolução da União Soviética. O preço da espaçosa aeronave de corredor único é de US$ 31,7 milhões, cerca de um terço mais barata se comparadas a jatos da Embraer ou da Bombardier, do Canadá, diz a Sukhoi.

A triste iluminação fluorescente do interior apertado, e até mesmo assustador, da série de jatos Tupolev que ainda são operados por companhias nacionais russas foi abandonada. A cabine do Superjet é grande e a iluminação, suave.

A Sukhoi está negociando a venda dos aviões para a Delta e SkyWest americanas, bem como outras companhias aéreas ocidentais, e espera vender 800 Superjets ao longo dos próximos 20 anos. Além de dois aviões entregues a Aeroflot, a Sukhoi entregou um para a companhia aérea armênia, Armavia. Ela também concordou em fornecer 15 para a segunda maior companhia aérea do México, a Interjet. No total, a Sukhoi tem 176 encomendas para o Superjet 100.

Em vez de enfatizar as origens siberianas do avião, que trazem inevitáveis associações a desastres, a Sukhoi tem comercializado a aeronave apontando para os seus parceiros franceses e italianos.

“Sim, é um avião russo”, disse Olga Kayukova, porta-voz da United Aircraft Corp, dona da Sukhoi. No entanto, “ele é feito em cooperação com líderes de fornecedores mundiais.”

Stephen McNamara, porta-voz da Ryanair, companhia aérea de baixo custo irlandesa, disse que sua empresa não teria nenhum problema em avaliar um avião russo, desde que sejam cumpridas as normas de segurança da União Europeia. A maioria dos passageiros, segundo ele, não se importa em que tipo de avião voa. “Eles sabem qual a companhia aérea, mas não o avião”, disse.

Fonte: IG ÚltimoSegundo

11 Comentários

  1. ”A Sukhoi está negociando a venda dos aviões para a Delta e SkyWest americanas, bem como outras companhias aéreas ocidentais…”
    Se a Sukhoi esta negociando com empresas dos EUA,é sinal que a aeronave deve esta dentro das normas de segurança da aviação ocidental!se isso se confirmar e essas companhias adquirirem a aeronave, ainda mais com esse baixo preço, já já o Superjet 100 estará voando em muitos países !
    Acidentes acontecem com aeronaves das mais diversas fabricantes seja ocidental ou russas !

  2. PUXA VIDA!
    Mais uma propaganda dos concorrentes_Rss…
    .
    .
    Só falta vir um político russo(um maluco igual aquele lá) e escrachar com todos os Sukhois!_Hehehe….
    .
    Se essa moda pega….

  3. Dizem que os protótipos tem alta qualidade, mas que não consegue-se transmitir para a linha de produção. O brasil tem o que aprender na área militar com os russos, mas estes também tem muito o que aprender com nosso país, principalmente essas questões industriais e logística.

  4. O problema não restringe-se a Skhoi ou Aeroflot ou qualquer outra coisa e sim ao orçamento apertado Russo que reflete na qualidade,manutenção operativa e etc.Eles não tem tanta grana assim para gastarem.Lembram quando caiu a URSS a crise financeira que tiveram e depois sobreveio uma crise na Europa.Eles passaram por duas crises e agora sobrevivem em vacas magras.Dizer que suas tecnologias e equipamentos não são confiaveis é ignorancia.Eles tem conosco e nós temos com eles uma infinidade de formas de nos complementarmos e o Brasil assim como a Russia ganhariam muito um com o outro alem de ser mais facil conversar com eles hoje sobre estrategicos e sensiveis.

  5. Mais um motivo de parceria Brasil-Russia. A Embraer com sua experiência e credibilidade no mercado De E-jets e a Sukhoi com sua experiência em avioes militares.

  6. R22 seria perfeito meu nobre mas a Embraer cria da FAB que é cria dos EUA ja abriu as perninhas bem arreganhadinhas aos EUA rsrs

  7. Caro AJ mostre nos dados que comprovem a frequencia de acidentes com aviões comerciais russos,em relação as construtoras ocidentais!

  8. Esse avião russo é cópia do Embraer, por isso ele é ruim. Asas baixas e turbinas mais baixas ainda. Meus Deus, abra a mente desse pessoal.

Comentários não permitidos.