EUA lançam campanha para evitar votação de Estado palestino na ONU

DA FRANCE PRESSE
DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O governo dos Estados Unidos iniciou uma campanha diplomática de última hora para persuadir os palestinos a abandonarem sua busca pelo reconhecimento como Estado na ONU (Organização das Nações Unidas), segundo informações publicadas pelo jornal “The New York Times”.

O governo do presidente Barack Obama fez circular no meio diplomático uma proposta para novas negociações de paz entre israelenses e palestinos, com o intuito de persuadir o presidente palestino, Mahmoud Abbas, a abandonar o plano de pedir o reconhecimento do Estado palestino durante a Assembleia Geral da ONU, que será realizada no próximo dia 20 em Nova York.

Citando altos funcionários da gestão Obama e da diplomacia americana em caráter de anonimato, o jornal aponta, no entanto, que o esforço de Washington pode ter chegado tarde demais.

Israel se opõe firmemente ao projeto palestino, no momento em que as negociações de paz estão travadas há quase um ano devido à negativa israelense de deter os assentamentos judaicos em territórios palestinos ocupados.

Os Estados Unidos argumentam que os palestinos somente conseguirão um Estado significativo por meio de negociações diretas de paz e advertiu que vetará no Conselho de Segurança qualquer pedido em favor da entrada na ONU de um Estado palestino com plenos direitos.

Washington, no entanto, não possui o apoio suficiente para bloquear a iniciativa na Assembleia Geral, que poderia elevar o estatuto da missão palestina de “entidade” observadora sem direito a voto a Estado observador sem direito a voto.

A mudança abriria aos palestinos acesso a dezenas de agências e convenções da ONU, que reforçariam, por exemplo, sua capacidade de denunciar Israel diante do Tribunal Penal Internacional de Haia.

Os funcionários norte-americanos citados pelo jornal apontam que Washington tenta a todo custo evitar um veto no Conselho ou o voto contrário na Assembleia Geral, já que ambos os casos podem gerar uma onda de descontentamento no Oriente Médio.

Segundo o jornal, os EUA tentaram nos últimos meses persuadir os palestinos a desistir de pedir reconhecimento na ONU, mas com a proximidade da votação, os esforços se tornaram mais urgentes.

“Não está claro pra mim como [a votação] pode ser evitada”, disse ao jornal Ghaith al-Omari, ex-negociador palestino e atual diretor da Força-Tarefa Americana na Palestaina, em Washington. “Um veto americano pode inflamar emoções e trazer um sentimento anti-americano pela região.”

Fonte: Folha

21 Comentários

  1. Viva a nação PALESTINA,chega de hipocrisia, essa palhaçada semita já passou da hora de acabar ! com essa votação saberemos quem esta realmente a favor dos direitos humanos!

  2. Realmente os EUA e ISRAEL são os dois grandes males da Terra, e o Brasil é o terceiro.
    O Grande Satã escolheu esses 3 países como moradia.

  3. CHEGOU A HORA “H”
    .
    .
    Será a hora da desfaçatez americana perante o mundo,onde irá coroar com os louros da vergonha.
    .
    Será ali onde ficara patente o quanto eles são os verdadeiros maléficos da humanidade.

  4. Esse Obama tá uma traíra de primeira..Acende uma vela pra Deus e outra pro diabo todos os dias…Protege banqueiros, nega apoio a formação do estado palestino, luta contra a ditadura de Kadafi, mas endossa o governo medieval da Arábia Saudita…

  5. Vamos la Titia Dilma Rousseff voce sera a primeira a falar na Assembleia Geral e orgulhe a todos os Brasileiros conclamando a todas as Nações o reconhecimento do Estado Palestino ja que isto é do total apoio da maioria de nosso povo e voce nos representara Gloriosamente e nos orgulhara…VIVA O POVO PALESTINO E VIVA TAMBEM O ESTADO JUDEU ambos merecem existirem.Precisamos sim desarticularmos todos os que forem intolerantes.Israel teve todas as oportunidades de buscar acordo direto o que lhe sairia bem mais vantajoso.A maioria do povo Judeu quer a paz e esta cansado de guerras.

  6. A arquitetura de washington é quase um templo de louvor ao sionismo judeu. Não esperaria menos que isto vim dos EUA, Ou USA = União Sionista Americana.

  7. 1maluquinho
    seu comentário foi bem colocado,
    Vamos ver se a Dilma vai ter a coragem de peitar os EUA.
    Pois essa é nossa vontade,

  8. ONG’s como a avaaz está trabalhando para o direito do estado palestino ser concretizado pois são mais de 8 a 9 milhões de vozes e CPF’s no globo inteiro assinado petições para a UNO reconhcer o estado palestino emquanto aos yankes do mal já eram pra vocês o mesmo para os sionistas do satãn judeus que querem lucrar com a morte de inocentes o negocio está correto as sociedades não permite mais esse tipo de pessoas mandando no globo chega para eles agora é o povo da paz quem manda.

  9. Primeiro o mascarado Obama apóia a criação do estado Palestino nos moldes anteriores a 1967 (quando Israel passou a ocupar partes da Palestina após vencer diversos países árabes na Guerra dos Seis Dias.) agora mobiliza a oposição,tudo um grande jogo bem conhecido de Ação-Reação-Solução, só falta agora a solução, com certeza em benefício de Israel, quem aposta?

  10. O problema em Israel, e a mídia que só fala besteira e divulga besteiras, para quem não vive em Israel, sabemos que o estado de Israel esta sitiada pelos vizinhos loucos que atacam e fazem túneis para destruir o Estado de Israel transportar armas e isso e velho e notório, Israel só ataca quem atacam eles, e mesmo assim ele ( Israel ) avisa do ataque, e é velho e notório que os atacantes colocam suas armas em creches, hospitais, assentamentos, vilas de casas, para perecer que Israel e cruel e impiedoso

  11. Dandolo menos Dandolo, não beba antes de escrever, assim não dá comparar o Brasil com o que faz os EUA é dose.

  12. Essa palhaçada na Palestina vai acabar!!! E é apenas a ponta do iceberg, outros absurdos e mentiras cairão. Bastou o Dólar balançar que todo mundo em Washington e TelAviv tremeu..rsrs. O futuro é dos BRICS, os EUA estão falidos. Israel que já está sem mãe(Inglaterra) vai ficar sem papai(EUA) também, e ou se porta como homem ou vai apanhar na rua rsrs…A judiaria sionista e a maçonaria estão em pânico..

  13. Eu sou a favor da criação do Estado Palestino, agora, como não sei a íntegra da proposta do Obama, fica difícil qualquer avaliação da intenção dele.
    O problema é que mesmo com a criação imediata do Estado Palestino, os conflitos na região não iriam cessar, ou seja, na prática, apenas haveria um vitória emocional, sem nenhuma conquista prática para o povo palestino.
    Israel tem consciência que a legitimidade do seu Estado é contestada pelos vizinhos e que se abrir mão das regiões ocupados estaria estrategicamente debilitado.
    Amanhã, mesmo se criando o Estado Palestino e sendo devolvidas todas as terras ocupadas, as críticas e ameaças à existência de Israel continuariam.
    Essa consciência por parte de Israel é que atravanca as negociações para a criação do Estado Palestino.
    Se alguns quiserem entender como uma “manobra sionista” para a dominação da Galáxia, parabéns. Eu entendo como uma forma justificada de autodefesa.
    Isso não implica que eu não reconheça o direito dos palestinos, mas a única forma das coisas se resolverem na região é por meio da negociação e os atores terão que abrir mão de algo, senão, não há como obrigar Israel a nada, salvo por meio da força.
    Essa porcaria de “poder”, atrelado a tal da religião (que pelo que me consta pode até ser coisa de ETs que vieram aqui no passado) é que complica tudo.
    Ficam brigando por deuses imaginários e por terras santas como pano de fundo para as pretensões de forças ocultas por trás, que manipulam as massas para conseguir seus objetivos.
    Ingênuos!
    No final, lá como cá, as raposas é que dirigem o galinheiro e a plebe serve só de bucha de canhão. E haja bucha, la´e aqui.

Comentários não permitidos.