EUA lançam alerta para possibilidade de ataques com pequenos aviões

O FBI e o departamento norte-americano de Segurança Interna emitiram um alerta nacional sobre a eventualidade de a rede terrorista al-Qaeda poder levar a cabo ataques envolvendo pequenos aviões, a poucos dias do décimo aniversário do 11 de Setembro.


As autoridades indicam não haver uma ameaça específica nem credível, mas sublinham que as autoridades de segurança nacional deverão estar em alerta, por precaução.

De acordo com um boletim oficial emitido na sexta-feira, ainda no início deste ano a al-Qaeda ponderava maneiras de atacar alvos americanos com recurso a aviões.

O alerta – emitido antes de um fim-de-semana normalmente muito agitado porque assinala o final das férias de Verão para muitos americanos – salienta ainda que os terroristas puseram a hipótese de alugarem aviões privados e os carregarem de explosivos.

“A al-Qaeda e os seus afiliados mantiverem interesse em obter treino de aviação, particularmente em pequenos aparelhos, e em recrutar indivíduos ocidentais para os treinar na Europa e nos EUA, apesar de não termos informação actual nem credível, nem nenhuma informação recolhida pelos serviços secretos, em como estejam a ser planeados ataques iminentes”, avança o boletim obtido pela agência Associated Press.

Matthew Chandler, um porta-voz do Departamento de Segurança Interna, descreveu a publicação do boletim como uma “rotina”. “Partilhámos esta informação com os nossos parceiros para sublinharmos a necessidade de continuarmos a nossa consciencialização e a nossa vigilância”.

Hoje em dia a segurança aérea nos EUA é muito mais apertada do que há uma década, mas a al-Qaeda continua interessada em lançar ataques envolvendo aviões.

Ameaças com pequenos aviões não são uma novidade. Após os atentados de 2001 contra as Torres Gémeas e contra o Pentágono, o Governo proibiu milhares de agricultores de voarem sobre as colheitas com os seus aparelhos, temendo que isso pudesse ser usado em ataques terroristas.

Em 2002, as autoridades desmantelaram um plano da al-Qaeda para fazer embater um avião contra um navio de guerra no Golfo Pérsico e em 2003 foi desarticulado um plano para fazer cair um avião carregado de explosivos sobre o consulado norte-americano em Carachi, Paquistão.

Fonte: Público

4 Comentários

  1. Os EUA têm que se preocupar, com ataques de pequenos submarinos, que levem pequenos foguetes balísticos, com pequenas ogivas nucleares.

Comentários não permitidos.