Defesa & Geopolítica

Turquia vai abrigar radar de alerta precoce da NATO

Posted by

http://www.trdefence.com/wp-content/uploads/2010/11/missileshieldradar.gifA Turquia deve abrigar um sistema de radares de alerta precoce da NATO, como parte das defesas da aliança militar ocidental, disse hoje o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE).

Além de ter o segundo maior contingente militar da NATO, a Turquia possui importância geoestratégica para a aliança, desde a época em que estava nas fronteiras da Guerra Fria. O seu valor para a Aliança cresceu ainda mais desde que países com políticas anti-ocidentais no Médio Oriente, como o Irão, incrementaram a capacidade dos seus mísseis.

Em novembro de 2010, a NATO aprovou uma nova declaração de missão para a aliança, a qual inclui um compromisso com a defesa antimísseis.

O MNE turco disse que o projeto do novo sistema antimísseis já está nos estágios finais. Os equipamentos serão fornecidos pelos EUA.

«O fato de a Turquia receber este novo elemento irá constituir a contribuição do nosso país ao sistema de defesa que está a ser implementado no quadro do novo conceito estratégico da NATO. Isso irá fortalecer a capacidade de defesa da NATO e o nosso sistema de defesa nacional», afirmou o MNE, em comunicado.

Nos últimos anos, a Turquia tem procurado estreitar as relações com ex-repúblicas soviéticas e com outros países islâmicos, inclusivamente o Irão, de modo a reequilibrar a sua política externa, tradicionalmente inclinada para o Ocidente.

Fonte: DiárioDigital

4 Comments

shared on wplocker.com