Palestra Soberania Nacional – A questão da Segurança nas Fronteiras

PLENÁRIO ACSP – EM 06/JUNHO/2011 – 2ª REUNIÃO PLENÁRIA

Palestrante: General de Exército Augusto Heleno Ribeiro Pereira

37 Comentários

  1. O General Heleno esta fazendo a parte dele mesmo na reserva, esperamos que o nosso governo responda a altura.
    Nossos militares de hoje tem muito a contribuir com as decisões de nossa sociedade…Quando será que veremos o General Augusto Heleno e o Almirante Álvaro A.D.Monteiro em horário nobre na rede Globo?
    Brasil!

  2. Essas palestras sao mto boas mas sao feitas no local errado tinham que ser feitas no congresso nacional para nossos anjinhos parlamentares ficarem cientes do que se passa nas nossas fronteiras para ver se eles caém na real e nao ficam pesando que vivem num mundo igual ao mágico de oz ou ilha da fantásia que tudo é bonito se nao acordamos em tempo vamos ter o inimigo batendo em nossa porta

  3. Muito bom. É uma das nossas grandes cabeças pensantes. Cada um tem um ponto de vista. A minha visão é mais ousada. Precisamos desmatar a fronteira para implantar vilas e/ou cidadelas, uma a cada 100 km. Também temos que ter unidades militares de porte na fronteira. Em resumo, povoar a fronteira. Eu aumentaria o efetivo do Exército para 300 mil militares, no mínimo, colocaria 200 mil na Amazônia, sendo 80% desse efetivo na fronteira.

  4. Os partidos políticos PT + PMDB mandam no Brasil.Bem, esses políticos querem que os nossos índios se mantenham como bicho do mato, vivendo na idade da pedra. Aí o homem branco vai lá e acha lindo ver o índio selvagem pelado, como se fosse no Jardim Zoológico. São seres humanos altamente inteligentes, que poderiam se transformar em bons empresários, como os índios americanos e canadenses. Eu acho que a ONU deveria impedir que os nossos políticos façam isso com esses seres humanos da terra. Tratar seres humanos como selvagens irresponsáveis em pleno Séc XXI, parece piada. Construam escolas e universidades estaduais e federais na Selva. Qual é o problema ?
    A cada dia, eu me decepciono mais ainda com os nossos políticos, principalmente os populistas e corruptos.

  5. Eu gosto de tecnologia de ponta. Cadê o nosso raio laser para destruir os satélites do inimigo ? Cadê os mísseis russos para derrubar as aeronaves inimigas ? Cadê as nossas lanchas blindadas ?
    Essa minha lista tem mais de 100 itens. Cadê ?
    Se os nossos engenheiros militares e industriais não tiverem a capacidade para fabricar tais materiais bélicos, eu construo, sem nenhuma remuneração. Só me paguem a ajuda de custo.

  6. Carissimo Dandolo,

    Nossos engenheiros tem sim capacidade de desenvolver e fabricar tudo isso. A grande questao e investimento governamental. Sem subsidios, nada disso pode ser desenvolvido, pois custa muito e se o teu proprio pais nao adquire, nenhum outro pais ira comprar de voce. Alem disso, existe a questao social. O que paga as contas no fim do mes e dinheiro, e isso faz muita diferenca para quem tem familia. E no Brasil, as empresas pagam muito pouco para quem tem capacidade de projetar tudo isso que voce colocou. O que ocorre e que a maioria acaba saindo da area e indo fazer concurso publico para ter melhor qualidade de vida. Infelizmente, o Brasil nao valoriza a sua engenharia, e seus engenheiros. Abs!

  7. Gen.Heleno pra Presidente rsrs se nem ele mesmo cogita ser politico rsrs Mas como MD sim é o melhor e mais indicado.E KD o corinho dos Alarmistas de Plantão “TEM QUE POPULACIONAR A AMAZONIA” rsrs Colocarmos la um monte de bundas sujas que apenas ficarão la esperando receberem vantagens do Estado e ainda depredarão a biodiversidade,fauna e flora,e provavelmente receberão adversos com bandeirolas e entoações de canticos “AGORA SIM TEREMOS JUSTIÇA E IGUALDADE SOCIAL” rsrs Brasil teu maior inimigo é teu proprio povo Gafanhoto rsrs e a Politicagem que se faz idealismo rsrs Mas esta maravilhosa e abençoada terra resiste como a floresta que avança sobre a devastação.

  8. .
    .
    O Áudio está so do lado direito,e cheio de cortes e saltos de filmagem… deveriam melhorar o vídeo antes de baixar no You Tube… mas é um bom documento, agradeço a postagem mesmo assim.
    .
    Quem foi que falou uma vez que ele, Gen. Heleno, representa a “Aristocracia Arcaica” em sua mentalidade??? Acho que tens razão vendo a coisa agora, depois de jogada ali a posição sobre ele…
    .
    Certamente algumas dessas coisas ai são verdadeiras, mas noto um certo reacionarismo contra as posições de outros, um certo “Tenho Razão e Basta”… impressão minha talvez!
    .
    E realmente as três desculpas para a intervenção mais perigosas sio essas mesmo Heleno, Narco Trafico, Florestas e proteção de minorias étnicas… se liga Brasil, e isso ai é conversa da escola superior de guerra, coisa notória…
    .
    o Ecequibo deveria ser conquistado através da Raposa Serra do Sol pra ser mais fácil para a Venezuela que contesta o território a muitas décadas… Caracas!!
    .
    O Yumata preocupa por que é de centro esquerda… e dai, foi eleito democraticamente!
    .
    Esse problema dos Brasivianos sem duvida é muito grave, e hoje temos que ter uma posição clara, se expulsar os brasileiros que vivem ali temos que acolhe-los… mas não vão fazer isso, tem muito % do PIB Boliviano.
    .
    Falando em educação também… está passeando demais na coisa… assistencialismo… deixa queto que o trabalho para o povo está ai, vendo que o desemprego está caindo, o que é a porta de saída… e a oposição realmente é omissa, não tem projeto nem um programa se quer, fazem somente malhação, mas o povo não é bobo, nota a intenção dos caras.
    .
    Passa o barquinho, os traficante veem e sabem que tem um mês pra ver outro passar… nossa, situação mais critica!!
    .
    Os outros países que tem os relatórios dos nossos recursos é obvia porque foram o brasileiros mesmo que passaram isso pra eles, e essa Bio pirataria é o ponto chave para os projetos de desenvolvimento de novos fármacos… temos que trabalhar nisso!
    .
    Terras com três andares… três certificados de posse das terras da Amazônia!!
    .
    Então o Índio quer ser “Aculturado”, sem duvida, normal!
    .
    Crime de lesa pátria, tanto tempo que não escutava isso, muito bom Heleno, “Índio que come Sonho de Valsa não quer mais comer Inhame”… hahahahahahahahahahah
    .
    Jardins antropológicos… novos Zoológicos onde humanos são expostos… não tinha visto por esse ponto de vista ainda… será que seria um boa?? Dorflex é mais Rápido que o Pajé… hahahahahah
    .
    Essa coisa de índio da Guiana que penetra nas nossas aldeias e so falam inglês, isso ai é problema de soberania mesmo, verdade General!
    .
    Tudo certo sobre que a projeção de poder é a nova doutrina de defesa e de dissuasão, e a END realmente está muito linda no papel, vai ficar assim so no Papel??
    .
    12 Helis para cuidar da Amazônia, de seus 3 milhões e 500 mil KM quadrados… ridículo isso, o Brasil realmente é uma piada do Governo democrático!!
    .
    O Sisfron é um grande programa, varias vezes maior que o FX2 em custos e complexidade, mas ninguém fala… triste os especialistas nem citarem.
    .
    Obrigado ao Plano Brasil por ter disponibilizado esse documento, eu não sabia que existia, Valeu!!

  9. END – O CONGRESSO PRECISA SER PRESSIONADO PARA COLOCARMOS EM EFETIVIDADE OS PRECEITOS DA END. DEFENDER NOSSA SOBERANIA E DESMASCARAR A FARSA DA RAPOSA SERRA DO SOL

    Além de todos os desafios que temos e com constantes atrasos pelo descaso do governo com o deenvolvimento de nossas Forças Armadas (Projeto VLS, FX-2 e tantos outros), a END deve cuidar e seriamente da ameaça a nossa soberania advinda das demarcações de terras indigenas.
    O BRASIL PRECISA DELIMITAR O PODER DA FUNAI E “DESMARCAR” A RESERVA INDIGENA RAPOSA SERRA DO SOL (UM VERDADEIRO CRIME DE LESA PATRIA PERPETRADO A NAÇÃO BRASILEIRA)
    O Brasil precisa acordar para o que esta acontecendo, pois as ultimas noticias que surgem com relação a povos indigenas se mobilizando para a criação de Parlamento de Povos Indigenas Amazonicos, nos faz crer que estamos sendo alvo de um intervencionismo oculto, que pretende dividir o nosso país com a criação de um estado indigena dentro de nossa nação.
    Precisamos pressionar nosso congresso para buscar a desmarcação destas reservas e impedir novos crimes de lesa patria como estes absurdos.
    Os brasileiros devem respeitar os indios como brasileiros, e os indios devem seguir a Constituição Brasileira pois fazem parte de nossa nação.
    As Forças Armadas Brasileiras são um simbolo de amor a patria e defesa dos interesses nacionais e, devem ser respeitas e valorizadas para o bem desta nação.

  10. General Heleno, não quer ser politico. Mas bem que poderia aceitar ser Ministro da Defesa. General Heleno, é o unico que pode dar segurança ao nosso país.

  11. Estrategia do NIÓBIO

    Apesar de não ser um tema inerente a defesa, desejo salientar a importância do Nióbio na industria aeronautica e aeroespacial. O Nióbio serve para o domínio e a qualidade tecnológica.
    Sem Nióbio não existiriam aços especiais, supercondutores, ligas para os programas espaciais, talvez nem aviões a jato (caças) e satelites.
    As reservas nacionais de Nióbio estão concentradas nos Estados de Minas Gerais (33,94%), Amazonas (64,45%) e Goiás (1,61%).
    Das reservas mundiais de mais de 4,3 bilhões de toneladas, o Brasil possui 4,2 bilhões de toneladas, ou seja 98 % das reservas mundiais desse mineral raro e estrategico. Mesmo assim, a produção mundial de Nióbio é de 90% no Brasil e 10% no Canadá.
    As maiores jazidas de Nióbio estão no Amazonas ( São Gabriel da Cachoeira) e em Roraima (Reserva Raposa – Serra do Sol). São Gabriel da Cachoeira deteria 2,9 bilhões de toneladas do minerio e está localizada próximo a Colômbia. As 7 Bases militares que os EUA querem instalar em nosso vizinho se justificariam. Da para acreditar que os EUA usariam caças F-16 e F-15, helicópteros Apache e VANT para apenas combater as FARC ?
    Considerando o teor médio de 1,04%, seriam 43.683.316 toneladas de óxido de nióbio, com grau de pureza (99,9%). Valendo US$ 20.000,00/tonelada, perfazendo um montante de US$ 873,7 bilhões de dolares.
    Com uma agregação média de 200 vezes o valor do óxido de nióbio ao criar superligas, etc., chega-se á cifra de US$ 174,74 trilhões de dolares. Que é 86 vezes o PIB brasileiro de 2010.
    Não deveriamos, ao invés de exportar minério bruto, atrelar o abastecimento mundial desse mineral estratégico á mais ampla transferência de tecnologia. A capacidade de abastecer o mundo com ligas metálicas 100% Made in Brazil ?
    Daria para comprar milhares de caças de quinta geração.
    (fonte: economiabr.com.br)

  12. Senhores, não é porque nossos parlamentares são em sua grande maioria ladrões do erário público, safados da pior espécie, que eles não vão cuidar do Brasil né. Para que armas se eles sabem enganar com palavras, para que Forças Armadas, se eles próprios podem mandar seus capangas defenderem o Brasil. O s nosso políticos são a pior escória do mundo, fiquem tranquilos eles sabem como lidar com países nucleares e grandemente armados.

  13. A prioridade número 1 do Brasil, é prender TODOS OS POLÍTICOS CORRUPTOS DOS ÚLTIMOS 60 ANOS PARA CÁ, E ADOTAR O REGIME DA CHINA COM TIRO NA NUCA.
    Sem isso, não iremos adiante.

  14. Exm Sr General Heleno
    Colocada as coisas no devido lugar, porque lhe devo respeito como coronel que sou, vou agora tratá-lo por Heleno porque, na intimidade, se o fizesse daquela forma você me mandaria para aquele lugar…! Você se lembra da carta que eu lhe escrevi quando, cheio de razão,o então comandante do CMA, criticou a política indigenista do governo, por sinal, absolutamente catastrófica para as nossas aspiraçõea de nação sobera. Acontece que, agora, na reserva, ainda são mantidos os clamores, tanto de militares como de civis, para que o “General Heleno” entre na política. Veja bem companheiro, seu perfil quando se projeta no vídeo de uma TV, para muitos(e não são poucos) brasileiros e brasileiras traduz a imagem do cidadão probo, militar de escol, primeiro colocado na “AMAN”, na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais(EsAO) e na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército(ECEME), um oficial exemplar com toda uma vida dedicada ao serviço do Exército e, portanto, preparado para assumir responsabilidades maiores ainda do que o comando de tropas no exterior que, diga-se de passagem, conduziu de forma impecável.
    Seu viés, o perfil de soldado que vive única e exclisivamente do seu “soldo”, acredite, não passa desapercebido nem pelo público nem pela mídia, encarnando em última instância a antítese dos incontáveis “anôes do orçamento”,”mensaleiros”, “pizzaiolos” e “distribuidores de panetone” que enxovalham a política brasileira .
    Heleno, meu companheiro da “Turma Jubileu de Prata”, da sagrada “Academia Militar das Agulhas Negras”,este apelo não é somente meu,o Exército, as Forças Armadas,a nação destes brasileiros e brasileiras que aspiram moralidade pública e autêntica soberania confiam na sua prontidão. Seu amigo, agora,lhe envia aquele abraço forte… o coronel lhe presta a continência regulamentar e comanda:-
    “ATENÇÃO, OFICIAL-GENERAL PRESENTE !

  15. Apesar de ser um grande admirador do General Augusto Heleno,e concordar com quase tudo o que ele fala, tenho que admitir que o Francoorp tem razão,”Tenho razão e basta” não é suficiente,porém sem esse estímulo do General em alertar a sociedade brasileira para seus desafios nós teríamos muito menos. Aliás se não fosse o General eu não saberia nem o que é nióbio.

  16. Parabens Coronel Paulo Paiva,sou um humilde brasileiro com S,não com Z,que concorda com tudo o que o Sr.disse a respeito do General Heleno,e se um dia fosse possivel ,eu gostaria de lhe apertar a mão,e lhe confidenciar como militar simples que fui,como começar a ajudar a resolver os problemas que afetam nossa pátria.BRASIL com S,não com Z,acima de tudo.

  17. Dilma ta com os dias contados se o Gen. Heleno se candidatar para Presidente Brasil Rumo ao Desenvolvimento como essa pais nunca se viu por aqui ta ae um homem com hombridade de trazer há esse país o sonhos de 190 milhões de brasileiros, servindo a pátria, fora conrrupção já. 2014 ta bem ae para presidente Gen. Heleno com certeza…

  18. Game_Over IOBR disse:
    04/09/2011 às 15:51
    kkkkkkkkkk!!!! Dandolo presidente!!!
    ———————————–
    Se eu fosse Presidente da República, iria ser igual ao Putim + Hu Jintao.
    Em primeiro lugar, faria uma intervenção nos poderes Legislativo e Judiciário. Quem engavetou processos e se locupletou dos cofres públicos iria prestar contas em um tribunal nacional. Adotaria o sistema parlamentarista e os candidatos a políticos seriam escolhidos a dedo por uma junta de notáveis,e de todas as profissões, para equilibrar o Parlamento Nacional. O povo iria votar no melhor dos melhores, e o populismo passaria a ser um crime hediondo ou de Lesa a Pátria. Esse seria o início do meu governo. Depois, mudaria o Sistema de Ensino Nacional, priorizando o raciocínio criativo e intuitivo, que no Brasil é muito fraco. Decretaria a Pena de Morte para os assassinos contumazes, extinguiria todos os partidos políticos, para acabarmos com as oligarquias de corruptos, simplificaria todas as leis, para que a nossa burocracia e justiça realmente funcione. Em 2 anos todos os crimes teriam que ser julgados e não como está atualmente (20 anos e prescrição da pena). Os heróis nacionais passariam a ser os empresários, os cientistas brasileiros e os novos políticos. Pesquisa e desenvolvimento passaria a ser prioridade número 1.
    Já tenho tudo esquematizado em mente. Seríamos o país melhor administrado do Planeta Terra,igual a China está sendo no momento.
    A China atualmente, possui a melhor administração nacional.

  19. Game_Over IOBR disse:
    04/09/2011 às 15:51
    kkkkkkkkkk!!!! Dandolo presidente!!!
    ———————————–
    Se eu fosse Presidente da República, iria ser igual ao Putim + Hu Jintao. Em primeiro lugar, faria uma intervenção nos Poderes Legislativo e Judiciário. Quem engavetou processos e se locupletou dos cofres públicos iria prestar contas em um tribunal nacional,e a penalidade iria ser muito pesada, para servir de exemplo. Adotaria o sistema parlamentarista; os candidatos a políticos seriam escolhidos a dedo por uma junta de notáveis,e de todas as profissões, para equilibrar o Parlamento Nacional;o povo iria votar no melhor dos melhores; populismo passaria a ser um crime hediondo ou de Lesa a Pátria; extinguiria todos os partidos políticos, para acabarmos com as oligarquias de corruptos.Esse seria o início do meu governo. Depois, mudaria o Sistema de Ensino Nacional, priorizando o raciocínio criativo e intuitivo, que no Brasil é muito fraco; decretaria a Pena de Morte para os assassinos contumazes; simplificaria todas as leis, para que a nossa burocracia e justiça realmente funcionasse. Em 2 anos todos os crimes teriam que ser julgados, e não como está atualmente (20 anos e prescrição da pena). Os heróis nacionais passariam a ser os empresários, cientistas, os novos políticos, entre outros. Pesquisa e desenvolvimento passaria a ser prioridade número 1. Já tenho tudo esquematizado em mente. Seríamos o país melhor administrado do Planeta Terra, semelhante como a China é no momento. Gostei muito dos Governos Militares de 64. Devemos esquecer as ideologias e priorizar a administração nacional, pois só assim o povo brasileiro viverá bem.
    Quem votaria em mim ? kkkkkkkkkk

  20. Eu não conheço bem o General Heleno. Só a boa fama dele. O pessoal de cavalaria o elogia bastante. Pelos seus discursos, percebo que é inteligente, corajoso e determinado. Os outros generais que nós temos,também são.
    O Brasil precisa de Almirantes, Generais e Brigadeiros que respirem tecnologia de ponta 24 horas por dia, priorizem a logística, e goste de guerras futuristas.
    Quem entende de logística nas nossas Forças Armadas ? Não conheço. Nós vamos perder a guerra por falta de logística e tecnologia de ponta (vide argentinos nas Malvinas).
    Apenas 1 Brigada de Cavalaria Blindada utiliza 150 ton de munição por dia. Numa guerra, 80% apoia e 20% luta. Os vietnamitas comunistas (vietcongs), venceram os americanos, porque eles recebiam a logística dos russos e chineses.
    O General Heleno tem carisma, então deve se aproveitar disso para ser político, sem dúvida.

  21. Darth Sidious, faço minhas as tuas palavras, na totalidade… só para enfatizar: GENERAL HELENO PARA PRESIDENTE 2014!!! vamos conclamar todos os que querem um pais sem corruptos… GENERAL HELENO PARA PRESIDENTE 2014!!! fora com a imoralidade, corrupção, entreguistas, vira-latas e lesa-patrias… GENERAL HELENO PARA PRESIDENTE 2014!!!

  22. Só há uma maneira democrática de tomada do “puder”, fazendo uma campanha correta para que os homens de bem entrem firmes na política.
    Eu já estou envolvido na política municipal e pertencendo ao partido que acho ser ético, pelo menos aqui no meu município.
    Vamos lá General, precisamos de V.Ecia dentro da política nacional.
    Estou com o senhor, eu e meus amigos de bem.
    Boa sorte.

  23. Estamos vivendo um jogo sobre o poder. As convulsões no mundo árabe tendem a radicalizar o Islam, alterando o equilíbrio de força no Oriente Médio.
    As grandes potências impõem seus interesses em cada área do mundo. Entram em jogo os modelos de capitalismo, as interpretações de democracia e as estruturas religiosas desfiguradas, uma vez que os verdadeiros motivos dos mais poderosos e ambiciosos pelo domínio dos recursos naturais existentes nos países subdesenvolvidos podem ser suficientes para matar, mas não para morrer.
    O Brasil tem alternativa para defender os imensos recursos naturais existentes na Amazônia? Claro. É só integrar e ocupar as áreas indígenas; recusar a fornecer produtos primários, aumentando cada vez mais o valor agregado, e principalmente, criar uma força de dissuasão suficiente para evitar pressões, quer para aceitar a secessão das áreas indígenas, quer entrar em guerra que não nos diga respeito.
    Ressalto, ainda, que essa força de dissuasão só sera efetiva se contar com capacidade nuclear.
    Parabéns Gen Heleno pelo seu trabalho e desejo encontra-lo como candidato na próxima campanha para Presidente da República.

  24. O que tem que ser feito todos já sabem. O que falta é coragem política para se opor a “tudo isso que está aí” e ter estofo para enfrentar a enxurrada de falsas acusações e “dossiês” que com certeza hão de surgir. Talvez o General Heleno seja a figura a ser seguida, caso se aventure a participar disso que tentam impingir como política partidária nacional… Mas, pensando bem, vale a pena?

  25. É DE PESSOAS COMO O GENERAL HELENO QUE O BRASIL PRECISA PARA TRILHAR NO RUMO CERTO. EU APOIO GENERAL HELENO PARA PRESIDENTE 2014.

  26. Se alguém souber onde que tem o video sem nenhum defeito avisem aeh!!
    José, o gen. já deu sua palavra de honra que não quer ser político. Isto quer dizer que só será presidente caso algo de muito grave aconteça com o Brasil, e o país precise de um líder com a visão dele. Algo grave.. pelo andar da carruagem não é muito difícil de acontecer.
    “Pra a cavalaria pode ter no máximo 3 botões!” Heueheh
    Voces viram os cargos que ele ocupou?=0 Sempre no olho do furação mesmo! heheh Deve saber muuuita coisa!..
    Só discordei quando falou das hidreletricas. Não sou 100% de apoio às hidrelétricas.

Comentários não permitidos.