Novos dados sobre programa nuclear do Irã preocupam, diz agência da ONU

A AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) afirmou nesta sexta-feira que está “cada vez mais preocupada” com a possibilidade de o Irã estar trabalhando secretamente na fabricação de armas nucleares.

Em um relatório, o órgão da ONU afirma ter novos dados sobre o desenvolvimento de carga nuclear para mísseis no país. O documento, segundo a agência, foi baseado em informações amplas e confiáveis de seus Estados-membros e em sua própria investigação.

O relatório afirma ainda que o Irã já deu início à instalação de equipamentos para a produção de urânio enriquecido em instalações subterrâneas, próximas da cidade de Qom. O governo do Irã garante que seu programa nuclear é pacífico e tem fins civis.

A ONU já impôs quatro rodadas de sanções ao Irã, acusando o país de falta de transparência em relação ao seu programa nuclear.

Cargas nucleares

O urânio enriquecido pode produzir combustível para reatores nucleares, mas também pode ser usado para o desenvolvimento de ogiva atômicas.

A AIEA está “cada vez mais preocupada com a possibilidade de haver no Irã, no passado ou atualmente, atividades nucleares envolvendo organizações militares”, segundo trechos do relatório divulgados nesta sexta-feira pela agência de notícias AFP.

A agência da ONU teme que, entre as ações do Irã, estejam “atividades relacionadas ou desenvolvimento de cargas nucleares para mísseis”.

O relatório diz ainda que o diretor-geral da AIEA, Yukiya Amano, contatou em junho o chefe do programa nuclear do Irã, Fereydoun Abbasi Davani, para “lembrar o país de que ele deveria cumprir todas suas obrigações para restabelecer confiança de que o programa nuclear é realmente pacífico”.

Negociadores dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU (EUA, China, Rússia, França e Grã-Bretanha), além da Alemanha, querem um acordo pelo qual o Irã se desfaça de seu urânio com baixo grau de enriquecimento.

Fonte: BBCBrasil

16 Comentários

  1. Esse problema de Ocidente com os Persas vem da antiguidade mesmo. Desds a Batalha de Salamina isto não se resolveu e foi o marco criador do Ocidente em si, quem sabe estamos vendo o final dessa história e o possível fim do Ocidente como o conhecemos.

  2. Isso é a mesma conversa de sempre, só fogo de palha, notícia para fazer os otários apoiarem invasões, guerras, bombardeios, saques, genocídios e muitos outros, será que a ONU está preocupada com as recentes descobertas de experiências que os EUA mantinham na Guatemala e nos próprios EUA contra a população preta? Os otários que apoiam EUA, Israel e UE eu sei que não estão! Pra mexer com o Irã, tem que baixar as orelhas para os russos e chineses antes, yankees genocidas de guatemaltecos só mexem com cachorro morto!

  3. ”…O documento, segundo a agência, foi baseado em informações amplas e confiáveis de seus Estados-membros e em sua própria investigação…”
    Documentos confiáveis?,o Irã continuará sendo perseguido mesmo que destrua suas usinas nucleares e entregue todo material enriquecido a ONU,já decidiram tudo!

  4. O Brasil precisa de armas nucleares. Sem isso, não adianta ter Forças Armadas.
    O Irã está certo ? Para eles, sem dúvida … Para Israel seria um perigo, pois os islâmicos radicais são loucos.kkkkkkkkk

  5. mas é claro que eles já estão preparando a mídia mundial para um bombardeio “preventivo” ao irã ! isso é óbvio..
    resta esperar…

  6. Lá vem mer…, cara se foi produtor de petroleo o país é fascinora se não rezar pela cartilha do gringo, querem o petroleo da Siria, Iran, Libia, controlam Arabia Saudita e outros, falam mal da Venezuela, logo, logo chega nossa vez e com a ajuda dos traidores de plantão.

  7. Há algo que o brasil tem e não o Irâ…… malandragem.
    O brasileiro sabe de um limão fazer limonada. Videm o sucesso mundial da nossa caipirinha feita com a desgraçada da cachaça (uma riminha de leve, rsrsrs!!).
    Num outro post eu já comentei que esses subterrâneos nucleares são roubada. O Irâ precisa mostrar de forma clara e confiável o urânio bruto que possui e o que purifica, e de jeito totalmente aberto as inspeções internacionais. Exatamente aquilo que o Brasil faz, e com quem eles gostam de se comparar. Por quê?
    Porque diferente do que muitos ingênuos em relações internacionais pensam… o hemisfério norte não pertence a uma só nação, as correntes aéreas percorrem a atmosfera de um país para outro sem limites de fronteiras… um acidente nuclear, ou um pequeno conflito bélico com a detonação mesmo de poucas bombas nucleares, é capaz de cobrir de radiação inúmeras cidades, campos e plantações.

    Só para comparar… Imaginem um hipotético vazamento atômico boliviano ao lado da nossa fronteira do Mato Grosso e tornando radioativa boa parte de nossa colheita de soja – que bonito né?? um baque em nossas exportações e inúmeros bebês deficientes como consequência dessa contaminação radioativa.
    No fundo a autonomia constitucional dos países tem limites e esses limites são suas fronteiras.
    Sim, o Irâ tem direito a desenvolver tecnologia nuclear, porém ele não pode esquecer-se que não está isolado do restante do mundo, e que respeito pelos vizinhos não significa humilhação. Ou então ele terá que se fechar ainda mais, seguindo o modelo da Coréia do Norte. Ou até mesmo ter inúmeras pessoas de seu povo mortas em retaliações bélicas vindas de seus atuais antagônicos políticos.

  8. Pegando o gancho do artigo…
    E não falando de devastadora hecatompe nuclear mundial, apenas de…
    Uma importante guerra no hemisfério norte, com a detonação de algumas dezenas, não centenas (do arsenal de milhares), de ogivas nucleares. Isso já será o suficiente para tornar desgraçadamente habitável a latitude norte do planeta. A consequência será a vinda de multidões de imigrantes norte-ocidentais (e asiáticos também) e suas riquesas restantes para o sul, e se dirigirão adivinhem para onde?…
    Para o melhor lugar da região para se estabelecer (cheio de recursos e bom desenvolvimento)… Brasil, que por espírito de superior humanidade, acolherá a todos.

  9. O DIREITO DE SE DEFENDER É SAGRADO
    .
    .
    O Irã tem mais é que se armar até os dentes,com direito a arma nuclear e tudo mais que possa se defender desses vagabundos internacionais.

  10. Uma querinha termonuclear localizada não seria de todo mal pra nós, se a desgraça imperar por lá, muda a ordem geoestrategica do mundo, e nós vamos ganhar com isso, liderança e poder de influência e teremos razão, sem obstáculo, pra nos armamos com artefatos necleares!(acho que devemos ter acesso irrestrito a tecnologia nuclear, necessáriameente bomba explicita com defende o dandolo seria contraproducente, dado a resistência e incomodos dos desenvolvidos, podemos, como temos, projeto secreto nuclear, (ou vocês acham que o collor quer manter eternidade dos segredos dos documentos brasileiros pra esconder o quê?senão armas nucleares)!O irã sabe que é caso de vida ou morte, vejam a corea do Norte se não tivesse arma nuclear já teria sido invadida!

  11. Eu tive uma visão num sonho: 1000 anos a frente, o mundo é um lugar com apenas 1 bilhão de pessoas, e a regiao do oriente médio e norte da africa está interditada a muitos séculos aos seres humanos por causa de contaminação radioativa.

    Na verdade eu li isso num livro espirita…mediuns dizem que acontecerá…

Comentários não permitidos.