Milhares de sudaneses fogem após ataques das forças armadas

O movimento de oposição do Sudão pediu que a ONU estabeleça uma zona de exclusão aérea ao norte da nova fronteira entre o país e o Sudão do Sul.

Milhares de civis estão deixando suas casas nas províncias de Nilo Azul e de Cordofão do Sul após ataques das forças armadas ordenados pelo governo.

Na sexta-feira, o país declarou estado de emergência por causa dos conflitos em Nilo Azul, a terceira província na fronteira a ser palco de violência desde a independência do Sudão do Sul.

O Secretário-geral do antigo grupo rebelde SPLM no norte, Yassir Arman, pediu a zona de exclusão aérea e acusou as forças do governo de Omar al-Bashir cometerem atrocidades contra os cidadãos.

Relatos da ONU dizem que 16 mil pessoas cruzaram a fronteira do Sudão com a Etiópia.

Analistas dizem que o governo em Cartum está tentando neutralizar os rebeldes em ambos os países antes que eles se tornem uma ameaça separatista.

Fonte: BBCBrasil

8 Comentários

  1. Temos que combater os governos teocráticos, reinados, ditaduras e populistas corruptos. Por questão de princípio. Essa regrinha é ótima.

  2. Estão destruindo os países que possuem grandes quantidades de petróleo (Brasil, acorde!), estão atrás de riquezas naturais escassas no mundo, como por exemplo o nióbio (Brasil, acorde!!)…

  3. A ESPEZINHADA ÁFRICA
    .
    .
    O continente africano está sobre forte tenções graças a políticos corruptos lardeado por patifes em buscas de matéria prima barata e abundantes,a moribunda ONU já demostrou que está falida moralmente,não adianta em procurá-la ela morreu e quem a matou foi os EUA e a sua trupe.

Comentários não permitidos.