Mensagem de alerta para a presidenta

Sugestão do Autor para o Plano Brasil
Cel de Infantaria e EStado-Maior Paulo Ricardo da Rocha Paiva
Doutor em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército.

Muitos se lembram, 1957, o Brasil negociava um aeródromo, o antigo Vengeance veterano de batalhas da Royal Navy que se chamou de Minas Gerais. Na época, em um contexto de ameaças bem menos clamante, o comediante Juca Chaves ironizava em canção desafinada, patética mesmo:  “O Brasil já vai à guerra, comprou porta-aviões”. Deve ser dito, naquela década existia aqui quase que exclusivamente uma indústria leve de consumo, dedicada à produção de bem perecíveis e semiduráveis.

Eis que, passados sessenta anos, já fabricamos petroleiros com tecnologia náutica de alto nível e de tonelagem superior ao do Velho Minas. De repente um gigante adormecido se alça como a oitava economia do mundo, as ameaças ganham contornos imprevisíveis e as fontes de seus inesgotáveis recursos naturais são proclamadas como “patrimônio da humanidade”. A surpresa é tamanha e ele surpreendido fica atônito, perdido tal qual deputado sem ficha limpa que hoje quer se reeleger. Sem comando, se mantém hoje, guardadas as devidas proporções, a mesma fragilidade que tínha nos anos “50”. Simplesmente a potencialização de recursos soberbos avançou muito em relação ao grau de segurança que, ainda indisponível, se impõe para sua garantia.

Lula, fraco mas abusado, interagia como alguns que o precederam, muito emproado, se os poderosos colocavam as mangas de fora postulando seu quinhão amazonense, Luis Inácio estufava o peito e dizia: -“O Brasil precisa mostrar os dentes por causa da Amazônia e da reserva do pré-sal”. Para ele comprar material bélico no exterior era como que arreganhar a dentadura. Haja paciência, que tamanha ingenuidade! Se a “Santa Aliança do CS/ONU” mostrar o relho nossos cariados vão cair de podres!

Nosso “precavido” Luis Inácio ainda dizia que “quanto mais preparados estivessem os militares brasileiros, menor seria o risco de uma guerra”. Mas eles vão se preparar como, com que armas? Presidenta Dilma, valha-me Deus! ! Os porta-aviões da 4ª Frota/USA têm muito mais caças do que se quer comprar para a FAB, isto sem falar nos três ou quatro submarinos nucleares daquela força tarefa que, além da propulsão, são dotados de mísseis, convencionais e atômicos, que podem ser lançados mesmo na situação de nave submersa. A conclusão a que se chega é que governantes, políticos, mas também a sociedade não está nem aí. Com a palavra a nova comandante em chefe de nossas Forças Armadas!

Cidadão brasileiro, povo deste imenso País indefeso, é preciso aceitar a realidade. As palavras foram ditas, sim, por um civil de envergadura sem par, é Rui Barbosa quem vaticina -“Uma nação que confia em seus direitos em vez de confiar em seus soldados engana-se a si mesma e prepara a sua própria queda”. Presidenta! Nossos guerreiros com medidas paliativas não se sustentam. Eles carecem de poder definitivo não para fazer guerras, que isso fique bem entendido, mas, para o inimigo desistir da luta. Iraque, Afeganistão, Líbia, os exemplos estão aí, quando os cães de guerra resolvem intervir, “para proteção da população civil”, não há quem os segure! Que não se duvide, seus “bombardeios cirúrgicos” já mataram no Oriente Médio muito mais mulheres e crianças do que qualquer sultão mal intencionado. Alerta! Nossos “kosovos indígenas” já estão mostrando as unhas!

E quanto à potência mambembe herdada por Dilma? Sim, aquela que quer porque quer um acento permanente no “Conselho de Segurança”, com direito a veto nas mesmas condições dos “senhores da guerra”. Ah! A ONU, com certeza, vai apontar o “mapa do caminho” para o seu postulado… . Acredite quem quiser.

50 Comentários

  1. Coronel muito bem colocado o aviso, e a previsão do que o senhor diz, está sempre sendo ensaiada em outros lugares, por exemplo a invasão do Iraque ( duas vezes ), Afeganistão e a Libia ( Todos tem petróleo ), eles apenas querem proteger os civis. São muitos bonzinhos e caridosos. Eu sou nacionalista e adoro meu país, mas ultimamente estou me sentindo desiludido e descrente de que esse Brasil venha a ser realmente uma potencia ( para o bem ). Essa politicagem nojenta, individualista, corrupta, oportunista, gananciosa,faz com que eu pense que seria melhor os caras vim e invadir essa merda e fazer a sua colonia. Na verdade se eu fosse um pessoa que tivesse dinheiro mandava fuzilar todos os corruptos e deixava um bilhete preso ao cadáver – ( FUZILADO POR ROUBAR MERENDA DAS ESCOLA, REMÉDIOS DOS HOSPITAIS PÚBLICOS, SUPERFATURAR OBRAS PÚBLICAS, CONIVENTE COM TRAFICO DE DROGAS ). Me perdoem mas esse é meu grau de indignação, e finalizando ainda lhe digo NÃO VOTO EM FILHO DA PUTA NENHUM, SO TEM LADRÃO, não voto em ladrões, prefiro pagar a multa, que eu saio lucrando muito mais. Ia esquecendo seria muito as eleições aqui ser FACULTATIVA, vote quem quer e quem quiser, eu não entendo porque da obrigatoriedade de votar, se estamos no regime democratico ?

  2. Eu acho que o Brasil é uma espécie de Mal na Terra. Temos que mudar tudo. Começar da estaca zero.Pouca coisa se aproveita.
    1) Temos os piores políticos do mundo, e quiçá de toda a Via Láctea;
    2) O nosso sistema de ensino massacra as pessoas criativas e intuitivas;
    3) A nossa justiça é cara e ineficiente. As nossas leis atrapalham mais do que ajudam;
    4) Somos a nação que beneficia os homens maus e prejudica os homens bons. Raramente um corrupto vai para a cadeia;
    5) Os militares das nossas Forças Armadas não possuem mentalidade futuristica. Não sabem priorizar a melhor forma de defesa e ataque. Nas Forças Armadas é mais importante: o amigo, o amigo do amigo, o fidalgo (filho de algo), o bajulador e o apadrinhado político.

    No meu caso, que sou o único militar brasileiro que tem visão de futuro e que possui centenas de projetos avançados em mente, nunca fui chamado para um centro de pesquisa militar de material bélico.

    Só vejo uma solução: Passar uma grande borracha nas nossas FFAA e redefinir tudo.

    Se a Amazônia será tomada do Brasil ? Sem dúvida que sim. Nós não a queremos, pois não ocupamos as fronteiras amazônicas com civilização.
    Não estou culpando ninguém por administrar pessimamente o país. O problema começa na política, em que está cheia de pessoas não preparadas, intelectualmente, culturalmente e moralmente.
    Veja a China, que maravilha.
    Nós só vamos levar as coisas a sério, quando tiver uma guerra de verdade, e começar a morrerem pessoas que nem um matadouro de frangos. Não vejo outra solução.
    Não temos a moral dos americanos. Estava lendo hoje, que o governo americano está processando vários banqueiros por gestão fraudulenta, e outros especuladores financeiros ligados a Bolsa de Valores. Esse é é um país sério.
    Lula governou para os Banqueiros e especuladores financeiros, e Dilma ainda governa para eles, em vez de estatizar todos os bancos.
    Em resumo, o Brasil é o mal do mundo e a China é o bem máximo.
    Isso pra mim está mais cristalino do que brilhante.

  3. Qual o motivo de não termos fabricado o nosso Porta-aviões ? Vamos abrir um inquérito para apurar. Dinheiro do povo não é capim.

  4. Por mim a revolta deve comecar por aqui. Na internet, ja tentei, mas fica dificil. Tenho um pequeno grupo de ammigos que cade um mexendo com uma coisa projetamos 1 Carro Blidado e um pequeno vant… Muito bom, mas faltam pessoas e investimento..

  5. As Instituições não brotam do chão como plantas elas vem de nós a sociedade e estamos cavando a nossa sepultura com as nossas Instituições.
    É urgente o Governo Federal declarar as ameaças abertamente e incisivamente porém eles conhecem a sociedade imbecil que governa.
    O movimento, lembrem-se pode vir de baixo tamben!!!!!

  6. Bela foto do Falecido Minas Gerais…
    .
    Se nos fossemos assim tão “fudido” em forças armadas (Defesa), a OTAN e os EUA já teriam nos tomado tudo… Já teriam vindo aqui e falado tudo que falavam antes e nosso governo baixaria as calças e abriam as pernas…
    .
    Eles temem alguma coisa que nos não sabemos!
    Se o governo se sentir ameaçado, não vai comprar brinquedos, (Aviões, navios, sub., etc…).
    .
    Alguns artefatos resolvem tudo.

  7. “Vengeance veterano de batalhas da Royal Navy que se chamou de Minas Gerais.”

    O HMS Vengeance nunca participou de nenhuma batalha.
    ———————————————————-

    “já fabricamos petroleiros com tecnologia náutica de alto nível e de tonelagem superior ao do Velho Minas.

    Navios aerodromos são muito mais complexos que petroleiros.
    ———————————————————-

    “Os porta-aviões da 4ª Frota/USA”

    Não existem “porta-avioes” da IV Frota, na verdade, a base onde funciona o QG da IV Frota em Mayport na Florida nem está capacitada a operar com NAes nucleares, todos os NAes americanos da fota do Atlantico estão em Norfolk.
    ———————————————————-

    ” três ou quatro submarinos nucleares daquela força tarefa que, além da propulsão, são dotados de mísseis, convencionais e atômicos ”

    Faz uns tres anos que submarinos de ataque deixaram de fazer parte de força tarefa nucleada em Navios- aerodromos e os submarinos armados com misseis atomicos jamais operam em forças tarefas e sim independentemente.
    ———————————————————-

  8. END – O CONGRESSO PRECISA SER PRESSIONADO PARA COLOCARMOS EM EFETIVIDADE OS PRECEITOS DA END. DEFENDER NOSSA SOBERANIA E DESMASCARAR A FARSA DA RAPOSA SERRA DO SOL

    Além de todos os desafios que temos e com constantes atrasos pelo descaso do governo com o deenvolvimento de nossas Forças Armadas (Projeto VLS, FX-2 e tantos outros), a END deve cuidar e seriamente da ameaça a nossa soberania advinda das demarcações de terras indigenas.
    O BRASIL PRECISA DELIMITAR O PODER DA FUNAI E “DESMARCAR” A RESERVA INDIGENA RAPOSA SERRA DO SOL (UM VERDADEIRO CRIME DE LESA PATRIA PERPETRADO A NAÇÃO BRASILEIRA)
    O Brasil precisa acordar para o que esta acontecendo, pois as ultimas noticias que surgem com relação a povos indigenas se mobilizando para a criação de Parlamento de Povos Indigenas Amazonicos, nos faz crer que estamos sendo alvo de um intervencionismo oculto, que pretende dividir o nosso país com a criação de um estado indigena dentro de nossa nação.
    Precisamos pressionar nosso congresso para buscar a desmarcação destas reservas e impedir novos crimes de lesa patria como estes absurdos.
    Os brasileiros devem respeitar os indios como brasileiros, e os indios devem seguir a Constituição Brasileira pois fazem parte de nossa nação.
    As Forças Armadas Brasileiras são um simbolo de amor a patria e defesa dos interesses nacionais e, devem ser respeitas e valorizadas para o bem desta nação.

  9. Texto é muito ruim, é difícil acredita que um Cel doutor em algo tenha escrito algo assim. Sem dúvida ainda temos muito caminho pela frente, porém o texto ignora todos os avanços dos últimos 08 anos. Existem textos vindo da caserna de muito melhor qualidade.

  10. Cara teríamos de fazer um protesto pela internet. Infelizmente poucas pessoas se preocupam com a segurança nacional. Tenho um primo meu que odeia o exército acha um porcaria o exército e que não serve para nada. Pessoas como ele que fazem nossas Forças Armas estarem uma merda. Temos de fazer uma reivindicação, um abaixo assinado ou sei-lá.
    Temos de mudar esse pais!

  11. Acresentando o comentário acima eu acho que a eleiçao no Brasil se fosse facultativa diminuiria o número de parlamentares eleitos porque quase ninguém iria votar por causa disso que nossos parlamentares nao querem voto facultativo a desculpa deles é que o povo brasileiro nao está preparado mais é o contrário eles que nao estao preparados para assumir cargos públicos com raras exeçoes

  12. nas proximas eleiçoes vamos cobrar mais recursos para defesa devemos cobrar cada vez mais recursos para defesa principalmente na epoca de eleiçoes.

  13. A sociedade brasileira tem uma parcela de culpa nisso também ela é acomodada nao tá nem ai para nada. Quando começa os festejos do carnaval as pessoas só tem cabeça para o carnaval o mundo pode até está acabando o importante é fólia do carnaval

  14. nobres amigos, se os senhores ainda não se cansaram de votar em um bocado de gente que já cansou de justificar a ida deles para o congresso nacional ou representar o povo nos estados e mostrarem o que estão dispostos a fazerem e diga-se de passagem (NADA PARA O POVO) mas, dizem nas eleições que estão dispostos a fazer de tudo para ajudar o povo (PURA MENTIRA) O VOTO é um direito do povo, mais se o povo não tem ninguem a altura para colocar para que possa representa-lo, o unico jeito é NÃO VOTAR, pois se nós mostrarmos que não estamos satisfeitos eles terão que reformular uma outra eleição ou um plebicito para saber o que o povo quer, pois para que um presidente ou outro representante do povo qualquer ou de qualquer esfera chegar a tomar posse eles precisão de um numero de votos e se o povo mostrar que os nossos governantes não estão atendendo as expectativas do povo eles terão que arrumar um maneira de satisfazer o povo, pois falta saude, falta educação, e no principal, falta investivmentos na nossa defesa e estamos perto de perdermos a nossa soberania, para outros países sem ao menos tentarmos nos defendermos.
    NÓS PRECISAMOS QUE O POVO PARTICIPE MAIS!!!
    E DIGA!!!
    CHEGA DE CONVERSA FIADA
    EU QUERO UMA MELHOR DEFESA, MELHOR EDUCAÇÃO E MELHOR SAÚDE.

    QUE DEUS NOS AJUDE E AJUDE ESTA NAÇÃO

  15. Interessante!.
    Cobra-se muito dos nossos governantes civis, mas tambem é preciso lembrar, que tivemos durante mais de vinte anos uma liderança militar. E o que foi feito naquela época? As forças armadas eram aparelhadas com sucatas vindas de um tal acordo Brasil Estados Unidos. Me recordo, que em 1975, eu era aluno do CPOR/RJ. Para todos os fins éramos considerados um tropa de elite. No entanto, treinava-mos com velhos fuzis de repetição da geração da 2ª guerra, que eles reformavam e denominavam “mosquefal”. O curso de Artilharia treinava com velhos obuseiros 75 mm sabe-se lá de que época. o material da arma de Comunicações era todo da geração da 2ª guerra. E isso não era somente no CPOR. Estava presente em qualquer quartel, qualquer que fosse a arma, digo isso porque tive a oportunidade de visitar vários.
    Não adianta dizer que aquela época o cenário era outro, e era, mas já se projetava o cenário atual, inclusive com as futuras potencias que hoje estão surgindo.
    Atualmente, o Congresso é um bom, senão o único foro para discussão da defesa a nível de sociedade. Temos alguns parlamentares que são oriundos das forças armadas. O mais notório deles tem polemizado com temas ligados aos gays. Nada contra ou a favor, muito pelo contrário. Mas, com a mesma ênfase com que ele sustenta e polemiza com temas ligados aos gays, deveria faze-lo tambem com relação a defesa da nação. Já que é, ou deveria ser um profundo conhecedor de temas ligados por exemplo a Defesa e as forças armadas, já que, provavelmente, é oriundo da AMAN. Mas não se ouve uma única palavra. Estranho, já que se elegeu com a promessa de ser a voz dos militares no Congresso.

  16. Não seu preocupem com a amazônia as forças armadas já estão cuidando para que as reservas índigenas não caiam nas mãos das Ongs estrangeiras que na verdade não passam de agentes safados de seus governos estrangeiros querendo fazer os índios refén de suas obras, uma reportagem do SBT reporter sobre o trabalho das forças armadas na amazônia ela está em boas mãos e segura o Brasil vem investindo bem em vants, em meios de comunicação avançados o que os EUA temem em nós ? simples o povo brasileiro não se deixa enganar pêlas mentiras contadas por eles e sabemos muito bem disso e não somos 50 milhões de habitantes somos 190 milhões se precisar ir a guerra nós vamos a guerra para expulssa-los de nossas terras, guerra não se vence só com aviões maior prova disto são eles presos ainda ao Iraque e Afeganistão fora que apanharam para os vieticongs no Vietnan rsrs guerra em deserto é uma coisa guerra na selva é um verdadeiro pesadelo infernal para os que não conhecem a mata, o EB da amazôna os CIGS dão conta desses invassores se tenterem algum dia entrar lá.

    Assistam a materia atualizada sobre as operações de nossas forças armadas e como eles dão assistencia aos índios não deixando em mãos erradas das ONGS falsas.

    http://sbt.com.br/sbtvideos/channel/?c=21

  17. Dandolo!
    Normalmente eu concordo com seus comentários, mas acho que as vezes vc radicaliza muito. a China para chegar a potência que é hoje, escravizou seu povo durante décadas, e ainda, de uma certa forma escraviza.
    Então ela não é essa maravilha toda…

  18. mandou bem!
    governantes cegos,ignorantes e corruptos destruiram o Brasil por decadas,hoje temmos governantes bem intencionados,porem absolutamente cegos.

  19. Concordo com a maior parte do texto, com as ressalvas destacadas pelo Dalton. Mas não dá para comparar o Brasil com Libia, Iraque, Siria ou Iran. A própria dimensão territorial do Brasil torna praticamente impossível um ocupação por forças do “Império do Mal”, que já está suando para cuidar de um país como o Afeganistão.

    Por outro lado, dificilmente nossas forças seriam capazes de resistir por mais do que alguns minutos em um embate. Quanto mais dissuadir. Aliás dissuadir de maneira efetiva, sem apelar para armas atômicas exigiria Forças muito maiores, melhor equipadas e bem treinadas, além de investimentos pesados em desenvolver tecnologia de aplicação militar. Ou seja seria necessário no mínimo 30 anos, com investimentos de pelo menos 2% do PIB (fora o custeio normal que é de 1,6% do PIB)ao longo de 30 anos, ininterruptos para termos uma força real.

    []’s

  20. Ótimo e relevante artigo prezado Coronel Paiva,

    *Saiba que há muitos brasileiros que corroboram tudo em seu artigo.

    *Mas como é bom ter um militar falando para a nação sobre nossa fragilidade internacional, que está deixando totalmente exposta para milhares de mortes nossa população civil, com a descaracterização de nosso atual país.

    *Vcs militares têm a tarefa constitucional de proteger o nosso país, não só na guerra (época de ação) mas na paz também (época de preparação). Por isso é muito necessário que vcs falem e falem para o país. É vcs que verdadeiramente entendem do assado (guerra).

    *Sendo que na paz é por meio de alertas permanentes e justas e devidas reinvindicações que essa defesa deve ser buscada e alcançada.

    *Não posso concordar com a indiferença e descaso da imprensa e políticos com a real defesa do Brasil, e muito menos aceitar que os técnicos do assunto Defesa Nacional(militares do país) se calem.

    *Democracia é para que direitos e deveres de todos aconteçam, e vcs militares não podem ficar afastados das diretrizes nacionais, quem defende a Pátria são vcs e quem defende vcs é a constituição. Fale tudo que saiba Coronel, pois isso também é defender nosso amado Brasil, seja sempre bem vindo. Abraços!!

  21. A 4ª frota ameaça a soberania brasileira de forma descarada e mesmo sabendo disso, os otários, querem ver o Brasil com Super Hornet, otários, e se preocupando com Venezuela e Hugo Chávez, otários!

  22. Ah, o complicado é que as pessoas que tem consciência disso tudo que está acontecendo é 1% da população. O resto é uma população alienada e manipulada pela mídia, principalmente a televisiva…tem horas que eu penso que a única maneira de proteger nossa nação é com pedras e paus, mesmo sabendo da experiência mal sucedida pelo que nossos indígenas passaram com a chegada dos portugueses.

    É aquela máxima da história: “Povo que não conhece a sua história está condenado a repetí-la”

  23. Prezado SR Dalton
    Peço escusas quanto às batalhas que atribuí ao “Velho Minas”. É que quando o que já li sobre o navio se reporta a “em serviço na marinha de sua majestade nos anos de 1942 a 1945”, fica difícil não considerá-lo como participante, nem que seja, de um simples “jogo de batalha naval”(aquele do papelucho quadriculado). Quanto à estrutura mais complexa de um aeródromo, se comparada a de um petroleiro, qualquer um sabe disso. Por isso mesmo, acho que faltou um pouco de perspicácia de sua parte para saber aonde o articulista está querendo chegar. Graças a Deus foi só o senhor que não percebeu o meu intuito desafiador e ao mesmo tempo apelativo. Quanto a não existirem aeródromos na 4ªFrota, a segurança com que afirma me faz lembrar os agentes da célebre “Quinta Coluna Nazista” que, com o perigo estampado sem peias(como o que estamos correndo agora nas amazõnias verde e azul), fazia os franceses acreditarem em Papai Noel quanto ás intenções dos alemães. Aliás, seria bom que o senhor lesse mais sobre as possibilidades de montagenm de frotas, da noite para o dia, com base nos “carrier battle group”. Quanto a aeródromos e submarinos nucleares jamais operarem em forças tarefas e sim independentemente,tenho a impressão que o senhor se julga o dono da verdade e, se é militar, não possue curso de estado-maior, sim porque se tivesse,saberia que “jamais” é termo não aconselhável para aqueles que lidam com a tática e a estratégia.

  24. Prewcisamos de 280 caças Su 35s p a n FAB e p a MB , + uns 17 subs convencionais e uns 4 subs nucks, uma 35 fragatas , 200 lanchas torpedeiras rápidas equipadas c misseis, vants ,mt dirigiveis e sistemas anti-áereo S400 ,mt destes; e um outro NAE > e bem + equipado.Da. td isso p ontem, estamos de mal a pior. sds.

  25. Concordo com o Paulo Sergio com relação China escravizar seu povo mais afirmo que pagar 40% do que ganho trabalhando 8 horas diarias e sendo roubado escancaradamente pelos donos do sistema político também é escravidão. Prefiro trabalhar 15 horas por dia e pagar 40% vendo a ORDEM E PROGRESSO realmente acontecer. (exemplo: China).
    A liberdade deve ser conquistada! o povo está trancado em casa e no trabalho e os vagabundos nas ruas sendo comandados por vagabundos nos spas dos psicopatas; (Sistema Carcerário)
    Nossos Governos não negociam com a sociedade e privam o desenvolvimento “intelectual” do povo.
    Democracia de aventureiros!

    Orgulho, Nacionalismo e sobre tudo responsabilidade nas decisões para o futuro da nação isso que precisamos. Somos os melhores do mundo no futebol a copa do mundo seria no Brasil por conseqüência.
    (Pão e circo ao povo) VIVA AOS JOGOS!!!

    Vamos ser uma democracia de Homens Honrados e desenvolveremos por Conseqüência.

    É lamentável a rotineira critica dos brasileiros sobre EUA quando foram o primeiro pais a reconhecer nossa independência a grande verdade é que cabe ao Brasil mostrar ao mundo alternativas concretas de o que é ser um povo modelo para a humanidade. Temos os recursos, “não somos racistas” e detemos o equilíbrio diplomático e dissuasivo do nosso continente (ainda).

    “7 DE SETEMBRO FOI ONTEM ESTA SENDO HOJE E SERÁ AMANHÃ!”

    Conquistamos nossa independência e o que estamos fazendo com ela?

    (RECLAMANDO) E NÃO REVEINDICANDO! Afinal de contas somos o POVO comandamos não é? ou não é democracia.

    Att, Gilsafra.

  26. Sr Paulo Rick
    …,é difícil ACREDITA??? que um dotor em ALGO tenha escrito ALGO(de novo!!!… Sr Paulo Rick ???) . Ainda bem que o senhor foi curto e grosseiro (para não dizer mal educado)pois seria desgastante corrigi-lo em contraponto mais “rebuscado”

  27. O povo tem o governo que merece;
    Tiririca foi o deputado mais votado; seria o Brasil o pais que faria da Democracia uma sacanagem.Nao e voto de protesto. E babaquice eleitoral.
    Como um povo semi analfabeto vai pensar numa coisa tao estrategicamente avancada como a avarice alheia com a Amazonia ou o pre-sal. E so botar na Globo que esta tudo as mil maravilhas. O povao aceita.
    Com a situacao cultural do Brasil e a falta de pensadores eu acho que os EUA sao ate meio benevolente, porque em outros casos ja teriam iniciado uma guerra psicologica na populacao retardada.

  28. DANDOLO o Brasil não é um mal da Terra,o Brasileiro sim é que não vale nada.Omisso,cheio de defeitos e cheio de direitos.O Brasil é o lugar mais maravilhoso da Terra onde todos os póvos do mundo queriam habitarem e a ganacia deles responde a tua ignorancia em achar o Brasil um mal se o mundo o acha um bem tão bom que querem que seja um bem coletivo a eles.Quem tem riquesas a extrair,comercializar e não tem como resguarda-las e defende-las esta fadado a perde-las e a ser o que sempre fomos MEDIEVAIS EXTRATORES SUBJUGADOS E SERVIÇAIS DO INTERESSE EXTERNO.Não precisamos somente de armas e tecnologias de ponta mas de poder Atomico.Nas mãos das Politicas Partidarias todos nos trairão e todos nos trairão.Esta ai na cara de todo mundo o TNP e o tratado dos misseis.Um povo sem cultura que mal sabe engatinhar quando com Lobos conversa pensa que ja pode andar e que é inteligente.As tolices sempre nos levaram a cairmos nas artimanhas Forenses Internacionais.O Miope que assina a propria condenação,incapaz por ignorancia e despreparo de enchergar as entrelinhas.Se o Slogan é Lindinho,se a frase é perfeita desconfie,esmiuçe e enchergaras as entrelinhas.Se ages por impulsos e não por estrategias seras derrotado por si mesmo.

  29. Muitas nações não deseja,que sejamos uma potencia militar.Nossa industria belica não deixaram decola.Avibras,Engesa,Autopeças e outras.Temos que transforma nossa industria belica em economia mixta.Para evitar falencia,o unico acionista devera ser o governo.

  30. Sobre a China ? De 25 anos para cá esse país deu um salto de qualidade extraordinário. Na época de Mao, o mal do mundo estava lá. Hoje,o mal do mundo mora no Brasil, pois os políticos corruptos não vão para a cadeia, a justiça é cara e ineficiente, a impunidade é estratosférica, governa-se para os banqueiros e especuladores financeiros, morre mais gente assassinada do que numa guerra, temos as maiores taxas de juros, impostos leoninos, etc.

  31. Vou ser sincero: Eu não defendo nem o nosso Governo, e nem as nossas Forças Armadas atuais. O governo está o caos total. Nem quero comentar … As nossas Forças Armadas não priorizam a tecnologia de material bélico. É muita propaganda por parte de ambos. Os nossos Almirantes, Generais e Brigadeiros deveriam reestruturar o Quadro de Engenheiros Militares, pois tecnologia é prioridade 01 para uma força armada moderna. Como ? Suspender os cursos de formação para engenheiros, pois não seleciona os jovens mais criativos, intuitivos e pesquisadores. Vamos selecionar os melhores profissionais do mercado na prática, e dar cursos de especialização e de pós-graduação para eles. O IME, ITA e Universidade Naval só dariam cursos de pós, mas tinham que selecionar os melhores em pesquisa científica militar. Se na prática não produzirem, rua. Não vamos formar mais engenheiros civis, mas os voltados para a pesquisa de material bélico. Depois dessa providência, vamos multiplicar por 10 o número de engenheiros militares. Simples.
    As Forças Armadas gastam muito dinheiro com os cursos militares. Dá para simplificar os cursos militares em geral, economizando bilhões. Tem que acabar com o acúmulo de cursos militares por parte de um único militar, pois vai faltar para os que não possuem curso algum, pois prejudica a operacionalidade da tropa, que deve funcionar como um time. Um militar com 5 cursos e o outro sem nenhum. Absurdo!
    Outra sugestão importante:Cadetes de Material Bélico, Comunicações, Engenharia e Intendência, devem entrar na Academia Militar com um curso superior, tais como Eng Mecânica, Eng Telecomunicações, Eng Civil e Contabilidade.

  32. Enquanto discutimos tudo isso o Poder Judiciario se sente ofendido porque seus poupudos salários não podem deixar de ser aumentados, haja paciencia, sou sabedor que a grande maioria dos juízes são pessoas de bem, mas tem alguns hipocritas que se acham deuses, e não estão nem ai para as necessidades da nação, acreditem se a Presidenta destinar verbar para melhorar tecnologicamente as forças armadas é capaz destes senhores (uns poucos) gritarem que não precisamos.

  33. Isso vai acabar quando os militares acabe com a paciência deles,e faça outro golpe de estado e limpe o brasil da corrupção e a violência.

  34. o texto é pessimista demais do jeito que ele fala só falta dizer para entregar as armas .para mim o brasil evoluio em varias coisas uma delas é na defesa.
    um salve para os guerreiros

  35. u concordo com o coronel!! e ainda digo aos que acham que este governo fez alguma coisa que presta-se (Quem não tem olhos para ver, terá que te-lós para chorar) ou a sociedade toma parte disto e faz pressão ou muitos vão chorar.

  36. Os antigos romanos já diziam sabiamente:”Si vis pacem parabellum”, as riquezas que possuimos serão nossas se formos fortes o bastante para mantê-las, o que nossos governantes tem feito de maneira geral é um monstruoso ato de irresponsabilidade e covardia diante da realidade mundial, comparativamente falando, o poder bélico dos americanos é tão grande em relação ao nosso, que é o mesmo que achar que um menino de dez anos será capaz de vencer o Anderson Silva em um combate singular, precisamos urgentemente nos armar, e que me perdoe o coronel, sim também para a guerra, não apenas para exibir, mas se necessário mostrar do que somos capazes em situação de combate para defender nosso país.

  37. ATENÇÃO GALERA….Aqueles que desejarem assistirem pela internet ao desfile de 7 de Setembro de 2011 e a transmissão não se limitara ao desfile de Brasilia mas mostrara tambem os do RJ e SP segue o link com inicio da transmição as 08:45hs http://tvbrasil.org.br/webtv/ BRASIL ACIMA DE TUDO LIBERDADE

  38. O BURACO É MAIS EM BAIXO,CORONEL
    .
    .
    Caso o Brasil seja atacado pelo “bom e amável” tio San,o bom velhinho só mandará os NAVY’s não carece de mandar os MARINES,visto que o trabalho sujo em terra ficará a cargo dos X-9 que existe muito aqui,neste meu Brasil apunhalado nas costas.
    .
    .
    OBS:
    .
    Aqui mesmo,já tivemos bem recente,uma manifestação bem patética desses tipos(X-9); defendendo os de fora querendo “justificar” as patifaria contra o Brasil malhando os daqui,nos adjetivando de terceiros-mundistas e infantis.

  39. Prezado Paulo Paiva !

    Em primeiro lugar, peço desculpas pela abrupta interrupção do meu comentário ontem já que não pude finaliza-lo e assim pareceu uma descortezia muito grande.
    ———————————————————-
    Comecei fazendo uma análise “naval” pois é um dos assuntos que mais me fascina e essa fascinação já levou-me a visitar Mayport, San Diego, Pearl Harbor e Norfolk,
    portanto tenho uma compreensão básica de como algumas coisas funcionam nesse meio,que não recebe a mesma parcela de interesse como aviação por exemplo.
    ———————————————————Ninguém é obrigado a conhecer ou interessar-se por navios, mas, vou insistir aqui em alguns pontos, até porque podem ser do interesse de outros leitores.
    ———————————————————
    O HMS Vengeance foi comissionado em 1945 e chegou muito tarde ao Pacifico Sul para entrar em combate; o periodo 1942-1945 que citou é o período de sua construção.
    ———————————————————
    A Marinha americana tem sim um sistema diferenciado das demais marinhas, que consiste em manter um “staff” para todas as suas frotas, sem necessariamente designar navios especificos para elas.
    ———————————————————-
    Tome como exemplo o “DESRON 40”, que é um esquadrão de destroyers designados para a IV Frota. Recentemente, 3 navios vieram treinar com a Marinha Brasileira e quando partiram o DESRON 40 deixou de ter navios e o mesmo acontece com os NAes…
    ———————————————————
    Um NAe que deixe Norfolk, base da II Frota, ao entrar no Mediterraneo, “pertencerá” a VI Frota, ao entrar no Indico “pertencerá” a V Frota, ao deixar o Indico e entrar no Pacifico “pertencerá” à VII e em seguida a III Frota e a medida que aproxima-se da América do Sul passa a “pertencer” a IV Frota, continuando até contornar a America do Sul e retornar ao Atlantico Norte, II Frota.
    ———————————————————O termo “Carrier batle group” não é mais utilizado e sim “Carrier Strike Group” e SSBNs evitam as rotas de navegação, navegam silenciosamente e lentamente e nunca
    interagem com navios de superficie, não é preciso fazer curso de um Estado maior para saber isso.
    ———————————————————-
    Quero o melhor para o meu Brasil, mas isso não me impede de ter dupla cidadania italo-brasileira ou gostar dos EUA, até porque gostar dos EUA, historia, cultura, ter familiares lá, não signifique que os considere “santos”, apenas, não compartilho da visão de muitos aqui que o Brasil é um futuro Iraque, basta ver o passado de Saddam Hussein.
    ———————————————————-No mais, desculpo-me se pareci rude ontem por não ter conseguido finalizar meu comentário e espero que minhas “explicações” interessem ao menos a um leitor, não necessariamente um comentarista, pois só se fala de avioes, tanques e geopolitica e quase nunca, navios.

    abraços

  40. Somos brasileiros e não tem volta, amamos nosso país, nosso povo e nosso território. Pessoalmente tenho certeza que nossas mazelas tem solução, todas elas, o que falta é um governante com visão de Estado. A nossa governanta de plantão, uma gde laranja, tá fazendo macroeconomia, em vez de ser a dirigente!Se vc no cargo de presidente fizar querendo ser um gestor vc tá condenado, há tecnicos encarregado disso, o presidente tem que estabelecer metas de desenvolvimento pra seu povo e persegui-los, o que nós temos em relação a isso?!Acabar com a miséria!Isso é ridículo, eqto isso, os nossos concorrentes estão nos minando e agindo pra levar nossos recursos naturais extremamente valiosos, como o nióbio agora pela china, só a título de exemplo, e que fazem eles, ficam indiferentes com se nem fosse com eles, isso é ofensivo!A industria de defesa geraria emprego, conhecimento, agregaria valor a nossa exportação e acabaria com a miséria…mas e aí, o que tá faltando?…liderança!Esses medíocres eleitoreiros estão pensando em extender o governo da mulher pra oito anos, aqui no meu Estado (MS), o esquisofrenico do governador está preparando chapa única pra lançar o candidato dele, pode, isso é que é o modelo da democracia dessa gente, ou seja, tirania de minorias, essas praticas nefasta, por omissas é que temos que combater, não dando um tiro no vilão, mas denunciando, arregimentando, liderando oposição! Vejam o exemplo daquela estudante no Chile, virou espeto pro presidente de lá, são esses exemplos positivos que temos que seguir!Mas há solução pra esse nosso imenso e maravilhoso país…isso há!!!

  41. Prezado Sr Dalton
    Gente fina é outra coisa! De qualquer maneira o senhor volta a empregar o impeditivo “nunca”. A história militar registra alguns exemplos nos quais os que se basearam no “nunca/jamais” se deram muito mal. Assim mesmo, quando o senhor se reporta a que:-“Um NAe que deixe Norfolk, base da II Frota, ao entrar no Mediterraneo, passa a pertencer à VI Frota;…;…;” o companheiro está corroborando com tudo o que eu disse quanto à facilidade/versatilidade que tem a US Navy de mobilizar frotas de combate, com os meios julgados necessários, no mais curto prazo. Sendo assim, por que não com a 4ª Frota? O senhor vai me perdoar mas dizer que esta frota, reativada logo após a descoberta do “eldorado” pré-sálico, não está capacitada a operar com NAes nucleares!!! Veja bem, meu amigo, eles quando vierem vão estar prontos para tudo, inlusive para fazer frente a “outras armadas” que não vão entregar o butim de mão beijada. O grande problema é que não temos a capacidade de nos garantirmos a nós mesmos, contra “os gregos e os troianos”, como tem a Coréia do Norte com a sua “bombinha artesanal”. Este simples artefato rudimentar é o que impede nosso “irmão Caim do norte” de fazer naquele pais o que ainda estão fazendo no Iraque e no Afeganistâo. E, por favor, não me julgue um comunista. Sou brasileiro roxo, fiho de de ex-combatente da “FEB, do tempo em que, realmente, os americanos eram os paladinos da democracia. Os tempos mudaram e nós, governo, políticos e sociedade brasileira continuamos “acreditando em Papai Noel”.

Comentários não permitidos.