Deu no Cavok: Senador dos EUA pede para o Pentágono não adquirir mais caças Super Hornets

http://cavok.com.br/blog/wp-contents/uploads/2011/09/US_Navy_050714-N-0000I-004_F-A-18F_Super_Hornets_prepare_to_launch_from_the_flight_deck_aboard_the_USS_Abraham_Lincoln_CVN_72.jpg

O Pentágono deve cessar as compras adicionais da Boeing de caças F/A-18E/F e concentrar seus limitados dólares na compra de caças Lockheed Martin F-35 Lightning II, de acordo com um apoiador do Senado para os novos jatos.

O senador republicano Saxby Chambliss, da Georgia, delineou ontem o seu caso numa carta enviada ao secretário de Defesa, Leon Panetta, solicitando que ele se “comprometa totalmente a rapidamente colocar em operação” os F-35s e “renunciar a aquisição de aeronaves de quarta geração adicionais, como o F/A-18E/F.”

O caça não-stealth da Boeing é de “limitado a nenhum valor em qualquer cenário futuro de ameaça e só vai drenar os escassos recursos orçamentais a partir de sistemas projetados para nos manter à frente dos nossos adversários”, disse Chambliss, membro do Comitê de Serviços Armados do Senado.

Chambliss foi um defensor de programas da Lockheed Martin, incluindo o caça F-22 e a aeronave de transporte C-130, que são construídas em seu estado.

A carta de Chambliss é a segunda em uma semana, depois que um legislador republicano disse ao Pentágono para defender mais vigorosamente seu programa de armas nº 1 numa época de orçamentos apertados.

O senador John Cornyn, do Texas, escreveu no dia 24 de agosto que a “falta de defesa suficiente” do Pentágono para o programa de US$ 382 bilhões está levando o Congresso a exigir isso.

A opção F-18

O Pentágono tem mantido a opção de comprar mais caças F-18s caso o desenvolvimento do F-35 vacile.

O inventário de caças F/A-18E/F era limitado a 548 unidades na Revisão Quadrienal de Defesa de 1997, quando o desenvolvimento do F-35 ainda era inicial. A RQD disse que a Marinha poderia comprar até 758 Super Hornets “caso houvesse um adiamento no desenvolvimento” do programa F-35.

A produção inicial da versão da Marinha, na época, foi estimada para começar já no ano fiscal de 2008, disse a RQD. A Marinha agora não espera declarar os seus F-35s operacionais, pelo menos até meados de 2015.

A Marinha e o Pentágono em setembro passado assinaram um contrato de US$ 5,3 bilhões para adicionais 124 caças F-18s.

A empresa Boeing, sediada em Chicago, monitora os recentes progresso do F-35, e pode fornecer mais caças F-18 Super Hornets ou F-15E Strike Eagles caso seja necessário, Dennis Muilenburg, chefe da unidade da Boeing Defense, disse numa entrevista em dezembro passado.

“Sabemos que nossos clientes têm grandes desafios neste momento sobre como eles se encaixam e a capacidade de que precisam num orçamento limitado”, disse Muilenburg. ”Se há um desejo de aumentar o tamanho da frota de Super Hornet, estamos bem preparados e equipados para fazer isso.”

Fonte: BloombergTradução: Cavok

21 Comentários

  1. “O caça não-stealth da Boeing é de “limitado a nenhum valor em qualquer cenário futuro de ameaça e só vai drenar os escassos recursos orçamentais a partir de sistemas projetados para nos manter à frente dos nossos adversários”, disse Chambliss, membro do Comitê de Serviços Armados do Senado.” ACABOU F-18.

  2. A concorrência da India deixou claro, algo que os americanos já sabiam, o F-18E é um caça inferior, um reprojeto do F-18C mal feito. Só aqui no Brasil a FAB aprova esse Tilojo como finalista!!!

  3. Senador Chambliss se aceitares… podes te hospedares em meu barraco (sou brasileiro e favelado – não é o que somos para o 1ºmundo?), aqui em Sampa, em troca de uma entrevista num programa televisivo chamado rodaviva falando do que significa a 5ºG. Os q querem a defesa, de verdade, do Brasil agradecerão.

    Em tempos de TV a cores têm gente querendo comprar um lote de preto e branco. Afff!!

  4. Muito obrigado ao nobre e inteligente senador americano.Ele fez uma afirmação corretíssima,nossos parlamentares não fizeram esta pergunta para a boing por que?
    Já venho avisando que nenhum dos finalistas é 5g,então este Fx2 não tem razão de ser.
    Se a maior nação do mundo está em dificuldades financeiras em tocar seus projetos de modernização,o que dirá nós.

  5. LOBBY,CORRUPTO,…É TUDO IGUAL
    .
    .

    “(…) O caça não-stealth da Boeing é de “limitado a nenhum valor em qualquer cenário futuro de ameaça e só vai drenar os escassos recursos orçamentais a partir de sistemas projetados para nos manter à frente dos nossos adversários”(…)”

    ********* disse Chambliss, membro do Comitê de Serviços Armados do Senado.
    .
    .
    PUXA VIDA!….ele está falando do SH,o melhor caça de 4°G que eles querem os vender….será que este senador está lendo o PB!
    .
    Isso ai para nós nunca fora novidade,é o PB contribuindo para a sociedade americana…o seu lado social!-Haha…..

  6. HO! COITADO
    .
    .
    Se os únicos caças que voam por lá são os de 4°G,visto que as duas jacas de 5 categoria….perdão, geração,não conseguem ocupar o espaço desses obsoletos de 4° G,até agora….é triste,dá vontade de chorar_Bua..bua..bua…bua….

  7. Confesso que fiquei surpreso com essa declaração do Republicano. A coisa tá preta mesmo. Queria ver a face do tal de Vader, defensor incondicional dessa plataforma.

  8. Grande Senador!! Obrigado por colocar em palavras o verdadeiro pensamento de seus pares do congresso americano…Eles só liberariam essa porcaria de avião para nós porque já está obsoleto.E mesmo assim,duvido que transfiram tecnologia “sensível”…Ainda bem que temos a oportunidade de comprar os SU 35 e entrar de parceiros no desenvolvimento do PAK-FA.Ou ainda podemos desenvolver com os franceses o sucessor do Rafale…

  9. Presidente, compra logo os caças Russos, pois a agenda global já está de olho no Brasil, depois que não tiver mais lugar para se conquistar séra a vez do Brasil, nosso potêncial hidrico é minéral é a cobiça de nações que não querem ver nosso desenvolvimento muito menos nosso liberdade tecnologica…

  10. Vamos de Rafale! Até comprarmos os 5º geração da Russia x India nossa FAB já estará influenciando melhorias nos Rafale com os franceses e de mais a mais temos que pensar a curto praso…pra ontem!!!

  11. Comprem logo os Rafales, a melhor alternativa pro Brasil.
    Super hornet náo passa de uma sucatona pesada com fim anunciado. Porcaria de jato que so deu transtornos pra poder voar.

  12. O F-18nao deixa de ser um bom caça, afinal de contas eles Nao comprariam 500 se Nao fosse. O problema esta na principalmente na TT dos EUA. Se pensarmos bem, quando nosso governo resolver se decidir por algo Nao só o F-18 quanto seus concorrentes estarão TODOS defasados mesmo. Claro que mesmo assim ainda sou a favor do SU-35…

  13. Quem leu a outra matéria sobre lei do abate, ninguém aqui pensou que eles desde 1990 vém ditando regras para o Brasil seguir, eles apoiaram a lei do abate depois foram contra cade nossa opnião ae nossa soberânia é descidida por terceiros, em 2004 quando Lula votou a favor da lei do abate eles ameaçaram o Brasil, acorda cambada, não vêem que estão sendo enganados oque adianta ter um F-18 se ele não vêem com a mesma configuração dos EUA, um TT mais single, nunca eles vão manda um caçar hardest full destroy, enemig, eles só vêem os caças Russo ou mesmo digo so tem a Russia como rival o reste ainda é competidor nunca esses filhos da mãe usaram atacar a Russia, porque eles sabem na mesma hora viram pó então porque vou compra um caça low,low,low, super low F-18 é ainda eu digo é repito pra escolher um SU-35 até mesmo o MKB30, um Super Flanker 34 full back, MIG 33 não troco nem mesmo pelos os F-22 é F-35 eles tem um mecanismo antiquado mesmo onde qualque erro o piloto morre até sufocado.

  14. Ja diz um amigo que trabalha em um zoológico. Quem gosta de abacaxi é hipopótamo” Espero que o governo não aprove este caça já em dias finais de sua existência espero mesmo que o governo esteja trabalhando em segredo para a escolha do novo caça não divulgando para a mídia e nem para o publico que realmente o FX-2 esteja sepultado com os 3 concorrentes do FX-2 tentando e fazendo papel de palhaços diante do segredo e silencio que esta fazendo o governo sobre o mesmo.

Comentários não permitidos.