Incidente naval entre China e Índia faz Ásia temer poderio chinês

Por Ben Bland e Girija Shivakumar | Financial Times, Hanói e Nova Déli

Um navio de guerra chinês confrontou um navio da Marinha indiana logo depois que este deixou águas vietnamitas no final de julho, no primeiro enfrentamento desse tipo relatado entre as marinhas dos dois países no Mar do Sul da China.
A belonave chinesa não identificada exigiu que o INS Airavat, um navio de assalto anfíbio, se identificasse e explicasse sua presença em águas internacionais, pouco depois de este ter realizado uma escala programada no Vietnã, disseram ao “Financial Times” cinco pessoas cientes do incidente.
Esse mais recente exemplo de assertividade naval chinesa irritou autoridades de defesa indianas e vietnamitas. A China reivindica seu direito sobre a totalidade do Mar do Sul da China, rejeitando direitos parciais reivindicados por Vietnã, Brunei, Malásia, Filipinas e Taiwan sobre a região rica em recursos naturais.
“Qualquer marinha do mundo tem plena liberdade para navegar nessas águas ou em alto mar”, disse um oficial indiano ciente do incidente. “É inaceitável que qualquer país proclame a posse ou questione o direito de passagem por qualquer outro país.”
O Ministério de Relações Exteriores do Vietnã confirmou que o INS Airavat visitou o país entre 19 e 22 julho, mas disse não ter informações sobre o incidente. Os ministérios chineses de Defesa e de Relações Exteriores, assim o governo indiano, recusaram-se a comentar o caso.
A projeção da China como potência marítima, especialmente no Oceano Índico, intensificou as preocupações de segurança nacional em Nova Déli, que questionou Pequim sobre o incidente.
O caso também gerou inquietação em Hanói, que acredita ter se tratado de uma provocação deliberada de Pequim, de acordo com diplomatas estrangeiros, que interpretaram o confronto naval como consequência da convicção chinesa de que tem o direito de policiar o Mar do Sul da China.
A China e o Vietnã vêm tentando aparar arestas surgidas desde que Hanói afirmou, em maio, que barcos de patrulha chineses haviam sabotado navios vietnamitas empregados na prospecção de petróleo. Na segunda-feira, o tenente-general Nguyen Chi Vinh, vice-ministro da Defesa do Vietnã, concluiu uma visita de alto nível a Pequim, onde reuniu-se com o general Liang Guanglie, ministro de Defesa da China. As duas partes concordaram em ampliar a cooperação militar e criaram uma linha de comunicação militar direta.
Uma onda sem precedentes de protestos anti-China ocorreu em Hanói em junho, com a clara aprovação de autoridades de segurança vietnamitas. Apenas recentemente o governo reprimiu as manifestações de protesto.

Fonte: Valor via Resenha CCOMSEX

23 Comentários

  1. E com esses acontecimentos (China-X-Índia) o gigantesco orçamento militar estadunidence foi para o espaço de vez…

    Até a pouco tempo USA precisava se preocupar em sobrepujar apenas o armamento soviético.

    So que agora chegou, com toda a disposição no tabuleiro bélico mundial, a China e ainda a Índia, todas montando enormes aparatos militares.

    Ou seja, seria preciso dobrar o montante atual que as FAs americanas recebem para que continuem soberanas no mundo, porém isso é impossível, haja visto que a tendência orçamentaria americana não é aumentar mas sim diminuir a montanha de dólares consumidos por sua Defesa.

    Dessa forma o ainda enorme poderio militar americano está numa situação insustentável, e isso só será contornável, com armamentos de ação global que tornem desnecessária a existência de dezenas de grandes bases pelo mundo. E caso eles não consigam essa alternativa seus dias de glória titãnica estão com dias contados.

    O mundo dá voltas não é mesmo?!!

  2. Ai ai ai ai a china começa a mostrar as guarrinhas e dentro de pouco mostrará toda as guarras,Brasil (Sra.Dilma)desperta arma bem o nosso exercito,marinha e a força aerea antes que seija tarde,com tanto dinheiro que roubão os politicos se pode mandar fazer 1 Nae nacional.

  3. Certamente esse (Índia-China) seria um conflito horrível. É difícil definir os desdobramentos de uma guerra entre colossos geográficos e populacionais como esses dois países, ainda mais se levarmos em conta o fato de que são vizinhos, o que ainda agrava a situação.
    Que a diplomacia e as canetas consigam evitar que os generais e as armas se envolvam.

  4. Bom, e alguém ainda acredita nesse papo furado de integração dos BRICS?

    Eu heim…

    Felizmente a China está o mais longe possível do Brasil em termos geográficos… não precisamos nos preocupar.

    Por enquanto…

    []s

  5. A china logo, logo, vai fincar pé na africa, aí começaremos a ter problemas;não se iludam com a china ela é mais um poder no mundo que reclama supremacia, como fizeram os ingleses e americanos no século deles; se o Brasil não fizer a lição de casa e se armar estratégicamente, vai ficar pedindo licença pra china para navegar no indico senão no proprio atlantico daqui a pouco!E tá certo a china, poder é pra quem pode tê-lo e faz por onde, não pra que somente quer…

  6. A China tem essa mania,mordem e depois assopra,no outro num antigo post eu critiquei essas demonstrações infantis de Poder Militar dos Chineses,e depois reclamam quando levam uma dura dos E.U.A,por enquanto o Dragão é uma lagarta,que faz som de Dragão,mas devo dar os parabéns a sua hábil política de vizinhança,eles vão acabar conseguinto unir o vietenã e os E.U.A contra o seu país,muito habilidosos esses estrategistas chineses,vão anticipar ao rearmamento do japão,quando verem vão estar cercados,qual é o próximo passo,querer reinvidicar as antigas fronteiras do Império Chinês,vão consideram a Coreia um Estado Vassalo,eu não confio muito nesse Brics,é bom pelo aspecto economico,mas como futura aliança militar não levo a menor fé,o Brasil tem que criar vergonha na cara e parar de querer sempre entrar em turminhas,e trilhar sua própria estratégia de desenvolvimento e defesa e parar de ficar babando seja com os Paises europeus e os E.U.A seja com os Brics,temos que ser amigos de todos e vendermos para todos,e sabermos que nas relações entre nações só há interesses,nada mais!

  7. Amigos, amigos, negócios à parte, essa é a filosofia da relação entre qualquer nação, os Brics são importantes enquanto opçaõ à Europa e América, foi por isso que o brasil não sentiu tanto a crise de 2008/09 e não vai sentir tanto essa outra crise que está chegando EUA/Euro. A América Latina devia aprofundar o Mercosul criando definitivamente a quarta opção comercial, para quem não sabe o Brasil já tem balança comercial com china e argentina maiores que com os Yanques.

  8. É preciso que se entenda que as escaramuças entre a China e a Índia são muito anteriores a formação do grupo denominado BRICS e que até onde se conhece jamais foi assinado pelos seus membros um pacto mútuo de não agressão.
    Portanto, o que se espera é que entre esses países que tem em comum não apenas uma grande população, mas indiscutivelmente as economias mais punjantes da atualidade, comércios bilaterais, o bom senso no sentido de criarem um novo conceito mundial de como fazer política internacional sem expor as suas sociedades e os vizinhos a conflitos bélicos desproporcionais e desnecessários.

  9. Enquanto isso o Brasil não tem como “confrontar” ninguém que queira passear pela nossa Amazônia Azul… Aqui pode pescar, parar, fazer estudo do solo, passar com material radioativo, etc . Mercenários até já roubaram na cara dura um navio que iria ser afundado nas águas do RS uma vez..E a Capitania dos portos ficou olhando com cara de babaca, filmando tudo…lamentável. Sub-nucleares, Fragatas, Destróier! O mundo virou terra sem lei. O Brasil tem que seguir esses exemplos, e cuidar do que é dele. A China é má e perigosa? Ok; me dá vários navios modernos, mísseis, submarinos e nukes que os “malvados” vão passar por aqui sorrindo e bem mansinhos.. Eles questionaram identificação do navio indiano; mas não se atreveram a abordá-lo ou apreende-lo..rs

  10. rsrs quer dizer que belonaves solicitarem identificação é ultrage e sinonimo de belicosidade ainda mais com a belonave Indiana vindo do Vietnã que com a China volta e meia tem problemas.Por nós não termos aguas comuns nos influenciamos por materias PIGadas para exaltar pensamentos.Que eles na Asia encontrem consenço e sentem para fazerem acordos do uso de suas aguas.E ja tem ate alarmista de plantão amante da subjugação ocidental que ja ve possivel racha nos BRICS rsrs Como viajam na maionese rsrs

  11. Eram águas internacionais! 1maluquinho. E um caçador dos mares contra um cargueiro “”solicitando”” identificação é ameaçador sim! Ainda mais pelo histórico da china na região.
    Não existe esta de parceiros! A China apoia o brasil somente nos interesses que lhes convém! Igual qualquer país. E se houver oportunidade comprarão quantos naes for possível e instalarão bases chinesas proximas ao atlantico com seus mísseis balísticos. É o que se espera de qualquer país que pretende se projetar mundialmente utilizando-se do poder bélico em larga escala e economia agressiva.

  12. .
    .
    A integração do BRICS é um caminho sem volta, esses ai são somente devaneios, pedir identificaçào de navio que sai de porto “suspeito” é normal…e pelo que vemos no texto o objetivo real dos chineses não era a Índia, mas o Vietnam, terra que os chineses tentaram conquistar a mais de 1.500 anos atras e assim como foi para os USA, não conseguiram vencer a guerrilha, e isso milênios atras!
    .
    Com a Índia foi somente perguntas para passar a imagem de que o Vietnam é coisa “Chinesa”, assim como o Paraguay seria coisa “Brasileira” e a Costa Rica “Yankee”… não vi atrito entre Chineses e Indianos..
    .
    Mas torcidas para que nada mude no mundo sempre vimos, mudanças trazem medo no coração dos fracos, por isso muitos querem que tudo continue como está, incluindo os poderosos de agora… doce ilusão!!
    .
    Lembrando que os Chineses ainda não fizeram um bloqueio naval da “Ilha” de Taiwan, como os Yankee fizeram em outra Ilha aqui no Ocidente… falta somente a desculpa boa eu creio, ai sim veremos muita “Brilhantina”!
    .
    Valeu!!

  13. Será que a China assinou aquele tratado sobre as milhas marítimas da ONU?
    .
    É bom o Brasil olhar se o nome da China esta lá.Rsrss…
    .
    Antes que o mundo fique sob a nova direção(Nova administração),os chineses já vão garantido novos e ferrenhos inimigos.
    .
    Para mim é isso ai,não muda nada,sobe e cai impérios mas os costumes são os mesmos,sai o diabo e entra o capeta.

  14. China e India podem fazer parte do BRIC do BRAC ou do BRUC, mas ainda assim são competidores, seja na área de influencia ou economica e não há nenhuma garantia de que haverá paz eterna entre eles, apesar das relações terem melhorado muito desde a guerra de 1962.

    Quanto ao que o amigo Francoorp escreveu sobre o bloqueio de Cuba pelos EUA e o não bloqueio de Taiwan pela China, não vejo comparação.

    Taiwan não é ameaça militar à China, como Cuba, com misseis sovieticos era…em uma época, 1962, onde misseis não eram tão precisos, os de Cuba, tão proximos eram mortais e qualquer país com uma marinha decente efetuaria o bloqueio.

    Se chineses ainda não fizeram o mesmo é porque, eles não podem e também porque acreditam que há possibilidade de Taiwan ser reintegrada pacificamente, pois há muitos lá que desejam a reintegração.

    Nunca vi um taiwanes fugir de Taiwan com destino a China, mas cubanos fogem de Cuba até nos dias de hoje, portanto acho que é questão de tempo Taiwan ser absorvida pela China.

  15. Erguendo novos impérios esses tipos de enfrentamentos serão constantes. O Brasil que deve se preparar com o seu mar gigantesco.

  16. Mal negocio para a China Ter tantos desentendimentos com os vizinhos. Pode ser que ela de conta deles no “mano a mano” mas uma possível aliança entre essas nações ameaçadas pelo expansionismo chines ( vê-se India, Vietnam, Taiwan e Japao) duvido muito que ela se saia bem. E os EUA vão assistir de camarote a queda de seu principal rival da atualidade, e sem sujar as mãos.

  17. Alexandre,

    Nao confunda deficit c superavit……….com a China e India o Brasil tem superavit e o volume de negocios c estes nao eh superior ao comercio do Brasil com os USA.
    Outrossim, saiba q hoje os USA estao superavitarios nos negocios com o Brasil o q eh inacreditavel…..vc nao acha ????
    Vendemos commodities aos chinas e indianos, importamos quinquilharias. Ja c a UE e USA felizmente importamos tecnologia em inumeros segmentos muito mais importantes para nosso Pais.
    O resto…..eh resto mesmooooooo….fui

    Sds

Comentários não permitidos.