IISS vê País com visão estratégica ultrapassada

De acordo com o levantamento do Instituto Internacional de Estudos Estratégicos (IISS) sobre a situação das fronteiras no Brasil, a pobreza afeta 42% da população na Amazônia, ante apenas 28% em média no resto do Brasil. Apenas um terço da população que vive na região do mundo com mais recursos hídricos tem acesso a água limpa.

“Apesar do plano de levar mais tropas e equipamento, gangues nacionais continuarão a encontrar um santuário entre a população local empobrecida”, afirmam os especialistas da IISS. “O próximo desafio que as autoridades terão de encarar é como equilibrar a luta contra as gangues da droga com políticas de desenvolvimento social e proteção ambiental.”

“Paranoia”. Para superar esse problema, os estrategistas ressaltam que o Brasil ainda terá de lidar com “paranoia” nacional de que região está sob a ameaça de ser invadida por uma potência estrangeira. “O maior sinal de como o pensamento estratégico do Brasil está ultrapassado é a obsessão dos militares com uma potencial invasão por potência estrangeira”, afirmam.

Em 2008, plano estratégico nacional mantinha essa visão, que consiste em preparar o Exército para uma “guerra assimétrica contra um inimigo com um capacidade militar amplamente superior”. Os especialistas afirmam que isso foi classificado por americanos como “imaturidade política”.

O problema é que essa visão estaria enraizada. Um levantamento feito pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT) em 2007 indicou que 83% do militares têm a visão de que a Amazônia pode ser invadida por outro governo. Essa visão é mantida por 73% dos civis, enquanto ministros do governo Lula fizeram questão de repetir o mantra.

Os especialistas, no entanto, afirmam que o discurso da classe política brasileira não condiz com realidade. Em 11 mil quilômetros de fronteira na região, o País tem menos de mil agentes da Polícia Federal e apenas 13% das Forças Armadas. “Além disso, metade do equipamento militar nacional está em condição ruim e não é utilizável”, conclui o estudo.

Fonte: O Estado de São Paulo via NOTIMP

28 Comentários

  1. O maior sinal de como o pensamento estratégico do Brasil está ultrapassado é a obsessão dos militares com uma potencial invasão por potência estrangeira”, afirmam.

    ——————————————————–
    Certinho eo que ta acontecendo ai no Oriente Medio .por

    ventura nao pode chegar ai na Amazonia que tem o dobro de riqueza

    .Povinho que acredita nisso vive numa DISNEY DA INLUSAO

    Fonte: O Estado de São Paulo via NOTIMP nao me adimiro da onde vem um bando de lacaios vendidos aos INTERESSES DOS YANKES E INGLESES

  2. Hahaha, olha quem fala o país mais paranóico do mundo: os EUA.
    “guerra assimétrica contra um inimigo com uma capacidade militar amplamente superior”.
    É óbvio, ou acham que a Bolívia é capaz de nos vencer? O único país capaz de nos invadir e possívelmente lograr êxito nessa ação (em uma guerra total, mas sem o uso de nucks), é os EUA, isso já foi dito até por especialistas extrangeiros, no qual eu já até li um estudo de uma universidade americana que falava sobre o Brasil como uma possível ameaça, alá China, e nesse estudo dizia a mesma coisa, que o único país no mundo capaz de fazer um desembarque massivo em uma invasão militar ao Brasil são os EUA.

    Isso que eles chamam de paranóia, é simplismente está preparado para vários cenários de guerra. Mais isso é o que eles não querem: Que estejamos preparado para os enfrentar.

  3. Suspeito!, muito suspeito o relatório apresentado por esse órgão sobre a nova estratégia do governo brasileiro acerca da política de fronteiras na região amazônica. Paranóia ou não esta é uma decisão soberana do governo brasileiro. Afinal de contas esse órgão está a serviço de quem? será que as evidências de que dispomos não justificam a atitude pró-ativa do Brasil? as bases na Colômbia, Guiana, Ilha de Assunção, Malvinas,4ª Frota,etc é tudo miragem? ou de fato estão nos cercando e procurando nos intimidar? – Vejo o relatório desse órgão como mais uma ferramenta de apoio dos atuais dominadores na busca de enfraquecer o nosso ainda discreto poder de reação.
    O Brasil está atento e não pode mais recuar, agora é tudo ou nada! o Chavez sabe muito bem disso e está tomando suas precauções.

  4. “O problema é que essa visão estaria enraizada.”
    Quem escreveu esse artigo?
    Lamentável, não sabe ele que os militares e alguns civis são pagos para recolher informações e pensar? Projetar um possível e futuro conflito?
    Meu amigo, a loja que vende água aqui perto de casa foi assaltada. Isso mesmo, para se ter uma idéia. E olha que no subsolo da loja não tem água, nem urânio, nem ouro, nem petróleo , nem ferro …
    Na visão de um cidadão desses pára FX-2 , pára Sub nuclear, fecha Avibras, fecha Imbel, …
    Um moço desse forma opinião de cego .

  5. Gostaria de saber o nome do jornalista que escreveu a reportagem.Bem os recentes acontecimentos na África deixam bem clara as intenções das nações chupa-cabras do norte quando algum interesse seu é contrariado.Se o Kadafi fosse um pouco paranoico e tivesse armado uma defesa aérea mínimamente competente o Rafale não seria a estrela do conflito.
    Não tenham dúvida que quando a situação apertar,os chupa-cabras do norte virão com tudo e irão lotear entre eles nossas terra,riquezas e lares.
    O Kadafi não me agrada como líder,mas eu sinceramente rezo por uma reviravolta no conflito Líbio.Porque se vencerem isso abrirá um perigoso precedente,e os chupa-cabras irão se tornar mais confiantes e assanhados,vide o “Sarkô”.

  6. Acho que não e a visão que está ultrapassada, é a ação que está letargicamente retardada, com desculpa do pleonasmo, essa novela é muito velha, só qdo a midia internacional acusa queimada na amazonia que o gov. age; cara isso aí já era pra ser resolvido, miséria na amazonia é pra gov. inapetente, e as riquezas que lá existem, só o ouro, porque o gov. não explora e começa a utilizar esse dinheiro em alguma coisa?Cara a solução tá na mão, mas eles tem coisas mais importante pra se preocuparem, ou seja, os interesses deles!Não se iludam, com esses mediocres governando vai ser sempre assim, até o dia da invasão mesmo ou da internacionalizaçao pela ONU! E o Brasil querendo sentar no colo da ONU, os arabes já perceberam que a ONU é títere das potencias e estão jogando bomba nela…e nós queremos abraçar o inimigo…em nome da civilidade ocidental…como diz o historiador, quem não conhece sua história está fadado a repeti-la!…e lá vamos nós rumo a lugar nenhum…

  7. Resumindo…ocupar e integrar a Amazônia é o melhor a fazer para assegura-la, EXATAMENTE o que dizem os militares e demais ‘paranoicos’ de plantão…
    Agora, paranoia é o que sofrem as potências hegemônicas com relação ao países e regiões que elas tanto ‘ajudaram’ com suas políticas saqueadoras…Ou seria apenas precaução ? afinal, sabem que esses países e regiões ‘ajudados’ NÃO esqueceram como foram tratados…
    E nós temos OBRIGAÇÃO de sermos ‘paranoicos’ com relação às ações desse grupo que propugna um neocolonialismo disfarçado e cínico nas atuais relações internacionais.
    Tropas, ocupação de vazios demográficos, desenvolvimento regional (Belo Monte, por ex.) são algumas medidas que se podem tirar dessa análise acima…
    Ou seja, querendo criticar a ‘paranoia’ brasileira, acaba por reafirmar todas medidas ‘paranoicas’ já amplamente sugeridas, e que aos poucos vamos implementando…contrariamente à pregação de muitas ONG’s internacionais obscuramente agindo por aqui…

  8. Só rindo mesmo, esses britânicos não tem jeito, continuam metendo a mão no que não lhes diz respeito, a visão ultrapassada é a deles!! E o Panfletão logo colocou a opinião dos estrangeiros, afinal, os vendidos e apátridas do Panfletão tem tudo haver com esse tipo de Instituto!

  9. Em parte importante este estudo tem razão pois sem política social é igual a vácuo de poder e não existe vácuo de poder.
    Assim a parte militar vem como complemento tamben indispensável nessa equação.
    E acho errado as FAs se concentrarem em apenas guerra de guerrilha, porque quem quer tornar-se e deve tornar-se um grande Império deve ter FAs que o condiz.

  10. Se apenas 1/3 da população tem acesso a agua tratada e o Inglesinho esqueceu-se que ate mesmo Manaus sofre por ter tratamento de esgoto necessario.Acho que eles desconhecem as varias citações de governos extrangeiros,entidades e pessoas fisicas mundo afora que afirmam que a NOSSA AMAZONIA deveria ser territorio internacional por N motivos mas por um unico proposito que difere da proteção de etnias primitivas,biodiversidade e fauna e flora.Não iriam os bonzinhos do mundo extrairem as diversificadas e importatantissimas riquesas Amazonicas?É imaturidade politica prospectarmos combatermos adversos superiores belicamente para defendermos a NOSSA AMAZONIA?E ja que não temos efetivos federais de segurança,defesa,assistencia social e serviços sociais na NOSSA AMAZONIA Sra.Dilma Rousseff tome atitude de Brasileira e não a moda Jabuti do Serrado implemente com autoridade infraestrutura,´resença do estado e serviços e acima de tudo aceite logo de uma vez equipamentos Russos de defesa,caças Russos e parceiria Aeroespacial,pois nossas riquesas e reservas são a melhor carta de credito que algum povo possa ter para implentar serviços,infraestrutura e capacitação ou a Sra pensa em fazer uma terceirização na NOSSA AMAZONIA com Yankees e seus bastardos da OTAN?A unica coisa capaz de despertar a ira de um povo pacifico é quando sua soberania é usurpada e seu pais invadido e seu povo massacrado.Não esperem esse momento ou a eminencia dele para tomarem uma atitude pois as gerações futuras de toda humanidade jamais se esquecerão do povo Brasileiro e antes de pegarmos os Vampiros invasores passaremos a fio de espada as Ratazanas de casa.Mesmo com toda doutrinação e manipulação GDA o Brasil não entregara a ganancia extrangeira a NOSSA AMAZONIA com slogans de viva as folhinhas verdes e as pererequinhas cintilantes vai tudo pro espaço junto conosco.Lordinho se aperfeiçoe em fazer Chazinhos aromatizados e com pompa servir a sua Rainha careca rsrs

  11. E a paranóia deles em relação o Brasil abrigar terroristas no sul o Estado não critica, como sempre a imprensa paulista a serviço dos ianques ao qual ele são submissos inimigos no próprio território é fogo

  12. Medo e uma coisa integrante na formacao do mundo ocidental, paranoia entao, coisa tipicamente americana (na duvida, vejam o Tio Sam e Chaves, para ficar apenas nesses exemplos)…

    Na frase citada anteriormente:

    “guerra assimétrica contra um inimigo com uma capacidade militar amplamente superior”

    Poderia se construir:

    ¨“guerra contra um inimigo com uma capacidade militar assimetrica amplamente superior”

    ou

    “¨guerra¨ contra um inimigo com uma capacidade assimetrica cultural/economica amplamente superior”

    e por ai vai…

    E o medo do diferente decorrente de relacoes de desigualdades geradas pelo proprio mundo ocidental…

    Esse medo tens suas origens psiquicas coletivas, em cunho de formacao da propria cultura ocidental (exemplo: religioes de matrizes dualistas, ao qual, o muito diferente e o outro, o bode expiatorio das proprias mazelas, ¨diabo¨, etc…)… Esse tipo de estrategia funcionou por milhares de anos para gerar uniao na cultura ocidental (gerar medo atraves de divisao mental entre opostos irreconciliaveis, portanto, adversarios uns dos outros – barra o externo, o muito diferente)… Sera que essa estrategia ainda vai funcionar para os desafios do sec.XXI? Ha sinais de estagnacao e problemas dessa estrategia?

    Em relacao a Amazonia, a paranoia de ser roubado pela propria familia e plenamente compreensivel e logico… Trauma do periodo colonial exploratorio e seguintes…

    O que provoca o medo na cultura ocidental e a assimetria em todos os seus aspectos (economico, militar, educacional, etc…), entre seus membros…

    A assimetria na cultura ocidental, mais cedo ou mais tarde, vai provocar problemas graves (ja estao provocando) e talves, irrecuperaveis…

    Focar naquilo que temos em comum, gera uniao por amor fraternal, agora, focar nas diferencas (desperta medo), funcionou em tempos pre-modernos, porem, em tempos modernos e seculo XXI, pode provocar distensao ou conflitos dentro do proprio bloco cultural…

  13. É incrível, o “Sr. Ching Ling” não precisa fazer absolutamente nada para conquistar cidadãos do bloco cultural ocidental…

    Basicamente, é só deixar a péssima característica de nós ocidentais, de tentar levar vantagem em cima uns dos outros, principalmente, de membros de uma mesma família cultural (a conhecida “Lei de Gerson”).. A inércia faz o resto…

    Desconhecem ou não aceitam, relações igualitárias, onde todos aceitam o seu justo quinhão, sem exploração (relação ganha-perde – oposto de relações colaborativas, ou seja, relações de EXPLORAÇÃO)… A A.L., infelizmente e principalmente, sofreu e sofre muito com essa miopia política… Os chineses e demais agradecem pelo tiro no pé…

    É nas relações do tipo ganha-ganha COLABORATIVAS a saída, e traz como resultado positivo e lógico, fortalecimento do próprio bloco cultural…

    É o ocidente que esta no divã… Se recusa a usar óculos…

  14. Isso é o que dá ficanco especulando asustos que não devem agora somos observados por instituições internacionais, de fora, é dissem que somos imaturos, paranóicos, é agora vou ter que chamar o chapolin colorado, porque se depender de nossos politicos vamos ficar a mercer desses paises, ou famos fazer com a India,a Korea do Norte, que estão lutando por sua independencia tecnologica buscando se fortalecer é desenvolver suas industrias so agora aqui no Brasil demos alguns passos mais estamos longe de sermos uma produção como a China,Russia,EUA,FRANÇA e ALEMANHA maiores exportadores de armamentos, porque nenhum pais ameaça a soberania deles so dos paises indefesos é outra com a queda do Kadhafi a OTAN, está com água na boca para invadir o Irã, pois a Siria é a porta de entrada para invadir o Irã é eles sabendo disso buscam dia é noite desenvolver seus armamentos tecnologicos.

  15. E continua o mantra POPULACIONAR A AMAZONIA rsrs como se isso fosse a solução e resolvesse tudo rsrs Populacionar a Amazonia é o mesmo que por o Gafanhoto na caixa da pura e tenra alface rsrs se o minimo de cidades que la tem ja são um problema por não terem infraestrutura urbana e ja poluem e degradam e crescendo mais e surgindo outras teremos é muito mais problemas.Despopulacionar a fronteira Amazonia,introduzir infraestrutura e serviços,aumentar muito a presença federal e militar com condizente equipamentos sim é o começo para um bom controle.As hidreletricas pretendidas são o ponto de partida para infraestrutura e serviços.Um pais com um invejavel potencial hidreletrico não pode perder tempo com hipocrisias e slogans de energias alternativas que alem de não serem viaveis a Amazonia são caras.Temos de deixarmos de sermos demagogos e hipocritas e aproveitarmos o alto indice de preocupação nacional com a Amazonia para mexermos nossas bundas.

  16. o que o artigo faz é pura contra informação até para o brasil se armar vai ser esses discursos que serão divulgados massivamente pela nossa imprensinha vendida e com alguns canais de tv nas mãos de sionistas eles a imprensa fara propaganda contra o reaparelhamento das forças armadas

  17. O texto está certo. Os EUA não querem matéria prima, ninguém precisa dela, essa história de commodities é conversa pra boi dormir. Nióbio? e daí? Diamante, cassiterita, ouro, esmeralda, petróleo bio diversidade, água e tantos outros? bobagem, não servem pra nada, assim como as forças armadas estadunidenses, que são sempre usadas em prol do bem estar da humanidade.
    Simplesmente não faz sentido. Porque os EUA iriam querer uns 500 trilhões de dólares se estão quebrados e indo rumo a uma longa depressão?
    Por esses motivos concordo como o autor. Estamos sendo paranoicos.

  18. Quando dizem que você não precisa se preocupar, tenha certeza, algo grave está para acontecer, primeira regra, desconfie sempre, quem diz é a Biblia, MALDITO UM HOMEM QUE CONFIA NO OUTRO, me refiro ao presente contexto, se é que me entendem.

  19. Os especialistas, no entanto, afirmam que o discurso da classe política brasileira não condiz com realidade. Em 11 mil quilômetros de fronteira na região, o País tem menos de mil agentes da Polícia Federal e apenas 13% das Forças Armadas. “Além disso, metade do equipamento militar nacional está em condição ruim e não é utilizável”, conclui o estudo.
    ———————————-
    É a pura verdade. E os soldos dos militares estão micro, o que está causando um grande desestímulo à carreira militar.
    Solução: Mudar o Sistema Político Brasileiro, pois está o caos total.

  20. Caros compatriotas, não se preocupem ou percam tempo com o que os EUA acham sobre nós…Temos que ter nossas próprias estratégias para TODOS os cenários possíveis. Além de Nukes e ICBMs…Com esses dois fatores; podem dormir tranquilos que seus filhos e netinhos vão viver em num país soberano chamado Brasil.
    .
    Os EUA nunca foram nossos aliados. O mais próximo disso que chegaram foi quando “convenceram” Getúlio Vargas a declarar guerra a Alemanha; que na época nosso maior parceiro comercial!?!?..rsrsrs..(caso contrário teriam invadido o RN para fazer ponta de lança para apoiar os Ingleses que estavam apanhando na África dos alemães..Além de assumirem “temporariamente” o controle de nossas minas de minério de ferro, “para esforço de guerra”). Não caiam no erro de considerar o Brasil aliado dos EUA. Isso seria algo inédito até hoje..

  21. GOSTO DE VER NOSSOS MILITARES PERMANENTEMENTE PREOCUPADO COM POSSIVEIS INVASOES DE UMA INTERVENÇAO DA NOSSA AMAZONIA POR OUTRAS NAÇOES SUPOSTAMENTE EM DEFESA DAS NAÇOES INDIGENAS,INDIO QUER CARRO, TELEVISAO, AVIAO.ESTA CHEIO DE CACIQUE COM AVIAO PICAPES E ETC,NAO ACREDITO EM POVO QUE QUEIRA VIVER NA IDADE DA PEDRA,ISSO E CONVERSA DE ONGs SAFADAS, DIREITOS IGUAIS PARA TODOS,OS INDIOS NATIVOS MORRERAM A 500 ANOS DESDE ENTAO TODOS OS QUE NASCERAM NO BRASIL SAO NATIVOS SEJA CABOCLO,CAFUSO.MAMELUCO,NEGROS,PARDOS LOIROS ETC.JA TIVE JUNTO DE INDIOS EOS MESMOS SABEM MAIS DE NOVELAS E BBB QUE MUITO BRANCO,DEIXEM DE SER HIPOCRITAS ,QUE DEFENDE INDIO PRIMITIVO VA VIVER COMO ERMITAO,E VAMOS SER PARANOICOS TODOS EM DEFESA A NOSSA AMAZONIA.BRASIL ACIMA DE TUDO.

Comentários não permitidos.