Tecnologia de São José vai atualizar radares meteorológicos da FAB

http://estatico.primeiraedicao.com.br/_CACHE/images/adaptative/600_600/aW1hZ2Vucy8xMzA3NDg0MzEyMS5qcGc.jpgA Força Aérea Brasileira (FAB) está atualizando radares meteorológicos em todo o país. Essa modernização vai tornar os dados sobre o tempo, mais precisos, e pode melhorar a segurança dos voos. Uma tecnologia desenvolvida na região e que pode ajudar a salvar vidas.

Uma empresa de São José dos Campos vai modernizar seis radares meteorológicos da FAB. O valor do contrato é de R$ 3,5 milhões. A tecnologia é 100% nacional. “Nós apostamos nesse projeto e investimos, iniciamos em 2008 o processo de construção de um radar, tomando como base a tecnologia existente na fábrica e conseguimos desenvolver um radar de última geração no mercado mundial”, explicou o presidente da empresa, Luiz Carlos Teixeira.

O primeiro radar foi atualizado, em São Roque, interior de São Paulo. Os outros estão no Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro e Brasília. Eles terão programas e sistemas mais modernos que os atuais, que são da década de 1990.

Os radares serão capazes de processar com mais rapidez a aproximação de tempestades, o deslocamento e a intensidade delas. Eles farão a leitura da atmosfera em um raio de até 400 quilômetros.

Segundo esse especialista da Aeronáutica, as informações meteorológicas chegam aos centros de vigilância, são analisadas por meteorologistas e repassadas aos controladores de vôos. “No centro de controle eles recebem essas informações e adotam as medidas necessárias para que as condições adversas sejam minimizadas ou desviadas para que o voo se mantenha seguro”, disse o tenente coronel Carlos Gisler, especialista em meteorologia.

Fonte: VNews via Notimp

5 Comentários

  1. Certissísmo.

    Se fossem em outras épocas, estes contratos iriam para empresas da Europa ou EUA.

    Recursos ficando no Brasil para empresas brasileiras prestarem serviços de ponta com necessidades brasileiras e com trabalhadores brasileiros botando a mão na massa.
    Significa 3.5 milhões a mais nas mesas dos brasileiros quando forem comer com suas familias.

  2. certissimo,mas se a quadrilha do psdb voltar ao poder,podem esquecer tudo isso porque vai voltar a faltar dinheiro ate para alimentar a tropa.

Comentários não permitidos.