Defesa & Geopolítica

Tecnologia de São José vai atualizar radares meteorológicos da FAB

Posted by

http://estatico.primeiraedicao.com.br/_CACHE/images/adaptative/600_600/aW1hZ2Vucy8xMzA3NDg0MzEyMS5qcGc.jpgA Força Aérea Brasileira (FAB) está atualizando radares meteorológicos em todo o país. Essa modernização vai tornar os dados sobre o tempo, mais precisos, e pode melhorar a segurança dos voos. Uma tecnologia desenvolvida na região e que pode ajudar a salvar vidas.

Uma empresa de São José dos Campos vai modernizar seis radares meteorológicos da FAB. O valor do contrato é de R$ 3,5 milhões. A tecnologia é 100% nacional. “Nós apostamos nesse projeto e investimos, iniciamos em 2008 o processo de construção de um radar, tomando como base a tecnologia existente na fábrica e conseguimos desenvolver um radar de última geração no mercado mundial”, explicou o presidente da empresa, Luiz Carlos Teixeira.

O primeiro radar foi atualizado, em São Roque, interior de São Paulo. Os outros estão no Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro e Brasília. Eles terão programas e sistemas mais modernos que os atuais, que são da década de 1990.

Os radares serão capazes de processar com mais rapidez a aproximação de tempestades, o deslocamento e a intensidade delas. Eles farão a leitura da atmosfera em um raio de até 400 quilômetros.

Segundo esse especialista da Aeronáutica, as informações meteorológicas chegam aos centros de vigilância, são analisadas por meteorologistas e repassadas aos controladores de vôos. “No centro de controle eles recebem essas informações e adotam as medidas necessárias para que as condições adversas sejam minimizadas ou desviadas para que o voo se mantenha seguro”, disse o tenente coronel Carlos Gisler, especialista em meteorologia.

Fonte: VNews via Notimp

5 Comments

shared on wplocker.com