Sarkozy menciona "ataque preventivo" contra instalações nucleares do Irã

http://mypetjawa.mu.nu/archives/Sarkozy.jpgO presidente francês, Nicolas Sarkozy, advertiu nesta quarta-feira o Irã sobre a possibilidade de “um ataque preventivo” contra suas instalações nucleares, se a República Islâmica mantiver suas ambições neste âmbito, considerando que uma operação como essa pode provocar “uma grande crise”.

“Suas ambições militares, nucleares e balísticas representam uma ameaça crescente que poderá levar a um ataque preventivo contra instalações iranianas, que provocará uma grande crise, que a França não quer de forma alguma”, declarou durante a conferência anual de embaixadores da França.

O presidente francês não citou os países que poderiam ser tentados a realizar uma operação militar visando instalações nucleares iranianas. Nicolas Sarkozy também pediu um novo reforço das sanções contra Teerã.

“O Irã se recusa a negociar seriamente. O Irã faz novas provocações. Frente a este desafio, a comunidade internacional deve dar uma resposta crível. Ela fazer isso se demonstrar unidade, firmeza e que as sanções são ainda mais severas. Cometeríamos um erro se subestimássemos sinais que são a cada dia mais perceptíveis”, frisou.

O Irã desenvolveu um ambicioso programa nuclear que, segundo as pot~encias ocidentais, tem objetivos militares. Teerã argumenta que se trata de um programa cujo objetivo é exclusivamente civil.

Fonte: JornaldoBrasil

50 Comentários

  1. Sarkozy calma,a França não é mais a França do Século 18,no qual era o país mais populoso da europa e que conseguia mobilizar milhares de soldados,em algumas semanas,fora os recursos,se nem os E.U.A se arriscam a fazer tal loucura e o senhor deve se lembrar que a França é o país da europa que tem a maior população mulçumana da europa,Chirac não apoiou os E.U.A na invasão ao Iraque,por sabedoria,vc não é um Napoleão Bonaparte,e nem a frança e a inglaterra juntas hoje tem bala na agulha para isso,calma com esse pacto franco-britanico.

  2. É não querem deixar o petróleo para ninguém mesmo e depois do irã vira o pré sal, acorda Brasil acorda seus petistas tomara que as politicas de desenvolvimento militares continuem e aumentem ao longo dos anos não queremos ver F-35 ou SH’s por aqui tão cedo.

  3. Esse Sarkozy esta se achando,depois da Líbia ele acha que pode tudo!
    A França caiu de forma vergonhosa frente as forças Nazistas na Segunda Guerra,onde ainda teve o vexame do Marechal Petain aliando-se ao inimigo,cometeu genocídios na Argélia,vive tendo problemas com descendentes de ex colônias que vivem nos subúrbios de Paris e agora esta procurando mais essa !
    Sarkozy deveria saber que de Napoleão ele não tem puxou nem a altura, certamente é mais baixo !

  4. Concordo com os colegas, o problema não é a França, é o Sarkozy que está trabalhando pra alguém, está querendo aparecer demais.
    Vi isso acontecer com a Espanha logo depois o 11 de setembro explodiram o metrô e cairam na real.
    Baixa a bola sarko, depois não chora.

  5. Irã não vai cometer o mesmo erro que a Líbia. Irã sabe que os Europeu estão de olho no petróleo deles. Não não pode baixar a guarda nunca.

    Foi esse erro que foi fatal para Kaddafi. OTAN atraiu Kadaffi para parar com programa nuclear do país e prometeu mundo de sonho para ele. Hoje vimos como terminou a história.

  6. Um bandido,esse Sarkozy.Nada mais do que isso.Cria do mafioso Charles Pasqua e agente da CIA:

    http://www.voltairenet.org/Operacao-Sarkozy-Como-a-CIA

    Operação Sarkozy: Como a CIA colocou um dos seus agentes na presidência da República Francesa

    por Thierry Meyssan

    Nicolas Sarkozy deve ser julgado pelas suas acções e não pela sua personalidade. Mas quando as suas acções surpreendem até os seus próprios eleitores, é legítimo debruçarmo-nos em pormenor sobre a sua biografia e interrogarmo-nos sobre as alianças que o conduziram ao poder. Este artigo descreve as origens do presidente da República Francesa. Todas as informações nele contidas são verificáveis, com excepção de duas imputações, pelas quais o autor assume a responsabilidade exclusiva.

  7. o sarcosi fala isso porque sabe que vai alem da frança uma par de pais junto contra um se fosse a frança contra o ira eu acho que a briga seria no peito a peito mas como vai a patota toda junta ae fica pequeno agora vejamos a onu que na verdade é uma instituiçao americana para governar o mundo tem alguem que acredita nas finalidades da onu sao só para os estados unidos declararem qualquer pais como culpado disso ou daquilo e embargar por varios anos para depois tentar invadilo e outra isso junto com outros saqueadores pois sozinho eles perdem vide o vietnam

  8. Sarkozy não falou nada demais, apenas fez menção explicita a ameaças já feitas por Israel e os EUA. Por isso mesmo ele nem precisa mencionar quais seriam esses países.

  9. Até quando vamos ver este cães saqueando nações inteiras? roubado, matando fazendo todo tipo de crime e ainda pousando de guardiões da Paz!!E o governo criminos brasileiro alem de entregar a população na mão dos bandidos internos com leis fracas de quebra nos joga na rota de de colisão pois tenhos riqueza incalculaveis em nosso solo mais despresão as forças armadas e o povo digo eu que falta faz um General castelo Branco aos brasileiros agora.

  10. Não concordo com uma ameaça assim tão clara. Se ainda fosse velada…mas o fato é que Sarkozy está certíssimo quando afirma que o Irã age de má-fé. E todos sabemos quais são as reais intenções do regime fascista iraniano, que é tornar-se a potência hegemônica do Oriente médio. E com esse fim buscam desenvolver armas nucleares. Esse papinho de que querem nukes para proteger seu povo e seu petróleo não possui a menor consistência. E o alvo todos sabemos qual é: Israel. A Teocracia medieval iraniana quer continuar armando e financiando os terroristas do Hamas e Hezbollah, e armamento nuclear seria fundamental para o sucesso desses planos espúrios

  11. Marco Aurelio disse:
    31/08/2011 às 23:24
    ==============================================================

    Muito bom ese LINK

  12. Que ninguém se engane, Sarkozy está apenas aliviando o EUA do desgastado papel de carrasco, más fala pelo USA…
    .
    Será uma grande burrice e incrível imprudência se realmente forem sérias as declarações do governo iraniano, de que não está desenvolvendo e não quer a bomba nuclear, porque seria contra a “lei islâmica”.

  13. Estao querendo roubar na cara dura os recursos minerais de todos os paises, o que distingue esses políticos europeus e que eles roubam de outros países ao inves de roubar do proprio povo como fazem os políticos brasileiros…

  14. que lindo!
    so que eles so se esqueceram que o ira NAO e o iraque,libia,afeganistao…o ira e uma das maiores potencias militares do mundo hoje,e esse napoleaozinho quer brigar nao e?
    mas como disse mike tyson em sua unica frase inteligente dita ate hoje:
    “nenhum de nossos planos sobrevive ao primeiro soco que levamos na cara”

    parece que alguem precisa dar um soco na cara dessas potencias arrogantes que mesmo falidas querem “ganhar no grito”
    nessas horas da uma saudade do bin laden viu…

  15. Esse Sarkozy é mesmo um fanfarrão, os russos e chineses estão rindo dele agora ao ler isso, e tem gente que leva isso a sério, o Irã por pior que possa ser, não chega nem perto dos crimes da França e EUA, enquanto o Irã quer aniquilar uns 4 milhões de judeus invasores oriundos da europa, a França e seus amigos querem varrer todo o Oriente Médio (calcula aí quanto dá de diferença) e extinguir a religião muçulmana, fora o patrocínio deles as maiores e mais perversas ditaduras africanas, e tem ainda quem chama de fascista os iranianos, tão querendo construir a casa pelo telhado, tem que ser muito bobo, inocente ou partidário para cair nesse conto. Sarkozy, você e todos que pensam um pouquinho só sabem que atacar o Irã é algo que nunca ocorrerá até a Rússia e China disserem “vão lá”.

  16. Meu caro Tireless………..Esse papinho de que querem nukes para proteger seu povo……..
    É o papinho do americano, é o papinho do russo, cada um com a mesma justificativa.
    Só o Brasil não tem esse discurso, porque alguns brasileiros……NÃO querem..”Esse papinho de que querem nukes para proteger seu povo”……..
    A França não precisa de Salvador da Pátria…foi um erro a invasão da Líbia, será outro erro qualquer iniciativa francesa no sentido de uma ação militar contra os iranianos.

  17. “Paulo disse:
    01/09/2011 às 00:27
    E das ameaças do Irã de varrer Israel do mapa, ninguém fala?”
    .
    Amigo Paulo:
    .
    Apesar de seu caráter absolutamente fascista, ninguém critica as ameaças explicitas proferidas pelo Irã contra Israel tendo em vista que, em nome da hipocrisia, regimes considerados “antiimperialistas” devem ser apoiados…..cada uma…

  18. “Marco Aurelio disse:
    31/08/2011 às 23:24
    Um bandido,esse Sarkozy.Nada mais do que isso.Cria do mafioso Charles Pasqua e agente da CIA:
    http://www.voltairenet.org/Operacao-Sarkozy-Como-a-CIA
    Operação Sarkozy: Como a CIA colocou um dos seus agentes na presidência da República Francesa
    por Thierry Meyssan
    Nicolas Sarkozy deve ser julgado pelas suas acções e não pela sua personalidade. Mas quando as suas acções surpreendem até os seus próprios eleitores, é legítimo debruçarmo-nos em pormenor sobre a sua biografia e interrogarmo-nos sobre as alianças que o conduziram ao poder. Este artigo descreve as origens do presidente da República Francesa. Todas as informações nele contidas são verificáveis, com excepção de duas imputações, pelas quais o autor assume a responsabilidade exclusiva.”
    .
    Muita calma nessa hora amigo Marco Aurélio! Thierry Meyssan é um frustrado baba-ovo do Irã

  19. Nostradamus que o diga,alás o Sarkozy deveria ler o profeta francês;principalmente quando o Nostradamus profetisa sobre a capitulação da Europa para os árabes.
    .
    “O camelo beberá no Sena”

  20. Ja viram quantas usinas nucleares existem na França?Hummm Sarkosy não subestime o Aladim,ele tem lampada magica e tapete voador rsrs O desespero dos cadentes lhes levam a promoções de ações belicas mundo afora pois isso sempre deu certo e sempre tirou os imundos das fossas ate a hora que tomarem uma chambada por dentro das fuças.Aquilo que o idiota Saddan pensou um dia ser,um Suleimam,pode surigir a qualquer momento com uma deflagração belica contra o Irã em um mundo Arabe que ja não é mais o mesmo e trara serias consequencias para Israel e Europa…Amigo Paulo assom como Arabes não reconhecem Israel,Israel não reconhecem Palestinos.Assim com Arabes odeiam Judeus,Judeus odeiam Arabes.Todos os póvos do mundo tem direto de terem suas Patrias assim como todos os póvos do mundo tem direito de terem assesso a tecnologias e modernidades.O uso pacifico nuclear deve ser direito de todo mundo e ja que armas nucleares são uma ameaça a todo o planeta e a vida do mesmo então porque não encontram consenço e acabam com armas nucleares.Se Israel tem direito de ter armas atomicas para intimidar o povo Arabe porque o povo Arabe não tem direito de ter armas atomicas.Porque são inferiores como raça e cultura?Porque são Islamicos?Toda a discordia hoje no mundo é de origem intolerante e expansionista.A guerra do Kosovo foi a mais imunda e desumana guerra que o mundo ja teve e a OTAN so tomou partido porque a opinião publica global gritou muito.La não tem petroleo e apenas estavam matando minorias de etnias Arabes,ninguem se importava.Matavam ate as mulheres para não serem usadas por soldados para assim não gerarem bastardos de origem Arabe.Issso meu amiguinho o mundo Ocidental tambem nada fala,nada falou como tambem não fala de familias Palestinas que são executadas e depois alegam que naquele imovel havia fabricas de bombas sem jamais terem apresentado uma prova concreta e idonea.Tenha a certesa meu amigo que uma ação militar contra o Irã tara uma consequencia sem precedentes para Israel.

  21. César Pereira:
    “A França caiu de forma vergonhosa frente as forças Nazistas na Segunda Guerra”
    ………………..
    HMS TIRELESS:
    “E todos sabemos quais são as reais intenções do regime fascista iraniano,…”
    ———————————-

    César, a França não “caiu”, se entregou docemente nos braços do nazismo…
    Assim como o nazismo também se infiltrou no EUA, país este sim, hoje com práticas nazistas,
    não é o Irãn o país fascista…
    .
    “Prédio da Marinha Americana em Coronado, Califórnia – E seu formato imitando
    a suástica. Estariam os E.U.A. reconstruindo o nazismo?”

    .
    http://www.dagbladet.no/nyheter/2006/06/06/468173.html

  22. Olha, é elementar que o governo do Irã sabe que ‘varrer Israel do mapa’ é equivalente a própria aniquilação.

    Acreditar que o Irã faria isso preventivamente… duh…

    É óbvio, patente e ululante que eles precisam ter alguma forma de reação frente às ameaças estrangeiras. Assim o agressor vai pensar duas vezes… tipo Coréia do Norte, saca? kkk

    Quanto ao fato de ser uma teocracia… bom, digamos que os líderes ortodoxos israelenses não possuem nenhum poder, não é mesmo? Quase nada…

    Só rindo…

    Algumas pessoas não saem da bolha e são incapazes de argumentar de forma ampla. É sempre a mesma coisa, aquele discurso ideológico que não traz nada de novo, não soma, não informa e não expande os horizontes.

    Sarkozy merece crédito… pelo charme e por pegar a Carla Bruni !

    Sei não, melhor a Rússia liberar os S-300 para os iranianos logo…

  23. Se o ira pensar que isso sera facil…. Eu digo que e a proxima nacao que vai ao inferno como a de Gaddafi, pois estarao contra as maiores potencias rsrsrs…

  24. heber: “o irã é uma das maiores potencias militares do mundo hoje”

    Putz, é cada uma que se vê heim…rsrsr

  25. hahahahah!!! Quanta hipocrisia! Sarko faz o seguinte cuida da eminente falência da França e da porcaria do Euro..E aproveita pra preparar os franceses para falarem árabe; e as francesinhas a usarem o Chador. E vê se não enche o saco! NINGUÉM VAI ATACAR O IRÃ!! Acorda panação.. País com Bomba Atômica/Suja e mísseis ICBMs NÃO SERÁ ATACADO pelo menos nos próximos 50 ou 80 anos.( até surgir tecnologia superior a essa.). Se o Irã for atacado por qualquer coisa aquela porcariazinha minúscula de Israel vai virar poeira…E a judiaria dos EUA se treme toda quando vai dormir de noite pensando nisso! A vida real não é filme de Hollywood ou seriezinha de TV estadunidense.. Pff.

  26. Os srs. pensam que vai terminar por aí? Quando acabarem com os regimes “facistas?” do oriente medio? Da Asia? Estão MUUITO enganados. Isto não vai parar enquanto a humanidade continuar nestes anseios retrógrados! Até o homem extinguir a sí mesmo.

  27. Quer dizer que a França pode atacar preventivamente o Irã,mas será que o Irã pode contra-atacar a frança preventivamente ou vai ficar só esperando?

  28. É bom para todoa aqui vermos que as nações hegemonistas não enxergam limites em suas ações, principalmente quando estão em crise ( o que é deveras comum por aqueles lados…).
    A França mostra seus dentinhos, algo já carcomidos…pode ser que façamos alguns negócios com eles, mas devemos ter todas precauções, pois até cerca de um ano atras estavam todo sorrisos para Gadhafi (Kadafi, Gadaffi, Kadhafi, sei lá como se escreve…).
    Melhor começar a pensar seriamente em alianças regionais e entre os membros do BRICS…diversificando as parcerias, temos chances…
    Aquela velha história de nunca ter os ovos todos numa única cesta…

  29. Quero ver é quando o bebe nascer se vai ter cara de rato chic parecendo o Sarkozy ou era perfil aquilino narigudinho assemelhado ao mordomo rsrs Uiee Carlinha que delicinha Babi rsrs

  30. Irã varrer Israel do mapa? Oficialmente, isso não passa de uma lorota muito mal contada. Mas os protegido do tio sam querem mesmo ser o único poder no Oriente Médio. País X da região comprou uns foguetinhos bestas? Os sionistas vão espernear. Não pode, Israel não deixa, tio sam não quer!
    Não tenho medo do Irã, eles não tem absolutamente nada contra o Brasil. Já não posso dizer o mesmo do fanfarrão do “Narigozy” e a turma do Tea Party, as paranoias deles me preocupam.

  31. Sarkozy acha que é Obama e quer se reeleger a qualquer preço,está se achando intocável depois que derrubou o adversário n° 1 da oposição e bombardeou a Líbia.

  32. Ponto pro comentário do topboy, e tem outra, agora o Irã tem uma bela desculpa para se armar mais ainda, mas sei que isso é um truque para criar instabilidade, querem pegar o Irã no flagra movimentando alguns mísseis vagabundos qualquer para na imagem via satélite distorcer tudo dizendo que são possíveis materiais bélicos de destruição em massa, mas no Irã só mexem quando a China e a Rússia deixarem, a ideia é pressionar o Irã de todas as formas possíveis para que ele cometam uma bobagem, será que vai colar?

  33. DiegO, é a velha história da mentira repetida várias vezes se tornando verdade, se o Irã quiser destruir Israel seria um caos total, eles estão sendo mais inteligentes e deixando Israel se isolar, o que fazem a cada dia mais e mais, e com os EUA e Europa perdendo força e o BRICS ganhando mais as revoltas árabes, Israel está vendo as coisas ficarem muito ruins. Em suma, Sarkozy está delirando e servindo de garoto de recados dos EUA, e pior, expondo seu povo ao perigo.

  34. Rapaz, a cobra vai fumar, vamos ver se as defesas anti míssieis de israel são realmente efetivas, pois se esse ataque preventivo ocorrer vai chover míssil Iraniano em cima de Israel, a Russia devia vender uns S300 para o irã, seria uma grande prova de fogo para esses sistemas, já imaginou se eles derrubarem alguns caças ocidentais, ia vender mais que sorvete no verão.

  35. O Brasil devia pensar duas vezes antes de fazer acordo com os Frances eles vão fazer como os Yankees, vamos ser dependentes deles é se não seguimos suas regras seremos o Kadhafi de amanhã, pense bem seus políticos, o Brasil já se cansou da suas escória deprimente, é suas falastras retóricas, feitas as luz do fim do desespero, não podemos ficar mais esperando por esses corruptos devemos fazer o dever de casa nos mesmo é mostramos que somos capazes de fazer oque nosso patriacar mostrou ao mundo Santos Dummont, tu é o kara…

  36. Com o Irã ele só vão falar, falar, e falar e só vai ficar nisso, afinal quem tem, bom senso,..tem medo. E eles tem e é bem grd.Vê se os judeuSS tiveram coragem de fazer o q fizeram c o Irak? Um atake desse aos Persas vai atrasar as econômias do planetas + de c 5 anos , será um caos social, vide londres a uns dias atrás.É pagar pra ver.Sds.

Comentários não permitidos.