Defesa & Geopolítica

Sarkozy menciona "ataque preventivo" contra instalações nucleares do Irã

Posted by

http://mypetjawa.mu.nu/archives/Sarkozy.jpgO presidente francês, Nicolas Sarkozy, advertiu nesta quarta-feira o Irã sobre a possibilidade de “um ataque preventivo” contra suas instalações nucleares, se a República Islâmica mantiver suas ambições neste âmbito, considerando que uma operação como essa pode provocar “uma grande crise”.

“Suas ambições militares, nucleares e balísticas representam uma ameaça crescente que poderá levar a um ataque preventivo contra instalações iranianas, que provocará uma grande crise, que a França não quer de forma alguma”, declarou durante a conferência anual de embaixadores da França.

O presidente francês não citou os países que poderiam ser tentados a realizar uma operação militar visando instalações nucleares iranianas. Nicolas Sarkozy também pediu um novo reforço das sanções contra Teerã.

“O Irã se recusa a negociar seriamente. O Irã faz novas provocações. Frente a este desafio, a comunidade internacional deve dar uma resposta crível. Ela fazer isso se demonstrar unidade, firmeza e que as sanções são ainda mais severas. Cometeríamos um erro se subestimássemos sinais que são a cada dia mais perceptíveis”, frisou.

O Irã desenvolveu um ambicioso programa nuclear que, segundo as pot~encias ocidentais, tem objetivos militares. Teerã argumenta que se trata de um programa cujo objetivo é exclusivamente civil.

Fonte: JornaldoBrasil

shared on wplocker.com