Atualizado: Soberania Nacional: A Defesa da Amazônia Azul


Sugestão: Santa Catarina BR

Palestra do Almirante-de-Esquadra (FN) Alvaro Augusto Dias Monteiro no Plenário ACSP sobre a “Defesa da Amazônia Azul” (07/07/2011)

PLENÁRIO ACSP – 07/07/2011

Palestra: “Soberania Nacional – A Defesa da Amazônia Azul”

Palestrante: Almirante-de-Esquadra (FN) Alvaro Augusto Dias Monteiro

31 Comentários



  1. interessante o video

    … sobre o ITAMARATY.. aos 58:45m de video..

    “é divorciado da defesa .. da industria e comercio…
    toma decisões sem ouvir outros..
    assina compromissos que comprometem a nossa soberania”..


    e colocam o ex chefe-retogrado-esquerdista…do Itamaraty… como ministro da defesa..

    aqui no PB os esquerdistas acéfalos ja começam a gritar freneticamente .. é o melhor ministro é o melhor ministro…ele visitou o canteiro de obras.. excelente ministro…rsrsrsr

    finalmente aos 01:03:20.. de video

    poder naval não se improvisa ..tem que ser um projeto de estado – politica de defesa é uma politica pública FATO !!!

  2. Sinceramente eu esperava mais e me decepcionei e aguentei ver esse video so ate 30 minutos pois o palestrante repetia um disco arranhado tendencioso mas o que esperar de alguem formado em nossos meios navais de algo que não seja o trivial discurso robotizado Yankee contra a ascenção Chinesa.Quer dizer Sr.Almirante que no seu entender a China é o perigo real a soberania Brasileira do pré-sal né e a mesma desenvolve uma frota rapidamente para vir usurpar-nos rsrs rsrs Nem mesmo que os EUA não reconhecem nossas 200 milhas nauticas e que eles não são signatarios do tratado do mar ele foi capaz de lembrar e citar rsrs rsrs Sabe meu amiguinho Almirante Fuzileiro da MB em geopolitica e geoestrategia és muito fraquinho e o Gen.Heleno sim tem uma visão muito mais realista de soberania nacional e ate mesmo de defesa da Amazonia azul muito melhor que voce mesmo ele não sendo um especialista naval rsrs rsrs Espero que não venhas como futuro candidato politico pois não jogaria meu voto fora votando em voce e ja no Gen.Helenos eu voto de olhos fechados rsrs PEDE PRA SAIR rsrs rsrs e ja vai tarde rsrs rsrs Aprenda com ele http://www.youtube.com/watch?v=yQ-Ej9gfiuY&feature=related

  3. Um dos grandes problemas do Brasil é esse falam mto mas nao fazem nada nao adianta fazer essas palestras e ficar por isso mesmo nós temos que agir rápido todos sabemos que nossas forças armadas estao sucateadas até para nossos vizinhos perdemos CHILE E VENEZUELA imagina os outros.Nao adianta esse almirante o brigadeiro , general, falar que temos que proteger nossas riquezas eles tem que cobrar dos nossos politicos mais investimentos nas forças armadas.Eu acho que eles fizeram igual PILATOS lavaram as maos ficam satisfeitos com o pouco que é oferecido tem chegar para DILMA e cobrar nossos caças ,escoltas da mb sistema antiáreo nossa defesa tá entregue as moscas

  4. 1maluquinho! Pelo contrário! enfatizou a China pois até então nem imaginavam no eminente perigo que está a acontecer. Sabe-se decorado do perigo da 4ª frota!.. So que agora tem mais!.. A china se instalando na África! Tão cara-de-pau quanto os EUA.

    Sinceramente não entendo o problema do governo brasileiro, em não enchergar os fatos. Não adianta ficar só de conversa. CONTRA ARMAS NÃO SE DISCUTE!.. Numa das comissões do fx-2 por exemplo, o sr.sen. chico buarque mencionou que em suas conversas com generais das fa’s soube que não há risco eminente de conflito daqui a 10 ou 15 anos. Que comprariam de prateleira se fosse o caso. Mas defendendo a transferencia de tecnologia porém só visando custos… industria nacional… Deixando de lado no discurso o poder de dissuasão. Se até este senador de renome que vive defendendo a amazônia pensa desta maneira, imaginem! Os demais políticos.

  5. Muito boa a palestra do Almirante…
    Outra palestra relacionada, bastante interessante:
    .
    2º Seminário: O AMBIENTE ESTRATÉGICO DO SÉCULO XXI
    .
    Palestra proferida pela palestrante: Analucia Danilevicz Pereira – UFRGS
    .
    Procurar por:
    4.O Atlântico Sul no contexto sul-americano de segurança e defesa
    .
    http://www.rsync.com.br/livrobranco/rs.php

  6. JONNAS a China busca estabelecer intereses.Eu acho cara de pau é a nossa qua achamos que Ratazanas Latinas são nossos irmãozinhos so por localização geografica e a Africa por compartilhar o Atlantico e por termos boas afinidades.Se existe alguem que deu mole fomos nós no caso da Colombia por não termos dado atenção aos Colombianos e permitirmos que assim se instalassem la bases Americanas.O mesmo fazemos com a Africa e especialmente com Angola por acharmos que eles tem vinculos eternos conosco por termos bancado a revolução deles e termos intercambios com eles.Se o Chineses se instalaram la foi que demos mole.Angola,Mamibia e Africa do Sul nos são estrategicos do ponto de vista logistico operacional so que esses paises precisam de parceiros ativos e não de apertos de mãos e sorrisos.

  7. prsb disse:
    02/07/2011 às 15:31
    O sr Celso Amorim pode ser chamado de um monte de coisas menos de traidor, pois tudo que foi feito na sua gestão, foi visando os interesses do Brasil. Já o sr Lampreia engessou a defesa do pais ao assinar o tratado MCTR, também assinou um acordo com os americanos para a entrega da base de Alcântara nas condições que todo mundo sabe, que graças a Deus o congresso vetou.
    Eu tenho certeza que o Almirante Alvaro Augusto se referiu ao sr Lampreia, mas sei-lá entende !!!!!!!!!!!!!

  8. Eu concordo plenamente com o que expos, 1maluquinho.

    Brasil perde muita chance!.. Investimentos mega-rentáveis!.. Poder!.. Mas fica nessa de país CANARINHO PINTINHO AMARELINHO e temos na amazônia a ave de rapina maior mais forte e mais poderosa de todas que é a Harpia e não a usamos como símbolo.

  9. Em referência a China, é de certo uma nova ameaça, em relação aos E.U.A não precisamos de uma palestra para saber que o vizinho é de fato o braço armado mais perigoso(Não esquecendo do braço supostamente não armado, corrupção, ONGS, guerra de quarta geração, entreguismo…) e por isso na minha opinião não vejo que o almirante encherga a China como a maior ameaça em detrimento dos E.U.A., apenas que é uma das várias ameaças das quais ele citou.
    Não acredito que um Almirante-de-Esquadra seja “fraquinho”(Não me arrisco a julgar o que não conheço), posso estar sendo um inocente mas o que vejo é um legítimo PATRIOTA e não creio que ele irá se eleger.
    Creio que o General Augusto Heleno tenha uma profunda admiração pelo Almirante Alvaro Augusto Dias Monteiro pois os dois Augustos jogam do mesmo lado, defendendo terrenos diversos embora interligados, um azul o outro verde.
    Pra finalizar eu tbm prefiro ser uma harpia do que um pintino amarelinho, mas só quando conseguirmos entender,conscientizar(acordar da matrix rsrsrs) um povo de todas as riquezas que ele possui e do que isso representa para o futuro dos seus filhos, netos, bisnetos,futuro do país,futuro do globo ao invés de ocultar, como outra globo elite faz, quando não mais tivermos cegos no poder é que deixaremos de ser pintinhos ou canarinhos e aprenderemos a ser HARPIAS,ONÇAS,TUBARÕES, ao invés de cegos sendo levados por outros cegos ao abismo da traiçao da Pátria.
    Excelente vídeo, precisamos muitos mais e mais iniciativas como a do Plano Brasil de levar informação de extrema importancia da qual não vemos na tv.
    Parabéns!!!

  10. Wi… Muito bom o link, se achar palestras e vídeos interessantes manda o link para mim que eu coloco no “YouTube” (se não for muito grande), assim fica mais acessível aos outros interessados.

  11. Eu não acredito que PERDI meu tempo vendo um velho asqueroso e gagá falando, essa velha guarda é ultrapassada e meia.



  12. A HARPIA é lindona..

    agora usar como simbolo das FA.. sendo que a mesma vive no:
    México, América Central, Brasil, Argentina e Colômbia.

    seria meio megalomania…

    de megalômano basta o lula herança maldita e seu assecla amorim Declaração Universal dos Direitos dos Povos Indígenas

  13. Me explique então uma coisa, aliás duas.
    O que a águia careca faz nos brasões americanos já que ela é originária das montanhas rochosas no Canadá?
    Porque o Urso é o símbolo da Rússia se ele é um animal que povou a europa, cáucaso, Rússa américa do norte e até mesmo aqui na venezuela, méxico e os países da américa central?
    Não vejo nada de megalômalo ai, pelo contrário, o animal símbolo representa a personalidade do povo, como os dois supra citados, pelo que vejo da sua forma de pensar o rato seria o melhor animal segundo a sua vontade não é?
    coitada da China, se não fosse o panda teria que buscar na arqueologia a explicação para a origem do Dragão…
    Sds
    E.M.Pinto

  14. Xtreme, “seria meio megalomania…” O Brasil POR NATUREZA é MEGA-tudo! Até a bendita ave dos eua tem garra na metade do tamanho da harpia que vive! Na mesma latitude que o Brasil. Existe a subespécie harpia-amazônica! Considerada a maior entre as harpias.

    Não confunda a megalomania dos interesses de UNS com os desejos de verdadeiros patrioticos com relação à NAÇÃO!…

    Mas tudo bem! Mente pequeninha! a nossa né.. bora prantar mandioca e exportar que é o que nóis faiz meió!… uz istrangeru sabi tudo.

  15. Chega a ser um abuso psicológico em grande escala o que fazem com o povo brasileiro frágil! Pois possui pífia educação e acesso à real informação para poder se contrapor. Aí complica.

  16. GAME OVER IOBR eu no meu comentario não me referia a pessoa do Almirante e seus prestimos a nação como militar e me referi sim a palestra tendenciosa e a visão dele.A retorica que ele usou é a mesma usada por uma minoria militar que voluntariamente adoram Yankees e preferem o Brasil subjugado a eles do que independente dos mesmos.Hoje no meio militar e isso não refere-se somente aos GAGAS como muitos pensam mas a grande maioria GAGAS E BEBES tem a consciencia que a ameaça a soberania Brasileira provem dos EUA e OTAN.Nem mesmo este Almirante citou que os EUA não reconhecem nosso direito as 200 milhas e que os mesmos não são signatarios do tratado que regula isto.Antes de ter suas impressões amiguinho sugiru que leia melhor os comentarios dos outros.Não é so voce mas muita gente acha que tudo o que agrada deve ser exaltado e tudo que não agrada deve ser taxado.Coisas positivas e negativas se originam em todas as partes.Eu sou Brasileiro,amo meu pais e quero ve-lo autosuficiente e independente e não um ENTUSIASTA DE PLANTÃO que a tudo que se mostra na midia entoa mantras de OH QUE LINDO E EU ESTOU CONVENCIDO COMO NUNCA ANTES NA HISTORIA DESTE PAIS.Se hoje temos bases Americanas na Colombia é porque o Ex Presidente não deu solidariedade e foi prestativo com a Colombia porque defende “Companheiros Guerrilheiros”.E se o Brasil perde espaço na Africa onde gozamos de prestigio com todas as nações de la é porque nosso governo acha que sorrisos e apertos de mãos selam acordos e parceirias.A China faz o dever de casa e encontra espaço onde o mundo Ocidental vacila.Minha visão não é atrelada a laços geograficos ou ideologicos.Hoje o Brasil tem um unico caminho a seguir para sair da subjugação e prosseguirmos em ascenção.É o caminho BRICS.Fora isso é perder tempo e ser eterno coadjuvante e serviçal.Não vejo a China como ameaça do ponto de vista militar e se ela transborda contrabandos em nosso mercado é porque nosso controle é ineficiente.Se ela abarrota nosso comercio com mercadorias é porque elas são baratas e acessiveis a maioria do povo que vive espoliado por altas taxas de juros e um mercado economico interno e empresas e governo que vivem unicamente de especulações oportunistas.Não se iluda,commodities sempre serão rentaveis em qualquer situação economica mas o que movimenta nosso comercio,mercado e industria internamente é o consumo do povo que junto com 45% de carga tributaria colocam o Brasil como setima economia.Para mim não me importa de onde venha a solução ou a alternativa desde que traga não subjugação e sim autossuficiencia.Se Chineses se instalam em todas as partes é porque encontram falhas ou falta de opções.A visão deste Almirante estacionou nos anos de chumbo.Hoje o seculo 21 é bem diferente.

  17. Colega maluquinho, vc não viu o vídeo todo viu? Então como pode afirmar o que o almirante disse ou não? “Nem mesmo este Almirante citou que os EUA não reconhecem nosso direito as 200 milhas e que os mesmos não são signatarios do tratado que regula isto.” Ele citou sim se vc não viu o video todo não há nem o que discutir.Mas de qualquer forma não critiquei vc e sim a sua crítica.flw

  18. GAME OVER IOBR e para mim a retorica dele continua sendo uma sistematica de uma minoria reacionaria militar subjugada as verdadeiras ameaças contra o Brasil EUA e OTAN.Os Chineses não virão tomar nossa Amazonia e nosso petroleo.A retorica dele é doutrina da Escola das Americas que não evoluiu.Ele não responde pelo pensamento das Forças que teem um pensamento muito diferenciado e não me refiro somente a ativa mas aos reformados tambem.Temos inumeros catedraticos militares muito mais inteligentes,capacitados e atualizados,porque geopolitica e geoestrategica é mutante e não se resume a manuais doutrinarios e ultrapassados sem um minimo de realidade e tendencioso.A China tem o que falta ao mundo dinheiro para gastar e determinação ou se adequa para competir com eles e ate suplanta-los ou subjugue-se pois sera dominado no sentido de incapacidade de gerir e não nessa paranoia Americana de que eles vão devorar nações e póvos.Essa retorica Americana-Sionista de espalhar alardes,intrigas,discordias para justificar posicionamentos,atitudes e aventuras não cola mais.Se voce meu amigo tem oportunidade de ouvir algum ou alguns dos muitos excelentes estrategistas que temos na ativa e reserva de nossas Forças Armadas se surpreendera com a atual visão que hoje nossos militares tem sobre as reais ameaças a soberania e interesses do Brasil.SDS

  19. Talvez este Almirante desconheça que o maior parceiro (parceiro real e não intenções de parceirias)que temos no pré-sal é justamente a que ele teme e acusa,a China,a qual ja estamos devendo o que nem ainda extraimos.E parceira ja operante no pré-sal da bacia de Campos e sera o mesmo na bacia de Santos.Então meu caro Almirante eles não são nossos inimigos e sim parceiros.

  20. E deboston,venezuela:caças estao parados sem manutençao,30% da forta voa apenas,chile:f-16 grampiados ate o parafuso,peru: em um caso de conflito,usariam misseis de curto a mdeio alçançe,mas nao detem radares antecipados,como os r-99,o que acaba com a vantagem uma vez que detectaria aeronaver a grandes distancias o que levaria a um ataque preventivo(corrigam me se tiver errado,pois ate onde eu sei,essa e realidade e nao dizendo que a fab e ultra mega forte,pois sei muito bem seus problemas),e detalhe,esse meu teclado e tenso,disculpem os erros de portugues

  21. Independente do inimigo ou da ameaça o que interessa é o Reaparelhamento e o Poder de Dissuasão. Sobrepujar qualquer um que se atreva a se aventurar.E esse é o ponto fundamental.

  22. Concordo com vc GAME OVER! Temos que sobrepujar o que vinher. Independentemente do inimigo. esse e o ponto fundamental.É em respeito a china e certo uma ameaça. so que nã minha visão o Almirante não ver a china uma maior ameça em destrimentos ao Estados unidos, ele so apenas citou algumas das ameças..

Comentários não permitidos.