NASA Já Utiliza Plataforma desenvolvida na UNIVALE

Por LUCIANE BELIZRIO

Depois de cumprir a meta de desenvolver uma plataforma para ser utilizada em um robô da National Aeronautics and Space Administration (NASA), o professor titular do curso de Ciência da Computação da Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE) Tasso Perim Moreno comemora os resultados . “A boa notícia é que a plataforma desenvolvida na UNIVALE já está sendo utilizada na NASA. Foi fixada a um robô que se movimenta. Isso é um reconhecimento”, relata.

Em uma viagem muito cobiçada por vários profissionais da área tecnológica, o professor conheceu durante todo o mês de julho o centro espacial de maior referência no mundo e ainda trouxe novos desafios.

De acordo com a assessoria de comunicação da UNIVALE, durante um mês o professor Tasso apresentou o projeto desenvolvido na instituição de ensino com a peça LIDAR, solicitada pela agência americana, e conheceu o centro onde são desenvolvidos os equipamentos da NASA que vão para o espaço, o Goddard Space Flight Center. Tasso trouxe na bagagem novos projetos que, pelo perfil do curso de Ciência da Computação, deverão ser desenvolvidos posteriormente pelos alunos dessa área. Dentre outras atividades importantes, os alunos vão  desenvolver produtos como softwares e ferramentas de automação.

Para o professor, ir à NASA representa à realização de um sonho. Seu maior desafio foi ter participado de outro projeto na área tecnológica da NASA, diferente do que a UNIVALE tinha desenvolvido. “O engenheiro da agência, Marco Figueiredo, que é valadarense e que estava chefiando um dos grupos que estavam lá, me propôs este desafio, e eu aceitei. Havia pessoas de diferentes países. Convivi com indianos, argentinos, os próprios americanos e outros quatro brasileiros que também estavam lá. Foi uma experiência que vai ficar para sempre na minha memória”.

Fonte: Diário do Rio Doce via BrazilianSpace

10 Comentários

  1. Deixa eu ver se entendi… Nossos cerebros, recursos e instituiçõe estão sendo usados para o programara americanos? A troco de que? “Parabens”?

  2. SIM,NÓS SOMOS CAPAZES
    .
    .
    Temos grandes profissionais trabalhando em projeto da NASA,muitos já mostrado aqui no PB,como se pode vê de novo.
    .
    O que não falta,é pessoal gabaritado aqui,só não temos é uma política espacial a altura dos profissionais brasileiros que se destacam pelo mundo a fora.

  3. Este professor alem de ganhar uma graninha pelo seu projeto,teve realizado o seu sonho e obteve reconhecimento internacional,alem e´claro,promoveu a entidade UNIVALE e provou que intercambios dao bons frutos pra naçoes que nao possuem invertebrados no poder! Alem do parabens dos EUA,ai que delicia!!!!!

  4. O IRAN está correttíssimo !

    Ao invés de , utilizar-mos nossos cientistas e alunos para o desenvolvimento do Brasil , estamos desenvolvendo tecnologias para um país hostil que nunca ajudou o Brasil em nada e sempre nos boicotou e ainda boicota !

    Manda esse povo se danar bem longe daqui !

    Temos que desenvolver tecnologias para o crescimento do Brasil !

    Bando de otários !

  5. tenho que rir para não chorar…que coisa,essa politicagem Brasileira ,de seus astutos politicos,de baba ovos etc.etc. Ha como seríamos maiores e melhores ´so com um pouquinho de investimento em pesquisas +dinheiro,poderemos ser imbativeis não acham,?pois inteligencia não nos falta….. sds

  6. Pesquisem sobre um senhor chamado Daniel Alfa, engenheiro brasileiro que entrou pra história da NASA. O que ele fez lá, deixou até o diretor com uma certa dorzinha de cotovelo!
    Garanto que se ele fosse ianque ou inglês, teria levado um NOBEL, mas tratando-se de um brasileiro…

Comentários não permitidos.