FELIPE CALDERÓN RESPONSABILIZA ESTADOS UNIDOS POR VIOLÊNCIA NO MÉXICO

http://2.bp.blogspot.com/-m6dS-x_hMpI/TZScq0wrxvI/AAAAAAAAC7Q/OnkW8A5ofEc/s1600/Drug%252520war.jpg

O presidente do México, Felipe Calderón, responsabilizou hoje os Estados Unidos pela violência que prevalece no México, já que o mercado consumidor de drogas naquele país envolve cerca de 100 milhões de norte-americanos.

Em declarações à TV, Calderón insistiu que os Estados Unidos também é culpado pela violência no México por “manter um lucrativo negócio armamentista”.

O mandatário explicou que, por causa disso, os grupos de crime organizado podem comprar armas de alto poder de fogo que fortalecem sua capacidade de operação.

O presidente, do conservador Partido da Ação Nacional (PAN), pediu ao Congresso para “acelerar” a aprovação de leis de segurança nacional, contra a lavagem de dinheiro e “cadeias criminosas”, esta última que permitirá que cada preso que se declare membro de qualquer cartel de narcotráfico “pague em parte pelas ações dessas organizações”.

Calderón também afirmou que o fortalecimento institucional em relação à segurança pública é um ponto-chave para o combate contra o crime organizado e destacou que a Plataforma México, base de dados de impressões digitais e de rostos, permitiu a prisão de cinco responsáveis pelo ataque contra o Cassino Royale.

Segundo o chefe de Estado, seu governo “não tem como opção deixar de enfrentar” os criminosos porque “não estamos dispostos a deixar que continuem praticando extorsões e sequestros”.

Fonte: Ansalatina

21 Comentários

  1. tb acho que os EUA tem parcela na culpa(os EUA tem que combater este problema tanto quanto o mexico) , porem nao podemos esquecer a “corrupçao”, descaso e varias outras “coisas” que vem acontecendo no mexico, onde tal pais(mexico) é muito parecido com o brasil(no que diz respeito a problemas com drogas,trafico, e social).

  2. Em declarações à TV, Calderón insistiu que os Estados Unidos também é culpado pela violência no México por “manter um lucrativo negócio armamentista”

    E uma Tristeza isso .o conglomerado belico AMERICANO

    e que poen e tira presidente la

    axo dificil se importa com a causa do mexico

    Ja que nem o JFK escapo deles quando ameaco tira o

    poder deles

  3. Coitado do México, tão longe de Deus e tão perto dos EUA.
    Se eles não tomarem atitudes que vão contra o gosto dos EUA nas políticas anti-narcóticos agora, estão perdidos pra sempre. Parece devaneios mas o que ajudaria eles agora é se filiarem a UNASUL e juntos super intensificar o combate ao tráfico.
    O governo mexicano precisa melhorar todas as Fas deles pra começar a luta.

  4. Hahaha! Os caras são corruptos até a tampa e quer culpar o vizinho?! Isso sem falar da incompetência da polícia/autoridades mexicanas de coibir o crime organizado…Faça-me rir…Felipe Fanfarrón deveria ser o nome desse cidadão. A velha retórica latina de que os imperialistas americanos são os culpados por nossos problemas. Deveriam trabalhar sério para resolver os problemas ao invés de querer ficar procurando sempre um culpado.

  5. Calderón falou algumas verdades aí, os fornos de padaria do norte consomem cada dia mais dando cada dia mais dinheiro aos “padeiros” da “baja frontera”, enche o bolso deles de dinheiro e com isso podem pagar o preço que os produtores de “berros” pedem no mercado ilegal, pois sim, quem faz a arma as vende legal e ilegalmente, infelizmente para ambos, e que o povo acorde para não deixar que Calderón e sua turma crie leis arbitrárias se aproveitando disso, mas o Calderón é um bo*ta, fato, as Juntas de Bom Governo fazem muito melhor que ele, viva Zapata, viva Villa, todos somos Marcos, para todos todo, EZLN.

  6. SAS, não fale bobagem meu nobre, senão daqui a pouco você vai estar falando imbecilidade…
    Se informe mais SAS, saia da frente da GLOBO, é ela quem te faz BOBO

    O papel de Wall Street no narcotráfico

    http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=17938

    Os Narcos de Cristo: Chefe do potente Cartel Familia Michoacan exige leitura da Bíblia

    http://maierovitch.blog.terra.com.br/2009/10/11/os-narcos-de-cristo-chefe-do-potente-cartel-familia-michoacan-exige-leitura-da-biblia/

  7. O mexico é o quintal dos americanos……mas esse presidente ta de sacanagem,essa onda de violencia é culpa deles!

  8. UM EXEMPLO DE FALSA BANDEIRA
    .
    .
    Os narcos traficantes no continente são muito forte,os seus tentáculos permeiam pelos poderes(os três),seria infantilidade de nossa parte achar que só ha corrupção no pais produtores de drogas;(Colômbia,Peru,Brasil,EUA…etc),ou nos países corredores da droga;(Brasil, México,Argentina,Canadá,…etc) e não nos países consumidores(EUA,Canadá,Brasil,Argentina,…etc).
    .
    A corrupção permeiam entre esses países o que deixa forte o cartel das drogas,porém querer culpar somente os americanos por serem relaxados no combate ao tráfico de Drogas e de arma não é o suficiente;a China,Russia,Reino Unido,França;ganham vendendo armas no mercado negro.
    .
    Devemos lembrar que,os hipócritas americanos,já invadiram países americanos por acharem que os seus governos fossem traficantes de drogas(o Noriega-Panamá).
    .
    Colocaram bases na Colômbia com esse pretexto de combate as drogas,com o México de igual ou piores condições com os traficantes bem ao lado deles.
    .
    Com o dedo sujo,intimidam os outros rotulando-os de traficantes e terroristas.
    .
    Nunca o governo americano irá interferir nos assuntos dos barões das armas/drogas(são farinha do mesmo saco),é assim que faz o corrupto.

  9. O México embarcou no NAFTA, que é tão danoso para o México como seria para os ALCA para nós, fizeram as opções neocons incentivados pelos EUA, a Califórnia é a região do planeta com maior número de drogados, os EUA já desistiram de combater as drogas em seu território, e então exportam sua violência para o mundo. Só fazem isso há décadas, vendem armas e mortes pelos mundo, e ainda se afogam nas drogas, só fizeram mal para o mundo inteiro, tomara que os mexicanos comecem uma nova guerra contra eles. Os EUA arruinaram o México, e não é de hoje. Desde a tomada de territórios deles da forma mais descarada possível!

  10. Só resta ao México e tbm o Brasil endurecer,más endurecer pra valer o combate ao narcotrafico,usar de todo tipo de recurso tecnologico e inteligencia para cortar o mau pela raiz…não só combater os operarios do crime más tbm os seus patroes.Quanto ao Mexico em si, tem o grande problema de fazer fronteira com EUA, e proximo de um dos estados mais libertinos dos EUA que é a California onde lá drogado vc tromba na esquina e pra piorar os EUA não faz controle de armas dai sua grande culpa na historia,então só resta os mexicanos prepararem uma força nacional de verdade bem armada e equipada e com coragem pra peitar até os americanos na fronteira pra poder botar ordem na casa denovo.

  11. El «Estado profundo» y el «Estado público»
    .

    El Estado para el que se cometen crímenes no es un Estado que puede mostrar su propia mano al público. Es un Estado escondido, una estructura secreta.
    .
    En en libro La Route vers le Nouveau Désordre Mondial, yo adapto un poco esa expresión para referirme a la más amplia conexión que existe, en Estados Unidos, entre el Estado público constitucionalmente establecido, por un lado, y las fuerzas profundas que se mueven en segundo plano de ese Estado: las fuerzas de la riqueza, del poder y de la violencia que están fuera del gobierno. Se refiere a un gobierno paralelo secreto organizado por los aparatos militares y de inteligencia, financiado por la droga, que se implica en acciones de violencia de carácter ilícito para proteger el estatus y los intereses de una classe que está a parte de las normas e instituiciones democráticas..
    .
    Después de 2 años de presidencia de Obama, tengo que llegar tristemente a la conclusión que la influencia del Estado profundo, o más exactamente de lo que yo llamo en mi último libro «La Máquina de Guerra estadounidense» (American War Machine), ha seguido extendiéndose, como lo ha hecho bajo cada presidente de Estados Unidos desde la época de Kennedy.
    .
    La década de 80, que se caracterizó por la implicación secreta de la CIA en Afganistán, fue determinante en la transformación de aquel país en un vivero de cultivo de la amapola del opio, del tráfico de heroína y del islamismo yihadista.
    .
    Bajo la dirección de Brzezinski(segundo quinquênio dos anos 70, após a derrota no Vietnã), oficiales de la CIA se aliaron a la agencia de inteligencia de Irán, la SAVAK, para enviar agentes islamistas a Afganistán, desestabilizando así aquel país de manera tal que aquello condujo a la invasión de Afganistán por parte de la Unión Soviética en 1980..
    .
    La conexión de los narcóticos es tan profunda que no se menciona en los documentos de la CIA que se han hecho públicos. Pera la cooperación de la CIA, dirigida por William Casey desde 1981, con el banco de la droga llamado Bank of Credit and Commerce International (BCCI) estimuló la creación en Afganistán de una inmensa narcoeconomía, cuyas consecuencias desestabilizadoras ayudan a explicar por qué hay hoy soldados de la OTAN, afganos y pakistaníes muriendo diariamente en esos lugares .
    .
    El BCCI fue un enorme banco de lavado de fondos provenientes de la droga. Corrompía, con sus presupuestos y sus recursos, a políticos de primer plano en el mundo entero… presidentes, primeros ministros…
    .

    Y una parte de ese dinero sucio –de eso no se habla mucho, pero es la realidad– llegaba a políticos en Estados Unidos, a políticos de los dos partidos, y esa es una de las principales razones que explican por qué nunca logramos que el Congreso abriera una investigación contra el BCCI.
    .
    Autor: Peter Dale Scott)

  12. É notório e declarado que os carteis mexicanos são armados pela industria de armas americanas sobre a supervisão da DEA.
    todos sabem disso e a própria DEA veio a declarar isto perante o senado.
    A tática de concentrar o narco poder nas mãos de grupos específicos também é usada na colômbia, cujo combate excluiu o extermínio das farcs em detrimento dos demais que foram trucidados.
    A idéia não é acabar com a droga, este é um mercado de dezenas de bilhões de dólares ano. Mas sim de combater os crimes transfornteiriços e isto sim é combatido, enquanto o negócio tá ardendo no quintal alheio tudo bem, o problema é seu, quando mexer no nosso ai sim, o couro come.
    Mas como fazer isso diante de 50 facções? olhem o combate no rio e tirem suas conclusões.
    Na prática as drogas proveientes do México e Colômbia a continuam a entrar e até em maior quantidade,no caso da colombia, a violência até diminuiu pois as facções rivais praticavam exterminios e ninguém sabia, sequestravam e ninguém declarava.
    Só vem a público as ações contra civis ou agentes governamentais, mas os genocídios eram encobertados pois as vítimas eram dos próprios grupos, iam fazer o que? ligar pra polícia?
    O México é diferente, na minha humilde opinião, o méxico hoje é a colombia dos anos 80, altura em que bombas explodiam, juizes eram sequestrados, vilarejos inteiros encinerados e todas as barbaridades legítimas aos olhos ideológicos dos grupos de minorias.
    Porém, avalio que a evolução do conflito no méxico não terá o mesmo fim do da colômbia, onde o estado resolveu agir (para o bem ou para o mal) pois lá no méxico, não existe o estado e não vai existir, uma vez que os narco terroristas (veja, não são só traficantes) não são partidários de ideologias de lutas sociais, mas sim à guerras por controle, poder e mercado e o estado mexicano é hoje apenas mais um dos seus tentáculos.
    O passo seguinte é a transnacionalização da multinacional do genocídio e da droga mexicana (diga-se de passagem, nem toda produzida por eles) Espanha, Itália, Portugal EUA, Nicarágua, Honduras entre outros países já possuem as suas filiais do narcoterror, segundo as estimativas das autoridades, algo cerca de 150 mil soldados do narcotráfico e suas famílias estão ao serviço dos novos magnatas empreendedores mexicanos, armados e aparelhados pela DEA, correta ou incorretamente.
    Sds
    E.M.Pinto

  13. Ta bom ! E´culpa tambem dos EUA o fato do sol ter a forma arredondada.E´ cada besteira que policus populistas vomitam que chega dar pena destes desgraçados acefalos,este tal calderon ja percebeu que vai lamber sal e ja procura arrumar um pai para seu filho aleijado.Se nao cortarem na carne,vao se ferrar direitinho estes mexicanos!Vai virar moda,toda mulher que aparecer gravida por aquelas bandas ,sera culpa do boto yankee,etaaa america latrina covarde!

  14. Este blog esta cheio de doutores em assuntos politicus,possuem bola de cristal,estes imbecis nao respeitam a opiniao dos outros e,pior,fazem agressoes pessoais disfarçadas de sugestoes tipo:se informe melhor,mude sua fonte de informaçao e bla bla bla,pensei que isto seria cortado do blog,querem monopolizar a verdade estes imbecis!

  15. Do ponto de vista estratégico é fundamental saber com que poderes e ameaças se está lidando.
    .
    Portanto pra o planejamento e implementação de politicas de segurança no Brasil é fundamental
    a consciência da existência destas frentes encobertas (ou “secretas”) de atuação do EUA/OTAN.
    .
    As evidencias e provas são irrefutáveis e históricas!(desde a “Guerra do Ópio”…) Querer desqualifica-las como coisa de maluco adepto de teorias da conspiração , simplesmente faz parte da estratégia de acobertamento deste poder paralelo.

  16. Deve ter algo de errado nesse número, 100 milhoes de consumidores de drogas,sendo que a população de lá é de 310milhoes ou um pouco menos,significa que 1 em cada 3 americanos é viciado!!!.

  17. É uma pena o que está acontecendo no México, mas…
    Eles sempre foram baba-ovo dos americanos, agora estão colhendo o que plantaram – quem já morou, trabalhou ou estudou nos EUA, sabe que os hermanos se comportam como se americanos fossem.
    “Coitado do méxico, tão longe de Deus e tão perto dos Estados Unidos”(autor?)

  18. jose carlos p disse:
    30/08/2011 às 14:51

    …….estes imbecis!…….
    Uma total falta de de respeito a TODOS (sem distinção).
    A sua contrariedade só sera sanada com argumentação inteligente e serena.
    Ou partir para o blog da mulher melancia.

  19. os estados unidos fazem o mexico viver em guerra civil pois quanto mais os paises latinos americanos viverem em uma guerra civil nao declarada para os gringos melhor estados unidos ganham dinheiro com as desgraças alheias e fazem parte de bolar e utilizar todos os recursos que podem uns ele convence de ongns ecologistas outros eles convencem que é para combater as drogas quer fazer um texte poem a abim para monitorar esses caras do DEA americano e vAI ver que varios sao envolvidos com esses carteis e outra faz exame de sangue neles para ver se eles nao usam nada

  20. Quando a policia mexicana começar a executar sumariamente todo traficante e chefe de trafico, desde os filhos até os animais de extimação isso acaba…

Comentários não permitidos.