Defesa & Geopolítica

FELIPE CALDERÓN RESPONSABILIZA ESTADOS UNIDOS POR VIOLÊNCIA NO MÉXICO

Posted by

http://2.bp.blogspot.com/-m6dS-x_hMpI/TZScq0wrxvI/AAAAAAAAC7Q/OnkW8A5ofEc/s1600/Drug%252520war.jpg

O presidente do México, Felipe Calderón, responsabilizou hoje os Estados Unidos pela violência que prevalece no México, já que o mercado consumidor de drogas naquele país envolve cerca de 100 milhões de norte-americanos.

Em declarações à TV, Calderón insistiu que os Estados Unidos também é culpado pela violência no México por “manter um lucrativo negócio armamentista”.

O mandatário explicou que, por causa disso, os grupos de crime organizado podem comprar armas de alto poder de fogo que fortalecem sua capacidade de operação.

O presidente, do conservador Partido da Ação Nacional (PAN), pediu ao Congresso para “acelerar” a aprovação de leis de segurança nacional, contra a lavagem de dinheiro e “cadeias criminosas”, esta última que permitirá que cada preso que se declare membro de qualquer cartel de narcotráfico “pague em parte pelas ações dessas organizações”.

Calderón também afirmou que o fortalecimento institucional em relação à segurança pública é um ponto-chave para o combate contra o crime organizado e destacou que a Plataforma México, base de dados de impressões digitais e de rostos, permitiu a prisão de cinco responsáveis pelo ataque contra o Cassino Royale.

Segundo o chefe de Estado, seu governo “não tem como opção deixar de enfrentar” os criminosos porque “não estamos dispostos a deixar que continuem praticando extorsões e sequestros”.

Fonte: Ansalatina

21 Comments

shared on wplocker.com