Centro de Lançamento de Alcântara

O Centro de Lançamento de Alcântara (MA) realiza até 6 de setembro a Operação FOGTREIN II – 2011. Os lançamentos de foguetes estão previstos para os dias 31 de agosto e 2 de setembro.

O CLA coletará dados de vôo enviados pelos veículos à estação de telemetria, os quais, em conjunto com os dados provenientes de lançamentos ocorridos em 2010 e 2011, servirão para a qualificação e certificação do Foguete de Treinamento Intermediário.

O Centro de Lançamento de Alcântara, em conjunto com a Empresa AVIBRAS, capacitou profissionais da unidade e do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) na preparação e lançamento dos foguetes da família FOGTREIN, no período de 15 a 19 de agosto.

O treinamento tem como objetivo aprimorar os conhecimentos técnicos dos que manuseiam os engenhos espaciais, que necessitam conhecer mais detalhadamente seus e seu manuseio, toda arquitetura eletro-eletrônica dos motores e das cargas úteis, além de procedimentos de segurança, essenciais para o sucesso das missões de lançamento.

Fonte: FAB via BrazilianSpace

7 Comentários

  1. Que notícia mais deprimente…
    Fogtrein… desculpa para os técnicos de Alcântara pararem de ficarem matando moscas.
    Fogtrein… atestado de atraso para um país do porte do Brasil.
    Fogtrein… alcance mercuriano? Não.
    Fogtrein… alcance venusiano? Não.
    Fogtrein… alcance lunar? Não.
    Fogtrein… alcance orbital? Não.
    Fogtrein… alcance numa jaca? Sim.
    Tornar o lançamento de caráter colegial desse fogtrein uma notícia para um Paraguai que não tem INPE, nem UNICAMP, nem CTA etc é suportável, mas para nós que queremos um Brasil Lider é por demais triste.
    E me desculpem, mas eu dispenso esse tipo de notícia medíocre de nosso Centro de Lançamento de Alcântara.
    Me deêm notícias no mínimo de lançadores orbitais ou de sondas espaciais nacionais.
    Pô… até quando nosso governo vai agir como eterno subdesenvolvido?? Daqui a pouco n nações africanas e asiáticas estarão com melhores programas espaciais que nós. E nenhuma delas com a tal vantagem empurrão gravitacional de Alcântara. Parem de enrolar a nação brasileira!!!

  2. OS MENINOS DE OURO
    .
    .
    Para manter uma equipe bem preparada neste tipo de projeto é mais caro e leva mais tempo do que fazer uma estrutura para o lançamento,esta se faz em menos de um ano,já uma equipe leva anos ou décadas para que esteja bem afinada.
    .
    Se um país quer atrasar décadas um projeto de tecnologia de ponta,é só aniquilar com o capital humano e não com o material.
    .
    A média de idade profissional na linha de montagem de um projeto como um F-22,é no minimo de 10 anos,uma empresa como uma boeing como exemplo,quando vai começar uma linha de montagem de um projeto de grande monta de tecnologia de ponta,ela procura o que há de melhor não só em matéria prima más principalmente,em capacidade humana;a NASA nem se fala.
    .
    Na linha da manutenção também é a mesma coisa,basta ver como são as equipes de formula um,não é qualquer mecânico de carro que irá mexer em uma Ferrari F-1.
    .
    Em uma força aérea de respeito,não é qualquer mecânico,eletrônico,eletricista,…etc,que irá mexer em um avião estratégico,principalmente se for um F-22,um T-50 ou J-20,com certeza.
    .
    Tais “meninos de ouro” não se encontra em qualquer esquina e nem se faz de uma noite para o dia.

  3. Mesma coisa que mencionaram num dos posts quanto ao porta-aviões. Pode estar lá meia-boca! Mas adquirir expertise demora e não tem preço! Vejam a China, tem seu porta-aviões agora mas até conseguirem usá-lo à plena capacidade da-lhe anos! de treinamento. As forças armadas fazem sua parte! Possuem capacidade de conhecimento em operação reconhecida mundialmente em submarinos, porta-aviões, tecnologia nuclear, aviação, tanques, blindados, foguetes, mísseis, tudo que puder imaginarem! As FA’s ou estão estudando a décadas! Ou treinando! Mesmo com os pífios recursos. Só esperando o GATILHO DO ESTADO, para soerguer de forma soberana! v.exa.dilma. Continue mandando pra P…! Estes corruptos. Tire as amarras ao progresso!

  4. So assim seremos fortes o bastante para competir com as forças adversas que se opõem ao nosso desevolvimento é progresso, se a presidenta tiver ao serviço desse pais ela o mais rápido possível entregaria a Defesa aos cuidados das Forças Armadas porque so eles sabem doque o país precisa não essas forças arbitrarias que estão ae julgando licitações para poderem se arbaganhar de fraudulentas licitações com desvios do dinheiro público. Deixe isso com nossos militares eles dominam nossa cadeia de urânio 235 como mestres habilidosos chegamos até aqui hoje graças aos nossos militares que sempre buscaram torna esse país uma potência não um bando de políticos que so querem desviar dinheiro público e compra fazendas, apartamentos,carros,mansões,etc…

  5. E notícias de treinamento do uso de uma nova bancada eletrônica ou de um novo programa de computador pela Embraer, Petrobras, FAs, etc, e não de um novo avião, ou um novo campo de petróleo, ou um novo armamento, serão bem vindas também. Há leitores sequiosos de enrolation e embromation.
    Fogtrein II, pelos anos do nosso programa espacial não era para ser então Fogtrein CCC (nº 300)??
    Agora dá para entender porque o desenvolvimento é lento, quase parando, neste país… há gente que acha que do jeito que está, está correto e é normal. Isso explica muita coisa.

  6. Espero que agilizem tudo, pois, antes da minha morte quero comemorar, poxa, quando se trata de tecnologia e armamento demora pra…

Comentários não permitidos.