Sobre o Awacs embarcado Chinês


E.M.Pinto

Informações: Red Dragon

Após o inicio dos testes de mar do porta aviões chinês, surgem as primeiras imagens do que pode ser a  aeronave AEW de asa fixa embarcada chinesa.

http://1.bp.blogspot.com/__rQoK9r_ycs/StynFxxzj3I/AAAAAAAAAAk/eGNqtkxjwmY/s1600/1255940613_18160.jpg

Há ainda grandes discussões sobre a opção chinesa por uma aeronave de asa fixa. Nos blogs e sites de defesa, a aeronave Z8, um helicóptero chinês produzido a partir do programa Francês Aerospatiale Sa-321j Super Frelon, era apontado como o possível vetor de vigilância e alerta aéreo antecipado que seria embarcado no Porta aviões Chinês e quem sabe, na eventual frota de 4 a 6 navios alegadamente pretendidos para o futuro.

A Aeronave é tida como o modelo “pau pra toda a obra” da Marinha chinesa que pretende estender a ele todas as funções  referentes a asas rotativas, almejando adquirir mais de 500 modelos nas próximas duas décadas.

Algumas imagens divulgadas por sites defesa chineses, apresentaram inclusive uma aeronave  equipada com o que se acredita ser o radar aerotransportado e ainda, nas cores da marinha do exército popular da china.

 

Até recentemente, era irrefutável a idéia de que a Marinha do exército da libertação popular chinês (PLANAF) optara por embarcar nesta aeronaves, os sistemas de radares de alerta antecipado que seriam utilizados nos seus pretensos porta aviões.

Para alguns, a escolha da PLANAF seria uma opção aos Kamov Ka-31 AEW comprados da Rússia e cuja  entrega foi anunciada pelo grupo Rosoboronexport no Zhuhai Airshow em novembro de 2010.

Quando visto pela primeira vez muitos observadores previram que estas aeronaves (KA-31) seriam propriamente parte inegável de qualquer futura ala aérea embarcada em seus porta aviões, até porque, uma aeronave de asa fixa não “caberia” no porta aviões Ex-Varyag até então sobre reformas e como agravante, não poderia decolar, pela inexistência de catapulta desejável para este modelo.

No dia que antecedeu os primeiros testes de mar do Ex-Varyag, agora Shi Lang,   uma nova variante AEW Changhe Z-8 foi avistado efetuando um pouso no convés de vôo do recém-pintado navio. A variante Z 8 AEW  apresenta um radar retrátil posicionado abaixo da porta traseira da rampa de carga. Uma vez no ar o radar rotaciona-se para a  vertical e, presumivelmente, passa a fornecer cobertura de 360 ​​°tal como o modelo russo Ka-31.

Dois modelos para o mesmo fim?

Novas informações e os recentes acontecimentos começam a esclarecer esta controvérsia, segundo a imprensa chinesa, a aquisição dos Ka-31 ocorreu devido aos problemas que vinha enfrentando o programa Z-8 AEW.A aquisição era emergencial e serviria para tapar o buraco além de apoiar os esforços de desenvolvimento de doutrinas.

Porém, isto não é tudo, a própria imprensa chinesa lançam outras luzes quanto ao papel das plataformas de asas rotativas chinesas equipadas com radares de vigilância e alerta antecipado. Segundo eles, estas aeronaves poderiam ser empregues abordo de Destroyers ou outros navios menores e serviriam a uma nova doutrina de defesa litorânea, fornecendo a cobertura e servindo de sistema para vetoração de míssies de cruzeiro e de ataque naval  e mesmo de defesa anti aérea a partir de plataformas em terra, ar e mar. Ou seja, a aeronave não será apenas um AEW baseado no porta aviões ou tão somente para apoiar o grupamento nele embarcado, para isto haverá no futuro, uma outra aeronave.

Imagens do Y-8WH AEW foram apresentadas na parada de 2009 a variante do Y-8WH equipada com o radar de escaneamento eletrônico KJ-200, comprovava o interesse da PLANAF em equipar-se com vetores de asa fixa, as duas aeronaves expostas pertenciam ao 1º regimento Independente de Leiyang, uma unidade subordinada a frota do Mar do Norte, isto indicava o uso de aeronaves de asa fixa e maior autonomia, cuja a função seria a de prover vigilância aérea sobre os mares, completando o efetivo de asas rotativas.

Até ai todos estavam de acordo que a PLANAF teria pelo menos 3 aeronaves diferentes, que poderiam ser empregues nas missões AEW a serviço da frota.

Porém, fotos recentes divulgadas pelas agências chinesas apresentam um novo modelo, uma aeronave AEW muito semelhante ao norte americano E2C Hawkeye.

Nos sites chineses há um embate e discussão de que a aeronave não seria o Hawkeye. Esta seria uma nova aeronave embarcada chinesa, que serviria não para o Shi Lang, mas sim para os futuros navios da frota.

O que reforça a tese de que a China realmente pretende lançar ao mar no futuro próximo,  navios de maior porte e capacidade de transporte de aeronaves. Fica a pergunta: fariam um novo projeto apenas para fabricar 4 ou 8 aeronaves?

Tempos atrás o Plano Brasil divugou em uma matéria, o interesse chines no programa Yak 44 da extinta União Soviética, o programa foi cancelado pelos soviéticos em função da falta de potência dos motores, elevado consumo e pela opção de negativa ao uso de catapultas nos seus porta aviões, isto abriu as portas para as aeronaves de asas rotativas, selando para sempre o sonho soviético de se desenvolver um AEW em contraponto aos E-2 Hawkeye.

Yak-44 embarcado

Como haviamos divulgado os chineses tiveram acesso na ucrânia ao modelo do Hawkeye sky soviético e pelo visto aquelas alegações poderiam estar tomando forma.

Como naquela altura, as informações do desenvolvimento desta aeronave pelos chineses eram igualmente não confirmadas, a PLANAF não se pronunciou acerca deste modelo que nitidamente aparece ao fundo de uma aeronave J 10.

Photoshop? possível, porém nos sites chineses a aeronave é apontada como verídica e alguns já a teriam visto em pleno voo, algo que ainda não confirmamos.

A primeira imagem da aeronave não é muito nítida com a apresentada acima, por outro ângulo e com um borrão característico, é possível ver uma aeronave com radar em forma de prato tal qual o da foto anterior e calda em forma de duplo H alegadamente sendo este o protótipo do referido AEW segundo a imprensa chinesa e o mesmo modelo visto sem os motores mas com o radar de prato já montado.

O modelo aparece também num túnel de vento alegadamente chinês e segundo o editor do blog chinês China DEfense de onde vieram as primeiras imagens do caça chinês J XX e do Shi Lang.

“uma dica, não é o hawkeye”…

8 Comentários

  1. É o caminho, terá que investir pesado para tentar proteger as linhas de comércio pelo mar. A diversificação dos investimentos tecnologicos é incrivel, dentre de uns 20 anos teremos uma quantidade grande de belonaves chinesas pelos mares do mundo, até mesmo para tentar superar a qualidade da marinha america. Furão em Sr.E.Pinto, belas fotos, mesmo borradas he, he….

  2. .
    .
    Aquele “AEW” acoplado na parte de tras so Z-8 é muito pequeno pra ser isso mesmo, um sistema AEW, não acredito que seja, pois teria em muito as dimensões reduzidas comparando com os modelos Ocidentais… não creio que ja possuam um tal nível de miniaturização, no futuro talvez, mas até la todos terão este nível!
    .
    O sistema AWACS embarcado apresenta diversas vantagens, uma delas é contar com o alerta antecipado onde as aeronaves baseadas em terra não podem chegar, por questões de autonomia ou incapacidade de REVO… e estando em um porta aviões essas aeronaves são realmente um fator determinante de vantagem… outros ja tentaram essa saída, mas montar isso em Asas fixas não é simples, o sistema pesa e a aeronave sendo de pequeno porte, e mesmo tendo catapulta, vai precisar de motores potentes e de pequeno tamanho físico… serve muita experiencia para fazer isso, e os chineses estariam somente no inicio!!

    Uma opção seria comprar da Canadair os resultados testados nos anos 50-60 do seu protótipo CL-84, em suas versões, aeronave que foi o verdadeiro pai do V-22 que hoje vemos por ai… seria uma opção muito valida para um AWACS embarcado de asa fixa, tendo motores potentes obviamente, fotos abaixo:
    .
    http://www.umt.fme.vutbr.cz/~ruja/modely/podklady/Canadair/CL-84/1.jpg
    .
    http://i22.photobucket.com/albums/b336/Bager1968/Aircraft/ASW%20aircraft/CL-84-1inflight.jpg
    .
    http://i22.photobucket.com/albums/b336/Bager1968/Aircraft/ASW%20aircraft/CL-84-1landingonUSSGuadalcanal.jpg
    .
    E devemos seguir a mesma estrada, so os Tracker que compramos creio que sejam muito pouco… e ainda temos que instalar o AWACS encima dele! Fazer um nosso também!!
    .
    Valeu!!

  3. Um tipo de aeronave que faz a diferença no campo de batalha. Foi uma boa o Brasil ter optado por equipar o Nae Sao Paulo tbm só que com o S-2 tracker já que nosso Nae Nao tem capacidade para operar aeronaves maiores. Quem sabe um dia qdo vier o novo Nae brasileiro possamos contar com algo mais moderno como o Hawkeye americano…

  4. Bom, pensando assim então o Brasil teria que ter sido uma ditadura comunista de esquerda e não direita, ai hoje seria melhor.
    Se bem que estão(os vermelhuscos) recuperando o tempo perdido, já que temos novos blindados, fuzis, submarinos, helicópteros, vants, plano de defesa nacional, de fronteira, da amazônia azul, novos navios para Marinha, projeto de uma avião de transporte, Astros 2020. É, realmente erramos o lado lá atrás.
    A China é uma potência a muitos anos, aliás os países na nossa frente em defesa já fazem isto a muitos anos, nós estamos caminhando muito bem, só não podemos perder nossas empresas.

Comentários não permitidos.