MiG nega transferência de tecnologia furtiva à China

J-20 Black Eagle

A Rússia nunca transferiu tecnologia furtiva à China, para que essa usasse em seu primeiro caça furtivo de quinta geração J-20 Black Eagle, disse a fabricante de aviões russas nessa sexta-feira (26).

“Nós nunca entregamos nenhum equipamento à China e não estamos entregando”, disse Yelena Fyodorova, porta-voz da MiG.

As declarações da MiG são uma respostas aos meios de imprensa russos e estrangeiros que produziram notícias afirmando que o caça chinês de quinta geração J-20 Black Eagle foi baseado na tecnologia e em componentes do MiG 1.44, um caça demonstrador de tecnologia furtivo da Mikoyan, caça esse que tivera o projeto suspenso.

Alguns especialistas dizem que os caças têm semelhanças.


“A traseira do J-20 parece muito com o MiG 1.44, assim como o design geral com canards em delta”, disse Douglas Barrie, um especialista em guerra aérea do Instituto Internacional de Estudos Estratégicos com sede em Londres.

“Se for uma coincidência, é uma impressionante. A Rússia pode fornecido apoio técnico, mas não há nada substancial que prove isso. A China por sua vez já contou coma ajuda Rússia para o setor de defesa por mais de uma década e meia.

Fonte: O Informante

10 Comentários

  1. Não acredito.
    A Rússia deve passar e sempre alguma tecnologia para a China , veladamente são aliados.
    Os dois inclusive estão chamando o Brasil para participar de projetos militares ousados , sabemos que isoladamente NÃO SERÁ POSSÍVEL NOS OPOR À OTAN.
    A Otan está muito agressiva e possessiva, há planos para a América do Sul e que envolvem desde a Amazônia até a Antártida, esse plano começou com as Malvinas depois bases na Colômbia, criação da quarta frota …
    Brics tem grandes interesses comerciais, energéticos ,alimentos etc no nosso continente, o ocidente teve séculos de oportunidade para provar ” seu amor ” por nós e não fomos devidamente bem tratados.
    Decisões, é tempo de tomar decisões.
    ————
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Ant%C3%A1rtida_Argentina
    ————
    http://ultimosegundo.ig.com.br/11desetembro/distancia+entre+eua+e+america+latina+cresce+no+pos11+de+setembro/n1597177714089.html

  2. sempre notei as semelhanças entre os projetos, e fui um dos primeiros aq no PB a assinalar para essa hipotese.
    sem muitas duvidas é certo msm q a MIG tenha ajudado de alguma forma os chineses, mas é claro como agua, q os sinos melhoraram e muito o projeto, fundindo a frente do f-35 com a traseira do mig 1.44, sem esquecer de nao manter reta a linha do delta q mantem o caça em voo.
    sem contar as linhas das entradas de ar, clara influencia dos seus y-8 [atu do mig-21] e do j-10b.
    sabemos q para necessidades iguais, os desingns tendem a ser os mesmos, é certo, mas tbm nao podemos negar a influencia da MIG no interceptador/demonstrador j-20.
    ou so no design, ou msmo de maneira direta. abraços

  3. O MIG 1.44 pode ter servido de base, mas o J-20 evoluiu muito o design incorporando elementos do F-22, F-35 e até mesmo o irmão menor J-10.

    Hoje pode-se dizer que o J-20 é um projeto original, não uma cópia de algum caça russo ou americano.

    []’s

  4. Pois é, acho que deveríamos embarcar nesses projetos para assimilar alguma coisa…
    Como opinei em outro post, seriam boas umas alianças entre os Bric’s, pode ser um bom contraponto à OTAN. Em geral, todos os Bric’s têm a Otan como alguma forma de ‘ameaça velada’ (eu acho, mas pode ser apenas paranoia), talvez a Índia um pouco menos. Mas Rússia, Brasil e China devem se firmar em algo mais sólido que apenas ‘aproximação’ de boca e comercial, e projetos militares são uma forma de dizer ao mundo ‘norte hegemonista’ que aqui o buraco é mais embaixo, não se tratam de líbias nem iraques…
    Quanto ao caça, não entendo nada disso, mas parece que tem elementos de vários que estão por aí…eu, pessoalmente, acredito que a Rússia tem sim dado um bom apoio aos chineses, e desde os tempos da ex-URSS.

Comentários não permitidos.