Defesa & Geopolítica

Exercício combinado Chile-Argentina ‘Sar Terrestre 2011’

Posted by

Efetivo do Chile pertencente ao grupo de exploração O’Higgins no setor de Mackenna. (Photo / Exército do Chile)

Por ocasião dos preparativos do exercício combinado “SAR terrestre 2011”, que o Exército do Chile realizará com seu par argentino no final de agosto do presente ano no território antártico chileno, efetivos do Chile pertencentes ao grupo de exploração O’Higgins compareceram ao setor da passagem Mackenna, localizado a 34 quilômetros ao sul da península antártica, para instalar um posto de atendimento logístico de emergência.

O posto consiste em uma barraca do tipo Weatherhaven, projetada especialmente para climas extremos, capaz de suportar temperaturas de até 50ºC negativos e ventos de 160 quilômetros por hora. Suas principais características são a facilidade e a rapidez para armação e montagem, o que permite abrigar e propiciar uma maior capacidade logística ao pessoal que trabalha com reconhecimentos, explorações e atividades científicas nesta região.

Além do descrito acima, são completadas ligações de telecomunicações via rádio e satélite com as distintas categorias que participarão do exercício em questão, principalmente com a base “Esperança” do Exército argentino e as diversas unidades da Armada, Força Aérea e Exército.

O grupo de exploração O’Higgins, que faz parte da Base militar do Exército na Antártica, é formado por especialistas em montanhas, operadores de equipamentos de telecomunicações, mecânicos e enfermeiros os quais, utilizando um equipamento especial e roupas de proteção para zonas extremas, realizam as expedições na parte norte do continente branco.

Fonte: Diálogo

3 Comments

shared on wplocker.com