EUA reforçam lobby sobre caças Boeing

http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads/2009/02/f-18e-super-hornet-foto-boeing.jpg

Aurélio Gimenez e Gabriel Costa

O lobby da Boeing na negociaçãopara a compra de 36 caças pela Força Aérea Brasileira (FAB) recebeu reforço esta semana. O diretor do Escritório de Programas Internacionais da Marinha dos Estados Unidos (Nipo, na sigla em inglês), contra-almirante Joseph Rixey, participou de reuniões com representantes da FAB e da Marinha, em Brasília e no Rio de Janeiro, para discutir troca de tecnologia.

Um dos assuntos na pauta das reuniões foi o Acordo-Mestre de Intercâmbio de Informações (Miea na sigla em inglês), em negociação entre o nosso Ministério da Defesa e sua contraparte no governo ds Estados Unidos.

Os americanos, interessados nas tecnologias brasileiras de biocombustíveis e de construção de navios, querem que o tratado funcione como modelo para relações futuras em questões tecnológicas e militares. “O acordo permitiria a cooperação direta entre cientistas do Brasil e Estados Unidos em projetos de pesquisa e desenvolvimento”, destacou Rixey, em entrevista exclusiva ao DIA.

Segundo o contra-almirante, as divisões políticas no Congresso americano não ameaçam o compromisso de transferência de tecnologia dos aviões firmado na semana passada, caso o modelo da Boeing, o F-18 Super Hornet, seja escolhido.

No início do ano, a presidente Dilma Rousseff afirmou que a oferta da Boeing seria considerada apenas com a garantia de que a transferência tecnológica não tivesse risco de veto no Legislativo americano.

Fonte: O Dia

43 Comentários

  1. Seria mais vantajoso para o brasil fazer um acordo com russos nós caças e sistem de defesa áreo os americanos nao querem competidores .Temos que seguir o exemplo da China e Indía que chegaram a potencias militares absorvendo tecnologia russa eles nao olham a cara do fregues chegou com dinheiro leva

  2. Pra quê eles querem aprender a fazer navios conosco ??? Não tem algo errado ai?!! Errado digo na noticia….

  3. USA nao transfere nada sensivel. technologia de tren de pouso, rodas, asas e historia pra boi dormir.We know that! Mostra ae como se faz o miolo do pao. A casquinha ja sabemos.

  4. Realmente um acordo com os russos neste momento seria o ideal para o Brasil, no lugar do F-18, o SU 35 séria mais interessante, o momento de parceria com os EUA, passou a muito tempo, eles agora não precisam pensar que com ajuda deles o Brasil desestabilizaria o poder militar da America Latina, melhor eles ficarem com o seu velho tijolo(F-18).

  5. Os russos sao bons, mas amigos, nao devemos apenas comprar sem ter as tecnologias, para mim os franceses sao os melhores. Se … Se os russos oferecerem a tecnologi DOS Su-35 ai noz fechamos e eles podem reforcar nossa EB ou MB, pois para a FAB para mim e melhor os franceses

  6. O deve fazer uma compra de “prateleira” e embarcar em um projeto de caça de quinta geração junto com os Russos ou derrepente até a China. As unicas ameaças a curto e medio prazo para o Brasil se chama EUA ou a OTAN.

  7. Nós temos que cair na real no passado os americanos vetou qualquer transferencia de tecnologia para o brasil porque fazelo agora a nossa única saída é associar com russos franceses senao vamos contunuar dando murro em ponta de faca

  8. F18 SH é tranqueira velha com problemas estruturais e um enigmático defeito de projeto que não deixa o caça voar bem até hoje limitado a não exceder os 7.0 gs. Vive passando por várias atualizações de software de voo e não sanam sua fragilidade.
    Brasil merece caça melhor !!!
    Rafale ou Su-35 !!!

  9. Eu queria muito ver o Brasil fabricando aqui uma versão do Su35… E participando no projeto e desenvolvimento do PAK-FA. Se não for possível,então prefiro os Rafale. Acho que os americanos nunca vão nos dar acesso à tecnologia militar que nos interessa. E o F18 já é “vetusto”…

  10. Sou à favor da compra do Dino F-18 desde que os Yanks desativem a IV Frota,caso contrário prefiro um vetor superior que seja capaz de superar este velho senhor em todos os aspectos.Su-35 produzido NO BRASIL e mais um projeto Low com participação russa.Se não tomarmos cuidado o eixo EUA/OTAN faram conosco o que fazem com a Líbia hoje e despejarão Tomahawks sobre nossas cabeças.

  11. Eu encontro aspirador de pó importado do Canadá…e me pergunto…o Brasil não tem tecnologia pra fabricar essas e outras geringonças?
    Quer a tecnologia para quê dos caças? só para dizer que tem?
    Muitos aqui dizem que os EUA são as maiores ameaças num curto-prazo…
    Sendo assim, o ideal é comprar os caças russos de prateleira e pronto.
    e rápido. e uns 2 submarinos atômicos…
    Mas pensem bem…a Líbia sendo o quê foi, conseguiu constranger a Otan…
    Quem em sua sã consciência acha que o Brasil sofre ameaças? por favor sim, investir em segurança sim é imprescindível… falar de ameaças externas com convicção….me desculpem….mas é paranóia…não estou dizendo que não quero a a melhor das armas p o Brasil, quero sim, mas pelos motivos certos, e não por complexo de inferioridade, pensem nisso.

  12. Eu pegava o dinheiro e investiria em infataria, transformando até o mais simples soldado ou marinheiro a nivel de força especial.
    Tambem financiaria o treinamento de tropas auxiliares a um nivel que em caso de necessidade, poderiam ser chamados a combater com pouco tempo de treinamento.
    Essa tropas auxiliares serias as PM, Policiais Civis, Marinheiros mercantes e profisionais de seguranças e escolta armada.
    Com todo esse pessoal o Brasil talvez tenha um dos maiors efetivos do mundo.
    Alias, a forma como as policia e dividida em militar em civil foi feita pensando nisso…
    Quanto aos aviões… Material de expediente para funcionarios publicos trabalharem confortaveis.

  13. Ao longo de décadas os EUA e seus aliados com toda oportunidade que tiveram decepcionaram na credibilidade.
    As Malvinas estão tomadas com ajuda deles, Bases na Colômbia, quarta frota, sabotagem de fornecimento de materiais sensíveis e as informações Wikileaks.
    Agora a Dilmona tem que tomar uma decisão.
    De fato mesmo é o seguinte : não coloque todos os ovos na mesma cesta, que se ela cair já era. Entendeu?
    E lógico, a imprensa vai ser usada para formar opinião.

  14. Nelore, para o Brasil, os USA são até piores do que os chineses, porque eles sempre se mostraram inimigos do Brasil, eles vem prejudicando o Brasil há varios anos, eles não querem que o Brasil fabrique caças ou foguetes, ou qualquer armamento militar. O Brasil foi parceiro dos EUA, na 2ª GG e o sangue dos pracinhas(FEB) foi a moeda paga, desde então o Brasil por parte dos EUA, só tem recebido desprezo e deboxe, essa é a nação que o Brasil tem que se afastar de qualquer parceria, principalmente na área militar. Infelizmente a “guerrilheira” ainda não se deu conta do erro que ela esta cometendo. Aproximar dos USA, tem que ser com muita cautela, e sempre pensando que pode ser prejudicial. Há os chineses também não valem nada.

  15. alberto nishioka,não complexo de inferioridade e acho que a Líbia está muito longe de costranger a OTAN,uma força aérea que foi varrida do mapa em dois dias isso sim é bastante constrangedor.Quanto a ameaça da IV Frota é bastante real gerando protestos tanto do Brasil como partes de nossos vizinhos,assim como nosso END que está sendo todo estruturado para uma guerra assimétrica levando em conta uma invasão extrangeira e uma possivel guerra na região amazônica.O própio ex-ministro Jobim já havia manifestado preocupação sobre a tentativa da OTAN(Organização do Trztado do ATLANTICO NORTE)querer expandir suas operações No ATLANTICO SUL.Agora pergunte-se pra que?
    À propósito,meu aspirador,geladeira,micro-ondas,liquidificador,etc…São made in Brasil,comprei um compressor de ar recentemente de uma marca nacional mas quando cheguei em casa vi para meu desgosto que era made in China.
    Sds

  16. Nada com o gringo em matéria de defesa, eles colocam um chip de localização e detonam o aparelho, leiam na internet.

  17. Muitls se perguntam caças pra que?submarinos pra que?sistemas de defesa aérea modernos pra que?
    Se alguem tiver a oportunidade de se encortrar com o Kadafi perguntem ao ilustre tirano se ele não se arrepende de não ter modernizado seu sistema de defesa a era soviética?
    Até a um ano atrás essa pessoa bizara trocava luxuosos hotéis de paris por uma tenda montada na região central da cidade.Bem hoje os Rafales são a coqueluche do momento.
    Talvez ano passado ele se perguntasse:caça pra que?Submarino pra que?Sistema de defesa modernos pra que?Hoje ele ando como um rato em seu própio país.
    O Brasil é maior que a Líbia e tão grande como nosso país é cobiça extrangeira por nossos recursos naturais.Abramos os olhos senão poderemos correr sérios perigos.

  18. Apesar de alguns Brigadeiros e Almirantes insistirem na teimosia JA ERA BOEING PERDEU Seria uma tolice adiquirir o F18 CARECA BANGUELA E CONDICIONADO e vivermos por 50 anos revitalizando alem de continuarmos dependentes de serviços e subjugados sem autosuficiencia tecnoindustrial.Ou vencera o NG e se fosse uma concorrencia seria ja teria que ser tido como vencedor a muito tempo.Molhando bem a burra dos Suecos eles repassam tudo e depois dão seus jeitos em foruns contra ações,foi assim que tivemos o SIPAM-SIVAM na integra e no dia seguinte da inauguração do primeiro modulo ja tinhamos mudado todos os codigos.Ou teremos o NG ou teremos vetores Russos ou ate Chineses JOHN BOB GO HOME…VAZA.

  19. Gostaria mesmo de parcerias entre os Bric’s…Afinal, temos interesses e desafios comuns, estamos bem distantes geograficamente deles e podemos nos complementar economicamente.
    Quanto aos EUA, não confio nadinha neles, mas não são, claro, ignoráveis.
    Pode-se ter com eles vários negócios, mas nenhum na área de equipamento militar imprescindível. Além disso, é público e notório que não transferem tecnologia ( e não estão errados, mas é o que precisamos).
    Mas essa questão de capacitação tecnológica depende mais de nós mesmos fazermos nossa ‘lição de casa’, com investimentos em educação de alto nível (em todos níveis) e muito investimento em pesquisa e desenvolvimento, do que dos outros nos transferirem, mesmo por preços altos, esse conhecimento.
    E sem pessoal capaz ( em quantidade e qualidade, não apenas algumas centenas de pesquisadores) de absorver, nada adiantará fechar acordos de ‘transferência de tecnologia’.
    Mas, embora não entenda nada de caças, acredito que do FX-2 é melhor apostar nos rafales, e mais a longo prazo, em parcerias com russos ( e quem sabe chinas, afinal, estão evoluindo bem…)

  20. Sera que todos estão hipnotizados em grupo e não percebem a manipulação midialitica internet afora para hoje favorecer o F18 ja que sentiram que o Rafale ja era?O que tem de Brasileiro que prefere ver o pais subjugado e dependente por pura ignorancia xenofobica ideologica é como tentar contar as estrelas do céu.

  21. gente sinceramente seria melhor o su35 e gripen ng no brasil que o f18 nas cores da fab.seria ideal o su35 caça pesado[superioridade aerea] e o gripen caça leve seria o ideal p/ a brasil ;ñ seria o f18 a melhor opçao para o brasil .o rafale muito caro ,o gripen mais baratomais ou menos isso seria o ideal o um pais que quer se menbro permanentec/ direito a veto no conselhor de segurança da onu,ate desenvolver um caça totalmente nacional;motores avionicos,sensores,armas etc tudo projetado ,dessenvolvido,e produzido aqui ai sim poderiamos construir qts caças quisessemos e vederiamos p/ quem quesessemos sem correr risco de ñ poder vender,pq tem tecnologia de fulano e de ciclano{paises} que nao querem q sua tecnologia caia nas maos de fulano e de ciclano[paises compradores]como aconteceu c/ o AMX isso so um exemplo sem fala do {OSÓRIO} que teve a fabrica fechado e ate comsumiram c/ o projeto vencedor. NAO PODEMOS REPETIR TAIS ERROS DO PASSADO EM UM FUTURO[BREVE OU DISTANTE].

  22. Gente, esta noticia pode ser boa. Deixemos as decisoes para o AC da FAB, eles sao os prfissinais que sabem o que e’ bom para a forca. A MB tambem sabera avalir se o SH e’ o mais adequdo. O RAFALE e’ um aviao caro e de um so’ usuario, ademais as duas experiencias co avioes franceses sao negativas e caras. E’ so’ comparar com o F-5…

  23. PAU QUE NASCE TORTO,MORRE TORTO
    .
    .
    Espero que este acordo não seja igual aos anteriores,onde o governo brasileiro daria uma carta branca aos americanos aqui no Brasil;assim eles poderiam fazer o que quisessem, seriam os intocáveis;como se já não bastassem a pilantragem tupiniquins,que usam e abusam da impunidade.
    .
    Más para não ser o radical,espero que certos paradigmas comportamental deles com nós e vice-versa,sejam quebrados.
    .
    Vou pagar para ver,até onde houve realmente alguma mudança.-Rsrss.

  24. Titia Dilma não compra caça nenhum e deixa esses otarios eternamente revitalizando e pressurizando F5 com super-bonder porque são baba ovos de Americanos e gostam de sofrerem rsrs Compra bastante foguetes,plataformas de defesas antiaereas e submarinos A FAB é cria Yankee e a MB so gosta de sucatas Inglesas rsrs Enquanto o EB não tem frescura e prefere equipamentos de tecnologia de ponta independente da origem de procedencia.

  25. Rafales com TT rsrs so se for com uma fotinha da Carla Bruni de topless pra fazer o piloto sorrir rsrs Ate a SAAB que dizia que teriamos a propriedade intelectual do NG ja mudou o discursinho onde apenas seremos seus socios e condicionados a vendermos para Latinos e Africanos rsrs Que boa lista de compradores heim rsrs O melhor é fazer su35BM sob licença do zero aqui e aprender fazendo e encima disso criar.Mas se essa quadrilha dos IRMÃOS MANGUAÇAS aceitar a propostinha Russa do 6.0 secreto ao invez de amarelar e abrir as perninhas pros Yankees embora eu tenha quase que a certesa que vão amarelar porque são medrosos.Quem tem rabo preso teme né Temer?rsrs rsrs

  26. Vejo que continua havendo uma excessiva preocupação com a IV Frota.

    Para inicio de conversa, não houve transferencia de navios do Pacifico para o Atlantico, pelo contrario, a Frota do Pacifico é bem maior que a do Atlantico e continuará sendo.

    O que antes era feito com navios, baseados em Norfolk, Mayport e outras bases , administrados pelo comando da II Frota, baseado em Norfolk, a maior base naval do mundo e também extremamente congestionada, agora, operações navais, no caribe e ao redor da América do Sul, são administradas por um comando separado baseado em Mayport na Florida.

    Não há navios designados especificamente para a IV Frota, mesmo aqueles baseados em Mayport.

    Por exemplo, o USS Samuel Roberts, baseado lá foi enviado à Tanzania Africa, área de responsabilidade da VI Frota.

    Hoje, o maior navio atuando sob ordens da IV Frota é o gigantesco navio hospital USNS Comfort que encontra-se novamente no Haiti prestando ajuda humanitária.

    Caso o USNS Comfort fosse enviado ao México, por exemplo,
    ele estaria sob ordens da III Frota cujo comando é em San Diego na California.

  27. Pro bem ou pro mal (acho q pro mal) a Dilma ja deve ter feito a opção pelo f18, é so um palpite. Caso esse lobby fosse do Rafale tinha gente esperneando q gritando, mas como eh do tio sam , nao tem problema.
    O Rafale pode nao ser a proposta ideal, mas no atual momento eh o menos ruim, mas d que adianta ponderar alguma coisa?
    Aposto q esse pessoal vai levar, mais uma vez, infelizmente

  28. Notem que no começo a PIGada GDA se manifestava intensa pelo F18 internet afora.Como os caras não transferem nada e seus simpatizantes pareceriam como trairas para uns do quesitos que é autosuficiencia e independencia tecnoindustrial entrou em cena o X9 Espião Jobim que sutilmente influenciou Lula e Amorim.Como ele sempre fez com astucia de Cobra ate com FHC o leiloeiro rsrs e a midia PIGada GDA abraçou Jobim como futuro Presidente do Brasil e o Rafale como sonho de consumo rsrs Depois de pirracinhas do MANGUACEIRO e os F5 presurizados com super-bomber na CRUZEX e mais evidencinhas secretas comprometedoras a Mosca Varejeira de Marignac foi pro béléléu rsrs rsrs Agora com o MRE Kit Gay desmunhecando quando fala AFF QUE DOR NOS QUARTOS rsrs rsrs e a MANGUACEIRA querendo agradar Yankee pensando se blindar se houver uma insubordinação e revolta popular face as roubalheiras e escandalos a Midia PIGada GDA assim como seu mais fiel golpista mentor Jobim investiram descaradamente no Dinossauro que receberemos careca e banguela e que viveremos por uns 50 anos revitalizando sem ao menos termos autorização de comercia-lo e se vai pelo ralo o sonho de autosuficiencia e independencia tecnoindustrial alem de continuarmos a sermos quintal de Yankee com possibilidades de sermos promovidos a sermos garagens deles rsrs rsrs bastando apenas lhes entregarmos voluntariamente Alcantara para os babacas verem os foguetes deles com as parafernalhas deles subindo pro espaço e alegresinhos com as caras chamuscadas de foligem exaltarem UAL O BRASIL LANÇOU UM BAITA FOGUETÃO DE RABÃO FUMEGANTE e eu estou convencido companheiros como nunca antes na historia deste pais que quem descobriu o Brasil foi o Lula e quem melhorou foi a Dilma com ajuda Yankee rsrs rsrs Tomem vergonha nessas caras sem vergonha e sejam realmente Brasileiros cambada de Plutos e Patetas.

  29. Tem gente aqui que está no emprego errado, deveria estar fazendo previsões, coitadinha da Mãe Dináh, neguinho não erra uma.
    Eu fico em dúvida se ele é humano, por que ele tem mais de duas faces, ele tem horas que é de esquerda, hora que é de direita e tem alguns momentos sei lá eu de que lado ele é, é chocante.
    Antigamente sua “Bola de Cristauuu” previa que ia vir aviões russos, chegava a espumar pelas beradas da boca que ia vir Su-35 e bla bla bla, que ele ia ser produzido sob licença e todas estas baboseiras.
    Agora veio com um papo de NG e um novo caça de uma nova geração, p8rr@ meu se decide, tem gente que gosta de dar desinformação.
    Coitada da imprensa PIG fica no chinelinhooooo.

  30. O su-35 é uma versão melhorada do Su-27 do inicio dos anos 70
    o F18SH é outro caça ,não uma versão melhorada do F18.
    Além de ser mais recente ele é a espinha dorsal da maior e mais poderosa marinha do mundo a USNAVY ou seja é mais do que confiável e testado em combate. Parem de ser Anti-americanos pq vc respiram a cultura americana e não reclamam disso hhahahhahha

  31. ViniciusSh por acaso o SH é de Super Hornet?Realmente o projeto do Su-27 é 2 anos mais velho que o SH.Mais o Su-27 foi projetado para vencer o F-15 que é a espinha dorsal da maior força aérea do mundo.E o SH foi feito para vencer quem?
    Caso não saiba o YF-17(atual F-18) perdeu uma concorrência para o F-18.Ora vc realmente quer que a FAB compre um caça rejeitado pela maior força aérea do mundo?
    Pra mim o melhor caça da atualida é o F-22 em seguida vem o F-15 e Su 35 em pé de igualdade,como o F-15 não nos foi oferecido fico com o Su 35.

  32. Outro argumento válido é que o SH veio para substituir de uma só tacada os aviões o A 7 corsair II o A 6 intruder e o F-4,aviões com capacidade de ataque ao solo.Quem exercia a função de defesa aérea da frota era o casca grossa do F-14.Como o F-14 só voa na força aérea do Irã eu fico com o Su 35.

  33. Amiguinho voce apenas demonstra ter a mente como a grande maioria que habita no mundo bi-color do Tóto que a tudo ve azul ou vermelho rsrs rsrs e pensa que se optar por algo ao mesmo tempo estara vendendo a alma pra quem de quem comprou rsrs rsrs.Assossiação com EUA nem precisa citar mas com a França ate estrategistas militares apontam como a maior furada rsrs e resta o que dentro desta licitação prostituida conduzida por bandidos?Se fossemos um povo de coragem o SU ja teria levado o FX desde o começo e no meu entender esse comando da FAB de hoje é de Brigadeiros que tem cordão umbilical com Yankees e sendo assim DILMA COMPRA NADA DEIXA ELES VIVEREM PRESURIZANDO F% COM SUPER BONDER rsrs O EB que foi quem mais reprimiu e quem fez os Presidentes da repressão foi o primeiro a romper no final da decada de 70 seu cordão umbilical com a Escola das Americas pois percebeu que as intenções iam alem de ideologias mas sim a um expansionismo que fere a nossa soberania.Enquanto tivermos essa minoria remanescente subjugada Yankee em nossas Forças Armadas e uma classe politica prostituida e vendida a roubar de todas as formas e a se afinarem ate com elites e a dividirem nossas minorias seremos o que somos um povo coadjuvante e serviçal e nada mais.ANTIAEREODA SILVA voce tem que comer ainda muito feijão antes de pensar em discutirgeopolitica e geoestrategia comigo,tenho argumento pra ficar aqui trocando figurinha com voce ou com qualquer outro eternamente se preciso for rsrs rsrs

  34. O Brasil precisa de 2 tipos de caças:

    – Um pequeno, para utilizar as nossas estradas como pista;

    – Um possante, para atacar o inimigo a longa distância.

  35. 1maluquinho tu tem razão ao dizer que o EB é bem mais versátil e pragmático. A FAB e a MB tem infelizmente uns reacionários em seus quadros

  36. ADRIANO infelizmente isso é uma realidade.Sinceramente o EB tem me surpreendido muito,é o que mais sofre com a verba que lhe é destinada pois tem uma larga folha de pensionistas e mesmo assim cria,inova,aperfeiçoa.A MB tem a função de gerenciar a area atomica mas no reequipamento fora o SNB contenta-se com sucatas Iglesas e a FAB sonha em viver revitalizando o condicionado F18.Essa mentalidade do tempo dos anos de chumbo faz mal a toda a nossa sociedade.Se comprarmos o SU35 não nos transformaremos em comunistas.Os EUA usam de pressões e chantagens de todos os tipos e alguns cedem.

Comentários não permitidos.