Telegramas inéditos, mantidos sob sigilo por mais de uma década, revelam que foram tensas e conflituosas as relações diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos logo depois da redemocratização brasileira.
As reportagens disponíveis na Folha deste domingo, assinadas por Rubens Valente e Fernanda Odilla, ocorrem a partir de despachos guardados há mais de uma década e liberados pelo Itamaraty após pedido da Folha.
O jornal de domingo, com a reportagem completa, já está nas bancas. Assinantes podem ler a íntegra aqui a partir da madrugada.
Entre as informações que a Folha publica neste domingo está que a embaixada brasileira em Washington foi grampeada –o embaixador brasileiro à época, Rubens Antonio Barbosa, relatou interceptação em telefones em despacho de 2001. Segundo Barbosa, a situação foi passada ao Departamento de Estado americano, mas não houve reação.
Produzidas entre 1990 e 2001, as 261 mensagens confidenciais trazem acusações de espionagem, violação de correspondência e de bagagens de diplomatas, além de críticas à política norte-americana, assuntos abordados na edição de amanhã.
FOLHA TRANSPARÊNCIA
Esses despachos integram um arquivo de 1 milhão de páginas trocadas entre o Itamaraty e as embaixadas do Brasil no exterior. Depois de um pedido da Folha, o governo liberou acesso aos papéis. Por seis semanas, o jornal pesquisou o acervo, guardado em 650 caixas no subsolo do prédio do Itamaraty, em Brasília.
A divulgação desse conteúdo, que está disponível em (é só clicar) transparencia.folha.com.br, faz parte da nova etapa do projeto Folha Transparência para dar publicidade a documentos que, apesar de públicos, não podem ser acessados livremente.
“Produzidas entre 1990 e 2001, as 261 mensagens confidenciais trazem acusações de espionagem, violação de correspondência e de bagagens de diplomatas, além de críticas à política norte-americana, assuntos abordados na edição de amanhã(…)”
Que bonito! Eh, eh não é por acaso, isso foi o período de maior vassalagem da nossa história quando tínhamos os entreguistas tucanos-demo-pefelistas no governo brasileiro.
O óbvio…
Coleta de informações em orgãos críticos de Estado, como embaixadas é extremamente tradicional ao longos dos tempos (e não estou falando de guerra fria – o seu auge – ela é bem mais antiga, na dúvida, perguntem aos romanos)…
Tão antigo quanto a civilização, é a constatação que informações privilegiadas de Estado, podem ter valor extremamente alto, tanto para atores econômicos como para os políticos…
A constatação de grampo de orgão de Estado extremamente sensível, não significa necessáriamente agentes bobos e maus exógenos (jogar culpa no outro – típico de nossa cultura, infelizmente…), já que o grampo pode ter sido inclusive, feito por agentes privados econômicos e não estatais… Demonstra claramente a falta de capacitação em orgãos de inteligência e contra inteligência brasileiros…
Se o Brasil quer assumir sua posição de destaque no mundo, terá que começar com o básico: Serviços de inteligência e contra inteligência estatais no estado da arte…
Falta uma política séria e CONTINUA de aprimoramento, e principalmente, investimento nesses orgãos para proteção de informações críticas para o Estado e seu povo…
Hummm que novidade heim rsrs São conflitantes e serão cada vez mais conflitantes se realmente queremos conquistarmos nosso espaço e defendermos nossos interesses.Isso é normal em diplomacia e tera o desfecho que os Vampiros buscarem ter…Brasil acima de tudo liberdade.
.
.
_________
“261 mensagens confidenciais trazem acusações de espionagem, violação de correspondência e de bagagens de diplomatas”
__________
.
Agora os amantes da terra Yankee dirão que os USA estão certos em abrir as nossas correspondências, pois o Brasil fica passeando no Irã e talvez tenhamos relações com os terroristas… que devemos ser alinhados com eles(USA), e deixar todas as nossas “informações confidenciais nacionais” ficarem abertas pelos grampos, tudo transparente em nossas malas para o patrão Yankee é a melhor forma de manter o Brasil a salvo dos inimigos “vermelhuxos”…. entreguismo pouco é bobagem não é mesmo? E realmente no mundo árabe tem muito vermelhuxo né!!
.
Afinal quem não deve não tem o que esconder não é mesmo, pra que ter segredos com o povo amigo dos USA?? Afinal, o que é bom pra eles é bom pra nós… devemos somente ficar alinhados e aceitar tudo isso como se não fosse nada de grave, afinal que importância tem o nosso país querer fazer suas coisas independentes e em segredos por ai? Melhor ficar subalterno do que virar competidor com os USA… e pior é que deve ter gente pensando assim por ai!!
.
Pra mim isso ai chama-se “CRIME DIPLOMÁTICO INTERNACIONAL” pois viola a Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas (CVRD), de 1961.
.
Espero que o Brasil deixe de ser um capacho covarde e tome providencias a respeito!!
.
Valeu!!!
Agr q eles estão sabendo disto? Em Berlim, Toquio,em londres, e já foi dito até em Buenos aires . Q tomem contramedidas e medidas p evitar a repetição deste fato, e lá vai a reciprocidade…Sds.
Me admira os aloprados pregadores do PIG aceitando como veridica um postagem da “imprensa golpista”?… logo ela,”tão sabidamente entregue ao caprichos yankes”… estranho… dois pesos e duas medidas… me lembra Roberto Romano, filósofo da Unicamp, qndo afirma: “toda vez que é cobrado e criticado (ele se refere ao lula) volta à cantilena das elites golpistas, da imprensa golpista e apela para a sustentação entre as massas e os movimentos sociais”… aprenderam bem com o patrão… demagogia ao extremo… vitimização dos hipocritas… acham que podem tomar conta do pais pela intimidação rasteira… ufanismo amador… não há mais no pais espaço para chavismos e castrismos… vivemos em uma republica… não temos rei… VIVA A IMPRENSA LIVRE…
Se quisermos ser um player de verdade temos que nos ”profissionalizar” porque o BRASIL esta cheio de amadores e mau intencionados, e já passou da hora de se tomar uma providência para por fim nessas coisas .
Chega a ser surreal como tudo é encarado com desleixo nesse país até algo ultrajante como isso! infelizmente isso deve ser só a ponta do iceberg,tenho certeza que mais coisa virá para nos envergonhar !
Interessante que politicos no Brasil continuam discutindo assuntos de estado por telefone.
pare que tem alguem que conta tudo que a Dilma fala para jornalista.
Os militares e pessoal da defesa deve pensar em nova doutrina, em que é impossivel agir totalmente em segredo.
Quantos pessoas nos altos escalões são compradas,chantageadas dão informações de Estado para externos?.
O que a ABIN deveria fazer é desentocar esses agentes, descobrir quem são e mostrar para eles que nos sabemos quem é ele.
Mas e daí?
Isso é assim mesmo, todo Estado que se preze tem um bom serviço de inteligência funcionando 24 hs por dia.
O Brasil também deve ter e está trabalhando, espero eu.
Vacilão é quem caiu no grampo, e se descobriu era só não fazer alarde e trabalhar na contra informação.
————-
http://pt.wikipedia.org/wiki/Espionagem
.
.
Nada de dois pesos não meu caro, eu mesmo ja falei, as vezes a imprensa golpista da uma de bonzinha e diz a verdade,relata os fatos de forma apolítica, pra poder falar a todos que não mente… mas se mentiu e não provou dançou segundo o que acredito…
.
E também expliquei os dois lados da mesma moeda, o da TV Globo aberta e o da Globo à Pagamento… todos entenderam se leram o que eu disse no outro post, alias é fato muito debatido na internet, procura blogs por ai e verás do que esto falando, é difícil entender pra quem não tem TV a assinatura em casa, e assim não nota a diferença do jornalismo, na Globo News as coisas são completamente diferentes, tem mais analise e jornalismo verdade, menos posicionamento politico, menos propaganda Yankee… mas quer fazer a desqualificação de quem não concorda contigo, faça, pois todos percebem que isso demonstra somente insegurança em sua crenças e falta de argumentos para contrapor!!
.
Faça politica sempre que quiser, pra mim falou e não provou na imprensa tem que pagar por difamação e tudo mais… isso é democracia, a lei protege os dois lados, difamou o outro, ele tem direito de resposta e à indenização!!
.
E sim, VIVA A LIBERDADE DE IMPRENSA QUE DIZ A VERDADE E PROVA O QUE DIZ COM DOCUMENTOS como é o caso aqui deste post, a FOLHA demonstra documentos, não acredito na folha assim por que “Ela diz” como o senhor quis distorcer, mas nos documentos que trouxe!!!
.
Valeu!!
Cabe ao Itamaraty, resolver se denuncia ou nao, caso configurado crime, e seja de INTERESSE do Estado brasileiro…
Em nivel de Estados soberanos, as coisas nao e tao preto e branco, apesar de serem referenciais de extremos…
Se todos os casos de coleta de informacoes fossem denunciados pelos Estados, o clima no mundo ia esquentar muito, para dizer o minimo…
na epoca do governo dos traidores da patria corruptos(collor e fernando henrique) o brasil nada mais era do que um grande(em todos os sentidos) VASSALO DOS EUA,e as coisas se resumiam aos eua mandarem e o brasil obedercer….mas o tempo passou,o povo acordou,e hoje nosso BRASIL E SOBERANO e esta ficando a cada dia mais forte,CHEGA DESSAS HUMILHACOES DO PASSADO,FORA TRAIDORES DA PATRIA!
O Itamarati esta preocupado em distribuir o rentavel filão da copa e olimpiadas para aqueles que lhes darão singelos agrados.Que governo mais FDP que aguarda uma referencia como a AVIBRAS agonizar para querer abocanhar parcela acionaria……Não tenham duvidas bisbilhotamos a miliano todos quanto podemos tambem.Deveriamos sim termos mais controle em malas e containers diplomaticos sorrateiramente na maciota sem fazer alarde e quando algo não licito for detectado fazermos como fez a Argentina botando a boca no mundo e mostrando a todos as faces dos Demonios.
O estrangeiros que nasceram aqui ainda tem o descaramento de tentar justificar isso! Apenas demonstra que os EUA nunca foram nossos aliados, sempre nos deram o mesmo tratamento de cachorro viralatas. Tem gente que gosta de ser tratado assim, e ainda abana o rabinho. Devemos apenas tratar eles do mesmo modo. Nada de comprar armamento dessa gentalha!
Uma duvida: pq q toda vez que aperece uma noticia que mostra os EUA tentam passar a perna no Brasil, as raparigas dos USA correm pra falar do Lula???
oq q tem a ver uma coisa com a outra???
um sugestão pros escova botas do tio sam: se mudem daqui e vão engraxar sapatos nos EUA… é tão simples !!!
A Russia também foi pega no flagrante espionando a Inglaterra, a china não só espiona os EUA como também os sabotam, ou seja, normal para as grandes potencias. O Brasil é que tem que se precaver com procedimentos e tecnologias anti-espionagem.
E vamos parar com chora-chora, isso faz parte do jogo e nosso Brasilzão precisa ir pra cima deles e mostrar que tem força no mundo.
Só mais uma coisa: pra quem acha que a espionagem ocorreu só no governo do FHC, tá muito enganado, isso ocorre até hoje, vamos cair na real.
Abraços
E ainda vai ter gente para defender os EUA.
Como tem Brasileiros Bobinhos que tentam amenizar as coisas…
Esse ocorrido só é normal para que aceita e se submetem,
ISSO NÃO É NORAL, ISSO É CRIME!!!
.
Já estão acostumados a levar ferradas que aceitam tudo na maior naturalidade.
É lamentavel.
São os americanos de sempre, qdo são os interesses deles às favas as leis internacionais, lembram do caso na argentina, qdo a mulher que governa lá, porque também teve marido presidente, barrou a carga americana e vistoriou, eles subiram no salto!Manda quem pode, obedece quem tem juízo, isso é justo!
Dizer o quê, de um País que chama seus agentes de inteligências pejorativamente de ARAPONGAS?
Nosso país deveria ter uma politica de contra-espionagem.
O nosso pais é dos mais vulneraveis do mundo, e agora com esse crescimento do interesse internacional pelo nosso pais…. poderemos ficar a merce
Se isto é normal, que se experimente fazer o mesmo aqui no Brasil com a embaixada do EUA, inclusive abrindo as malas e correspondências diplomáticas…
.
Qual será a reação do EUA? Vai achar normal,já que todo mundo faz… e “está tudo bem”?
Se reclamarem, o nosso governo ignora, não dá resposta e ainda continua as violações de malas e correspondências…Será que vão dizer: “Ok Brazil”, if we can , you can!
.
Duvido muito…
Pessoal,temos que ter as nossas armas nucleares. Só isso nos trará garantia de defesa soberana.