Tiangong é um protótipo de oito toneladas que ficará em órbita durante dois anos
A China lançará no início de setembro o módulo não tripulado Tiangong I, um protótipo de laboratório espacial que será o primeiro passo do país asiático para a criação de uma estação própria de pesquisas no espaço, informa o jornal Global Times.
O protótipo e seu foguete propulsor já estão sendo preparados no centro de lançamento de Jiuquan, no noroeste do país, à espera de condições meteorológicas favoráveis para o lançamento em poucos dias, embora a data exata não seja divulgada até a última hora.
O Tiangong (“Palácio Celestial”, em mandarim) é um protótipo de oito toneladas que ficará em órbita durante dois anos.
Naves do modelo Shenzhou lançadas durante esse período realizarão, junto a este protótipo, os primeiros acoplamentos do programa espacial chinês (primeiro com veículos não tripulados e mais tarde com astronautas).
Segundo o programa espacial chinês, desenvolver as complicadas técnicas de acoplamento espacial é um passo vital para o sucesso da primeira estação espacial da China, que o país deseja ter em funcionamento até 2020 – uma resposta à rejeição de outros países a que Pequim se envolva mais na Estação Espacial Internacional (ISS).
Na semana passada, um satélite de última geração chinês foi perdido ao não entrar na órbita designada, o que semeou dúvidas sobre o futuro de todos esses projetos, mas responsáveis do programa espacial garantiram que o lançamento do Tiangong e as futuras Shenzhou seguirão os planos previstos.
.
.
Sem comentários…
.
Pelo amor de deus, “semeou dúvidas sobre o futuro de todos esses projetos”, isso foi apenas uma falha que com certeza eles iram tirar valiosas lições, imagina se os EUA e a URSS desistissem após uma falha no programa espacial deles, tenho certeza que isso ajudou eles a evoluirem em seus programas.
Parabéns!Esses estão comprometidos com seu povo e país!Aqui no brasil os caras estão comprometidos com os interesses fisiológicos deles e do partido que se filiam, por isso que querem se apropriar do EStado!Ou vocês acham que é pro bem do Brasil e dos brasileiros?Não se enganem!
considero alem d q os chineses aproveitam bem sua tecnologia espacial, q talvez por deficiencia de seu lançador/experiencia do seu programa espacial, o ‘palacio celestial’ seja muito menor q a MIR.
mas lembrando, q antes da MIR os russos lançaram diversos Sayullt/Almaz q nao chegam nem perto do tamanho colossal q era a MIR. nao falo da ISS pq oras, ela é o cume do esforço conjunto de uma sociedade humana, entao, o maior invento cientifico humano nao serve jamais como parametro.
sorte aos chineses, e espero sinceramente q eles usem a ‘porta espacial’ igual a da ISS para eles poderem dialogar com as outras agencias espaciais. NASA, Roskomos, ESA, vcs tem o dever de ajudar os chineses nessa porta universal — quase como uma USB espacial.
abraços a todos.
‘porta espacial’: nao lembro o termo tecnico, mas é oq permite a acoplagem entre duas capsulas/onibus espaciais, as vezes de diferentes nacionalidades. um exemplo de universalidade dessa porta, foi o encontro da MIR e onibus espacial americano, o encontro soyuz Apollo, e por ai vai.
Enquanto isso o BRASIL ñ consegue lançar um foguete , o tal do VLS. Vai se Lascar Seu..Qual será o motivo? Trágico.
O Problema do Brasil é um só: Político. O modelo populista que adotamos, oriundo dos EUA e da França, não serve para nada.
Comecaram depois e estao anos-luz a frente. O grande problema do programa VLS e politico. Alem de problemas de gestao interna da propria FAB. Que eu saiba, os comandantes do IAE sempre foram oficiais aviadores, coisa sem sentido ja que o foco do instituto e cientifico. Portanto, seus comandantes deveriam ser oficiais engenheiros. De todas as Forcas Armadas, a FAB e a que mais carece de gestao eficiente. Infelizmente. Mas sao os mais orgulhosos, porque tem as “asas”.
O brasil vai demora séculos para chegar nesse nível pois a politica aqui nesse país é arbitraria so funciona com interesses, para lavagem de dinheiro é so ponto final.