Defesa & Geopolítica

Navio-Patrulha Fluvial Roraima realiza Ação de Presença, Patrulha e Inspeção Naval no rio Japurá

Posted by

Navio-Patrulha Fluvial “Roraima” nas proximidades da cachoeira do Jacamim

Durante a Operação “Ágata I”, o Navio-Patrulha Fluvial (NPaFlu) “Roraima” (P30) realizou Ação de Presença, Patrulha e Inspeção Naval em toda calha do rio Japurá, com a participação do 3º Pelotão Especial de Fronteira de Vila Bittencourt e do Esquadrão 1º/12 – Esquadrão de Veículos Aéreos não Tripulados (VANT) com sede em Santa Maria (RS).

O VANT observou, ao longo de três dias de voos na região, indícios de um grupo de pessoas isoladas, em atividades suspeitas na região, nas proximidades da fronteira do Brasil com a Colômbia. Ao ser acionado no dia 13 de agosto, o NPaFlu “Roraima” desatracou de Vila Bittencourt, acompanhado de 4 lanchas orgânicas do Exército Nacional da Colômbia, 2 Embarcações de Transporte de Tropas do Exército Brasileiro e 2 Lanchas de Ação Rápida da Marinha do Brasil, além de dois Grupos de Combate guarnecidos por Fuzileiros Navais do Batalhão de Operações Ribeirinhas.

Na Operação “Ágata I”, realizada de 05 a 19 de agosto, na Amazônia Ocidental, coube a Marinha do Brasil o papel de prover apoio médico, logístico e demonstrar um bom trabalho diante das possíveis ameaças, navegando 46 km do rio Apaporis e mais 29 km no rio Traíra. Toda a navegação foi concluída com sucesso, cabendo ressaltar que o rio Traíra, de características marcantes em sua sinuosidade, largura aproximada de 70 metros e sondagens variando entre 1,9 a 6,5 metros, com média de 4,5 metros de profundidade, permitiu que o P30 atingisse, com sucesso, a cachoeira do Jacamim, limite natural do rio, nunca antes navegado pela Marinha do Brasil.

Fonte: Marinha do Brasil

22 Comments

shared on wplocker.com