Defesa & Geopolítica

Nasa começa a testar o primeiro humanoide do espaço

Posted by

http://info.abril.com.br/aberto/infonews/fotos/armas-robos-nasa-20100204181108.jpg

Controladores da Nasa (agência espacial americana) ligaram, a distância, os circuitos do primeiro humanoide enviado ao espaço –o Robonauta 2 ou R2–, que se encontra atualmente na ISS (sigla em inglês de Estação Espacial Internacional).

No primeiro teste, na segunda-feira (22), foram acionadas as quatro câmaras que servem de “olhos” e mais uma suplementar, localizada na boca do robô. Enviado no final de 2010 com a tripulação do Discovery, na última missão do ônibus espacial, o R2 será colocado à prova como possível “ajudante de astronauta”.

O experimento vai demandar um bocado de tempo. Agora que está ligado, o próximo teste do humanoide, em 1º de setembro, será de movimentos mecânicos dos braços, mãos e dedos.

Se tudo continuar como o esperado, o Robonauta poderá realizar tarefas simples como medir a velocidade do ar no interior da ISS no ano que vem. A longo prazo, a Nasa quer que o robô seja capaz de sair da plataforma para socorrer astronautas em perigo, trazendo-os de volta com segurança à ISS.

Uma versão do humanoide com um par de pernas –o atual vai até a cintura– deve ser lançada em 2013.

Fonte: Folha de São Paulo

4 Comments

shared on wplocker.com