Na Líbia, as companhias de petróleo "entram na guerra"

A batalha não terminou ainda em Trípoli, mas a disputa pelas reservas de petróleo líbio já começou.

Cliford Krauss, The New York Times

Antes do estouro da rebelião em Fevereiro, a Líbia exportava 1,3 milhões de barris por dia. Embora isso seja menos de 2% do estoque mundial,  poucos países podem suprir esta oferta da qual muitas refinarias ao redor do mundo dependem. O retorno da produção irá jogar pra baixo o preço do petróleo na Europa, e indiretamente, baixar a gasolina na Costa Leste dos Estados Unidos.

As nações ocidentais – em especial aquelas pertencentes à OTAN, que está dando o crucial suporte aéreo aos rebeldes – querem assegurar o primeiro lugar na repartição do petróleo líbio.
O ministro das Relações Exteriores da Itália, Franco Frattini, disse na televisão estatal, que a companhia de petróleo italiana Eni será “a No 1 no futuro” do país africano. Frattini assegurou que os técnicos da Eni já estão a caminho da região leste da Líbia para reestabelecer a produção. (A Eni por sua vez, rapidamente, negou o envio de qualquer pessoal para uma área de conflito deflagrado, que representa a maior parte do petróleo que é importado à Itália).
A Eni, assim como a BP inglesa, a Total da França, a Repsol YPF espanhola e a OMV da Áustria ,eram as grandes produtoras na Líbia antes do estouro dos combates, e continuarão no topo após o fim do conflito. Empresas americanas como a Hess, a ConocoPhilips e a Marathon também fizeram acordos com o regime de Kaddafi, apesar da importação líbia representar menos do que 1% da quantidade que os americanos necessitam.
Por enquanto não está claro se o governo rebelde irá honrar os contratos assinados por Kaddafi  ou acabará negociando novos acordos com as companhias interessadas em explorar os atuais campos de petróleo e aqueles  que virão a ser explorados.
Antes mesmo de tomarem o poder os rebeldes sugeriram que se lembrariam de seus amigos na hora de negociar os contratos.
“Nós não temos problemas com as empresas das nações ocidentais como italianos, franceses e britânicos”, afirmou Abdeljalil Mayouf, porta-voz da companhia de petróleo rebelde, a Agoco. Entretanto, em entrevista a agência de notícias Reuters, o mesmo afirmou: “Mas talvez tenhamos divergências políticas com a Rússia, a China e o Brasil”.
Rússia, China e Brasil não participaram das sanções ao regime de Kaddafi e na maior parte das vezes defenderam um fim negociável para o conflito. Todos os três países possuem grandes empresas que estão em busca de acordos e novas oportunidades na África.
O Coronel Kaddafi provou ser um parceiro problemático para as nações ocidentais. Frequentemente ele aumentava a taxação sobre as empresas e fazia exigências. Um novo governo com laços fortes com a OTAN seria o parceiro ideal para as nações ocidentais negociarem. Alguns especialistas dizem que com a mão amiga, as companhias e petróleo poderão encontrar muito mais reservas na Líbia do que era possível sob as restrições e exigências do governo de Kaddafi.
Alguns analistas do setor petrolífero dizem que as companhias estrangeiras, em especial a Total e a Eni, competirão para firmar contratos nas melhores reservas, com o lobby dos respectivos governos a seu favor. Mas primeiro os rebeldes têm de consolidar o seu poder sobre o país.
“Se você não possui um ambiente seguro, quem terá coragem de colocar os seus trabalhadores de volta na Líbia?”, disse Helima Croft, analista geopolítica da Agência de Capitais Barclays.
A guerra civil forçou a maioria das companhias de petróleo a retirarem o seu pessoal, diminuindo a produção diária nos últimos meses a ínfimos 60mil barris por dia, de acordo com a Agência Internacional de Energia. Isso representa 20% das necessidades domésticas do país. Inicialmente, os rebeldes seriam capazes de exportar uma pequena parte da produção que está ancorada nos portos e vendê-la para o mercado internacional através do Catar.
Estudiosos afirmam que levará mais de um ano para a Líbia se reconstruir e colocar sua produção petrolífera a todo vapor, apesar de uma corrente afirmar que isto seria possível em poucos meses.

Tradução: Pedro Henrique Silva

Fonte: APN

26 Comentários

  1. Agora que vão fazer a partilha da “leitoa” adivinhem o que vamos ganhar?Quando o Brasil vai aprender a fazer o jogo dos ganhadores.

  2. As nações ocidentais – em especial aquelas pertencentes à OTAN, que está dando o crucial suporte aéreo aos rebeldes – querem assegurar o primeiro lugar na repartição do petróleo líbio

    ALGUMA NOVIDADE NISSO?

    quem acredita QUE ELES FORAO LA PELA PAZ E LIBERDADE

    VIVE NA DISNEY DA INLUSAO JUNTO COM PATETA E COMAPANIA

    🙂

  3. Petróleo vermelho…de sangue…
    .
    Destes “ganhos”, tenho orgulho que o Brasil fique longe.
    ———————————————
    Uma guerra onde uma minoria descontente por causa de rivalidades étnicas inter tribais, foi usada como disfarce de uma guerra da OTAN/EUA, contra 80% do povo líbio, que apoia Kadafi.
    .
    Tudo para se apoderar do petróleo e reservas em ouro e dólar do governo da Líbia. Além do domínio sobre o estratégico aquífero líbio.
    .
    Observar que na Líbia existem vária companhias de petróleo ocidentais atuando na extração , só que no governo Kadafi, 90% do valor do petróleo ficava para os líbios e as empresas com 10%.
    .
    Provavelmente assistiremos a uma revisão destes contratos nos moldes do entreguista e traidor mor, FHC, que ao mudar a lei do petróleo em 97, estabeleceu percentuais em torno de 40% para a União e 60% para a empresa que extrai. Além da propriedade do petróleo descoberto ficar com a empresa que o achou…
    .

    Um país onde 80% da população tem (ou tinha…) casa própria, acesso gratuito a serviços de saúde com nível de 1º mundo e educação também gratuita , até o nível superior e quando casavam recebiam um auxilio de 50.000 dólares do governo (estimulo populacional). Um IDH superior ao do Brasil. Para os líbios, tudo isto é passado…

  4. “We SHELL not EXXONERATE Saddam Hussein for his actions. We will MOBILize to meet this threat in persian GULF untial an AMOCOble solutions is reached. Our plan is to BPREPARED. Failing that, we ARCOming to kick this ass.”
    E a história se repete mais uma vez (agora com Khadafi).

  5. KLM disse:
    24/08/2011 às 15:47
    As nações ocidentais – em especial aquelas pertencentes à OTAN, que está dando o crucial suporte aéreo aos rebeldes – querem assegurar o primeiro lugar na repartição do petróleo líbio
    ALGUMA NOVIDADE NISSO?
    quem acredita QUE ELES FORAO LA PELA PAZ E LIBERDADE
    VIVE NA DISNEY DA INLUSAO JUNTO COM PATETA E COMAPANIA
    __________________________________________________________

    Pois é, e onde estava a China e a Rússia para fazer alguma coisa contra a OTAN e impedir o ataque a Líbia, já sei onde estavam, estavam calculando o que ganhariam se deixassem a Líbia para os lobos.

  6. Fazer o jogo dos ganhadores ?

    Cara , deixa de ser manipulado e volta pro colégio !

    A Líbia era um país soberano e Kadhafi só saiu porque atrapalhou os interesses dos pilantras que se auto-intitulam mensageiros do bem e dos direitos humanos , EUA , França , Inglaterra , Itália , Holanda entre outros !

    Era pro Brasil apoiar o genocídio de pessoas indefesas aos ataques da OTAN ?

    Era pro Brasil participar dos ataques ?

    A Líbia não atacou nenhum país membro da OTAN pra ser atacada por ela ou , por qualquer outro país !

    Deixa de ser ridículo e vai procurar o que fazer !

  7. Nós brasileiros achamos que mundo vive igual a ilha da fantásia tudo é bonito qdo vc chegava lá recebia uma colar de flores vivia seus sonhos maravilhosos ou o mágico de oz que tudo era encantado pessoas viviam sem maldade e nem interesses. Se nós nao caimos na real vamos ser o próximo na mira da OTAN e os EUA acorda brasil

  8. Eu dispenso esse jogo,podemos não ter lucro com o sofrimento dos outros hoje mas amanhã seremos reconhecidos como um povo que não lucra com a dor ,e cabe lembrar que um dia a fatura chega,ela sempre chega!

    “Quando o Brasil vai aprender a fazer o jogo dos ganhadores.”

  9. .
    .
    Sem duvida foi por petroleo a guerra civil na Líbia, mas tem muita gente por ai pregando desde o inicio que era pela democracia… vamos ver se a nova ordem do petróleo decidir virar ditadura também como vai ser!
    .
    E ficar com o vendedor não quer dizer nada a não ser servidão de capacho por ai, o Brasil deve seguir o que acha justo no seus conceitos diplomáticos, ser contrario ào uso de armas é no minimo pacifico e democrático realmente ao contrario dos outros que pregam o uso de armas e a morte de todos os que pensam contrários aos interesses do ocidente!
    .
    Vamos ainda ver se o Brasil perdeu algo, mas duvido muito que façam algo contra o grupo contrario ao uso das armas no país que foi o Brasil, Russia e China… seria estupido por parte deles fecharem essas portas!!
    .
    Valeu!!

  10. Não temos a menor dúvida de que o que está por detrás da invasão é a questão do petróleo e de outras matérias… se assim não fosse, e se foi apenas a questão de Kadafi ser um ditador – com quem se davam lindamente – já teriam feito uma invasão à Síria para tirar de lá o sanguinário presidente Bashar Assad…

  11. eu acredito que eles foram pela paz
    Antes da revolução a 80% do petróleo líbio ia para a Europa,ouve uma altura em que se disse que a França estava oferecendo o Rafale para a Líbia.
    Se não fosse pela paz então eles não tinham dado ajuda aos rebeldes não acha?

  12. Eis aí o real motivo(se é que alguém ainda não sabia) para o ataque a Líbia pela OTAN…e assim caminha o mundo. O Brasil com seus gordos e suculentos recursos minerais que não abra os olhos pra ver o que vai acontecer..Os Romanos já diziam “Si vis pacem para bellum”.

  13. Jackson chafurde você no petróleo sujo de sangue, o petróleo da Libia pertence aos Libios e nãos as grandes potenciais neocolonialistas, que roubam as riquezas dos povos.

  14. Além do petróleo e outros butins, que servem para custear os gastos militares e dar algum lucro, a razão determinante para o desencadeamento da operação foram as articulação de Kadafi com os países da U.A. (União Africana), visando o abandono do dólar nas transações entre os países da U.A. e a criação de uma moeda comum entre estes países, lastrada no ouro.
    .
    Isto, os banqueiros, a plutocracia ocidental, não podiam admitir…

  15. Por mais que vcs queiram, meus caros navegantes, o mundo não é feito para romanticos tupiniquins… ganhariamos muito se fossemos mais capazes e estivessemos na linha de frente da OTAN e não sendo enganados por chinas e ursos… até agora não vi muita coisa a não ser dependencia brasileira em relação a China nessa coalizão BRIC… vendemos commodities a preço de banana para os chinas e compramos motocicletas, carros, autopeças e claro, radim de pilha balatinhos… né…

  16. Tem gente que acha que o Brasil vai ser aceito no clube anglo-americano só por querer.É muita ingenuidade…
    O Brasil jamais deve apoiar esses saques de recursos naturais que os EUA/Europa vão fazer na Líbia,por meio do braço armado deles que é a OTAN.
    O que o Brasil deve fazer está fazendo muito bem,nesse governo,como bem explica o autor australiano do artigo “Desafios assimétricos do Brasil”,neste site.
    O único erro do Brasil,justamente,é não acelerar mais seu processo de rearmamento e não enfrentar a mídia privada do país que é financiada pelos EUA:o Grupo GAFE-Globo,Abril,Folha e Estadão.

  17. Ainda bem o meu querido Brasil não sujou a sua mão com sangue;é isso que não concordo,posturas medievais e ovacionadas por trogloditas,como se pode vê.

  18. “O único erro do Brasil,justamente,é não acelerar mais seu processo de rearmamento e não enfrentar a mídia privada do país que é financiada pelos EUA:o Grupo GAFE-Globo,Abril,Folha e Estadão.”
    ……………………………………
    Disse tudo Marco Aurélio !

  19. O único erro do Brasil,justamente,é não acelerar mais seu processo de rearmamento e não enfrentar a mídia privada do país que é financiada pelos EUA:o Grupo GAFE-Globo,Abril,Folha e Estadão.
    __________________________________________________________

    Isso mesmo, mas fica a pergunta? Porque o governo Lula não vez isso, sendo que ele deve mais de 80% de aprovação popular, mesmo com a mídia em seu pé, ou tendo um oposição pífia, coisa que o FHC nunca deve, com a forte oposição que o PT vez em seus governo (dica-se de passagem, oposição bem feita). E outra pergunta? E a Dilma, ela vai armar o país, já quela tem a faca e o queijo na mão.

    Marco Aurelio, vc diz que o Brasil não deve participar dos saques na Líbia (e não deve mesmo), mas e a Russia e a China, será que as duas não vão participar do saque? Já as duas lavaram as mãos com relação à Libia, sendo as ÚNICAS nações com poder de parar a OTAN, mas e ai, sera que as duas não fizeram nada porque qual motivo?

  20. Farinha pouca?!Meu pirão primeiro!
    Assegurar o conforto de seus cidadãos às custas do sofrimento de outros, é apenas mais um sinal de que essa intervenção existe para perpetuar o poder desses abutres, ao invés de assegurar os tais direitos humanos.

Comentários não permitidos.