Desafios assimétricos do Brasil

Peter de Mambla (PdM) para o Plano Brasil

Tradução: E.M.Pinto
Clique nas imagens para vê-las em maior definição


Segundo um velho ditado, existem três tipos de pessoas: aqueles que fazem as coisas acontecerem, aqueles que assistem as coisas acontecerem e aqueles que se perguntam o que está acontecendo. Nos dias de hoje podemos levar este pensamento a todas as nações do mundo, e determinar que existem aquelas nações que fazem acontecer, as outras que sabem o que está acontecendo e por último aquelas que têm pouca ou nenhuma idéia do que está acontecendo de fato.

Peter de Mambla

Desafios assimétricos do Brasil

As nações que fazem as coisas acontecerem são obviamente as grandes potências que compõem os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas. Eles são os Estados Unidos da América, o Reino Unido, a França, a China e a Rússia.

As nações que “sabem” o que está acontecendo são as potências intermédias, como a Austrália, Canadá, Espanha, os países escandinavos, bem como as potências vencidas na  Segunda Guerra Mundial, como a Alemanha o Japão e a Itália.

Por fim teríamos as nações que certamente não sabem o que se passa no mundo, por exemplo Bangladesh, as Ilhas do Pacífico, Guiné Equatorial e muitos outros. Estas são nações pequenas e que podem ser consideradas os “peões” do tabuleiro de xadrez global. Eles são os que se perguntam “o que está acontecendo?”.


Como mencionado, há algumas nações que por natureza seriam grandes potências, mas, pelo fato de terem sido derrotadas na Segunda Guerra Mundial, não têm outra opção senão aceitar a sua posição subordinada, observando os assuntos um pouco à margem, mantendo uma distância respeitosa e de silêncio, são nomeadamente a Alemanha, Japão e a Itália.

Porém, há um quarto tipo de nações, as chamadas potências emergentes, “jovens” entusiasmadas e ansiosas nações que almejam ou assentar-se ao lado das potências da “velha guarda” ou simplesmente suplantá-las. Neste contexto, temos entre outras nções, o Brasil, inegavelmente uma dessas novas  aspirantes à super potências.

Mas para aqueles que ousam “fazer”  acontecer e com isto desfrutar do posto de “comando”, é necessária muita experiência e astúcia, as potências emergentes devem antes de mais nada escalar o íngreme e difícil caminho para alcançarem o olimpo, e poderem atuar e decidir nos assuntos globais. Tendo isto em mente, aprimeira pergunta que vem a mente é de um modo tão básica como também relevante, o Brasil tem condições de chegar a este objetivo e adentrar ao clube?

…este é o tema central deste artigo.

 

1. “O clube dos Big Boys os meninos grandes “

Os “meninos grandes” neste jogo, são os “donos’ do campo e da bola, ou seja, os membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas. E os “meninos grandes” dentro deste conselho, a força dominante, os caras que dtam as regras são os anglo-americanos, isto é, os Britânicos e os Americanos. Nesta análise, a França pertence ao grupo dos “big boys” tão somente porque acabou no lado dos vencedores da Segunda Guerra Mundial, além disso, suponho, porque eles têm algum status residual decorrente da sua história. Já a Rússia e a China representam as forças preeminentes fora da dominação e do controle Anlgo-Americano, em outras palavras, aqueles que representam um obstáculo para a hegemonia Anglo-Americana.

Tempos atrás a Alemanha apresentou o maior perigo para a hegemonia britânica, a Alemanha assumiu o papel da França que lutou por séculos contra la perfide Albion até que finalmente fez as pazes em uma Entente cordiale, cujo objetivo foi o de enfrentar a ameaça Germânica.

Como F. W. Engdahl afirma em seu livro A Century of War (um século de guerra), A grande potência da Grã-Bretanha aplicou a sua estratégia envolvida no apoio às potências mais fracas do continente, com o único objetivo de oporem-se à potência mais forte, isto é, a fim de manter o equilíbrio de poder tal que a British hegemony (hegemonia britânica) não seria assim ameaçada. Como é óbvio, a melhor opção era jogar as duas grandes potências uma contra a outra, para que assim pudessem eventualmente, degladiarem-se em uma guerra, tornando a equação nula pois ao fazê-lo, se anulariam mutuamente, deixando o espaço para a potência britânica intacta e igualmente poderosa.

De fato isso constituía a grande estratégia da Grã-Bretanha na última parte do século XIX, ao longo do século XX e, porque não dizer, até hoje…

Porém, enquanto a Alemanha foi retirada, anulada pela equação, a Rússia sobreviveu, mas numa análise mais profunda, a retirada deste segundo ator não será fácil e deve ser feita com muito cuidado, a distância. De lá para cá muita cosia mudou e o ponto central da discussão agora alinhou-se a um outro ator de peso, a China, que surgiu desde então e levanta-se opondo-se as potências anglo-americanas.

 

2. The Powers That Be

 

Nesta altura, torna-se necessário esclarecer exatamente quem são os anglo-americanos. Para muitos este anglo americano seria o americano médio o “comedor de hamburger”, que vive nos subúrbios dos Estados Unidos e que tenta pagar as suas hipotecas ou  mesm, o seu homólogo britânico do mesmo gênero. Estes “tolos”, não sabem o que está acontecendo no mundo que os cerca, talvez nem queiram… mas de alguma forma estes sujeitos se somam a massa dos que fazem as “coisas acontecer”, ou mesmo que as vêem acontecer e por vezes unem-se a esmagadora maioria dos habitantes deste planeta aqueles que nem sabem o que está acontecendo.

Este cidadão médio, embora seja parte do grupo dos “big boys”, não faz a mínima idéia de como funciona o sistema bancário e financeiro e por isto está sendo enganado e transformado num escravo da sua dívida, forçado a passar a maior parte de suas horas de vigília lutando para saldar esta dívida criadanas sombras da noite por um cartel privado de ricos e poderosos Banqueiros.

Este cartel bancário, com seus centros de poder dividido entre o Batman da Cidade de Londres e do Robin de Wall Street, e que finalmente venceu no início do século XX a sua batalha para executar e controlar os Estados Unidos.  Houve até cerat resistência por alguns, mas apesar de presidentes como o FDR e JFK resistirem ao poder do seu dinheiro, o interesse do povonão poderia prevalecer no final e, desde JFK, os presidentes norte-americanos têm sido algemados e firmemente subjulgados ao controle dessa oligarquia financeira.

Esta oligarquia representa um governo que não é do povo, pelo povo ou para o povo. Por esta razão, ela deve ser necessariamente um governo das “sombras”, que opera nos bastidores em segredo, pois não pretende despertar a curiosidade e escrutínio deste povo.

Este sistema oligárquico de governo tem suas raízes, principalmente, na oligarquia de Veneza, que durante mais de um milênio atuou de forma diabólica na diplomacia e inteligência política, manipulando e controlando os seus vizinhos europeus, jogando-os  uns contra os outros na prática dos seus próprios interesses nefastos. Eventualmente, essa oligarquia transplantou-se nas Ilhas Britânicas e de lá continuou a ser uma ameaça para a humanidade. Porém, apesar de poderosa esta oligarquia enfrenta atualmente uma série de grandes desafios e adversários.

O cassino de dívida de reservas Fraction-banking está finalmente atingindo seu ponto final matemático. Se a economia global vale cerca de US$ 60 trilhões de dólares e as quantidades fictícias derivados da dívida são cerca de US$ 1,5 quatrilhão, então essa dívida não pode ser paga. A insistência atual decai sobre as medidas de austeridade – cortar serviços públicos de tal modo a poder saudar a dívida que é impagável, nada mais é do que “crueldade sobre palafitas”( creio que  amelhor tradução seria bater aleijado). Porém a resistência entre as massas está aumentando e a oligarquia de mesmo modo tem acelerado a chegada do momento final.

Muito lentamente está sendo instituído um estado policial, extremista, que pode ser sentidos nos EUA com a imposição do Patriot Act e medidas similares no Reino Unido.
O outro grande desafio para esta oligarquia está na parte do mundo que não está sob o seu controle. Tendo finalmente afastado a Alemanha como uma grande ameaça à sua hegemonia na metade do século XX, esta oligarquia tem na sua frente dois gigantes, a Rússia e a China que bloqueiam o seu caminho rumo a hegemonia global.

 

3.  Pax (Anglo)- Americana

 

Halford Mackinder foi um geógrafo britânico que ajudou a geopolítica encontrado nela a Geoestratégia. Ele é particularmente lembrado por sua  Heartland Theory, que pode ser resumida da seguinte forma: “Quem controla a Europa oriental comanda a Heartland. Quem governa a Heartland comanda o Mundo Ilha. Quem governa o Mundo Ilha controla o mundo”.  Esta teoria teve alguma influência sobre os estrategistas nazistas levando-os a incentivar o seu” caminho para o Oriente “durante a Segunda Guerra Mundial.
A importância desta teoria para os estrategistas britânicos era servir como um alerta sobre a possibilidade de ter uma outra potência, ou um conglomerado de potências, dominando o território da Eurásia, o que  tornaria irrelevante a supremacia marítima britânica que até então era capaz de controlar as rotas de comércio marítimo mundial.


Atualmente esta é a mesma preocupação dos geoestrategistas Americanos, como os britânicos do passado, os EUA são hoje a potência marítima que tenta impedir qualquer potência rival de dominar a Eurásia e, a partir daí, o mundo.

Zbigniew Brzezinski, a eminência parda da administração Obama, que anteriormente serviu como Conselheiro de Segurança Nacional do presidente Jimmy Carter, escreveu sobre as exigências geoestratégica dos Estados Unidos em seu livro de 1998, The Grand Chessboard: a Primazia americana e seus imperativos geoestratégicos.

Ele começa o livro da seguinte forma: “É imperativo que nenhum desafiador Eurasiano tenha emergia capaz de dominar a Eurásia e, portanto, a América. A formulação de uma abrangente e integrada geoestratégia eurasiana é, portanto, o propósito deste livro. “

Falando do momento histórico da América, ele diz: “Para a América, o principal trunfo geopolítico é a Eurásia … Agora, um poder não-Eurasiano é proeminente na Eurásia – e a primazia global dos Estados Unidos é diretamente dependente de quanto tempo e quão eficazmente a sua preponderância no continente euro-asiático será sustentado “.

Debruçado sobre este tema, ele julga ser um assunto, tênue e crítico, mas também, deixa transpassar claramente não só “o que” mas também o “como” a América deve gerenciar Eurásia”. Um poder que dominasse a Eurásia controlaria duas das três regiões do mundo mais produtivas e avançados economicamente. Um simples olhar ao mapa também sugere que o controle sobre a Eurásia quase que automaticamente implicaria na subordinação da África, tornando o Hemisfério Ocidental (Américas) e Oceania, geopoliticamente periféricos ao continente central do mundo. Cerca de 75% da população mundial vive na Eurásia e a maioria da riqueza física do mundo está lá também, isto sem falar nas riquezas que se escondem a baixo do solo. A Eurásia responde por cerca de 3/4 dos recursos energéticos do mundo conhecido”.

Seu conselho para manter e gerir este continete é o seguinte: “Para colocá-lo em uma terminologia que remonta à idade mais brutal dos antigos impérios, os três grandes imperativos da geoestratégia imperial são: evitar a colisão e manter a dependência da segurança entre os vassalos, desta forma mantemos nossos “clientes” dóceis e protegidos, e assim impedimos que os bárbaros se unam. “

Ele continua mais adiante: “De agora em diante, os Estados Unidos pode ter que determinar como lidar com as coalizões regionais que buscam empurrar a América para fora da Eurásia, ameaçando o status da América como uma potência global.”

Sua conclusão é, essencialmente, que a importância de alguns lugares da Eurásia para o Estados Unidos nada mais são que o “prêmio de uma manobra de manipulação, que deve visar evitar o surgimento de uma coalizão hostil que desta maneira poderia, eventualmente, visar contestar a primazia dos Estados Unidos.”

 

4. La Résistance

Os “bárbaros” para a oligarquia anglo-americana que não podem manter-se unidos, são essencialmente os Russos e os chineses. Os russos têm lutado muito contra o poder antagônico, resistindo a intriga da geopolítica britânica – “O grande jogo” – e foram cruciais para frustrar os esforços britânicos em derrotar a União durante a Guerra Civil dos EUA. Eles suportaram o peso da fúria de Hitler durante a Segunda Guerra Mundial, o líder alemão foi alimentado e financiado pela inteligência anglo-americana, quer dizer, pela oligarquia financeira (embora eles não contassem que Hitler tomaria o seu rumo a oeste, mudando de direção e tornando-se um Frankenstein que ameaçaria a existência do seu criador).

Esta oligarquia de certa forma prejudicou a Rússia ao derrotar o comunismo soviético, quase acabou com ela, para isto implantou lá a famosa “terapia de choque“, instituída durante o reinado caótico e desastroso de Boris Yeltsin, período o qual a Rússia foi saqueada pelos oligarcas locais e trazida aos seus joelhos.

Patrióticos russos na comunidade da inteligência russa decidiram que já era o suficiente e acabaram com essa destruição e empobrecimento do país. Eles perseguiram a maioria desses oligarcas (novos Russos) que fugiram correndo com seus mal-ganhos bilhões de dólares para Londres e Tel Aviv. Com Putin ao leme, a Rússia começou a resistir ainda mais aos esforços no exterior, esforços estes que visavam enfraquecer a Rússia e eliminá-la a partir da equação global, dividindo o país em cinco ou mais nações menores, e desta forma entregando-os facilmente as manipulações de qualquer multinacional aos seus serviços.

Uma parte óbvia da resistência seria esmagá-los militarmente.  Mas para isto seriam necessários alguns requisitos, o que tem sido atrapalhados pela resposta russa.  Prevendo este colapso a Rússia tem recentemente se concentrado em investimentos específicos e busca manter-se na vanguarda das principais áreas cruciais para a sua defesa, como por exemplo os ICBM Topol-M que é projetado para penetrar qualquer defesa antimísseis altamente avançados. Junta-se a isso o desenvolvimento de caças da família Sukhoi, iguais ou melhores que os rivais ocidentais (com exceção do F 22), bem como dos sistemas terra-ar S-300, S-400 e, agora os S-500, projetados para neutralizar a vantagem do Ocidente mediante a superioridade aérea.

Outra parte da resistência está na guerra de informação e neste ponto, um jogador importante na resistência Russa é sem duúvida o General Leonid Ivashov, que anteriormente era o chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas e que atualmente ocupa o cargo de vice-presidente da Academia de assuntos Geopolíticos.

Consciente do tipo de dominação que os anglo-americano gozam na guerra de informação, o General Ivanov e os seus colegas criaram um intrincado sistema de contra ataque cibernético e informativo. Revistas escritas em Inglês surgiram, dando uma perspectiva da alternativa russa sobre os temas. De fato, estes escritórios são alimentados por escritores da inteligência russa. É interesse da comunidade de inteligência russa dizer a “verdade” no que diz respeito a esta luta, portanto fornecem as informações sobre o que realmente está acontecendo em matéria de geopolítica segundo a sua ótica.

Assim, sempre que surge uma dúvida sobre questões geopolíticas eles recorrem aos Think-tank: Strategic Culture Foundation; New Eastern Outlook; e Oriental Revie.

A versão russa da BBC, a RT, é uma outra forma da guerra de informação que os russos estão oferecendo. Aparentemente fazendo muito bem, a rede abriu a RT Latina, oferecendo a multidão de “tolos” (os cidadãos médios), uma alternativa de notícias nos EUA, uma plataforma de destaque diga-se de passagem. Soma-se a isso a abertura das versões em espanhol e em língua árabe, o que tem feito o suficiente para pelo menos deixar Hillary Clinton preocupada. Qual a razão de deixar a geração de opinião apenas nas mãos dos Anglo-Americanos?

Os russos, deve ser dito, parecem estar adorando irritar aos anglo-americanos com a RT. Eles relatavam com alegria indisfarçável o que acontecia na reunião dos Bilderberg na Espanha em Junho de 2010, quebrando um tabu proibido pela mídia. A existência até então desta organização foi oficialmente negada e a crença em sua existência foi limitada a wild-eyed dos conspiracionistas. Mas com a RT proclamando a sua existência a partir do seu terraço, a pretensão não poderia mais ser mantida em segredo, após todas essas décadas os Bilderbergers são agora obrigados a ter um site e a revista the Economist (como o porta-voz do establishment britânico, centrada em torno da cidade de Londres, a oligarquia financeira, a instituição mais poderosa do mundo) prontamente reconhece a sua existência e admite que o seu editor é um participante ocasional, embora de um modo desdenhado projetado para minimizar a sua importância e significado.

A OTAN prometeu a Gorbachev que não iria se expandir para a Europa Oriental se Gorbachev não interviesse na reunificação da Alemanha. Evidentemente esta promessa foi feita de dedos cruzados, pois violando o acordo assinado com a Rússia a OTAN se expandiu até a sua fronteira limitrofe e até quase  a ultrapassou, até que a Rússia resolveu dar um basta, esmagando a Geórgia na Guerra de 2008, que muito provavemente teria sido instigada pela ação de Brzezinski.


Pelo menos, desde que Wladmir Putin esteja por perto mesmo a facção “rebelde” a qual ele está associado, a Rússia irá resolver e vai continuar a desafiar a oligarquia anglo-americana.

A China, talvez em consonância com a sua tradição confuciana, age com moderação e finesse na sua resposta à contínua intriga anglo-americana que tenta cercá-la e depois quebrá-la. A grande estratégia neste caso é a de gradualmente torná-la dependente dos recursos vitais até que ela seja forçada a entrar nas fronteiras pouco povoadas da Rússia do extremo oriente, fazendo com que a Rússia e a China partam para o confronto e, assim, se anulem mutuamente, aos mesmos moldes do esperado na segunda guerra, quando os atores eram Rússia e Alemanha, diga-se de passagem, plano parcialmente bem sucedido.

Para este fim, os EUA, como potência marítima, tem estado ocupado a tentar dominar as posições navais estratégicas ao estrangulamento do comércio marítimo, crucial para o crescimento continuado da China, ou seja, o Estreito de Ormuz, Bab-el-Mandeb e o Estreito de Malaca, de tal forma que um bloqueio destas rotas cruciais, selaria por si só o seu destino, deixando a China aleijada.

A China respondeu a esta ameaça às suas linhas de comunicação marítimas com o que foi chamado de política de “colar de pérolas”, que segundo um relatório interno dos EUA, do Departamento de Defesa, intitulada “Energy Futures in Asia“, que descreve-o como a manifestação “da crescente influência da China geopolítica através dos esforços para aumentar o acesso aos portos e aeroportos, e desenvolver especiais relações diplomáticas, modernizar as forças militares que se estendem desde o Mar da China Meridional através do Estreito de Malaca, em todo o Oceano Índico, e para o Golfo Pérsico. “

Em resposta à ameaça representada pelo ponto de estrangulamento no Estreito de Malaca, os chineses têm se esforçado em construir corredores de transporte por vias terrestres destinados ao transporte de recursos vitais para a China e ignorar tais pontos de estrangulamento. A Birmânia e o Paquistão são dois países onde os chineses estão fazendo tais esforços, como a construção de um porto de águas profundas em Sittwe, Myanmar, e um grande porto em Gwadar, no Paquistão, que também é provavelmente uma base naval para os chineses a aproximadamente 200 milhas do Estreito de Ormuz.

Os anglo-americanos reagiram tentando desestabilizar Mianmar com uma mudança de regime através da “Revolução do Açafrão” e, com relação ao Paquistão, parecem decididos a romper o país em três ou mais, com a parte que contém o grande porto de Gwadar criando o novo país de Baluchistan.

Os Esforços para desestabilizar e dividir a China estão em curso, talvez começando com a revolta da praça de Tienanmen em uma tentativa inicial de uma revolução de cores, em 1989, mais recentemente com a agitação uigur no oeste da China e a agitação contínua por um particular estritamente definido conjunto de “direitos humanos”, que é, na realidade, uma significava criação de divisões que irão resultar na fragmentação da China em feudos rivais insignificantes, que como presumível, não são páreo para a Halliburton ou qualquer outra multinacional sem princípios.

Escusado será dizer que os chineses e os russos não vão ficar de braços cruzados assistindo tudo isto acontecer, eles já mexem as suas peças no tabuleiro, até mesmo decidiram organizarem-se entre si para resistir a esses esforços que visam a sua destruição.

Os chineses, em 2001, tomaram a iniciativa de fundação da Organização de Cooperação de Xangai (SCO), composto por China, Rússia, Cazaquistão, Uzbequistão, Quirguistão e Tajiquistão. Índia, Irã, Mongólia e Paquistão desfrutam do status de observadores na organização, a Bielorrússia e o Sri Lanka, nenhum dos quais são países da Ásia Central, assumiram o status de parceiros de diálogo, em 2009.

Após esta união o Sri Lanka foi finalmente capaz de derrotar os separatistas Tigres Tâmeis depois de muitos anos de guerra civil com a ajuda de membros da SCO Rússia e China. O Sri Lanka é estrategicamente importante para os chineses, porque está localizado ao longo das linhas do seu mar de comunicação. A China está atualmente construindo o que é amplamente considerado como uma base naval no Sri Lanka na cidade de Hambantota. Durante a ofensiva do governo do Sri Lanka contra os Tigres Tamil, os anglo-americanos reagiram aos gritos sobre os direitos humanos e desde então, ameaçaram as lideranças do Sri Lanka com processos por alegadas violações dos direitos humanos durante a luta final contra os Tigres.

Sem dúvida para a consternação dos Estados Unidos, o Afeganistão é a parte do Grupo-SCO que serve com um meio pelo qual os países membros da SCO podem contribuir para a estabilidade e reconstrução da região e do próprio Afeganistão.

O escritor iraniano  Hamid Golpira declarou os objetivos geopolíticos do SCO definindo-o segundo a teoria de Brzezinski:

“O controle do território Eurasiano é a chave para a dominação global, o controle da Ásia Central é a chave para o controle do território Eurasiano”.

Parece que a Rússia e a China tem prestado atenção à teoria Brzezinski, já que eles formaram a Organização de Cooperação de Xangai em 2001, supostamente para conter o extremismo na região e aumentar a segurança nas fronteiras, mas muito provavelmente com o real objetivo de contrabalançar as atividades das Nações Unidas e da OTAN na Ásia Central.Além das iniciativas como a resistência SCO que representa a resistência para a unidade anglo-americana em sua busca pela hegemonia global, existem outras formas de multilateralismo que vieram à tona, como o agrupamento incipiente dos BRICS ( Brasil, Rússia, Índia e China), representando as aspirações das potências emergentes para um assento na mesa das instituições globais e tomadas de decisão.

 

5. Brasil – O País do Futuro?


O Brasil, como uma potência em desenvolvimento, está baseando sua ascensão diplomaticamente sobre a integração regional, com o Brasil como líder natural da região. E para fazer isso, ele deve deslocar os Estados Unidos como nação hegemônica na América do Sul. A União de Nações Sul-Americanas (Unasul) é um esforço do Itamaraty, o ator principal que busca alcançar a união sul-americana na emulação da União Européia.

Contribuindo para esse objetivo no cenário internacional, o Brasil é a favor de um mundo multilateral, em oposição a um mundo unipolar anglo-americano e portanto, trabalha em cooperação com outras potências emergentes para este fim, especialmente após agrupar-se aos BRICS, mas também aos IBSA (Índia, Brasil, África do Sul). O Brasil  acredita que a ascensão de outras potências emergentes e o multilateralismo que ela representa seja a melhor garantia da sua própria ascensão
. A própria ascensão econômica do Brasil, depende, em grande medida, do crescimento econômico dos parceiros BRICS como a China. Especialmente na sua exigência de recursos o que torna o Brasil um elegível parceiro totalmente aparelhado para lhe sanar as necessidades.

A oligarquia Norte-americana entretanto, não olha com bons olhos a possibilidade desta “perda” de hegemonia regional. Em resposta a criação da incipiente UNASUL e da criação de um Conselho de Defesa Sul-Americano (CDS), os EUA reativaram a IV Frota, que permanecia adormecida desde 1950. Isto acendeu os protestos oficiais do Brasil e da Argentina quanto à finalidade da frota. Não para por aí, os EUA pouco depois anunciaram a sua intenção de estabelecer sete bases na Colômbia, provocando mais alarme nas nações sul-americanas, incluindo o Brasil.

Além de criação destas entidades o Brasil e a política externa estão consciente de que o caminho necessário para o Brasil realizar o seu objetivo, passa pela integração regional e mais importante ainda,  da garantia da hegemonia regional. Por isto o que já era estabelecido no meio militar já há algum tempo, passou a ser consciência de que a cobiça por nações estrangeiras na Amazônia, tanto na verde quanto na Azul (em momento oportuno) não são meros devaneios e já estão se ajustando e se preparando em conformidade a realidade que se avizinha.

 

6. Probidade incomum

 

Eu estava fazendo uma refeição com uns amigos no restaurante Oklahoma no Flamengo, Rio de Janeiro e a TV estava no fundo mostrava a notícia de que o então Presidente Lula da Silva, havia recentemente decidido avançar com a construção da barragem de Belo Monte. o vídeo mostrava índios protestando contra a obra.


Virando-se para um dos meus interlocutores eu perguntei: “Você acha que eles devem ir em frente e construir essa represa?” Ele disse que achava que deveriam. Depois de assistir o filme e relatar mais algumas novidades, aquele sujeito logo seguiu a conversa com um: “Sabe aqueles índios protestando? são financiadas por interesses estrangeiros, a fim de prejudicar o desenvolvimento do Brasil e roubarem as riquezas contidas na Amazônia” Ele balançou a cabeça vigorosamente.

Surpreso, perguntei-lhe como ele sabia disso?  Leu numa revista ou jornal? Como ele havia se informado sobre o assunto? Para meu espanto ele anunciou com orgulho que tinha sido um oficial do Exército Brasileiro durante oito anos, no corpo de blindados e ainda estava servindo na reserva como tenente. Esquemas  estrangeiros na Amazônia eram de conhecimento comum no serviço militar, ele me assegurou.


Isto contrastou fortemente com o que percebi na população civil que, pela minha experiência, parecia não saber nada sobre tais esquemas, foi quando então ele disse que inclusive já havia lutado para defendê-la. Por exemplo, meus colegas de casa (Rio de Janeiro), em seus vinte e tantos anos de idade, quando não estão interessados em fumar “maconha” seja qual for o motivo, estão preocupados com o fim de semana, com uma ida à praia ou, à noite, Lapa ou algum clube.

A impressão geral que fiquei no meu tempo no Brasil, era de que as pessoas tendem a ver menos o seu governo como uma instituição, servindo-os e mais como um obstáculo a ser evitado ou, na falta deste, superado, por meio de uma aplicação hábil do famoso “jeitinho brasileiro”. Na minha cabeça eu achava que informando-os de tais realidades geopolíticas eu iria levá-los a indignação e uma insistência para que os seus representantes eleitos fizessem algo, mas a resposta quase sempre era na forma de um olhar de consternação e ingenuidade.

A resposta parecia ser: “O que isso tem a ver comigo?  É da responsabilidade de quem tem a responsabilidade de tais coisas “, era o que eles pareciam dizer em seus olhares.

Isto explica a grande desconexão entre os militares e o público em geral. Enquanto o estabelecimento militar parece plenamente consciente de tais enganos e esquemas de interesses estrangeiros e governos no Brasil, o público parece totalmente ignorante de tal fato, trata-o como absurdo quando se diz, ou simplesmente são completamente indiferentes.

Claramente parece haver uma grande divergência entre o estabelecimento militar e os outros estabelecimentos e instituições. Ao contrário, por exemplo, em países anglo-saxões, onde o Judiciário goza de uma reputação de imparcialidade, justiça e assim por diante, o Judiciário brasileiro é conhecido por ser corrupto.
E o establishment político é extremamente venal, o que descaradamente, faz com que o público tenha pouca confiança e portanto demonstre quase nenhuma surpresa ou mesmo preocupação com o mais recente escândalo chocante. (Os únicos que parecem realmente ter trabalhado ao longo desses escândalos é a mídia e alguns estudantes).

O que faz com que o estabelecimento militar olhe o todo com melhor percepção. Fiquei surpreso ao saber que durante a Ditadura, os líderes militares não se enriqueceram, mas em vez disso, modestamente se aposentaram com suas pensões militares. Propriedades e probidades tais que contrastam marcantemente com a liderança civil que se seguiu à ditadura, a ponto de me perguntar se o estabelecimento militar é do mesmo país ou  de algum outro laneta completamente diferente.

Fica-se perplexo ao saber que uma das grandes “injustiças” declaradas destes pais (como se não houvesem outras) diz respeito a quantidade de abuso de poder que havia, durante a ditadura, que durou cerca de 20 anos, mas especificamente de quão pouco… Isto claro em contraste com as ditaduras em países vizinhos como Chile e Argentina, onde muitos milhares foram mortos pelo governo, ao longo dos 20 anos de ditadura militar no Brasil, a quantidade de assassinatos foi surpreendentemente limitado a menos de 400. Claro que isso é lamentável por si só, porém, proporcionalmente e relativamente a sua população, a ditadura do Brasil aparece de forma positivamente “benigna”.


Isso apesar do fato da ditadura basear a sua existência sobre a ameaça da revolução comunista, que, se tivesse sido permitida ter sucesso, teria supostamente realizado muito mais abusos de direitos humanos.


 

7. Use It Or Lose It

 

Se o estabelecimento militar é o mais nobre dos estabelecimentos e instituições Brasileiras (como parece o caso – eu sei muito pouco sobre a instituição da Igreja Católica, no Brasil ou em outro lugar, para comentar sobre isso), por isso não seria nenhuma surpresa que o establishment militar seria um dos mais preocupados com as ameaças de curto e longo prazo para a soberania da nação e da integridade territorial e até mesmo a coesão social.

O Coronel Gelio Fregapani era, antes de sua aposentadoria, um alto oficial do exército brasileiro ligado às questões estratégicas e suas implicações no domínio militar. Ele ocupou cargos importantes do Exército e da Secretaria de Estado, mas também foi um alto funcionário do serviço de inteligência do Brasil, ABIN. Ele é um especialista em Amazônia e foi um dos fundadores e desenvolvedores da doutrina de guerra na selva do Brasil. Ele tem pós-graduação em ciências políticas, política e estratégia e planejamento de governo, e escreveu três livros: “A Amazônia e a cobiça internacional maciça”; “No lado de dentro da selva”, e “Segredos da Espionagem”.

O coronel Fregapani foi franco e direto quando respondeu as perguntas sobre as ameaças à soberania do Brasil e a integridade territorial na Amazônia, bem como dos interesses estrangeiros sobre as riquezas da mata e dos minerais, ele tem sido um dos principais impulsionadores por trás orientação do Exército Brasileiro para a preparação da defesa  da Amazônia contra supostos agressores externos.

Devido as suas reclamações (talvez demasiadas) sobre essas ameaças como o chefe do Grupo de Trabalho da Amazônia, um grupo de inteligência composto por representantes das forças armadas, Polícia Federal e Serviço de Inteligência, o coronel Fregapani foi dispensado de seu comando pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim.


Talvez o abismo que separa os líderes civis e os militares no Brasil é tal que a liderança civil muitas vezes não acredita no que os seus militares dizem. Mas se esta ação foi feita para parar o militar de continuar a reclamar da ameaça à soberania da nação e da integridade territorial, não funcionou, pouco tempo depois, não menos que o General Augusto Heleno criticou publicamente a política indigenista do governo, repetindo muitas das queixas levantadas pelo Coronel Fregapani.

O general estava alertando sobre a Declaração de 2007 da ONU sobre os direitos dos povos indígenas, dos quais o Brasil foi signatário, mas que, curiosamente, os países anglo-saxões como os EUA, Canadá, Austrália e Nova Zelândia, que também possuem as suas próprias populações indígenas, não assinaram.


Os militares brasileiros mantém firmemente a opinião de que tal medida constitui uma grave ameaça à soberania do país e da integridade territorial, e dá a entender que isso é pura desculpa encoberta por uma verdadeira preocupação pelos  interesses dos povos indígenas. Eles defendem a presença do governo brasileiro na região, não só militarmente, mas em termos de prestação de serviços sociais básicos pelo Estado e assim por diante.

O Geral Heleno, em primeiro lugar, é um general, e, por outro, foi o primeiro comandante da missão da ONU liderada pelos brasileiros no Haiti. No momento em que criticava publicamente a política indigenista do governo, ele ostentava o posto de comandante da região Amazônica. Talvez por esta razão ao contrário do Coronel Fregapani, o governo não estava disposto a demiti-lo.


8. Frentes ONG

Como resultado das revelações prejudiciais levantadas pelo comitê Church, chefiada pelo senador de  mesmo nome oe da Comissão Rockefeller em 1975, as quais apuravam as investigações sobre os abusos da CIA, o presidente Reagan, em 1981, assinou a Ordem Executiva 12333, permitindo a privatização de muitas funções da CIA, e assim eximia o estado americano das críticas e pressupostos negativos.

A partir desta medida, surgiram como resultado várias ONGs (Organizações Não Governamentais) que se configuraram na forma de fundações cooptadas para atuar como frentes de ações que agiam publicamente tal como a CIA havia atuado de forma encoberta até então. Desta forma, na altura em que foi criada a National Endowment for Democracy (NED), 1983, uma importante ONG utilizada pelo governo dos EUA instituída para provocar uma mudança de regime, Allen Wenstein, um dos redatores da legislação pertinente, comentou: “Muito do que nós fazemos hoje era feito de forma encoberta, há 25 anos pela CIA. “

Assim, não era surpresa que o Serviço de Inteligência do Brasil suspeitasse de que muitas das numerosas ONGs que operam na Amazônia, supostamente para o benefício da população indígena (na maioria dos casos), são na verdade, gabinetes de fachada da CIA e MI6 entre outros.

A grande estratégia que estes “desbravadores” da Amazônia parecem estar se preparando é para provavelmente garantir a autonomia dos “territórios” índigenas – que se assim acontecer, garantirá o assentamento definitivo sobre a vasta riqueza mineral – e, eventualmente,  estes territórios declararão as suas independências.Uma vez que isso acontecer, os líderes indígenas que foram tão bem manipulados, terão as suas nações recém-independentes prontas e maduras para a exploração por pessoas muito queridas por eles…

Sobre estes mesmos interesses, diversos grupos fizeram ruídos ao longo dos anos na campanha de internacionalização da Amazônia, argumentando que, devido à sua rica biodiversidade e, portanto, importância para o resto do mundo (como “os pulmões da Terra”, por exemplo), este patrimônio deveria ser tratado como ” bem público e coletivo”, e assim deveria estar sob o controle internacional, em vez de permanecer sob a gestão supostamente dos pobres brasileiros. Para tal argumento a resposta lapidar do senador Cristovam Buarquem não poderia ser superada…

 

9. O Brasil move-se em direção do Checkmate

 

Diante dessa crescente pressão para internacionalizar a Amazônia a partir de várias vozes internacionais de um lado, e o rosnado da pressão dos militares brasileiros por outro lado, tentando fazer algo para proteger a soberania da nação, o governo, talvez declinou agindo com o seu famoso “jeitinho brasileiro”, fazendo surgir uma resposta brilhante, que tomou completamente o vento das velas do que é reconhecidamente um esforço astuto e sofisticado da apropriação da Amazônia pelos anglo-americanos.

O governo brasileiro criou o Fundo Amazônia, essencialmente para desafiar os interesses internacionais e para colocar seu dinheiro onde sua boca está – com o discurso de que o Brasil administra os esforços para proteger a floresta e, assim, mantém o controle soberano sobre seu próprio território. No website do Estado, pode-se ler que o fundo “é destinado a captar doações para investimentos não reembolsáveis ​​nos esforços de prevenir, monitorar e combater o desmatamento, bem como promover a conservação e o uso sustentável da floresta no bioma Amazônia”.

Como que a aplicação hábil de um xeque-mate, houve pouco barulho após esta jogada de mestre, a internacionalização da Amazônia tem se silenciado desde então.  A ameaça, no entanto, continua a ser dos grupos indígenas manipulados por interesses estrangeiros  em consolidar a sua separação e, talvez, eventualmente, tentar a secessão.

O Exército Brasileiro vem investindo em suas habilidades de combate em selva, na medida de consultar os vietnamitas e adquirir as suas experiências de combate as quais foram as armas utilizadas para enfrentar os norte-americanos durante a Guerra do Vietnã, de modo que eles agora estão confiantes de que possuem a melhor escola de formação de guerra de selva  em todo o mundo, assim como os melhores guerreiros de selva do mundo. Se a Raposa-Serra do Sol, por exemplo, escolher declarar-se uma nação indígena independente, mesmo com a aprovação da ONU, o Exército Brasileiro tem deixado claro que irá ignorar esta declaração e que vai lutar por isto seja com quem for…


10. Dividir para reinar


Os militares, como a instituição mais alerta dos brasileiros a tais ameaças, foram muito conscientes sobre o modus operandi dos interesses estrangeiros, da ameaça a soberania brasileira e à integridade territorial. No entanto, enquanto o militar exibia uma consciência louvável e adaptação a estes desafios emergentes da guerra assimétrica, ou de quarta geração, outros setores do governo parecem não se dar conta da real ameaça e da natureza desta nova forma de guerra, muitas vezes sutis em seus métodos e estratégias.

A estratégia de dividir para reinar é antiga, usada ao longo dos séculos pela classe dominante ou elite para manter as ordens inferiores divididas e fracas, seja em colônias distantes ou mesmo dentro das suas próprias sociedades.

Como já mencionado, os poderes que são de natureza oligárquica, a oligarquia anglo-americana, atualmente desfrutam de status de “ocultos” a este respeito. Dado que a maioria de seus povos assumem serem democracias liberais, e desta forma estas oligarquias necessitam ser ocultas para que seus poderes e controles possam necessariamente ser disfarçados e escondidos. Como escritor norte-americano Michael Lind observou: “A oligarquia americana não mede esforços para promover a crença de que ela não existe …”


Uma maneira de fazer isso é transformar a fortuna da família desses clãs oligárquicos em fundações. Assim, (nos EUA) a Fundação Ford e a Fundação CarnegiePew Foundation, Rockefeller Foundation e assim por diante, são usados ​​pela elite dominante para manter o controle social por meio da fundação financidora da divisão e regra de engenharia social, jogando um grupo da população contra o outro, de modo que no final, os interesses de Wall Street não serão ameaçados.

A grande ameaça para a elite dirigente dos EUA veio na década de 1960, na sequência da derrota na Guerra do Vietnã e da anti-guerra, estudantes e movimentos de direitos civis. Líderes como Martin Luther King ameaçaram oferecer uma frente unida coletivamente e promover os interesses que se sobrepõem aos do movimento dos direitos civis, os interesses de trabalho da classe trabalhadora e do movimento anti-guerra. Campanha seu “Povo Pobre”, que por exemplo apresentou uma ameaça mortal para a Oligarquia.


A Oligarquia entrou em ação com sua estratégia de contra-insurgência atuando nas bases destes movimentos de forma a fragmentá-los, dividindo-os nas classes mais baixas em mesquinhas disputas estreitas e grupos de interesse que nunca poderiam se unir para ameaçar Wall Street.

Sob a mão orientadora de Skull & Bones e do patrício McGeorge Bundy, a Fundação Ford começou a jogar o coquetel Molotov de provocadores em coligações, como as de Martin Luther King na tentativa de desestabilizá-lo.

Esses provocadores eram defensores do Black Power, como os “Panteras Negras”, extremistas como H Rapp Brown, com seu incendiário “burn, baby, burn” declarações como “a violência é tão americana quanto a torta de cereja” serviram aos propósitos de alimentar uma reação da classe média contra as exigências dos militantes.


A Fundação Ford continuou a dividir ainda mais as classes inferiores americanas mas não somente através da fragmentação, mas também através da criação de pequenos feudos de grupos de interesse. Não apenas entre os “negros” e “brancos” a Fundação procurou acentuar e enfatizar – ou até mesmo criar onde não existia diferenças anteriormente. Ela financiou e fundou a identidade hispânica e continua a financiar extremistas e grupos de divisões como La RazaAztlan.

Para fragmentar ainda mais as classes média e baixa, estão adicionando a estes o glorioso ativismo feminista radical e os grupos homossexuais que atendem pela cacofonia das siglas GLS, criando a eles identidade política e assim por diante. Alguns oligarcas cuidam das coisas dentro da ala da direita, como os Irmãos Koch, que atuam promovendo a cooptação e financiamento do Tea Party entre outros grupos de tendência direitistas, enquanto George Soros opera na esquerda, capturando e domesticando os grupos de esquerda. O falecido comediante George Calin lamentou esta estratégia de dividir para governar com humor.


11. Cuidado com os presentes de grego

 


Os Interesses da oligarquia anglo-americana são, obviamente, extensíveis além das suas fronteiras english-speakingthe world is your oyster, after all, o mundo é sua ostra, depois de tudo.  E como já mencionado, essa oligarquia está enfrentando alguns desafios, como os países emergentes arrogantes e com claras pretensões de ocupar um assento na mesa ao em vez de se portarem como meros operários do sistema. De fato! a presunção de um país como o Brasil é um exemplo, parece que o Brasil não sabe ou esqueceu de vez o momento e o seu lugar no mundo, o quintal dos Estados Unidos e que nunca deveria presumir entrar na Casa dos senhores pela porta da frente!

Já falei aqui de projetos sobre a floresta amazônica mas sem dúvida haverá também projetos na Amazônia Azul. Já mencionei as intenções nefastas da Fundação Ford no Brasil, ainda que com sarcasmo e humor.

Portanto, agora vou elaborar sobre ela, a oligarquia que parece ter  a intenção de investir no Brasil nos moldes da mesma estratégia de dividir para reinar da contra-insurgência empregada através das frentes de suas fundações,  tal como nas suas próprias sociedades, de modo a obter o mesmo sucesso.

O Brasil, como uma sociedade relativamente homogênea e coesa, deve ser dividido. fragmentado e reduzido aos feudos de restritos grupos de interesse, os quais servirão para ascensão bem sucedida do poder da oligarquia no Brasil.

Claramente a estratégia usada não será a divisão de classes, pois esta  já existe e muito provavelmente será reduzida com o crescimento econômico, o que a torna descartável.

Portanto, uma forma de fazê-lo é implementando a divisão de raça – ou “raças” . Uma “raça americana”  do tipo, da cor e consciência terá que ter raiz, incutida e enraizada na próxima geração, para que a oligarquia anglo-americana seja capaz de jogá-los uns contra os outros, a nova raça confrontará as mais velhas. Dividir para reinar, é como é chamado.

Infelizmente, o governo brasileiro, evidentemente, sem a sofisticação e conhecimento necessários para ser capaz de discernir tais más intenções, aceitou de bom grado e com boa intenção os caminhos  que levam a estes planos tortuosos. A Oligarquia ordena “salte!” e o governo brasileiro submisso ansiosamente responde: “Quão alto?”. Resposta extraordinariamente absurda para um país como o Brasil, o estado brasileiro e o governo federal, a pedido da Fundação Ford estão institucionalizando o racismo, dando o conceito de raça legal pela primeira vez no país em 500 anos de história.

É claro que a Fundação Ford está cheia de boas intensões, diga-se de pasagem, das melhores intenções para o com Brasil e o seu povo, afinal eles estão no seu coração são amados de longa data, é claro…

Os sociólogos franceses Pierre Bourdieu e Loïc Wacquant, deixaram-nos  a melhor impressão sobre o tema em seu artigo, “Sobre as Artimanhas do Raciocínio imperialista”, nas páginas 44-48, onde lamentam esta imposição forçada a qual eles se referem como “a universalização pelos EUA do conceito popular de  raça como resultado da exportação mundial de categorias das academias, em países como o Brasil, um país tão longe da realidade  americana.”


Os próprios brasileiros, alarmados com esta tentativa de deformar e desfigurar a realidade da sua nação e a identidade social, têm montado uma defesa valente. Liderados pelos acadêmicos da UFRJ Yvonne MaggiePeter Fry, um brésilienne da resistência, alguns patriotas tem se manifestado em grandes esforços como “Uma gota de Sangue: Uma História do Pensamento Raciale Divisões Perigosas: Políticas Raciais no Brasil Contemporâneo, editado por FryMaggie, a esforços menos acadêmicos e mais populares como o blog Contra a racialização do Brasil  e do Movimento Nação mista.

Quem vai prevalecer? a oligarquia anglo-americana através da sua frente de batalha, a  Fundação Ford? ou os brasileiros empenhados em salvaguardar a integridade de sua nação?  Só o tempo poderá dizer…

Mas tal é a velocidade com que os esforços divisivos da Fundação estão a dar frutos que um parlamentar brasileiro já propôs a criação de territórios “brancos” territórios étnicos, evidentemente emulados nos territórios “índígenas” ou “negros” que  já estão sendo agitados vigorosamente para, o fim de “preservar os direitos culturais, o exercício de práticas comunitárias, a memória, cultura e a identidade racial da etnia branca”.  Isso no Brasil, talvez o mais multirracial pais do mundo.

 

12. A sorte favorece os fortes

 

Os militares brasileiros já cumpriram o seu dever constitucional de proteger a nação contra as ameaças externas, seja no sentido tradicional convencional, ou seja no mais novo sentido, na assimetria desenhada para o conflito na Amazônia.

No entanto, a ameaça ainda mais assimétrica (e, portanto, sutil e desafiadora), que visa quebrar a coesão social do Brasil parece ter passado despercebido até mesmo pelos militares,  tal é a natureza, muitas vezes sutil da guerra de quarta geração.

Devem ter notado, que eu sou um pouco suspeito para tratar do assunto, mas parece que não foi reconhecida a importância que merece.
A ameaça a coesão social  deve ser tratada no seu grau de importância, pois apesar de um projeto destes ser relativamente de longo prazo, e também pelo fato de não haver aparentemente nenhuma ameaça imediata, já que uma mentalidade racial toma conta, as mentes dos brasileiros serão capturadas e controladas para realmente pensar que eles pertencem a uma comunidade “negra” ou a comunidade “branca” que é, ou deveriam ser, segregados, com identidades diferentes e interesses divergentes e assim por diante, então essa mentalidade vai ser muito difícil de remover uma vez que esta idéia já será sedimentada.

O resultado prático será a transformação da população do Brasil em brinquedos dos oligarcas estrangeiros, sem piedade jogados uns contra os outros.

Os brasileiros têm a vontade ou não de resistir? Os brasileiros tem que se sentar à mesa dos adultos? Ou será que vão ser jogados e manipuladas, muito ingênuos e pouco sofisticados para ter qualquer esperança de desafiar o poder global que ai está? Talvez eles não estão prontos para o grande momento.  Mas, então talvez eles estejam. O tempo dirá…


Peter de Mambla é um australiano que recentemente passou um ano no Brasil. É  bacharel em Ciência política pela Universidade de Monash e está atualmente a realizando o doutorado em Direito (Júris doutor) pela Universidade de New England, Austrália. Possui um grande interesse na geopolítica e, mais amplamente, nas questões relativas à boa vida (no sentido Aristotélico) contatos: peterdemambla@gmail.com


 

50 Comentários

  1. Um excelente artigo dos poucos vistos em sites de defesa, vejo que o ponto principal do artigo é o de alertar a consciência dos brasileiros para a campanha assimétrica sendo realizada contra nós na forma de plantar as sementes para kosovisação da população brasileira. Senti que esta parte específica da guerra assimétrica tinham sido suficientemente sutil e que tinha escapado a atenção, mas este autor se mostra atento, que sirva de alerta as instituições brasileiras, os militares, para a ameaça à segurança nacional do país. O que já acredito acontecer às instituições militares.
    Parabens E.Pinto deve ter dado um baita trabalho essa caprichosa tradução.

  2. Nada mais nada menos do que um dos melhores textos que eu ja li,fala bem da realidade e da hipocrisia dessas desgraças chamadas ONGS e fundaçoes,que so buscam ascensao, e claro relata a maioria do povo brasileiro como se preocupando:”e brasil hexa!!,que hora que passa a novela das 8?qual a posiçao do sao paulo na brasileirao?”enquanto que os verdadeiros brasileiros que dao a vida a patria e sofrem tanto descaso pela populaçao exercem tao bem seu papel,longa vida as nossas forças armadas!!!

  3. Lucas é o seguinte, sugiro ir pelas fotos como por exemplo o do Sting com Raoni.
    Se pergunte o que esse ingles fazia no Parque Xingu nos meados de 1988.
    E hoje reclama-se da presença ONGs na Amazônia.
    Se as fotos não forem suficiente para levar voce a pensar,
    e questinonar então faz jus o poder que tem os Anglo-Saxões e a submissão nossa a esse poder

  4. Excelente texto,
    Eu não são pessimista, nem sou muito de acreditar em teorias conspiratórias, etc… mas o texto expõem muito bem os fatos de uma maneira bem clara e convincente.
    A pulga anda por traz da orelha de pois dessa.
    .
    Que Sr Amorim seja iluminado por uma “Luz Divina”.
    Problema sera ele convencer a “nos Brasileiro” a nescessidae de nos armar,
    Pois a Globo esta ai, deixando o povo muito bem entretido.

  5. Existem mais ONGs estrangeiras na Amazônia Brasileira do que na África toda; sendo que a população de nossa floresta é absurdamente menor..é para se pensar. Como bem disseram acima ICBMs e armas nucleares resolvem quase todos esses problemas. Não existe outro caminho. Exércitos regulares não são suficientes para repelir a fome conquistadora de alguma Potência nuclear. Se assim o fosse, o Japão e a Alemanha já teriam expulsado os exércitos estrangeiros que ocupam seu território a mais de 60 anos. Esses dois países riquíssimos e avançados tem plena e total capacidade para manter poderosas forças armadas. Mas não importa; sem a “bomba” eles não podem nem tentar mandar os invasores sair…
    ======================================================
    É hora de acordar para a realidade. Armas nucleares são uma tecnologia como outra qualquer. Mais cedo ou mais tarde o avanço científico vai permitir que grandes corporações, organizações, ou ricos grupos armados possam fabrica-lá. É uma realidade preocupante, mas inevitável. Ficar adiando sua fabricação pelo Estado Brasileiro é “empurrar com a barriga”, “enfiando a cabeça na areia”…

  6. Um grande poder que as pessoas tem nas mãos e não sabem utilizar é o BOICOTE !

    Ainda não entendo porque as pessoas conhecedoras de todas essas armações não boicotam as empresas desses países .

    Só as nossas Forças Armadas teria uma força invisível supra-militar de no mínimo 500 mil indivíduos que poderiam dar um golpe financeiro gigantesco em empresas como : Coca-Cola , Nestlê , Pepsico entre inúmeras outras deixando de consumir seus produtos e ainda gerando lucro ao país e melhorando seu estilo de vida consumindo produtos naturais de preferência nacionais !

    Ao invés de consumir o LÍQUIDO VENENOSO chamado Coca-Cola , que todo químico por mais borréia que seja , conhece sua fórmula e seus prejuízos à saúde humana , beber suco natural !

    Existe um produto químico na Coca-Cola que só ela ainda tem autorização de utilizar chamado : ÁCIDO ORTOFOSFÓRICO e que causa um prejuízo enorme ao ser humano .
    O uso de ácido ortofosfórico e não o ácido cítrico como todos os outros usam, é para dar a sensação de dentes e boca limpa ao beber, o fosfórico literalmente frita tudo e em quantidade pode até causar decapamento do esmalte dos dentes, coisa que o cítrico ataca com muito menor violência, pois o artofosfórico”chupa” todo o cálcio do organismo, podendo causar até osteoporose, sem contar o comprometimento na formação dos ossos e dentes das crianças em idade de formação óssea, dos 2 aos 14 anos. Tente comprar ácido fosfórico para ver as mil recomendações de segurança e manuseio (queima o cristalino do olho, queima a pele, etc.).

    Não é à toa que o número de banguelos no Brasil é enorme !

    A Coca-Cola e as outras INDÚSTRIAS DA PORCARIA entra , vicia as crianças e depois a INDÚSTRIA FARMACÊUTICA se apropria do restante bem mais lucrativo minando e destruindo a saúde dos brasileiros e outros povos !

    Sem falar no GÁS CARBÔNICO , isso mesmo , GÁS CARBÕNICO aquele que sai do escapamento dos automóveis e que dá a sensação que alíngua está fritando !

    Procurem em algum comércio que tem coleção de bebidas antigas e olhem no rótulo de uma garrafa de coca-cola antiga os ingredientes e verá GÁS CARBÔNICO um dos ítens .
    Agora ela só coloca : “BEBIDA GASIFICADA” !

    Este é só um exemplo !

    Portanto , se quiser-mos temos o poder nas mãos e nos quartéis deveria ser ensinado rigorosamente a fazer BOICOTE por toda a tropa , a produtos dessas nações !

    E todo brasileiro informado e patriota também !

    É claro que nem tudo dá pra boicotar tipo alguns equipamentos embutidos em TV’s , Carros , PC’s etc ..enquanto não produzir-mos tudo !

    O restante dá perfeitamente !

  7. E os intelectuais demagogos ainda ensistem em suas filosofias do seculo passando buscandpo adequa-las a um futuro visionario produzido e suas teorias não é?Uma realidade bem diferente muito embreve vos aguardam e quando ela chegar corram para adequarem ela a suas filosofias e assim ainda poderem curtirem por um tempo a ilusão de falarem sobre isso rsrs

  8. Concordo plenamente com o sr:Ademar Vila Nova,a bomba atomica realmente resolve o problema de invasão.Anglo-saxões são o cancer do planeta,os parasitas da terra,sem os imigrantes tocando seus países não seriam nada.Brasil com S,acima de tudo.

  9. Bom material!
    Porém, dado a sua atualidade, há certos pontos conflitantes, ou em desacordo, com a atual realidade geopolítica…
    Primeiro: a importância do BRICS desde quando surgiu, e mais ainda hoje no mundo, é extraordinária, e o texto não constata isso.
    Segundo: a importância do Brasil, hoje, no mundo é imensa (por toda a enorme disponibilidade de matéria primas que tem e disponibiliza), e o texto também não constata isso.
    Terceiro: há no mundo, hoje, um quinto poder (judiciário-legislativo-executivo-imprensa) a internet, com enorme poder de influência… a INTERNET, e o texto também não constata isso.
    Quarto: Dá a imprensão de que esse material geopolítico (apesar de bom) está um tanto quanto defasado, ou passível de ter sido melhor elaborado.
    Quinto: O autor tentou uma análise geopolítica global dos dias atuais, porém ela está com furos, como os acima citados.
    Sexto: algo que não pode passar em branco, numa análise geopolítica atual e mundial é… Irâ vai se tornar a primeira nação islâmica com bomba atômica (e diferente da Coréia do Norte, com lançadores)? Caso isso ocorra como ficará o Oriente Médio? E a OPEP?

  10. Até parece que a Inglaterra devolveu a riquíssima ilha de Hong-kong para a China porque algum nobre de peruca assinou um tratadinho qualquer com um “china” a 100 anos atrás escrito em papel de pão…HA HA HA e HA!!! Devolveram porque a China além de ter um exército forte e bem armado tem muito míssil nuclear.. Ou devolvia; ou eles tomavam e pronto! O mundo é assim; não adianta viver em ilusões.I

  11. Parabésn pelas Charges, cad uma melhor q a outra, só ñ gostei do mapa do BRASIL com aquelas bandeiras…espero q à dilma tenha entendif=do a mesma e “jurado” q isso jamais.Ou o salário dos técnicos em enfermagem serem reajustado dignamente, isso é, da FESP-RJ q ainda é R$600 à uns 4 anos, isso q é assímetria…Sds.

  12. Numa linguagem bem atual, ongs são vírus, cavalos de troia. Mas esses vírus aí, estão sendo detectados um por um. Não querendo ser lá o mais positivista, mas nos dias de hoje, isso não me assusta mais. E o povão não é mais tão cego aos formadores de opiniões como antes. Temos uma ferramenta poderosa de informação, a internet, e as nossas FAAS estão por dentro dos acontecimentos. Temos mostra de novas tecnologias em uso, radares que mostram abaixo das copas de arvores, desenvolvimento de vants e etc. Nossos inimigos sabem que descobrimos suas táticas, e vão ter que bater em retirada. O Brasil vai melhorar e muito, temos tudo pra isso e um pouco mais.

  13. A Segunda guerra acabou, ela é usada como cabresto moral para manter uma certa liderança entre ganhadores e perdedores, mas ela morreu.
    Quando falamos de países não falamos do povo, nós falamos das elites que a governam, o sistema financeiro, político,industrial,os que tem grana e poder de manipular.
    Essas mesmas elites tem medo.
    As elites tem medo da resistência, medo de que passemos a enxergar, lembre-se do filme Matrix, todos alimentados (?) mas presos em uma falsa realidade.
    As elites temem a resistência das revoluções que pegaram Maria Antonieta e a levaram para guilhotina.
    Grandes movimentações da massa estão acontecendo na Europa e Oriente médio.
    A revolução verdadeira não será racial e provocada, mas RELIGIOSA E NATURAL. Haverá revoluções acessórias de impacto mas secundárias.
    As motivações patrióticas também serão acessórias.
    Há um plano em andamento, as elites sabem e não podem controlar.
    A mentira vai chegar ao seu fim. A desestabilização do sistema que é o caos , isso é que aterroriza as elites.
    Ah, ia me esquecendo, não acreditem na imprensa, elas pertencem as elites.

  14. Amigos vocês se lembram qual foi uma das primeiras atividades da Hillary Clinton quando veio ao Brasil? Se não lembram eu refresco a memória de voces: ela visitou a universidade Zumbi dos Palmares, se não me engano uma universidade voltada apenas aos negros. Na plateia pelo menos 95% dos presentes eram negros…
    Isso demonstra o apoio e a importância que eles dão a essa agenda racialista que vem sendo empregada no Brasil. Ai tem mais coisa por trás…

    *

    Não concordo quando o autor tenta colocar Rússia e China como meras vítimas, afinal eles tambem tem as suas agendas para o dominio mundial, vide o movimento eurasiano do professor Alexander Duguin.
    No meio de tudo isso, de tanta luta por interesses particulares, o Brasil devia abrir os olhos o quanto antes e procurar cuidar dos seus próprios interesses!

    *

    A melhor maneira de se defender talvez seja mesmo ter a bomba atômica. Não para atira-la em ninguem, mas para que o governo democraticamente eleito por nós possa fazer valer o interesse da maioria no caso de nações indigenas pedirem independência do Brasil. Sem a bomba, acontecerá em breve o mesmo que se deu com o Egito e a Síria. Instigam os indios a se separar, se o país pega em armas para defender sua integridade, ai é invadido pela Otan…
    Não estou defendendo ditadores, estou denunciando o método usado pela elite.

  15. Concordo com 95% do texto, só não foi feliz com a ilustração da porca e os que mamam nela, e o demasiado discursso pro ditadura militar no Brasil, sem essa que os generais ditadores e seus sócios não ficaram ricos, vai dar um passeio na Suiça, mas no geral o texto é irretocável. Promovi por email e no facebook.

  16. Essa divisao do Brasil estilo Kossovo e’ um problema, joagndo negros x brancos x indios,.O Getulio vargas foi um genio proibiu o uso da lingua alema , italiana e hoje somos brasileiros..Essa internacionalizacao da Amazonia e’ outro problema serio, acho que a divisao (e colonizacao) do estadao do Para e’ um bom sinal, a construcao da rodovia br 319 Porto velho a Manaus seria uma ajuda para integrar a Amazonia ao Brasil..

  17. Aqui nos EUA, vejo so um caminho a descida, o pais esta quebrado, nao tem emprego para a amaioria da populacao, tem emprego no Macdonalds, Walmart etc..Todos os imperios cairam, Franc,a , Inglaterra, ate mesmo Portugal e Espanha.
    Vejo a China se firmando como potencia regional e depois quem sabe..A Russia tem sua esfera de influencia..
    O Brasil tem “sorte” que os EUA estao muito ocupados (atolados) no oriente medio, com Afganistan, Iran,e tambem China, Koreia do Norte,..
    Os EUA querem brigar com todo o mundo, assim nao tem dinheiro , como Raul Seixas diria, Al Capone, assim Chicago nao aguenta,..kkkkkkkkk

  18. DEBOSTON meu amigo não assuste as Escravinhas Sadomasoquistas do Vampiro que aqui no Brasil são muitas e o influxo menstual seria intenso e incontido rsrs….Um mundo falindo e ainda continuam pensando que quem dá as cartas são bombas Atomicas.A China é a potencia economica e o Brasil a segunda potencia economica.A Putinha Novinha cansou de ser espoliada por um Cafetão arrogante e colonizador,botou peitinho,calçou sapato alto e empinadinha foi empinar o bundãozinhu arrebitadinho pro novo bam-bam-bam do pedaço,os Ling Ling porque quem troteia na madruga sem escudo fica a mercê da noite.Mas justamente esse “parceiro” que se beneficia dos commodities de nossa extração medievalizada é justamente aquele que mais agride nosso mercado interno e nosso maior rival na disputa de mercado externo.A meu ver uma aproximação com eles em carater estrategico envolvendo economia e defesa não é a melhor escolha e sim seria a Russia.Lembremos que a Russia é a responsavel pelo avanço tecnologico Chines que com uma politica severa,mão de obra barata e exportações legais e ilegais os projetaram ao Olimpo da fama.São os Gafonhotos que um dia o mundo se unira para destrui-los ou para ser devorados por eles.Infelizmente aqui no Brasil a mentalidade é atrofiada e parou no tempo dos anos de Chumbo e ainda pensam que Russos comem criançinhas.Tolinhos hoje todos comem criançinhas inclusive pastores,padres,rabinos,´presbiteros,reverendo e velhinhos tambem.Temos muito mais a ganharmos com uma associação tecnoindustrial de defesa e aeroespacial com Russos continuando com parceirias comerciais com Chineses e com todos que quiserem nossos produtos.Deviamos aprendermos a sabermos separarmos as coisas mas a falta de raciocineo e a incoerencia nos fazem misturarmos tudo e sempre tendemos as escolhas mais inapropriadas.Quanto a Kosovolização isso não é so uma ferramenta de divisão internacional para dividir-nos mas infelizmente uma realidade em uma sociedade incapaz de evoluir e subdividida por preferencias ideologicas e distinções teologicas>prestam atenção apenas nas divisões de minorias e se esquecem do maior problema.Politicamente a sociedade Brasileira esta dividida e cansada do sistema vicioso,corrompido e covarde que não nos dá mais nenhuma opção de mudanças que não seja uma inevitavel insubordinação que ja começa a se evidenciar e tomara proporções cada vez maiores ate que se generalize.Infelizmente ainda não vislumbramos nada e nem ninguem que realmente possamos confiar para mudar tudo isso pois mesmo com ideias e iniciativas todos que sobem o patamar se deixam levar pelo sussesso e se deixam seduzirem por facilidades do momento e por atrativos sugestivos de Lobos astutos….Existe uma saida.Caminharmos por nossas proprias pernas com coragem sendo audaciosos não significando isso isolamento mas liberdade de relação comercial e economica sem atrelamentos.As cartas estão em nossas mãos e todos dependem de nossos produtos e de nossas riquesas.Desenvolver infraestrutura e capacitação de beneficiamento que impulsionara a tudo ao invez de posarmos de Madre Teresa de Calcutá financiando e bancando o que não disponibilizamos para nós mesmos.A China cresceu se fechando internamente,trabalhando e produzindo ate que extrapolaram suas fronteiras e partiram para conquistarem o comercio e dominarem a economia……Fazermos o dever de casa primeiro para depois pensarmos como Putinha e empinarmos a bunda e sorrirmos para todos pensando assim termos um lugar ao sol no Clube dos Cafagestes.

  19. Estrategia do NIÓBIO

    Apesar de não ser um tema inerente a defesa, desejo salientar a importância do Nióbio na industria aeronautica e aeroespacial. O Nióbio serve para o domínio e a qualidade tecnológica.
    Sem Nióbio não existiriam aços especiais, supercondutores, ligas para os programas espaciais, talvez nem aviões a jato (caças) e satelites.
    As reservas nacionais de Nióbio estão concentradas nos Estados de Minas Gerais (33,94%), Amazonas (64,45%) e Goiás (1,61%).
    Das reservas mundiais de mais de 4,3 bilhões de toneladas, o Brasil possui 4,2 bilhões de toneladas, ou seja 98 % das reservas mundiais desse mineral raro e estrategico. Mesmo assim, a produção mundial de Nióbio é de 90% no Brasil e 10% no Canadá.
    As maiores jazidas de Nióbio estão no Amazonas ( São Gabriel da Cachoeira) e em Roraima (Reserva Raposa – Serra do Sol). São Gabriel da Cachoeira deteria 2,9 bilhões de toneladas do minerio e está localizada próximo a Colômbia. As 7 Bases militares que os EUA querem instalar em nosso vizinho se justificariam. Da para acreditar que os EUA usariam caças F-16 e F-15, helicópteros Apache e VANT para apenas combater as FARC ?
    Considerando o teor médio de 1,04%, seriam 43.683.316 toneladas de óxido de nióbio, com grau de pureza (99,9%). Valendo US$ 20.000,00/tonelada, perfazendo um montante de US$ 873,7 bilhões de dolares.
    Com uma agregação média de 200 vezes o valor do óxido de nióbio ao criar superligas, etc., chega-se á cifra de US$ 174,74 trilhões de dolares. Que é 86 vezes o PIB brasileiro de 2010.
    Não deveriamos, ao invés de exportar minério bruto, atrelar o abastecimento mundial desse mineral estratégico á mais ampla transferência de tecnologia. A capacidade de abastecer o mundo com ligas metálicas 100% Made in Brazil ?
    Daria para comprar milhares de caças de quinta geração.
    (fonte: economiabr.com.br)

    http://www.economiabr.com.br/index.php/21/07/2011/brasil-insiste-em-desconhecer-a-riqueza-estrategica-do-niobio/

  20. ANTONIO…Belo post amigo.Eu sempre falei e sempre falarei de nossa maior deficiencia industrial que é a capacidade de beneficiamento de nossos produtos.Se hoje somos grandes exportadores de commodities poderiamos sermos exportadores de produtos acabados e ganhariamos muito mais e investiariamos muito mais em todas as nossas necessidades mas grande parte de nosso empresariado tem pensamento feudal,são apenas senhores de engenhos que so querem ganharem com uma minima folha de pagamento exaustivamente enxugada e uma menor carga tributaria possivel ate mesmo usando burlar o estado.Enquanto permitirmos essas coisas em nossa sociedade e mais a falta de moral do proprio estado que é corrompido,obsoleto e vicioso estaremos fadados a perdermos ou entregarmos nossos tesouros.

  21. gostei do texto, só que acho que o autor pecou em algumas “partes”, por exemplo esqueceu de comentar sobre os judeus e seu “imperio”, que é muito grande e nao vou ficar falando o que ja disse inumeras vezes aqui, e acho que a alemanha esta “começando” a querer mover suas peças no tabuleiro denovo, e sobre o brasil, nao tenho duvidas que somos principiantes e ingenuos na questao de “politica externa”(extrategia, visao de como funciona o mundo la fora), e é obvio que a unica instituiçao brasileira que é extremamente nacionalista(as forças armadas) é a que mais se fo#* neste país(lembrem sempre, no nosso país, principalmente a nossa elite, os que estao no poder nao sao nacionalistas, muitos so querem roubar e encher o rabo de dinheiro)(um pais corrupto, cultura voltada a malandragem(jeitinho brasileiro), cultura voltada ao “oba oba”, nao é um povo sério), até vejo alguns sinais de mudança no nosso país mais penso que vai demorar muito ainda , talvez séculos.
    acredito tb que a china cada vez se fortalece mais, para chegar uma hora que em conjunto com outros paises dara o “bote” certo,(porem nao acredito que a china sera a potencia dominate, ai entraremos no assunto de nova “ordem mundial”).
    (a e ja ia me esquecendo , acredito que a morte do JFK, tem haver com a industria belica americana e por exatamente ir contra as pretensoes dos “tais” banqueiros e donos do poder nos EUA)
    ……..
    …….
    ……
    e ai cabe a pergunta novamente, quem sao esses “banqueiros”?
    sds a todos.

  22. Texto grande.Amanhã vou lê-lo com calma.Vou adiantar alguns aspectos:
    1- Com esses políticos que nós temos, não chegaremos a lugar algum. Vamos ter que reestruturar a política brasileira, começando da estaca zero;
    2- Temos que confiscar os bens de todos os políticos corruptos e colocá-los na cadeia, retroativo aos últimos 60 anos;
    3 – A nossa justiça é cara e ineficiente. Certamente vamos ter que mudar essa desgraça …
    4 – Vamos ter que fabricar armas nucleares, se quisermos ter voz ativa no mundo.

    Depois que eu ler o artigo, darei mais sugestões.

  23. Brasil super potência…
    1- controle de natalidade;
    2- diminuir pela metade o número de políticos;
    3- juntar as cidades com menos de 10.000 habitantes ou que não possa se manter;
    4- mudar a lei kandir, taxar a exportação de matérias-primas ;
    5- acabar com os impostos que incidem na folha de pagamento;
    6- termos taxa selic de 6% ao ano ou menos; a china tem a mesma inflação e no entanto a taxa selic deles é de 6,31% ;
    7- mudar as leis para que efetivamente os corruptos e criminosos sejam punidos;
    8- fazer os detentos trabalharem, em qualquer coisa; só quem trabalha teria as as visitas íntimas;
    9- aumentar o efetivo da polícia federal para pelo menos 50.000 e não apenas os atuais 10.000, pois é função dela cuidar das fronteiras e comércio de armas;
    10- cada cidadão respeitar as leis, se beber não dirigir, ao dirigir, respeitar os pedestres e demais;
    e
    por fim
    11- cada cidadão ter em mente que o político é filho dele, pois é com seu voto que o político nasce, por isso cuidado ao chingar um de fdp, e vc cuida de seu filho político quando ele é eleito? ou o abandona? e vc sabe oquê acontece com a maioria dos abandonados né? então…
    9-

  24. O sofrimento economico do ocidente foi intencional. Isto e para calar a boca de alguns pelo que vai acontecer em dois mil e dose. O que vai acontecer nao e evento cosmico. Isto vai ser o raap, lazer de forno de esquentar cha por satelite. Bomba de hidrogenada no mar para onda gigante.E talves bomba de newtrons.

  25. Excelente materia, eu não sei quanto a vcs, mais irei começar a fazer a minha parte, como bem disse o nobre colega o Ademar Vila Nova, deveriamos todos juntos BOICOTAR todos os produtos que tivessem subistitutos nacionais para que isso virasse um mantra e que todos passassem a pensar da mesmar forma e feichassem com o mesmo pensamento e se alguem tivesse outra ideia que criassemos entre todos nós um contato para que pudessem dar a partida e não ficar num bla, bla, bla, bla, bla….
    eu acho que a coisa correta e não só ficarmos numa conversa interminavel, mais colocarmos a mão na massa e começarmos a fazer alguma coisa, isso sim faz a diferença, e continuarmos a divulgar todas essas informações para outras pessoas que sejam leigas e que venham tomar partido tambem. ok???
    fico no aguardo

  26. Considerando que o autor deve possuir linhagem anglo-saxônica e que passou apenas um ano no Brasil para realizar seus estudos e apresentar de foma sintática e objetiva as suas conclusões sobre alguns aspectos fundamentais da geo-política brasileira, principalmente no tocante ao que considera desafios assimétricos a serem enfrentados pelo país, inclusive ressaltando que temos cometido alguns graves erros estratégicos quanto a apreciação e valorização de algumas das nossas instituições e valores éticos e morais mais importantes, tais como: o Governo constituído, as Forças Armadas e o Poder Judiciário e sobretudo a quebra da coesão social. Este último, sem dúvida, para mim, o mais importante para que possamos de fato transformar o Brasil numa nação livre, poderosa, unida e soberana. Não podemos perder ou fragmentar a identidade do nosso povo. Só a educação de qualidade aliada ao poder da informatização pode ajudar a reverter o processo de desgaste já iniciado. É preciso reeducar o nosso povo, é preciso conscientizar a nossa juventude sobre os atuais e futuros perigos e desafios a serem superados.

  27. É incrivel que as boas e verdadeiras informações estão abertas para qualquer um lê por isso alegar ignorancia é imperdoavel pra mim nos dias de hoje.

  28. Há um adversário que podemos combater diariamente, o PIG, o Partido da Imprensa Golpista, ele é totalmente pró USA e assassionista, além de distorcer as notícias a seu belprazer. Esse partido pestilento é o porta voz dos interesses dos “petroleiros do mal”. Eles não querem (de jeito nenhum) que o brasileiro abra a mente, e não querem (de jeito nenhum) que o Brasil cresça, diminua a desigualdade, construa mais universidades, hidrelétricas… São contra o nosso progresso. De fato, há muita coisa a ser feita, mas não podemos retroceder e nem também deixar de lutar por um Brasil melhor.
    A nossa sorte é que os estrategistas em geopolítica dos EUA são tão confiáveis quanto os banqueiros de Wall Street. Olha o Nióbio, Brasil! Não dorme não!

  29. O AUTOR TEM A CRENÇA QUE ” o que já era estabelecido no meio militar já há algum tempo, passou a ser consciência ( de parte da sociedade ) de que a cobiça por nações estrangeiras na Amazônia, tanto na verde quanto na Azul (em momento oportuno) não são meros devaneios.”
    MAIS ADIANTE O AUTOR AFIRMA
    ” sobre os direitos dos povos indígenas, dos quais o Brasil foi signatário, mas que, curiosamente, os países anglo-saxões como os EUA, Canadá, Austrália e Nova Zelândia, que também possuem as suas próprias populações indígenas, não assinaram.”
    SERÁ O Peter de Mambla um australiano UM PETRALHA DISFARÇADO, UM VERMELHUXO, HA, HA, HA, HA….
    Infelismente o perigo maior mora em casa meu caro Peter, um grupo que tem na Amazônia e suas riquesas, no Pre-sal, os meios de barganha para retalhar a soberania do pais em troca do Status do reconhecimento ( $$$$$$$ ) de Wall Street.
    Bomba Atomica somente meus caros não irá resolver, vejamos como exemplo o caso do Paquistão e Coreia do Norte.

  30. sobre os direitos dos povos indígenas, dos quais o Brasil foi signatário, mas que, curiosamente, os países anglo-saxões como os EUA, Canadá, Austrália e Nova Zelândia, que também possuem as suas próprias populações indígenas, não assinaram…
    Lembrando mais um detalhezinho aos nossos amigos: Os EUA mataram mais de 90% de seus índios! Os que sobraram são civilizados e estão multimilionários com seus casinos.

  31. Ops, tava esquecendo, lembram do “trope” com a construção de Belo monte? Tentaram usar de várias artimanhas para barrar a construção dessa hidrelétrica, até ultimato da OEA. A Dilma mandou um recadinho pra OEA, e as obras da hidrelétrica já está a pleno vapor.

  32. O que devemos fazer é não só ficar nos comentários aqui neste ótimo blog mas sempre que puder expor nossas idéias aos que estão perto de nós tamben. Como as escritas nesta resenha tão certa sobre a geopolítica atual.

  33. .
    .
    Somente agora pude ler… e concordo com a maioria dos colegas, o texto é excelente!!Um banho de realidade Geo-Politica e Geo-Estratégica!!
    .
    Realmente foi um passeio e tanto na Geo Politica global onde se vê que não existem santos e o mundo é sempre em guerra pelo domínio, e essas guerras assimétricas são sem duvida uma nova forma de batalha, onde é cada um por si ou amigos até certo ponto!
    .
    Gostei muito da parte sobre a Eurásia central e a futura divisão do Paquistão, muito interessante que dividir pra conquistar seja em todo lugar e em todo momento!
    .
    Na guerra assimétrica contra o Brasil vemos o que sempre falamos, BASTA COM ONG’s por aqui, o nosso Brasil tem que se defender imediatamente contra esse novo sistema de guerra que não é mais de partidos ou de “Posições”, aqui agora quem manda é o domínio econômico do mundo!!!
    .
    E os fieis seguidores dos USA pra mim deveriam ser deportados para la, pra sempre, banidos como foram tantos em outros tempos, mas ao contrario daqueles nunca mais voltar!!
    .
    Ficar apoiando nação que faz guerra de 4° geração contra o nosso país, tentando dividir o nosso povo, a nossa crença, o nosso território, fazendo assim que nós enfraqueçamos pois seremos divididos, pra mim é traição!!!
    .
    E tem gente por ai em vários fóruns que te perseguem somente para defender a mentira Yankee nas nossas mentes… e depois que o Brasil for divido pra eles acho que nem assim acho que eles entenderão o que fizeram para ajudar a acabar com o Brasil assim como o conhecemos, mas pra eles basta que tenhamos um avião “F” nun sei o que que eles estão felizes!!
    .
    Quem persegue brasileiro pra defender estrangeiro deveria ser perseguido realmente por lei e ir pra prisão e depois sumir do Brasil, vai viver la já que “Torce pra eles” ao invés do Brasil, ajudando a pregar a mentira assimétrica deles por aqui, colaborando com a intenção de arruinar o nosso país!!
    .
    E o bom é que se você fala isso por ai, alertando sobre as intenções dos USA vem sempre taxado pelos colaboracionistas yankees de ser anti-americano, comuna, vermelhuxo, pregador de ódio, terrorista talibã, etc… ser contra a guerra assimétrica que os USA fazem contra o nosso país não é ser nada disso, é ser brasileiro de verdade!!
    .
    Ser contra esse novo tipo de guerra moderna ao Brasil, não quer dizer ser aliado do Irã, da Russia ou da China, mas somente fazer como eles, não aceitar esses ataques baixos e violentos em nossa sociedade, querer o bem do Brasil acima do interesse estrangeiro!!
    .
    Nada de Brancos, Nada de Negros, Nada de índios, nada de mestiços, nada de orientais, nada de católicos, nada de protestantes, nada de evangélicos, nada de muçulmanos, nada de induístas, nada de feministas, nada de machistas, nada de GLS, nada de imigrantes, nada de descendentes, nada de direita, nada de esquerda, nada de grupos ou de centros… somos todos simplesmente brasileiros!!
    .
    Faça a sua parte, lute contra a guerra assimétrica que os USA fazem contra o nosso país, alerte as pessoas que conhece… e serve menos novelas neste país e mais jornalismo verdade e documentários!!
    .
    Valeu!!

  34. Nestas horas é que da uma vontade de se alinhar mesmo a Rússia, China, :Irã…..e manter equipamentos de defesa de alto nivel pra frear as ambições de outras nações.

  35. Mais cedo ou mais tarde o Brasil teria que enfrentar os seus reais e maiores desafios, melhor seria se tivéssemos nos preparado mais e melhor, mas as coisas por aqui nunca aconteceram da forma que sonhamos,quem sabe é o nosso destino. Mas nem tudo está perdido, estamos começando um novo século onde: crise econômica, a escassez de alimentos, de matérias primas, de água doce de alguns países tidos como grandes podem e devem agora nos dar alguma vantagem no jogo do poder. Aprendemos muito a nossas custas sobre inflação, corrupção, crises políticas internas, falta de emprego, de oportunidades, de indústrias, escolas, etc, mas todos esses desafios assimétricos, aos poucos estão sendo superados com fé, inteligência, determinação e com o trabalho incansável do nosso povo. Agora os desafios assimétricos nos remetem a um novo patamar e capítulo da política, o da política internacional. Quais são os nossos objetivos estratégicos nesse campo? – não podemos cometer os mesmos erros dos atuais dominantes, acumulamos muitas experiências e muitos dependerão de nós e da nossa capacidade de liderança, temos que estar preparados para dar respostas a este novo desafio, não há como fugir disso. Temos que manter o nosso povo e o nosso território unido, temos que educar e rápido, não há mais tempo a perder. Temos que evoluir, no máximo, cinquenta anos em cinco.

  36. Infelizmente, vi esta semana, no Jornal nacional, uma matéria sobre a usina de Belo Monte e os impactos ambientais e sociais que irá causar.
    Confesso que achei a matéria (mais uma vez, da Globo), tendenciosa e com meias verdades.
    Lembren-se de uma fraze da matéria acima “… A Declaração de 2007 da ONU sobre os direitos dos povos indígenas, dos quais o Brasil foi signatário, mas que, curiosamente, os países anglo-saxões como os EUA, Canadá, Austrália e Nova Zelândia, que também possuem as suas próprias populações indígenas, não assinaram…”
    No sul e sudeste, muitas famílias foram deslocadas de suas terras para a construção de usinas. Isso não induziu a pobreza, pelo contrário: troxe riquezas. Não somente pela energia gerada, mas principalmente, pelo turismo e consequente evolução cultural.
    Se índio é brasileiro, ele deve ser tratado como tal. Com direitos e obrigações.
    Preservar cultura, é uma coisa. Molda-la a seu interesse, como fazem as ONGs, é outra.
    Tenho, desde a adolescência, uma frase que é: “O PASSADO PRESENTE NO FUTURO”(sim, fui eu quem a escreveu)…
    Como alguém também já escreveu: “Para bom entendedor, meia palavra basta”, resumo: o artigo é ótimo e mostra que devemos sim, nos preocuparmos.
    Eles não tem tecnologia para vencer-nos na selva. Mas tem para vencer-nos psicológicamente.
    Vamos nos vacinar. Reagir… Buscar muitas e infinitas fontes de informações.
    É excelente o blog, assim como o é, a maioria daqueles que aqui expressam seus pensamentos.
    Abraços.

  37. O CENTRO DA QUESTÃO É… para que lado devemos pender? para o lado maniqueista que tem sua manifestação nas ofensivas da Fundação Ford (direitismo) de um lado e de outro da fundação Soros (esquerdismo), ou vamos pender para frente, criando uma coalizão nacionalista, civica, sem partidarismos, amplamente escoltada pela sociedade civil organizada, universidades, sindicatos patronais e de trabalhadores, igrejas, enfim, uma coalizão realmente representativa do povo brasileiro e tendo como preponderancia aparar possiveis arestas que dificultem a integração da nação brasileira sob todos os aspectos… apoiar as ações dos nossos militares e cobrar das autoridades administrativas e legislativas que tomem as providencias necessarias para garantir nossa soberania… poderiam começar por acabar com diferenças legais entre brasileiros e indios, aculturados ou não… acabar com reservas indigenas desproporcionais a qntidade de BRASILEIROS que lá habitam… poderia passar o dia enumerando os meios de ajudarmos nossos militares a cuidar de nossa soberania, mas me contenho nesses exemplos… no mais, cabe a cada um de nos cobrarmos das autoridades a que tenhamos acesso as providencias cabiveis ao caso concreto… INDEPENDENCIA OU MORTE!!!

  38. Na minha opnião o Brasil esta muito lento nas suas modernizações das forças Armadas, reconheço os esforços e as conquistas que aos poucos vão sendo despertados nos nosso politicos, porém a passos de tartaruga ainda, ja temos muitas tecnologias de ponta e tudo para porque não tem investimentos. Eu, um dia, gostaria de ver na Presidencia deste pais que amo, uma pessoa com a inteligencia do General Heleno, um grande general. Os nossos politicos estão na idade da pedra, hoje no Brasil não existe mais intensões de golpes militares como antes, hoje a nossa cultura militar é diferente. Mas se continuar-mos desta maneira que esta, infelismente seremos massacrados por não ter condições de enfrentar de maneira justa nenhuma potencia, eu sou Brasileiro e daria minha vida pela minha patria, agora como lutar sem ter condições, na verdade quando não são tomadas decisões certas e rapidas neste sentido de defesa o pais leva toda a nação para o matadouro, desde que o mundo é mundo as guerras existem pelos mesmos motivos e eu que sou um ninguém sei disto porque pessoas de grande inteligencia como nossos politicos não conseguem enxergar esta realidade.

    Eu penso que cada nação tem seu direito a vida e dignidade porém se eu tivesse o poder nas minhas mãos quando fosse-mos envadidos nas condições de hj. certamente talvez perderiamos as nossas duas amazonias porém, não deixaria minha nação a merce de estrageiros – detonava todo nosso arcenal nucler e acabaria com o mundo… mas jamais deixaria um americano esquartejar um Brasileiro como eles fizeram no Iraque matando com covardia e abusando daqueles. Já que o Brasil não pode pertencer ao mundo que o mundo não exista mais. Quebre a nossa soberania que queimaremos o mundo todo já que a amazonia esta em nosso dominio.

  39. De intransigentes ideologicos a loucos incendiarios ate chegar a indecisos e melancolicos filosoficos rsrs O bom senso é tão simples ja que não se encontra em padrões e sim em nossos interiores onde a moralização publica e revisão de regras da iniciativa privada.Profundo investimento em infraestrutura,capacitação e beneficiamento.Imparcialidade e não atrelamento.Somente assim poderiamos caminharmos por proprias pernas sem isolamento ou formações.Hoje o Brasil depende dele proprio para deixar de ser sonho e passar a ser realidade.

Comentários não permitidos.