Mas será o benedito?:Líbia 'quebrou espinha' dos rebeldes, diz filho de Khadafi a jornalistas

http://wscdn.bbc.co.uk/worldservice/assets/images/2011/08/23/110823012142_saif_al_islam_304x171_reuters.jpgSaif Al-Islam Khadafi, filho do líder líbio, coronel Muamar Khadafi, disse na madrugada desta terça-feira (noite de segunda-feira em Brasília) a jornalistas estrangeiros que seu pai está a salvo em Trípoli, apesar do aparente avanço das forças rebeldes, e afirmou à BBC que o governo “quebrou a espinha” dos insurgentes.

Conduzido por um veículo blindado, o filho de Khadafi fez uma aparição no hotel onde estão hospedados os jornalistas estrangeiros na capital do país, Trípoli, apesar de informações que indicavam que ele estava preso.

O correspondente da BBC em Trípoli Matthew Price diz que o filho do líder líbio parecia confiante, embora, segundo relatos, os insurgentes tenham tomado o controle da maior parte da capital líbia.

“Nós quebramos a espinha dos rebeldes. Era uma armadilha. Nós os fizemos passar por maus bocados, então estamos ganhando”, disse ele ao correspondente da BBC.

Questionado se seu pai continua a salvo na capital, Saif Al-Islam – tido por muitos como potencial sucessor do líder líbio – respondeu de maneira curta: “é claro”.

A aparição de Saif al-Islam ocorreu depois que o porta-voz do governo Moussa Ibrahim, afirmou, na rede de TV líbia Al-Urubah, que tanto Khadafi quanto seus filhos estão bem, e que o governo tem o controle de pelo menos 75% de Trípoli.

Na noite desta segunda-feira, os rebeldes alegaram estar em controle de cerca de 80% da capital.

Líbia

“Nós quebramos a espinha dos rebeldes. Era uma armadilha. Nós os fizemos passar por maus bocados, então estamos ganhando.”

Saif Al-Islam Khadafi, filho de Muamar Khadafi

Nesse domingo, Mustafa Abdel Jalil, líder do Conselho Nacional de Transição, órgão político criado pelos rebeldes, disse que Saif Al-Islam estava detido, junto de outros dois filhos de Khadafi, Muhammad e Saadi.

Depois disso, nesta segunda-feira, o promotor do Tribunal Penal Internacional (TPI), Luís Moreno-Ocampo, disse que o filho de Khadafi havia sido preso e estava sob custódia. Depois disso, o TPI divulgou um mandado de prisão para Saif Al-Islam por crimes contra a humanidade.

No entanto, a TV Al-Urubah, que é favorável a Khadafi, mostrou nesta segunda-feira imagens de Saif al-Islam fazendo um rápido pronunciamento negando que tenha sido capturado, durante o que a emissora definiu como uma “turnê em Trípoli” do filho do líder líbio.

Segundo o correspondente da BBC, ainda não está claro se o filho de Khadafi foi detido e depois libertado, ou se ele chegou mesmo a ser preso em algum momento.

De acordo com Price, o fato mais importante parece ser que, enquanto todos pensavam que Khadafi estava praticamente derrubado pelo avanço dos insurgentes, um alto integrante do governo aparece em público e dá indícios de que as forças do regime ainda não estão totalmente derrotadas.

Clique Leia mais na BBC Brasil: Rebeldes caçam Khadafi e enfrentam bolsões de resistência em Trípoli

Combate em Trípoli

Rebeldes que tentam tomar o controle de Trípoli ainda enfrentam a resistência por parte de tropas leais a Khadafi, que é perseguido pelos insurgentes.

Os rebeldes disseram que, até noite desta segunda (horário local), haviam ocupado cerca de 80% da capital da Líbia, incluindo a sede da TV estatal. Mas um correspondente da BBC que acompanha um dos comboios rebeldes ressalta que as forças de Khadafi reconquistaram parte do território desde então.

O movimento pela tomada de Trípoli foi iniciado na madrugada de domingo pelos insurgentes, que estabeleceram postos de checagem na cidade.

Centenas de moradores saíram às ruas para celebrar. Ao mesmo tempo, violentos confrontos explodiram nos arredores do quartel-general de Khadafi e em outras partes da cidade.

Veículo de combate percorre ruas de Trípoli (AP)Rebeldes dizem ter tomado 80% da cidade, mas tropas de Khadafi oferecem resistência

Tropas pró-Khadafi continuavam no controle das ruas ao redor de um importante hotel de Trípoli, o Rixos, onde se hospedam diversos jornalistas ocidentais.

“Estamos nos preparando para mais uma noite de intensos combates”, disse à BBC um morador da capital. “Acho que as forças de Khadafi vão recorrer a técnicas de guerrilha porque sabem que não têm o apoio da população.”

Mas outro morador criticou os rebeldes, dizendo que estes estavam “invadindo as casas das pessoas e roubando tudo”.

O porta-voz do regime de Khadafi, Moussa Ibrahim, disse que 1,3 mil pessoas foram mortas na cidade entre domingo e segunda-feira. O número não pode ser confirmado de forma independente.

A TV líbia controlada por rebeldes diz que forças pró-Khadafi estão “bombardeando indiscriminadamente” áreas vizinhas ao quartel general de Khadafi, em Bab al-Azizia.

Paradeiro de Khadafi

Mustafa Abdel Jalil, líder do Conselho Nacional de Transição, órgão político criado pelos rebeldes, disse que os insurgentes só declararão vitória quando Khadafi for encontrado. Seu paradeiro era desconhecido até a noite desta segunda-feira.

“Não sabemos se ele ainda está (em seu complexo, em Trípoli), nem se está dentro ou fora da Líbia”, afirmou Jalil.

Ao mesmo tempo, cresce a pressão internacional para que Khadafi renuncie. A China disse que respeitará o desejo da população líbia e a Rússia se declarou neutra em relação ao avanço rebelde em Trípoli. O Egito se tornou o mais recente de uma série de países a reconhecer o Conselho de Transição como o governo legítimo da Líbia.

O presidente dos EUA, Barack Obama, disse nesta segunda que “o regime de Khadafi (em vigor há 42 anos) está chegando ao fim e que o futuro da Líbia está nas mãos do povo”, mas instou os rebeldes a evitar a violência.

A correspondente da BBC Rana Jawad, que está em Trípoli, disse que há na cidade a sensação de que o fim dos combates pode estar próximo e que os rebeldes tendem a sair vitoriosos.

Na Praça Verde, que recentemente fora palco de protestos pró-Khadafi, apoiadores dos rebeldes arrancaram, entre domingo e segunda-feira, as bandeiras verdes identificadas com o regime do líder líbio.

Fonte: BBC Brasil

21 Comentários

  1. Ou a cria do Kadafi entra pra história como o “Ali o Cômico” aquel porta vóz do regime de Sadan que negava a invasão de Baghdad mesmo quando os reporteres se abaixavam pra não ser alvo do fogo aliado, ou então os rebeldes e os aliados vão pagar o mico da história com uma manobra mal feita, vamos ver no que vai dar este episódio.
    sds
    E.M.Pinto

  2. Cantei no Estadão que Tripoli era a Stalingrado da OTAN e dos que se dizem rebeldes, cairam, e perderam as tropas terrestres, podem acreditar, o que morreu de gente armada nas mãos do exercito Libio não foi brincadeira, procurem na net.

  3. Das duas uma, ou as forças do regime entraram em colapso ou fingiram um colapso atraindo os rebeldes para cairem numa grande armadilha, evitanto dessa forma se exporem aos ataques aéreos da OTAN, trouxeram os rebeldes para dentro de Tripoli. Só resta esperar, porque não dá para confiar em nenhuma informação dessas agência de notícias.

  4. E.M.Pinto se não for um ato de delírio do filho de Kadaffi,é um golpe bem pensado atrair o grosso das tropas inimigas para o território e esmagalas numa emboscada,a Líbia é dividida em várias tribos com a predominancia de algumas nas principais regiões,ao que me parece a maior parte das tribos que compoem o povo Líbio apoia o Kadaffi,se isso for verdade é mais fácil atrair o inimigo para o seu terreno aonde o poder aereo da Otan não vai poder ser usado,a Otan não vai saber quem ela vai Bombardear,se jogar uma bomba nas areas de combate ela vai atingir areas civis,e isso daria uma repercursão enorme,sendo verdade isso que o filho do Kadaffi falou,os combates seriam rua a rua e as tropas de Kadaffi teriam a vantagem numerica e de conhecer o terreno,ai sim o poder aereo da Otan se limitaria a lançar bombas na casa do KADAFFI,E SERIA A DESMORALIZAÇÃO DA OTAN,um dos maiores micos militares da história,um país africano desmoralizando as maiores potencias militares do Ocidente,o velho Kadaffi vai passar a ser o novo SALADINO do Islã.

  5. O texto abaixo , de um repórter russo, explicita um pouco os métodos de intervenção da OTAN na Líbia(e que podem ser aplicado em qualquer país sem uma boa defesa, Brasil…)
    ———————————————-
    Dmitry Rogozin
    ——————
    Embora a OTAN tenha fornecido apenas o apoio aéreo e de instrução para o ataque dos rebeldes na capital líbia, o enviado da Rússia à aliança diz que o papel da OTAN não pode ser subestimado. E apenas aparentemente, “não houve” envolvimento direto na luta de solo.
    .
    Durante os meses de combates na Líbia, a OTAN prestou assistência fundamental para os rebeldes, muito além dos ataques aéreos, com a destruição de sistemas de comunicações chave de Gaddafi e suas instalações de armas.
    Vigilância, empresas privadas e instrutores militares também ajudaram a transformar os grupos rebeldes em uma força capaz de abalar Tripoli.
    .
    A agência de notícias ‘Associated Press’, citando um diplomata na sede da NATO em BRUXELAS , o qual falou sobre condição de anonimato devido à sensibilidade da questão, disse que:
    .
    Mais além, a ajuda incluiu técnicos de logística, consultores de Segurança e uma frente de controladores aéreos guiando o Exército Rebelde, bem Como agentes de inteligência, analistas de avaliação de danos e outros especialistas.
    .
    O enviado da Rússia à Líbia, Dmitry Rogozin, também diz que, embora as forças da Otan não se envolvessem oficialmente no assalto de Trípoli e em outras cidades da Líbia, isto foi feito com a ajuda de instrutores militares e os chamados “soldados da fortuna”(mercenários) – ex-soldados da NATO que estão agora a trabalhar com algumas forças não-oficial de segurança e empresas de segurança.
    .
    “Mas se você faz uma pergunta direta, se a NATO participa da operação terrestre, ou se grandes forças ocidentais tomaram parte no assalto à cidades da Líbia, a resposta que você vai conseguir é claro ‘não’, o que não é nenhuma surpresa”, Rogozin afirmou. “Eles nunca vão confirmar o que está se tornando evidente para todos os demais. ”
    .
    O enviado da Rússia na Líbia insistiu que a aliança(OTAN) distorceu o seu mandato da ONU na Líbia, para prosseguir com a sua agenda.
    .
    A Resolução 1973 do Conselho de Segurança deu possibilidades bastante amplas para Organizações Internacionais e paises, declarou ele.Más o poder de executar a Resolução não dado foi uma só organização específica. Para todos os efeitos, a OTAN usurpou esse direito.
    .
    Portanto, se há um mandato eles vão executá-lo como bem entenderem. Se nao houver mandato, eles vão se auto conceder um, à si mesmos.
    .
    “Talvez vá ser um pedido do “governo democrático da Líbia”, o Que vai garantir sua presença militar neste país, alertou. Eles são pessoas muito astutas e experientes, eles vão encontrar sempre uma maneira de garantir, pelo menos uma “folha de figo”, para legitimar sua presença na Líbia.

    ———————————————-

  6. Deste conflito (intervenção disfarçada) há muitas lições para nossos militares e estrategistas, sobre os métodos de atuação da OTAN/EUA…
    .

    OTAN/EUA(Israel é (parte de OTAN), com o domínio que tem sobre o sistema informacional, mais seu peso politico/econômico e poderio militar, podem e mantendo uma aparencia de “legalidade e justiça”, atacar qualquer país que esteja indefeso, em que tenham interesses econômicos e geopolíticos. E a OTAN/EUA já o vem fazendo à 20 anos, desde a intervenção na Iugoslávia…

  7. A cautela do Itamaraty é uma indicação clara de que as coisas não estão definidas na Libia e com certeza tem algum bom motivo para isso. Note-se que a Russia tambem se mostra cética, dificilmente a OTAN conseguirá o domínio pleno da situação no País, nem tampouco conseguirá trocar 6, por meia dúzia, ou seja, um outro ditador não funciona e dificilmente conseguirão dominar aquela sociedade que ja viu filmes iguais antes. Estar em Tripoli é uma coisa, dominar a Líbia, é outra, completamente diferente e muita água ainda vai passar por debaixo da ponte, com certeza. Quando Kadaffi disse que seria uma longa guerra, sabia do que estava falando.

  8. Carequinha oclinhos.. barbitxa, blusa simples. Já armaram “o cara” que vai mudar… MUDAR O QUE?.. Quero ver onde isto vai dar! E vejam só o asfalto de lá! Parece pista de pouso de tão bom! Tem que chamar pro abraço e metralhar, tá certo! O khadafi.
    ——————
    O que vai acontecer com o hospital sírio-libanês? =b

  9. .
    .
    Concordo com o Dandolo, todos os dois lados estão mentindo, isso tudo é guerra de desinformação para trazer o inimigo para perto das próprias forças ou tira-lo da toca… se brincar foi o próprio Filho do Kadhafi que organizou essas vozes de que teria sido preso somente pra dar auto confiança aos rebeldes, pensando que o regime estaria no fim de suas forças, e assim entrarem em Trípoli e serem esmagados pelas tropas do ditador líbio…
    .
    Do outro lado da guerra, os mercenários da OTAN que prestam serviços para os rebeldes em apoio logístico, de instrução militar, armas, munições, e outros mais, deveriam ter mais atenção com a guerra de informações, e não deixar os seus guerrilheiros caírem em papo de imprensa por ai, pois se os rebeldes passarem a acreditar sempre nas “Noticias Reais” da imprensa ocidentalizada de que o regime do Kadhafi esta fraco e quase derrotado, vão cometer cada vez mais erros, principalmente o do “Já Ganhou”, o que reduz em muito a atenção e a moral nas batalhas, pois pra que me empenhar tanto se já está “Quase Acabado”??… o que pode ser fatal para esse movimento pro Europa!!
    .
    E a democracia no Egito quando vem??? Muitos disseram que era tudo uma luta pela democracia, mas cadê a democracia, o cara caiu mas é ainda uma ditadura, o ocidente não vai fazer nada para acabar com a ditadura por la???
    .
    Valeu!

  10. O cara esta no poder a 4 decadas sob ataque constante do ocidente. Ele teve muito tempo para se preparar para uma coisa dessas.
    Ele deve ter transformad otripoli em um imenso bunker aonde esconde o seu exercito.
    Lembrense que a poucos dias ele lançou um escud quando a otan jurava que ele nã otinha mais artilharia de grande porte por causa dos bombardeios.
    O que meai ele tem escondido em tripoli?

  11. pessoal , que a muitas mentiras dos dois lados, isso é inquestionavel, agora se vcs acham mesmo que o Khadafi e seus filhos conseguirao ganhar essa guerra , se acreditarem nisso entao nao duvido que acreditem em papai noel e coelhinho da pascoa rsrsrsrs.

  12. Acabei de ver um vídeo dos rebeldes tomando uma base do Khadafi, oque mais me surpreendeu no vídeo foi um rebelde carregando 4 lançadores ante Tanque parecia ser modelo Americano(Não e ha versão mais atual claro.)

  13. O filho deve ter sido treinado na antiga Uniao Sovietica.

    Como esta o Brehjenev? Esta bem de saude pra cachorro…na realidade o cara tava morto a 4 dias.

  14. Esta mais nas maos Francesas e inglesas do que Americanas. Infelizmente esses dois paises nao estao a fim de ter seus soldados morrerem por rebeldes Libios.

    Ademar do L.L. quem fala verdade esses dias.

Comentários não permitidos.