Defesa & Geopolítica

Atualizado: T-50 aborta Decolagem após falha do motor

Posted by

A MAKS Rússia 2011 encerrou um embaraço para a Sukhoi, o piloto de seu segundo protótipo PAK-FA/T-50 foi forçado a abortar uma corrida de descolagem após duas rajadas de chamas irromperem do motor do protótipo do caça de quinta geração.


O incidente aconteceu diante de cerca de 200.000 visitantes, que tinham se reunido na base aérea em Ramenskoye perto de Moscou em 21 de Agosto.

Também conhecidocomo T-50-2, ou Side 52, o avião foi forçado a parar a partir de uma velocidade de cerca de 100 kmh, no comando estava o experiente piloto de testes da Sukhoi Sergei Bogdan que foi forçado a acionar os freios de roda e também o pára-quedas de freio.

A Sukhoi informou que a aeronave sofreu uma avaria técnica, mas sem nenhum dano e que seu piloto agiu “de acordo com os procedimentos”.

A empresa atribuiu posteriormente o problema a um “sistema de abastecimento de combustível com defeito” e ao sistema de NPO Saturn 117 mais especificamente ao FADEC do motor (full-Authority Digital Engine Control).

A decepção do público foi maior pois as autoridades haviam prometido que mesmo com problemas o T 50-2 iria voar, o que de fato não acabou acontecendo, pois a aeronave foi enviada para a manutenção.

Apesar da decepção com o T 50-2, o voo do T 50 foi registrado por inúmeras câmeras de todo o mundo que puderam conferir nodia de apresentação ao público o protótipo do PAK FA demonstrando ao público em manobras suaves, o balé aéreo que abriu a MAKS 2011.  A

Fonte: Flightglobal

http://www.patricksaviation.com/photos/ricardo.ricjam/40897/

31 Comments

shared on wplocker.com