Presidenta Dilma Rousseff participa de cerimônia na Aman

http://i1.r7.com/data/files/2C95/948E/31E3/A2F8/0131/E8E4/F218/746C/dilma_resende.jpg

A Presidenta Dilma Rousseff participou na manhã de hoje (20) da solenidade de entrega de Espadins aos 441 cadetes da Turma Bicentenário do Brigadeiro Sampaio na Aman (Academia Militar das Agulhas Negras).

Logo que chegou, a presidenta foi recebida por uma salva de 21 tiros de canhão, a maior salva de tiros concedida apenas a presidentes da república, em seguida ela passou em revista à tropa e foi para o Pátio de Formatura Tenente Moura, onde participou da solenidade de entrega das réplicas reduzidas da espada de combate do Duque de Caxias aos cadetes.

Além da presidenta participaram da cerimônia o governador em exercício do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão; o Ministro de Estado da Defesa, o embaixador Celso Amorim; o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Júlio Soares de Moura Neto;  o Comandante do Exército, General Enzo Martins Peri; o Comandante da Aeronáutica Tenente-Brigadeiro do Ar, Juniti Saito; o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA) do Ministério da Defesa,  General-de-Exército José Carlos De Nardi;  a Deputada Federal Benedita da Silva (PT) representando o presidente da Câmara de Deputados, além de autoridades estaduais e regionais.

Vídeo: Entrada da Presidente da República no Pátio Ten Moura da AMAN

Vídeo: Entrada dos Cadetes – ESPADIM 2011

Cadete destaque da turma recebe  espadim das mãos da Presidente

De acordo com comandante da Aman, General Arruda, a solenidade de entrega de Espadim é uma das mais importantes na vida de um cadete.

– Suas almas de soldados guardarão, carinhosamente, este grandioso dia em que se realiza e a mais bela e vibrante solenidade de todo o tempo de cadete.  Suas memórias serão impregnadas por essa cerimônia no Pátio Tenente Moura, um dos templos sagrados de nossa Academia.  Vocês são os principais protagonistas e a razão de ser dessa solenidade, e seguramente, são motivo de orgulho de todos os seus familiares, e amigos que vieram prestigiá-los. – disse o general acrescentando que o nome da turma foi uma escolha muito feliz.

– Acertada e oportuna foi a escolha do nome da Turma Bicentenário do Brigadeiro Sampaio, por homenagear um dois maiores heróis da Pátria: o Brigadeiro Antônio de Sampaio.  Hoje vocês vêem confirmado o seu título de cadete, o qual é uma honra e uma grande responsabilidade. Sejam dignos de portar a miniatura do sabre de combate do Marechal Caxias. – ressaltou o comandante.

Logo após o discurso do General Arruda, o cadete Pedro Luiz Vieira das Neves, melhor classificado da Turma Bicentenário do Brigadeiro Sampaio, recebeu seu Espadim diretamente das mãos da presidenta Dilma Rousseff.

Quando todos os cadetes já haviam recebido seus espadins foi a vez da presidenta fazer seu discurso. Ela destacou a importância dos futuros oficiais na defesa da pátria e do papel do exército na defesa da paz e da democracia.

“Nesta semana, em que cumprimentei os oficiais generais recém promovidos, celebrei com eles a promoção como um coroamento de mais de trinta anos de competentes serviços prestados à Pátria. Neste ano em que se comemora os 200 anos da Academia Militar das Agulhas Negras, participo com grande alegria de uma cerimônia que assinala o momento primeiro, o momento de início da carreira de oficial”, discursou.

Dilma ainda falou sobre a importância do dia. “Venho como presidenta da República Federativa do Brasil à Academia Militar das Agulhas Negras para participar com vocês, jovens cadetes, suas famílias e seus amigos desse dia muito especial. A sociedade brasileira reconhece o profissionalismo e a dedicação de nossos soldados em suas atribuições de defesa da pátria, na proteção de nossas fronteiras, na proteção de nossas riquezas, na garantia de nossas florestas, na participação com forças na pacificação de comunidades, ou no auxilio a comunidades atingidas por catástrofes, sempre com elevado espírito cívico, sempre preservando a paz e a democracia, sempre com extraordinário espírito humanitário. Esses padrões de atuação tem origem na formação de excelência recebida nessa casa, por isso dediquem-se aos estudos. Preparem-se para serem os  oficiais que defenderão nosso país”, completou a presidenta.

Dilma foi muito aplaudida pelos presentes e desceu do palanque para cumprimentar pessoalmente as crianças e mães dos cadetes. Ao se retirar da solenidade ela preferiu não conceder entrevista coletiva para a imprensa. A presidenta caminhou pelas alas internas da Aman para conhecer algumas de suas dependências, como a biblioteca, e depois retornou a Brasília.

Cadetes da Turma Bicentenário do Brigadeiro Sampaio:

Dos 441 cadetes que receberam seus espadins hoje 64 são da região Sul, 270 da região Sudeste, 29 da região Centro Oeste, 61 da região Nordeste e 11 da região Norte. Também estão matriculados no 1º ano da Aman seis cadetes estrangeiros de Nações Amigas, sendo dois de Moçambique, dois da Angola, um da Guiana Inglesa, um da República do Peru.

Ao todo dez cadetes nascidos em Resende receberam seus espadins hoje, dentre eles  Rafael Sagnaolin Albuquerque Moreira, João Vinícius de Pádua Batista da Silva, Daniel Avelino Vieira Fernandes, Matheus Sêda Camilo, Raphael Augusto de Oliveira Silva, Roberto de Pessôa Neto, Daniel dos Reis Silva Fonseca, Érick da Silva Paranhos, Márcio de Castro Nunes Júnior, Pedro Soeiro Maas.

Fonte: DiáriodoVale

6 Comentários

  1. É isso ai Madame.Ao invez de enviar seus Paus Mandados compareça voce mesma que é a real Comandante de nossas Forças Armadas assim não dando espaço a potenciais golpistas ficarem posando de militares.E vê se não se esquece,eles não precisam so de espadins novos,mas de material condizente para desempenharem suas funções.

  2. Um bom presidente não é medido pelas visitas às instituições da união ou favelas do país, mas sim pelas atitudes executivas. Garanto que muitos dos aspira tem coisas a perguntar à pres. Dilma quanto às ações deste governo no quesito defesa.

  3. É verdade muita falastrão sem muito investimento, so a retórica de sempre, vamos ver se nesse governo progrida mais doque o governo passado.

  4. 44 anos atrás meu irmão recebeu seu espadim.
    Muita, muita emoção para meu pai, então Subtenente Q.O.A.
    Muita emoção para minha mãe, também.
    Quem conhece a solenidade, sabe do que estou falando.
    Primeira etapa, agora como cadete reconhecido, da longa jornada dos oficiais militares do Brasil.
    Parabéns aos pais que lá estiveram hoje, parabéns aos filhos que receberam seu espadim.

    Senhora Presidente, por favor, entenda o por quê da sua participação.
    Senhor Ministro da Defesa, acho que mais rapidamente entenderá o por quê da sua participação.
    A sua carreira principal, diplomacia, também vive de pompa e circunstancia, como a igreja e a militar.

  5. Dilma só será respeitada se colocar todos os políticos corruptos na cadeia. Terá todo o apoio da população brasileira e das Forças Armadas.Limpa Geral.

Comentários não permitidos.