Liga Árabe pede que Kadafi entregue o poder ao povo líbio

A Liga Árabe pediu neste domingo ao líder Muammar Kadafi que entregue o poder ao povo da Líbia e reivindicou o fim dos confrontos, que nas últimas horas levaram os combatentes rebeldes aos arredores da capital, Trípoli.

Em comunicado divulgado após uma reunião de emergência do Comitê de Relações Exteriores e Políticos e de Segurança Nacional (CAEPSN), realizada no Cairo, o órgão legislativo da Liga Árabe contestou também as operações militares da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) na Líbia, que, em sua opinião, representa uma “ingerência externa” no país.

A Liga Árabe pediu ainda o estabelecimento de instituições na Líbia no marco de uma constituição nacional e a proteção da “unidade do povo líbio e integridade territorial”.

As reuniões do CAEPSN começaram na quinta-feira passada na sede da organização, no Cairo, a fim de estudar o agravamento da crise político-social em alguns países árabes, como Síria, Iêmen e Líbia.

Vários dirigentes ocidentais pediram ao líder líbio que deixe o poder, o último deles a chanceler alemã, Angela Merkel, que pediu neste domingo a renúncia de Kadafi “o mais rápido possível” para evitar mais derramamento de sangue.

Essas reações ocorrem no momento em que o Conselho Nacional de Transição (CNT), organismo político dos rebeldes, afirmou neste domingo que o fim do regime de Kadafi está “muito perto”, já que seu braço armado chegou nas últimas horas a controlar várias áreas dentro de Trípoli.

Fonte: Terra

7 Comentários

  1. Agora? Q devastaram a infraestrutura do país? Q acabem de x o q começaram q matem logo td os kadfis da Líbia..e q fike a lição, só a democracia tem de ter apoio.sads.

  2. ”Liga Árabe pede que Kadafi entregue o poder ao povo líbio”
    Na verdade o título da matéria deveria ser esse!
    Liga Árabe pede que Kadafi entregue o poder a OTAN

Comentários não permitidos.