IACIT modernizará radares meteorológicos da Aeronáutica

A brasileira IACIT, de São José dos Campos (SP), fechou com a Força Aérea Brasileira (FAB) um contrato para executar trabalhos de atualização tecnológica em seis radares meteorológicos modelo RMT-0100D pertencentes ao Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).

O acordo assinado recentemente com o Parque de Material de Eletrônica da Aeronáutica do Rio de Janeiro (PAME-RJ) terá duração de nove meses e um custo ao redor de R$ 3,5 milhões.

Esses radares estão instalados dentro das áreas onde estão instalados os Destacamentos de Controle do Espaço Aéreo (DTCEA) de Gama (GO), São Roque (SP), Pico do Couto (RJ), Morro da Igreja (SC), Canguçu (RS) e Santiago(RS). A iniciativa beneficiará também os Sistemas Regionais instalados nos Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo de Brasília (CINDACTA I) e de Curitiba (CINDACTA II).

Visando prolongar a vida útil desses equipamentos por mais 10 anos, o upgrade será executado tanto a nível de hardware quanto de software. Esses trabalhos permitirão a instalação de aplicações aperfeiçoadas com relação às atualmente existentes nesses sistemas.

Mais, click aqui

Para obter a expertise necessária para executar a tarefa, a IACIT desenvolveu um trabalho de engenharia durante 18 meses e investiu nessa jornada recursos próprios da ordem de R$ 2 milhões.

Os radares meteorológicos representam um dos recursos mais adequados para monitoramento “mesoescala” do clima e previsões conhecidas como nowcasting, modalidade adotada em diversos campos de atividade, entre elas, controle de tráfego aéreo, agricultura e defesa civil. Os radares meteorológicos fornecem um panorama climático em tempo real, como por exemplo, a localização exata de áreas de instabilidades chuvosas.

O diretor do PAME-RJ, coronel Victor Fernando Trotta Nunes, disse que a modernização desses radares comprova a capacidade da indústria nacional do setor em lidar com esse tipo de tecnologia de ponta. Trotta Nunes avalia que a atualização desses sistemas de monitoramento meteorológicos trará grandes melhorias para a navegação aérea sobre o território brasileiro.

Fonte: Tecnologia & Defesa

3 Comentários

  1. Como ja disse umas mil vezes, devemos fechar negocios qcom faculdades brasileiras… E o site do gov de ciencia e tec nao esta pegando na hora de contatalos… providenciar ja

Comentários não permitidos.