Helicóptero de ataque T129B voa pela primeira vez

O primeiro helicóptero de ataque T129B montado nas instalações da empresa Turkish Aerospace Industries (TAI) foi exibido durante seu voo inaugural, nesta quarta-feira (17), nas instalações da companhia em Akinci, provincia de Ankara.

Este voo, cuja tripulação contou com os pilotos de provas da TAI, Adnan Meral e Gokhan Korkmazturk, teve duração de 1h e 30 minutos e testou os principais sistemas do aparelho. Com base nas avaliações da equipe, o voo foi considerado bem sucedido pela TAI.

O governo de Ankara autorizou o lançamento do programa de desenvolvimento do T129 em junho de 2008. A aeronave é baseada no AW 129 Mangusta, da Agusta-Westland. Avaliado em US$ 1,7 bilhão, o programa visa a produção de 50 exemplares do modelo para o Exército da Turquia.

Fonte: Tecnologia & Defesa

12 Comentários

  1. Com a Helibras no Brasil, não vamos ser nunca independente em tecnologia relacionada a helicopteros, vamos ser apenas uma fonte de lucro para EADs. Os turcos fizeram melhor, hoje podemos vislumbrar o futuro deles, e o nosso ficou estragado, devido o governador de Minas, Aécio Neves ter vendido a parti que cabia ao Estado de Minas Gerais(ações) para os franceses, isso foi no apagar das luzes no governo dele, grande patriota.

  2. Turquia tá que tá! E o presente maior deles tá chegando! Nada mais nada menos que os F-35’s!

    Exato! Carlos Augusto.

    De que adianta estamparem bem grande no site da heliBRAS que é uma empresa brasileira, se é UMA DAS empresas do grupo estrangeiro EADS?

  3. Poder podemos, só não fazemos, porque somos governados por avestruzes mediocres caro Carlos Argus!Essa gente fica o dia inteiro discutindo a corte presidencial, quem vai ficar com esse ou aquele cargo, quem mantemos ou derrubamos, e isso consome toda a energia do governo, já que inteligência falta muito a eles! Parece reinado medieval, onde alguns poucos cercavam o rei e ficavam lá gatunando os privilégios fisiológicos que a corte real poderia lhes trazer!No Brasil é exatametne igual!!!

  4. Até que enfim Regivaldo… abriste os olhos… é isso mesmo… não ligam para o pais… o que importa é so o poder e a grana que o mesmo proporciona… bando de abutres…

  5. BRASIL DISCUTE !!!OS OUTROS PAÍSES FAZEM!!!CHEGA DISCURSO!!!MÃOS OBRA!!!O NORTE PARA PAÍS JÁ TEMOS!!END E OS PLANOS DAS FORÇAS SÃO EXEMPLO PENSAR DEFESA AO LONGO PRAZO!!TEM QUE PROIBIR CORTE NO ORÇAMENTO DA DEFESA!!TEMOS QUE INVESTIR PESADO EM Ciência e tecnologia e aquisições de material de defesa com transferência de tecnologia!!

  6. POTENCIA MILITAR SÃO PAÍSES QUE DETÉM TECNOLOGIA !!!NÃO PAÍSES QUE COMPRA MATERIAL!!!QUEREMOS TECNOLOGIA PARA DESENVOLVIMENTO DO PAIS!!!FAZEMOS ACORDO COM FRANÇA E RUSSIA!!!NÃO COM EUA!!!QUEREM VENDER PRODUTOS,CHEGA DE COMPRAR PRODUTOS DELES!!!EU NÃO ACREDITO NESSA TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA DESSES CAÇAS AMERICANOS!!!

Comentários não permitidos.