Força Militar: Porta-aviões São Paulo sofre quatro incêndios após ser reformado

http://images.wikia.com/military/images/8/85/800px-Sao_Paulo_carrier.jpg

POR MARCO AURÉLIO REIS

Novo acidente interno no porta-aviões São Paulo está tirando o sono de familiares dos militares a bordo. “Pior que ele ocorre para piorar um clima interno que já não está bom há muito tempo”, conta militar ouvido pela Coluna.

O acidente aconteceu quando o São Paulo estava em uma nova etapa de adestramentos e preparação do porta-aviões para voltar à ativa. A embarcação suspendeu âncora segunda-feira passada com previsão de retorno para a tarde de ontem. Na quarta-feira de manhã, porém já estava de volta.

“Saímos dia 15 (segunda-feira) e no mesmo dia aconteceu o primeiro incêndio na caldeira. No dia seguinte, outro incêndio ocorreu na chaminé. Na quarta, ficamos sabendo através de pessoas que trabalham diretamente nas máquinas que outros dois incêndios aconteceram, mas não foram divulgados à tripulação”, relata um militar que estava embarcado na missão dessa semana. Versão repetida à Coluna por outros dois militares e um familiar.

Os incidentes apavoram a tripulação do porta-aviões São Paulo porque trazem à memória o trágico acidente ocorrido em maio de 2005, quando vazamento de vapor causou a morte de um terceiro-sargento e feriu dez militares. Desde então a embarcação passa por reparos. O local do vazamento de vapor, a catapulta responsável pelo lançamento das aeronaves, foi totalmente reparado, mas, como dizem os militares, outros setores ainda requerem maior atenção.

Fonte: TERRA O Dia

44 Comentários

  1. Jamais tivemos esta BANHEIRA FLUTUANTE a pleno vapor.Quanto tempo ja perdemos insistindo nele e ja quase no fim de sua vida util ainda é problema.O pior de tudo é saber que hoje neste momento so temos um A1 em condições de voo.O que ganhamos comprado essa banheira velha?E ainda tem tolos que acham que deveriamos comprar outra banheira Francesa rsrs rsrs

  2. É muito simples, corre ao judiciario pois estão correndo risco de vida e o GF esta indo contra a constitução a muito tempo.

  3. Estão com um barco a meia-bomba. Em caso de real necessidade, vai ocorrer tal qual na guerra das Malvinas com o aeródromo 25 de Mayo, que não estava em condições plenas de utilização. Tivesse ele, mesmo obsoleto, em plena condição, talvez a história fosse um pouco diferente.
    Por que não aprendem com os chineses? Aproveitam o casco e recuperam ou reconstroem todo os resto??? Mesmo com um custo elevado, serviria no mínimo como pesquisa e aprendizado, tal qual fizeram os chineses.
    E no fim teria um barco em condições de navegar sem maiores sustos. Nada pior para o moral do que um soldado que não confia no seu equipamento.

  4. A marinha fica insistindo com coisa ultrapassada conserta uma coisa ali aparece outra defeituosa devia desativar esse porta avioes e partir para um projeto de um novo. Este A12 Sao Paulo é um barril de pólvora abulante já deu o que tinha de dá para termos um porta avioes que fica mais parado do que na ativa nao compensa é jogar fora o dinheiro do contribuinte

  5. Notícias terríveis. O A-12 só existe para não perdermos a expertise em operar PA’s, enquanto aguardamos para o futuro um PA com capacidade de operar FULL qualquer um dos FX-2, ou até mesmo um F-35 ou o PAKFA marinizado.

    []’s

  6. mais nao é pra isso q serve todas as etapas de testes…pra saber c há mais algum problema…isso pareçe mais uma noticia sensacionalista de algum jornalista débil no assunto..

  7. Gostaria de saber a real condição da nossa marinha! Suspeito que a realidade seja a das piores imagináveis
    .
    Enquanto o motorista de carros do senado ganha $$$$$ o oficial que navega um porta-aviões desse no brasil ganha 0,000$ no comparativo.
    Vergonha! Brasil!!

    Querem começar a economizar e serem justos? O começo é pelo UMBIGO!

  8. Amo meu BRASIL…más com todo respeito… ” LATA VELHA “,nem o caldeirão do Hulk dá jeito nisso !!! Nós merecemos coisa muito melhor !!! Posso estar enganado tb né??? SDS.

  9. Falta de adestramento implica pouco conhecimento para se operar equipamentos.
    Essa falta de conhecimento implica em não saber os limites do equipamento.
    .
    Isso mostra como é perigoso comprar equipamentos sem conhecer a sua engenharia e a sua execução.

  10. Se não me engano, o Brasil pagou 80 milhões de dolares por ele, achando que tinha feito um excelente negócio e achando que os franceses foram muitos amiguinhos!Agora tá aí o resultado!Um novo custa perto de 4,5 bilhoes de dolares, se temos dinheiro e temos necessidade de um, porquê não pagar o preço?Isso é que eu acho estúpido na mente desses governantes, porquê não encaram os problemas de frente com os seus ricos e consequências, ficam sempre tentando achar um jeitinho de empurrar os problemas ou soluções com gambiarras?Tem a inglaterra e mesmo a frança com tecnologia de construção, porquê não fazer parceira e construir logo três desses vasos de guerrras, podemos atrelar a tecnologia aviônica embarcada no pacote!? Mulher resolve logo isso e acrescente algo relevante na matriz tecnológica do país, esse é o momento, pois temos dinheiro e eles estão dispostos a vender a tecnologia, pense grande como o Brasil é!Chega de mediocridade!Ou vamos precisar de um homem pra resolver isso?

  11. Para a segurança no Atlântico Sul, bases aéreas estratégicas em terra e nos arquipelagos, equipados com SU 34 dariam conta do recado tranquilamente. O dinheiro gasto no Nae São Paulo poderia ser gasto dessa forma, com retorno muito mais rápido e eficaz. Todavia, deveriamos considerar a construção do POSEIDOM, conforme sugestão do nosso caríssimo editor E.M. PINTO, a saber:
    http://guerraearmas.wordpress.com/2011/03/07/poseidom-o-futuro-porta-avioes-do-brasil/

  12. Seria de bom alvitre aguardarmos o posicionamento oficial da MB através de uma nota de esclarecimento ou qualquer outro comunicado para termos informações mais específicas sobre o que de fato está acontecendo com PA São Paulo. Afinal de contas, os testes de mar, após as modificações efetuadas, servem justamente para isso. É melhor identificar os problemas agora, do que ativá-lo a toque de caixa e ter que lidar com possíveis acidentes fatais.

  13. Enquanto tivermos uma minoria elitizada dentro das Forças Armadas que vivem sonhando como se fossem Americanos e vivermos entulhando a MB de quinquilharias que so servem de atrativo a aficcionados que se ajuntam na costa istéricos “OLHA É O SÃO PAULO ,QUE BAITA NAVIOSÃO” e orgulhosos entoam “O BRASIL É UM DOS POUCOS QUE OPERAM NAes como se isso fosse algo que nos tornar-se melhores em qualquer coisa.A estrategia de defesa Maritima e Aerea não tem um padrão adequado a nosso emprego e as nossas necessidades porque alguns sonham que estão no Pentagono ao invez de adimitirem que estão no Brasil.Bases de SU-34 no sul,sudeste e nordeste,belonaves rapidas,modernas e com sofisticado poder de fogo e mais submarinos es sistema de defesa antiaerea e antimisseis ja nos bastaria para garantirmos nossa soberania no Atlantico.E sistemas lançadores de balisticos e plataformas de defesa antiaerea e antimisseis,SU35 e mais um caça Low garantiriam a soberania de nossas fronteiras.Mas os entendidinhos que fumam cachimbo com fumo aromatizado continuam insistindo em padrão OTAM em vetores Americanos e sucatas nauticas francesas e iinglesas.Vendam esse Banheirão caduca para os Chineses eles compram rapidinho.

  14. Eu acho que a MB ta com medo de desativar o A-12 e ter que fazer o proximo PA que pela sequencia seria o “A-13″… eles taum eh com medo desse tabu do numero 13… ahahahahha
    mas tenho a solução para o proximo PA brasileiro pode colocar o codigo A-13 mas batisa esse navio de Rio Grande do Sul que ele noa vai faze feio pro brasil, ma ssoh me faça um favor nao batisem o proximo PA brasileiro A-14 de Bahia!

  15. A China comprou 2 porta-aviões – 1 desativado pela Marinha russa, outro em construção.
    Depois de quase uma década e meia, colocou o que estava em construção nos testes de aceitação.
    Valeu o aprendizado? Para a China valeu.
    A China “é o cara”.
    E tecnologicamente falando o P.A. chines é pior que o nosso, por conta da sky-jump. Pode trocar as antenas, eletronicos, radares, mas o cerne ainda será o mesmo.
    No Brasil, não. Somos os compradores de lata-velha, quinquilharias, maria-fumaça-dos mares, e por aí vai.
    Por quê não acreditam no seu País?
    Vão prá China.

  16. Eu nunca diria que um NAE classe Kuznetsov é mais defasado tecnologicamente que um Clemenceau… Ainda mais se você comparar um A-4 modernizado com um SU-33 ou MIG-29K…

    De qualquer forma, seria mais simples o Brasil operar um porta-helicópteros ou coisa parecida… Já bastaria para projeção de poder.

    Os russos vão colocar uma versão naval do KA-52 no Mistral, junto com os Helix…

    Mas o Brasil quer ter um NAE, então beleza… foi uma pechincha mesmo…

    []s

  17. Acho incrível como tem gente que ainda reproduz um absurdo desses, fogo na chaminé, tá pegando fogo é no cérebro deste jornalista, melhor, ele é borrador de papel, um jornalista jamais diria tanta asneira em tão pouco espaço.

  18. Vou repetir isso não é notícia, nada disso ocorreu, é preciso que as pessoas tenha senso crítico e filtros para ler nossos jornais, porque eles mentem, inventam e falam um enorme quantidade de besteiras!! Não tem o menor sentido falar em incêndio em chaminé de navio! A caldeira trabalha queimando óleo para aquecer água. Portanto é um incêndio permanente. Um jornalista precisa ser uma anta total para aceitar esse tipo de informação e postar isso num jornal!

  19. Se bem me recordo, já foi dito por alguém certa vez que o ser humano precisa de referenciais para projetar o seu próprio desenvolvimento em todos os campos. Na minha opinião, isso faz sentido. Todavia, vejo que é prudente ao colhermos esses referenciais e fazermos comparações empregarmos a razoabilidade, levando-se em conta dentre outros fatores, cenários atuais e futuros, condições e necessidades. Não devemos nos esquecer jamais de considerar algumas semelhanças e diferenças culturais e educacionais do nosso povo, pois isso tem tudo a ver com a satisfação e a fidelidade no resultado da nossa escolha. É comum vermos algumas postagens onde se critica o desenvolvimento bélico e tecnológico do Brasil, tomando-se como referência países como: USA, França, Reino Unido, Alemanha, China, Coréias(2), Índia, Rússia, etc, percebam que todos estes países, bem como outros que os cercam estão direta ou indiretamente ligados por uma cultura histórica de disputas belicistas e conflitantes até hoje. Todos possuem vários e declarados “inimigos políticos”. Pelo que entendo, essa condição, por si só, já é motivo suficiente para se desenvolver ou adquirir um avançado arsenal bélico. Portanto, não me parece que estes referenciais sejam os mais adequados ao Brasil. Não esqueçamos também os desafetos muçulmanos na Ásia e África que se matam pelo petróleo e utilizam como tela emoldurada a religião e etnias, tudo armado e patrocinado pelos poderosos. O Brasil e outros países Sul-americanos escolheram um modelo diferente para o seus desenvolvimentos e estão apostando nisso, mesmo a contragosto de alguns países que adorariam fomentar umas guerrinhas em nosso continente para satisfazer as suas mais distintas ambições de poder. O jogo está sendo bem jogado. Calma, muita calma nessas horas!!

  20. Também achei curiosas as alegações, não tenho certeza de que isso aconteceu, dias atrás em uma conversa informal com outros editores de sites e pessoal que trabalha no A12 foi dito exatamente o contrário, o update vai bem e vencendo os obstáculos apesar das dificuldades orçamentárias e problemas de gestão internas, que ainda são um câncer dentro das FA.
    Sds
    E.M.Pinto

  21. Alguem poderia confirmar esta noticia eu tambem não vi falar em nem um outro site, mais se isto se confirmar é uma pena porque o nosso opalão ta em reforma 7anos e ainda acontece isto, vou torcer por sua recuperação e que volte logo e operacional.

  22. Voces acham que o Comando viria a publico imformar-nos as condições pormenorizadas?Duvido.Na troca de MD os tres estavam la em Brasilia preocupados com seus cargos ao invez de preocupados com o PND e o reequipamento.Ate mesmo no reequipamento estava a politica lobbysta,um MD safado que traiu os patrões da Dessault e ja tinha se vendido a Boeing e Comandantes com preferencias aficcionadas.Onde esta o bom senso de termos Marinha e Força Aerea condizentes com nossas necessidades e adequadas a nossos empregos?Enquanto essas mentalidades derem as cartas seremos no maximo meros montadores de porqueiras condicionadas e dependentes de seus serviços e logisticas…EDILSON meu caro.Teimosia e burrice não é so dom politico mas militar tambem.

  23. O Jornal O DIA costuma fazer reportagens completamente absurdas das FA´s, muitas usando fontes de militares não identificados, que misturam fatos e datas que nada tem haver com a realidade. Repito não tem sentido falar em incêndio em chaminé! Um incêndio na área de caldeiras num navio desses se espalharia, seria incontrolável e deixaria o navio fora de uso por meses até anos. Como esses jornalistas não tem idéia do que recebem como informação e muitos militares que repassam a informação também não tem noção do que dizem.. Aí a coisa vira bagunça. No incidente inicial logo começaram a falar em incêndio porque tinham pessoas queimadas, quando na verdade o incidente foram queimaduras por vapor, o que ocorreu foi vazamento de vapor na ocasião.

  24. Mas sera que isso aconteceu para mim não é verdade pois se não essa mesma noticia taria no Sate do poder naval falado que o PA são Paulo pegou fogo de novo mas eu acho q esta na hora da Marinha do Brasil construir um novo porta-aviões maior q o São-Paulo ou mudar a Proa ou a Poupa desse navio mas pelas ultimas noticias que eu vi ele tava em testes no mar mas acho q isso é só um teste de Incêndio http://www.naval.com.br/blog/2011/08/16/nae-sao-paulo-em-algum-lugar-no-atlantico-sul/#comments

  25. Nos Brasileiros temos criatividade para melhoras as coisas,,, Nao acredito que iamos piorar-lo,
    Acredito que o desempenho do SP ficou muito melhor que era…
    Agora incendio pode ser qual quer coisa, teria que ser detalhado, coisa que a notícia não traz são os detalhes…

  26. Muito bem, agora já temos comentários de gente acreditando nas coisas do País.
    Agora comecou-se a pesquisar a veracidade das notícias etc.
    Gostei do Opalão, vamos “tuná-lo”.

  27. Voces estão se esquecendo de uma coisa,depois de termos gastado muito dinheiro nele e perdido muito tempo ele ja esta indo para a reta final de sua vida util.

  28. A indústria nacional, muito provavelmente já tem capacidade de fabricar um porta-helicopteros, equivalente ao Mistral francês e muito provavelmente um porta-aviões. O maior navio fabricado pela industria nacional é o Jacarandá, com 7 andares e 218 metros de comprimento e desloca mais de 47.000 toneladas. Um porta-helicopteros Mistral tem 199 metros de comprimento, desloca 30.000 toneladas e tem capacidade para levar 16 helicópteros + 13 carros de combate + 4 lanchas de transporte de materia, além de transportar tropa de 450 homens por longo período e 900 para curto período. Não sou especialista no assunto, mas mesmo que uma embarcação militar careça de reforços adicionais em sua estrutura, creio ser razoavel inferir que temos condições de fabricar uma unidade que se aproxime ao BPC classe Mistral a um custo muito inferior ao mercado internacional. Não há dúvidas que quatro unidades dessas bem equipadas fariam uma grande diferença em nosso poder dissuasório no sul do atlântico.

  29. Sera que a insistencia em TUNAR o NAe São Paulo realmente valhe a pena ja que seu ciclo se encerra daqui a nove anos ou apenas mais uma vez desperdiçamos dinheiro publico onde a MB poderia implementar em outras necessidades estrategicas.

Comentários não permitidos.