Egito anuncia retirada de seu embaixador em Israel

http://photo-dict.faqs.org/photofiles/list/5975/7821time_bomb.jpg

O governo do Egito decidiu retirar o embaixador do país em Israel, em protesto contra a morte de cinco policiais egípcios.

Os policiais foram mortos durante uma incursão israelense em busca de militantes palestinos na Faixa de Gaza.

A ação de Israel foi uma resposta à série de ataques realizados na quinta-feira em Israel, perto da fronteira com o Egito. Os atentados mataram ao menos 8 pessoas.

A decisão egípcia representa uma sério revés no relacionamento entre Israel e seu principal aliado no mundo árabe.

Além do Egito, no Oriente Médio somente a Jordânia mantém relações diplomáticas com Israel.

Protestos

No sábado, centenas de manifestantes se reuniram na capital egípcia, Cairo, em frente à embaixada de Israel. Muitos dos ativistas pediam o fechamento da representação diplomática israelense e queimaram bandeiras do país.

O governo egípcio exigiu um pedido de desculpas oficial por parte de Israel. E as autoridades israleneses disseram estar investigando o incidente.

A Liga Árabe fará uma reunião de emergência no domingo, para discutir o ataque israelense contra a Faixa de Gaza, que matou 15 palestinos.

Depois dos atentados de quinta-feira, Israel realizou uma série de ataques aéreos contra alvos na Faixa de Gaza.

E militantes palestinos dispararam mais de 20 foguetes contra Israel.

Fonte: BBCBrasil

10 Comentários

  1. òtima noticia, mostra a mudança da política ref. a tolerãncia aos maus tratos aos Paletinos, q antes era cometidas até pelos egipcios, essa mudança vem bem na hora. Espero q entre mt armas p a defesa dos palestinos terem melhores condições de lutar e expulsar os invasores judeuSS de suas terras, conforme resolução da ONU de número .242,nunca obedecida pelos invasores judeuSS…mt bom.

  2. sinceramente companheiros não vejo diferença entre o nazismo e israel… israel invadem territórios e se auto-intitulam donos dele, eles matam discriminadamente na faixa de gaza e no Egito prende sem julgamento justo… eles estão construindo um murro para separar a faixa de gaza assim como o murro da vergonha.. sinceramente pra mim so falta a suástica e os campos de concentração e a faixa… “O TRABALHO LIBERTA”!!!!!

  3. Concordo que esta disputa beligerante só gera prejuízos para a palestina e demais países do oriente médio, pois Israel irá revidar e com força os ataques sofridos.
    O que não pode acontecer amigo Tireless é fazer um ataque, massacrar pessoas inocentes e achar que com um simples pedido de desculpas as coisas se resolvam, não é por aí que a paz irá acontecer, como se isto significasse para os parentes dos policiais mortos ter seus familiares novamente, o que nunca irá acontecer.
    O Egito está coberto de razão em protestar contra este infeliz incidente, e que isto não se repita ( o que eu duvido muito) pois a região é uma bomba relógio e eu não queria estar por aquelas bandas… quando seu cronômetro zerar.

Comentários não permitidos.