Assad governo amigo, Assad governo inimigo

http://www.zedudu.com.br/wp-content/uploads/fed131621515_12067/BelPresidenteSria.jpg

EUA e UE tentam afastar Brasil da Rússia na ONU

Por Gustavo Chacra

Os EUA e a União Européia lutam contra a Rússia para conseguir o apoio brasileiro e das outras duas nações do Ibas (Índia e África do Sul) para uma resolução contra o regime de Bashar Assad no Conselho de Segurança da ONU. No texto, segundo o Estado apurou, pode ser incluída uma menção para um pedido de julgamento do líder sírio e de outras autoridades de Damasco pelo Tribunal Penal Internacional.

A proposta de resolução deve circular na próxima semana, após reunião da Comissão de Direitos Humanos. Na tarde de ontem, houve uma reunião na missão britânica na ONU, em Nova York, da qual participou a embaixadora do Brasil, Regina Dunlop. Na reunião, os países europeus discutiram alguns pontos que poderiam ser incluídos no texto, como embargo de armas e congelamento de ativos de autoridades sírias no exterior. O Itamaraty, por enquanto, não tem uma posição.

Para EUA, Grã-Bretanha, França e Alemanha, o apoio do Brasil a uma resolução seria fundamental não apenas por ser um país democrático e emergente, mas também porque demonstraria a Moscou que os russos estão isolados. Europeus e americanos duvidam que a China use seu poder de veto.

Em comunicado, a chancelaria da Rússia afirmou que “não apoia os pedidos (para a saída de Assad) e acredita ser necessário dar ao regime sírio um tempo para realizar as reformas prometidas”. A Síria é um aliado estratégico da Rússia desde os tempos da Guerra Fria e o porto de Latakia é usado como entreposto militar dos russos. Sem o consenso para uma resolução, EUA e União Europeia vêm adotando sanções unilaterais.

No Conselho de Direitos Humanos da ONU, o Brasil assinou um pedido para convocar uma sessão especial sobre a crise síria. Brasília já havia apoiado uma missão da ONU para investigar as denúncias de violações, mas a entrada dos investigadores foi proibida por Assad.

11 Comentários

  1. O governo brasileiro,deve ter percebido que essa resolução não sera para atingir Assad, mas sim para atingir a Rússia!

  2. Por mim o assad ja estaria a mt tempo fora do poder, quem ñ vai gostar nada disto será os judeuSS, o próximo poderá se empenhar p reaver golan , até pelas armas, a guerra…Quem vive Verá.

  3. Devo reconhecer que o Brasil está em uma posição muito difícil quanto à questão síria tendo em vista o antagonismo existente entre as posições de EUA+UE e Rússia. Creio que nossa diplomacia deveria costurar uma posição intermediária entre a intervencionismo escancarado de Americanos e Europeus e a criminosa omissão russa. E no meio disso tudo chama a atenção o silêncio oportunista chinês, que confirma a tese de que os mesmos só se lembram dos BRICS (O sonho dourado dos ingênuos incautos apologista e defensores do “Brasil-Putência”)quando lhes convém ou seja, quando tomam uma rasteira dos americanos.

  4. O gringo tá pensando que é Roma, realmente eles lembram a Roma decadente. E não a que surgir e se libertou dos Etruscos e nasceu como República.

  5. GOVERNO BRASILEIRO, O GOVERNO MAIS HIPOCRITA DO MUNDO… qndo o assunto é DIREITOSUMANOS os defensores nacionais bradam que o governo atual pratica-o com veemencia interna corporis… mas na hora de acusar ditadores sanguinarios mundo afora, cai no praguimatismo barrela, apoiando gente do naipe de Dom Castroanhola, Bashar Assad e congeneres… isso que é visão canina, caros demagogicos…

  6. O meio termo nesse caso, e negociar uma transicao de regime aos moldes do que foi feito no Brasil, com a garantia de fiscalizacao da ONU, de nao mais violacao aos direitos humanos (inspecoes na seara dos direitos humanos) e provavel risco de rapinagem economica do povo sirio de paises externos interessados (inspecoes legislativas/economicas/comerciais)…

    Nesse caso o Brasil, nao esta se portando de forma hipocrita, pois nao vai na figura de advogado dos direitos humanos (figura essa assumida pelos EUA + UE), e sim, na figura de mediador e promotor da paz entre as partes em litigio…

    Da UE como advogado dos direitos humanos e compreensivel, nao tem escolha, pois foi palco de uma das maiores violacoes dos diretos humanos de toda historia da humanidade, ao qual, provocou a criacao de todo um moderno arcabouco juridico de protecao a esses direitos, devido tal fato… Agora os EUA e seus problemas relacionados a guerra contra o terror (Guantamo e afins) fica bem estranho…

    Tais iniciativas de mediacao deveriam ficar longe dos holofotes da imprensa, pois caso contrario, agiria como vendedores da paz a procura de ganhos politicos (¨hippiesters¨) ao inves de promotores da paz…

    A ONU deveria agir com advogada de paises com cidadaos em risco, nao so na seara dos direitos humanos, mas tambem, dos interesses economicos dessa populacao em risco… Caso contrario, os direitos humanos vao ser utilizados como ferramenta e instrumento de rapinagem do pequeno em prol de grandes interesses economicos, seja eles americanos, europeus, russos, chineses, etc…

  7. Um notavel exemplo de nao observancia a protecao de cidadaos em risco economico que causam transicoes de regime e posterior rapinagem economica/financeira, foi o leste europeu…

  8. Povo,se esse ditador cai,o circo vai pega fogo no oriente medio inteiro,pois a siria e aliada do iran,fornece armas ao hamas e ao hezbollah,e ainda conta com o gigantesco apoio russo em armamento e claro mantem relaçoes tensas com israel,entao e melhor deixa lo no lugar mesmo

  9. OMG!! só falta agora o Brasil apoiar os interesses Russos na região, e deixar tudo em panos quentes…. afffff.. Brasil, não repita os erros cometidos pelo AMORIM no passado.

  10. Informante:

    Cada vez mais chego a conclusão de que uma Síria ainda com Bachar Al Assad, mas neutralizada, seria o menor dos males para a região.

Comentários não permitidos.