Defesa & Geopolítica

PARA SANTOS, CHÁVEZ É UM FATOR DE ESTABILIDADE NA VENEZUELA

Posted by

http://desacato.info/wp-content/uploads/2011/04/chavez-santos-300x180.jpgO presidente de Colômbia, Juan Manuel Santos, afirmou que o mandatário Hugo Chávez “é um fator de estabilidade na Venezuela”.
“A estabilidade é sempre um elemento muito importante dentro da política, não somente interna, mas também externa”, acrescentou o colombiano, em entrevista ao jornal argentino La Nación.
Santos ainda negou que o quadro de saúde de Chávez — que enfrenta um câncer — tenha qualquer tipo de impacto na política da América Latina.
A afirmação foi feita ontem, durante sua visita oficial a Buenos Aires, onde se reuniu com a presidente da Argentina, Cristina Kirchner.
Segundo o Ministério de Relações Exteriores da Colômbia, o objetivo do encontro era “aprofundar e diversificar o diálogo bilateral e multilateral” entre os dois chefes de Estado.
Colômbia e Venezuela já tiveram momentos de tensão em suas relações diplomáticas, que chegaram a ser rompidas em julho do ano passado, após o ex-presidente colombiano Álvaro Uribe acusar Chávez de abrigar guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).
Em 2008, um ataque do Exército colombiano contra um acampamento das Farc no Equador também degredou as relações entre Colômbia e Venezuela, que se solidarizou com Quito.
No ano seguinte, os contatos diplomáticos foram congelados devido às declarações de Uribe de que a Venezuela fornecia armas às Farc.
A relação bilateral só foi estabilizada com a posse de Santo que, apesar de ser ex-ministro da Defesa do governo de Uribe, tentou uma reaproximação com a Venezuela.

Fonte: Ansalatina

21 Comments

shared on wplocker.com