Operação militar explode terceira pista clandestina no Amazonas

Sugestão: Gérsio Mutti

KÁTIA BRASIL
DE MANAUS

Durante missão realizada na madrugada de quinta-feira (18) na região conhecida como Cabeça do Cachorro, em São Gabriel da Cachoeira (AM), quatro caças A-29 Super Tucano explodiram com mísseis uma pista de pouso clandestina utilizada pelo narcotráfico e por garimpeiros na fronteira do Brasil com a Colômbia, informou a FAB (Força Aérea Brasileira).


É a terceira explosão de pista da Operação Ágata em nove dias, uma manobra conjunta das Forças Armadas Brasileiras que começou no dia 4 de agosto, para combater crimes transnacionais e ambientais.

A operação, que conta com 3.500 militares, é realizada na faixa de fronteira da Amazônia Ocidental.

A primeira ação ocorreu no dia 10 de agosto, a 68 km a noroeste da cidade de São Gabriel da Cachoeira, região foco de tensão pela presença de narcotraficantes e de guerrilheiros. Os pilotos dos caças lançaram quatro bombas de 230 kg, que explodiram na pista de 1.400 metros de comprimento e a destruíramtotalmente.


Ontem, por volta de 3h, os pilotos usaram óculos de visão noturna e sistema de reconhecimento de longo alcance para realizar a ação. Eles lançaram oito bombas na pista, localizada a cerca de 1.000 km de Manaus.


Segundo a FAB, as pistas clandestinas foram mapeadas pelo avião radar R-99 –modelo utilizado nas buscas ao avião da Air France que caiu no oceano Atlântico, em 2009.

FONTE: Folha

16 Comentários

  1. Essa bombas são apenas de treinamento???
    Não da para ver explosões com fogo e fumaça, apenas poeira do impacto…
    .
    É um excelente treinamento para os pilotos…

  2. Caro Rafael-JF,

    São bombas reais, de 230kg. Cada SuperTucanos decola com 2 deles. Realmente é um ótimo treinamento para nossos pilotos e toda a cadeia de controle e vigilância.

    []’s

  3. Se posteriormente não for feita vigilância constante, estes bombardeios só interditarão momentaneamente estas pistas.
    .
    Mesmo assim está valendo. É um bom e necessário treinamento, agora noturno e utilizando munição real…

  4. Uma pergunta técnica, se não me engano eu vi na TV os pilotos fazendo um rasante e logo após as bombas explodiram.
    Essas bombas são lançadas assim ou são bombas guiadas ?

  5. StadeuR,

    acredito que são bombas comuns(ou burras) lançadas com precisão pelo sistema computadorizado do A-29.
    Se não me engano,foguetes SBAT com cabeça anti-pista, também estão sendo lançados.
    .
    A bomba inteligente/guiada ,SMBK da Britanite/Mectron, pode ser lançada de uma distancia de até 40 km e CEP de 6 metros máximo.

  6. Rafael-JF, são vídeos de operações reais. Explosões com fogo e fumaça são oriundas de Hollywood. Ou talvez de napalm, que não seria adequado para uma missão desse tipo

  7. Panzertruppe
    Achei estranho, pois vendo outros videos de bombardeio no Iraque com esse mesmo tipo de visão os fleche de luz clareia quase todo o visor na ora da explosão.

  8. Rafael-JF, os caras não tem em guerra não, eles só queriam inviabilizar a pista de pouso dos narcos, por isso não era preciso a FAB empregar mísseis de maior poder de destruição como são usados no Iraque. A missão era inviabilizar pousos ali, e assim conseguiram, esses mísseis da FAB deixaram buracos de até 7 metros naquela pista, segundo um jornal local.

  9. Bom para treinar os pilotos, e pelo menos colocar um pouco de ‘freio’ na ousadia da bandidagem…
    Mas o combate deve ser mais duro por terra mesmo, e também estabelecer uma legislação mais dura contra a criminalidade em geral, e em especial contra o narcotráfico.

Comentários não permitidos.