Defesa & Geopolítica

Ditador líbio se prepara para deixar o país, diz TV

Posted by

O ditador líbio, Muammar Gaddafi, se prepara para fugir de seu país nos próximos dias, afirmou nesta sexta-feira a emissora de televisão NBC, que cita funcionários do governo dos Estados Unidos.

As fontes disseram à emissora que os relatórios dos serviços de inteligência indicam que Gaddafi está fazendo planos para deixar a Líbia com sua família.

“Os relatórios indicam que [Gaddafi] poderia ir para a Tunísia, onde é possível que receba asilo político”, acrescentou a NBC.

Nesta semana, o secretário da Defesa dos EUA, Leon Panetta, afirmou que “as forças de Gaddafi estão debilitadas” e que os dias do líder à frente de seu país estão contados.

Seis meses após o início da revolta popular contra o regime de Gaddafi, os rebeldes oposicionistas vivem um de seus melhores momentos na batalha pelo controle do país.

Nesta sexta-feira, os rebeldes líbios anunciaram uma nova ofensiva em Zliten, assegurando ter tomado o controle do centro desta disputada cidade 150 km a leste de Trípoli.

Cerca de 1.300 combatentes rebeldes participaram neste ataque, que permitiu avançar cinco adentro de Zliten.

Os rebeldes líbios aumentaram a pressão sobre o regime de Gaddafi ao multiplicar suas tropas para controlar diversas estradas que ligam a Trípoli.

Desde quarta-feira três novas tropas foram criadas, uma em Ajaylat, no oeste, outra a leste em Al-Hicha, entre Misrata e Syrta, cidade natal do coronel Kadhafi, e a terceira em Morzuk, sudoeste do Saara.

Os combatentes também continuam em Brega, no leste e em Zawiyah, 40 km a oeste de Trípoli.

Fonte:  Folha

13 Comments

shared on wplocker.com