Argentina e Colômbia "descongelam" relações bilaterais e pedem união regional

Foto: Veja
Os presidentes da Argentina, Cristina Kirchner, e da Colômbia, Juan Manuel Santos, selaram nesta quinta-feira em Buenos Aires o “descongelamento” das relações bilaterais com a assinatura de oito acordos e pediram união regional para enfrentar as turbulências econômicas que atingem Estados Unidos e Europa.”Esta visita é um descongelamento das relações. Fazia mais de dez anos que um presidente colombiano não vinha à Argentina”, declarou Cristina, enquanto Santos, que chegou a Buenos Aires após uma visita oficial ao Chile, considerou o encontro desta quinta-feira “o início de uma nova era”.

Após uma reunião bilateral na sede do Governo argentino, os líderes assinaram acordos em matéria de promoção comercial, transporte urbano, tecnologia, pesquisa científica, cooperação sul-sul triangular para a ajuda a terceiros países e um memorando em matéria de portos e hidrovias.

Também assinaram um memorando de entendimento de integração e cooperação “que eleva o nível das relações bilaterais” e permite relançar os vínculos, “adaptando-os aos novos desafios do trabalho comum”, indicaram fontes oficiais.

“Temos de aproveitar essa sintonia e levá-la aos empresários para poder criar cada vez mais valor agregado e emprego”, afirmou Cristina, que disse que, desde 2003, o comércio bilateral Argentina-Colômbia cresceu “oito vezes”.

A governante pediu também que a importação de manufaturas de ambos os países tenha origem na América Latina para fortalecer o “mercado regional”.

“A Argentina importa 61% (das manufaturas de origem industrial) de países fora da região e a Colômbia, 76%”, assinalou a líder durante o almoço que teve com Santos no Museu do Bicentenário, na sede do Governo, em Buenos Aires.

Nesse sentido, ambos pediram união regional e a incorporação de instrumentos comuns no marco da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) para enfrentar a crise internacional, que é mais “política” que “econômica”, na opinião de Santos.

Para ele, “este furacão” provocado pelas turbulências econômicas que atingem Estados Unidos e Europa indica “o momento em que devem ser coordenadas” políticas, porque, assim, os países sul-americanos “podem defender melhor” e “criar barreiras”, além de promover o desenvolvimento da região.

“Temos um enorme potencial comercial para nos blindar. Separados, nossos países são vulneráveis, mas unidos, são uma potência”, destacou Santos, que aproveitou a ocasião para parabenizar Cristina por sua vitória eleitoral nas primárias argentinas realizadas no domingo passado – a presidente recebeu 50,07% dos votos.

Cristina considerou que a América do Sul “deveria olhar para a União Europeia (UE) para ver no que se equivocaram e usar essa experiência” para consolidar “um mercado regional”.

“Esta crise pode ser uma magnífica oportunidade para a região para crescermos e nos desenvolver”, assinalou a chefe de Estado argentina.

Fonte: Terra

15 Comentários

  1. a Argentina ja foi 47% do pib da America do sul mais dae venho a guerra das malvinas e tbm uma certa apatia em relações com seus vizinhos oque fez sua economia crescer menos que as outra e diga-se de passagem analistas preveem que logo logo a Colômbia sera a 2 economia da america do sul passando a argentina a SRª pres. Cristina Kirchner eta tentando mudar essa impressão principalmente agora que os yankes não mais consideram a argentina uma aliada…
    resumindo gosto desse presidente da Colômbia acho ele mais inteligente e menos politico e mais patriota que seu sucessor E A AMERICA DO SUL UNIDA FORTALECE A TDS NOS …
    e si temos que estudar a UE pra não cometermos os mesmos erros que na minha opinião foi a criação de uma unica moeda essa foi a grande merda da união europeia …
    DE RESTO PRA MIN SO FALTO O QUE ESTA NO TITULO!!!!

  2. A Argentina quando tava por cima da carne seca era arrogante e prepotente com os demais países sul americanos e agora que estão naquele lugar,que eu não vou escrever caso contrario seria censurado,podem continuar nele que eu não dou a minima.

  3. A quem de fato interessaria estimular a ampliação e a manutenção de relações conflituosas entre países da América do Sul, principalmente os que se situam na área da região amazônica? agora imaginem o que poderia acontecer se os USA conseguissem exportar uma de suas lucrativas guerrinhas para o nosso continente. Se com o pretexto de combater o narcotráfico os caras já estabeleceram todas aquelas bases ameaçadoras na Colômbia, justo na fronteira com o Brasil, ressucitaram a 4ª Frota, invadem nossos espaços aéreos, etc, pensem no que fariam se pudessem se estabelecer por aqui alimentando conflitos numa área que se não fosse o recente conflito das Malvinas a nossa recente geração se quer saberia o que é de fato uma guerra. Portanto, creio que a saída para o desenvolvimento e o progresso na nossa pacífica região seja a integração e o apoio mútuo, a negociação, pois exemplos bons ou maus não nos faltam.

  4. Que foto linda heim A BOCA MURCHA E O CARA DE BROA SOLADA rsrs Que a Argentina realmente encontre seu trilho e abandone seu passado traira de se achegar ao Vampiro por baixo dos panos.Calma galera é questão de tempo eles pedirem a retirada das Bases Yankees que causam mal estar regional.Ja tramita no meio politico deles esta questão e é inevitavel que tome um carater de reprovação e pressão popular.Eles não querem ficarem isolados regionalmente e ate seus militares ja expressaram isso.Inclusive as Forças Armadas deles é a que mais se relaciona bem com a nossa,se houve afastamento isso se deu por posicionamentos e pontos de vista politico do ex-presidente deles e do nosso.O Brasil poderia ter tido um posicionamento mais presente e ter auxiliado eles no problema da narco-guerrilha e assim teriamos evitado as bases Yankees mas nosso ex-presidente considerava os narco-guerrilheiros guerreiros da liberdade.Ao invez de pavimentarmos rodovias de RATAZANAS tipo Bolivia e Peru poderiamos ter uma saida ao Pacifico atravez da Venezuela e sem a necessidade de transpormos as Cordilheiras dos Andes.Muito em breve a Colombia sera a segunda economia regional e tem interesses mutuos conosco.

  5. ERRO Ao invez de pavimentar-mos as estradas de Ratazanas tipo Peru e Bolivia poderiamos termos uma saida ao Pacifico atravez da Colombia sem termos de transpormos os Andes.

  6. Excelente notícia essa aproximação, fruto de um trabalho de anos a fio, todos ganham com a união sul americana, o projeto velho esperando as coisas virem de fora :FALHOU.
    Quanto ao receio da Colômbia é natural como o do Chile também, mas perseverar e vigiar nesse trabalho e não deixar que ” interesses de fora ” criem um clima de discórdia é importante. Lembre-se que a América do Sul foi redescoberta, e os velhos colonizadores também tem seus projetos e agressivos serão, diga-se de passagem.
    Problemas que devem ser olhados com muito carinho são as fronteiras mal resolvidas, também isso pode ser usado por facções internacionais colonizadoras como elemento de discórdia.
    O projeto velho FALHOU, confiemos nos novos.

  7. Realmente, deveriam tirar aquelas bases ianques de lá!!! Deve ser macho como o Presidente equatoriano. Tanto a Argentina como a Colômbia, tem que reduzir suas importações de manufaturados de países de fora da America do Sul 76% das importações da Colômbia e 61% da Argentina ainda é muito alta, acho que podem melhorar muito!!!A Cristina está absolutamente certa, a crise dos EUA/Europa é uma magnífica oportunidade para a América do Sul crescer e se desenvolver.

  8. O Santos está fazendo uma excelente política externa na região,procurando dialogar sem o viés de desdem como fora com o “constipado Uribes”,até o Maluco beleza sem aquele idiota,perdeu o seu “glamur” com isso;não vemos mais aquele bate boca que atendia a ambos,uma forma de atrair mais atenção na região para eles.
    .
    De uma forma bem discreta o Santos esta mostrando o seu molejo político com muita capacidade, surpreendendo a todos.
    .
    quem ganha é a região AS e a UNASUL.

  9. América espanhola toda dividida.
    Portugal e Espanha separados.
    Só uma maneira da UNASUL dar certo…
    É o Brasil realmente se desenvolvendo e se tornando potência mundial em todas as áreas científicas e econômicas e então assumir de vez a liderança e agrutinação econômica (não política e social – bem claro)dessas republiquetas – nossas vizinhas birrentas e limitadas.
    Ficar discutindo o que elas acham ou não sobre isso ou aquilo só vai levar a lugar nenhum.
    Ou o Brasil toma conta do campinho latino e ajuda ele a se desenvolver como um todo ( com forte atuação do nosso BNDS e empresários), ou os USA vão continuar dando seus pitacos tendenciosos e favoráveis para eles apenas.
    Na verdade o Brasil não tem muito a ganhar com seus vizinhos, e nunca ganhou mesmo, nossa atuação e negócios é com o mundo todo e principalmente para com a Ásia, mas nossa diplomacia deve ser humanitária, e incentivadora de paz e não de discórdias.
    E quem sabe a Argentina neste últimos anos tenha aprendido finalmente que a sua arrogância e isolamento não a levou a nada.

  10. Se o Brasil ou a AL tivesse uma forte base cientifica e industrial de armamentos e disposto a financiar pesados recursos no combate ao narcotrafico (e os enormes custos politicos e sociais acessorios – corrupcao tende a aumentar), teria uma otima alternativa diplomatica a oferecer a Colombia…

    O problema e bem simples: Quem esta disposto a pagar a conta do Tio Sam (custos decorrentes da proibicao de comercio de produto de alta demanda global)?

    Infelizmente em alguns casos, a moral tem preco…

  11. Na cabeça de voces basta implemento recheado de teorias e constituiremos um intransponivel escudo anti-imperialista e uma zona ascendente de prosperidade né rsrs rsrs Amiguinhos ja a tempos estamos cercados de bases oficiais e camufladas ANGLAS e somos rodeados de RATAZANAS que apenas veem em nós O PREDADOR IMPERIALISTA REGIONAL E NADA MAIS Voces acham que o Brasil pavimentando,desenvolvendo e dando dinheiro a estas ratazanas estaremos comprando suas fidelidades?As Cobras que hoje pensamos bancarmos e engordarmos se prostituirão e ajuntadas a Lobos investirão contra nós.O bicho homem e póvos hostis so respeitam a força,o fogo e o aço e nada mais.A sabedoria milenar de Ciro o Rei da Persia é realidade a ser observada e seguida para não termos desilusões.Esse PODER MANGUAÇA que caga e anda para o Brasileiro e nos rouba o tempo todo tem dinheiro para emprestar a Hugo Chavez para comprar armas mas não compra armas para o Brasil.Cogita pavimentar Bolivia,Peru,Paraguai,paises que o tempo todo investem contra nossa soberania nos poluindo com armas,drogas,paramilitares e são receptadores de ilicitos Brasileiros.Voces acham que mudar isso é so dar dinheiro para eles,desenvolve-los?Os FERRADOS para não escrever outra palavra mudarão de postura assim que acharem que estão fortinhos.Ate as Forças Armadas deles investem contra nossa contenção de fronteira para defenderem a entrada de seus ilicitos.O Brasil realmente é um rico e maravilhoso pais mais habitado por um povo otario que sempre insiste nos mesmos erros como se rodassemos em circulos o tempo todo sem termos a capacidade de caminharmos a frente.

  12. Poeticamente, reza a lenda, que e possivel proibir a venda de algo, porem, teria que fechar contrato com o ¨diabo¨ do comercio…

    O comercio e seu ¨deus¨ e pela livre circulacao de mercadorias, alias, atividade comercial e exatamente vender, circular mercadorias e valores… Quem restringe isso e a antitese do mesmo, ou seja, o ¨diabo¨ do ramo…

    O ¨diabo¨ cobra caro, e um sujeito com notorio gosto refinado e grande familia a sustentar…

    Ultimamente quem tem pago majoritariamente a conta do ¨diabo¨ do narcotrafico na A.L. sao os contribuintes do norte… Os contribuintes dos paises mais ricos da A.L. estariam dispostos a pagar a conta, ja que os demais estao quebrados (a foto dos representantes na reportagem e bem sugestiva)?

Comentários não permitidos.