Venezuela deve receber US$4 bi da Rússia para compras militares

A Venezuela espera receber da Rússia um empréstimo de 4 bilhões de dólares para a compra de equipamentos militares, disse o presidente Hugo Chávez na quarta-feira.Desde 2005, Chávez já gastou quase 5 bilhões de dólares na compra de armamentos russos, incluindo tanques, aviões de combate e helicópteros. A oposição critica esses investimentos, alegando que havia outras prioridades.

“Estamos tramitando, e já se aprovou no nível político do governo russo, um crédito de 4 bilhões de dólares. Uma boa parte vem para continuar nos equipando, levantando nossa capacidade de combate, de defesa”, disse Chávez por telefone a membros do seu gabinete.

Ele não detalhou os bancos envolvidos na transação, nem a data em que o empréstimo será efetuado.

Por ordem de Chávez, a Venezuela quase duplicou o seu limite de endividamento público para este ano. Desde 2007, o governo já contraiu empréstimos e linhas de crédito em volumes expressivos junto a nações como China e Brasil. Além disso, o governo e a estatal petrolífera PDVSA realizam frequentes emissões de bônus de dívida.

(Reportagem de Marianna Párraga e Daniel Wallis)

Fonte: Terra

18 Comentários

  1. O endividamento é ruim claro!
    Mas a Russia se encontra mais estavel politicamenta que os seus concorrentes ocidentais (EUA OTAN) por isso os Us$4bi
    estão assegurados.
    O Brasil não vai escapar de ter que comprar dos Russos tamben.

  2. me parece um mi28 na mão do chaves, agora eles vão de mi 28 e mi 24, isto vai por pressão para o eb compra mi28 também ja que esta era ideia principal ao qual a fab foi ou é contra.

  3. Imagina, como alguns aqui sempre quiseram, se nos tivessemos cortado relações com a venezuela naquelas turbulencias do passado?
    Hoje estaríamos com o cú na mão com uma noticia dessa.
    TOmara que entramos nesse bolo. Não precisamos de dinheiro, nos temos de sobra, so precisamos de um parceiro em quem confiar.
    Prefiro os russos aos chineses.

  4. Nao podemos deixar a Venezuela distanciar mto em armamentos eles já estao ano luz a nossa frente.O grande medo do Chaves é numa possivel guerra com a Colombia EUA aproveitem para invadir o pais e roubar seu petroleo nós temos que ficar atentos as essas compras de material bélico de Chaves o BRASIL está se distanciando economicamente dos outros paises isso tá crinado certa inveja

  5. depois pensa que Hugo Chávez e bobo ??? bobo e quem pensa que ele e ???? PARABENS Venezuela, A VC Hugo Chávez E PRO BRASIL NÃO DO NADAAAAAAAA

  6. Isso é verdade perguntem pro Lula teve a faca e o queijo na mão é deixou o pepino pra Dilma, vejam na epoca ele podia ter comprado tudo quando assinou o contrato dos submarinos é helicopteros, em 2008 agora não estariamos sofrendo com esses lobbystas todos, é no mesmo ano os Russo já queriam vender o Su-35 ao Brasil.

  7. .
    .
    Ele compra 100 Mil AK’s e aqui não compra-se nem um IA2 nacional…
    .
    Ele compra Blindados e aqui nem os Guara da Avibras…
    .
    Ele compra SUKHOI e aqui o FX” está parado a 12 mil anos…
    .
    Ele pelo menos compra, mesmo que de prateleira, e a oposição de la está como a daqui… se o Brasil passar a comprar vão chiar dizendo que tem outras prioridades… mas se não compra vão dizer que deve comprar… politica barata e oportunista, mas la a defesa é levada a sério, e aqui não, e pouco importa o governo!!
    .
    O que gastaremos aqui em Copa do Mundo e Olimpíadas a A.L. nem consegue chegar perto se for pra comparar com gastos de defesa, em números Brutos, se for colocar percentual do PIB ai a coisa fica ainda mais desproporcional… 10 Bi que o Chavez gastou em armas nós gastamos em média com 12 estádios de Futebol pra copa 2014!! Pra ver o cambio do Dollar vamos colocar ai as olimpíadas também, mais transportes terrestres, aeroportos, hotelaria, sistemas de comunicação para os eventos… 10 Bi é nada… ja pensou tudo isso em armas pra defender o Brasil??
    .
    E depois vem gente falar que o cara é “Ameaça” pro Brasil… piada, não tem folego pra uma guerra ativa nem com a Guiana se brincar, pois guerra leva armas perdidas, tempo, munição, água, uniformes, combustível, peças, óleo motor, alimentos, sabonetes, coturnos, medicamentos, cigarros, alcoólicos, barbeadores… custa muito isso tudo, muito mesmo, não é somente questão de dinheiro não!!!
    .
    Pelo menos as plataformas de armas ele compra… e aqui so no papo pra boi dormir!
    .
    Valeu… não, não valeu!!

  8. Quanto à Venezuela não precisamos temer. Devemos ficar de olho é no grande irmão do norte, esse sim, é perigoso.

  9. Grana para emprestar a Chavez nós temos e para roubarem tambem so não tem grana para investir no Brasil porque copa e olimpiada é pra fazer festa pros outros.O povo morre nas portas de hospitais e Brasileiros passam fome no maior produtor de grãos e carnes.

  10. WAGNER JORGE BH gastaremos 10Bi no FX2 e mais muitos outros.. gastamos mto mais q a venezuela e como já disseram o chavez esta quebrando o pais

  11. “Nao podemos deixar a Venezuela distanciar mto em armamentos eles já estao ano luz a nossa frente.”

    Cada asneira que leio (2) … Maldita inclusão digital, rsrsrs

  12. Tolice imaginar que a venezuela possa invadir o Brasil ou algo parecido! Vejam que a russia desmoronou porque não aguentou a corrida armamentista, claro que o seu sistema produtivo superado ajudou; mas foi o Reagan que usou essa arma contra a russia, dando o golpe final; o EUA, também cairam na propria armadilha, fizeram guerra demais e faliu o orçamento, muito do que estamos vivendo hoje sobre a rubrica de crise economica também se deve ao orçamento estratosférico da defesa americana;o Chaves está indo pelo mesmo caminho, veja que a reserva em divisa externa da venezuela e mingada, e ela só tem o petróleo como fonte de divisa; logo, temos que adequar nossa defesa ao nosso orçamento e nisso estamos tranquilo porque só usamos algo em torno de 1,5% do nosso orçamento em defesa, que nos dá muita margem pra manobra, e superar em muito o chaves!

Comentários não permitidos.