Rússia e Brasil negociam produção conjunta de material bélico

Sugestão: Marksman

Rússia e Brasil negociam a produção conjunta de novas armas e outros tipos de material bélico, declarou hoje o diretor da exportadora estatal de armas russas, Rosoboronexport, Anatoly Isaikin.


“As perspectivas desta cooperação são muito boas. Me refiro não só as exportações de armamento russo para o Brasil, mas também a cooperação com as empresas brasileiras, assim como a produção conjunta de material bélico”, disse Isaikin na cidade de Zhukovsky, onde acompanha de perto da MAKS-2011.


Zhukovsky também comentou que Rússia e Brasil todas as possibilidades para “lograr um bom resultado”.
Segundo se informou anteriormente, a Rosoboronexport está negociando a produção conjunta no Brasil dos veículos blindados russos “Tigr”, assim como a produção sob licença de armamento de alta tecnologia, incluindo o super caça Su-35BM.

E esse que vos escreve tem a informação de que a Avibras conseguiu obter a licença para a fabricação do RPG-32 Hashim, uma poderosa arma russa feita sob medida para as Forças Armadas Jordanianas.

Correção da Imagem, o Konner acaba de enviar um email corrigindo o acéfalo do editor que escolheu a foto errada a RPG 32 é a da foto que segue as de cima apresentadas são a RPG 30

Falha nossa……

Fonte: O Informante

50 Comentários

  1. A Avibrás está no acordo porque é maior interessada na tecnologia dos mísseis russos, os melhores do mundo.
    Eu prefiro que ela (a Avibrás) desenvolva em conjunto com empresas russas e não somente fabricar sob licença.

    Por outro lado pode reacender o interesse russo em ter o Brasil como parceiro no PAK FA T-50, vamos torcer para isso acontecer !!

  2. Sem querer ser chato com o blog mas “O informante” pode ser considerando uma fonte confiavel? Mas eu aqui vou acender uma velinha pro santo espedito para que seja verdade

  3. mais se der pra ficar muito amiguinho dos russos não dava pra no futuro pedir para alugar uns 2 Borei recheiados com armamento nuclear, dissuasão sempre e a melhor defesar.

  4. A adição de um foguete de 72 mm ao RPG-30 (105 mm) o transforma no RPG-32.
    Um sistema de armas bastante interessante, com grande flexibilidade (o operador pode optar se usa um ou outro foguete, ou os 2 de forma combinada) e capaz de se contrapor a vários tipos de defesa atuais, tais como a blindagem reativa e aos sistema de proteção ativa.

  5. Amiguinhos não é so isso não,tem muitas outras coisinhas tambem que não devem ser ditas por enquanto.Eu falo isso a quase 3 anos.Ano passado Fomim disse algo que a primeiro modo para ser um pensamento “Espero que o FX2 seja cancelado e que tenhamos o FX3”.Eu venho dizendo a muito tempo que o condicionamento do FX2 foi estrategia e não covardia imposta por Americanos quando os Russos levariam o FX1.O Saito não é a FAB,a FAB sim é o Saito e os demais.Perguntem a nossos pilotos de caça qual o caça eles gostariam de terem e lhes garanto que a maioria diria SU35BM/S.Mais uma vez muito obrigado FHC por sua covardia e submissão pois agora teremos o SU35BM muito mais moderno,sofisticado e mortifero.Eles aceitam conversarem conosco sobre qualquer armamento e tecnologia deles.Armas,sistemas e tecnologias que eles não comercializam e não repassam a ninguem.Eu duvido que eles vendam a Hugo Chavez o S-500 ou qualquer outra arma de ponta.Assim como a China negou tecnologia de ponta a Coreia do Norte e a Russia a China e cozinhou a Libia dizendo que ia mandar e não mandou nada,nenhum deles quer ver suas tecnologias de ponta nas mãos de loucos ou governos instaveis.Ao Brasil nos vendem ate misseis atomicos se pedirmos.Eles os Russos tudo o que criam ou aperfeiçoam oferecem ao Brasil ou nos convidam para parceria.A OTAN e os EUA a poucos dias chantagearam a Turquia ameaçando-os deixarem-nos as escura sem proteção de satelites em caso de possiveis ataques aereos ou balisticos.Devem chantagear o Brasil da mesma forma para imporem suas vontades.Um pais soberano e um povo livre se faz com homens de coragem e audaciosos para escolherem por propria conta seu caminho.O EB ja vem a um tempo testando algumas coisas em segredo.Temos coisas em segredo tambem sendo feitas com os Chineses…O BOM SENSO VENCEU A XENOFOBIA…Eu cansei de falar que a Cosacazinha jamais mentiu pra mim.Kirina beijinho nas nadegas delicinha rsrs rsrs

  6. Embraer ou Avibrás? Qual produziria o SU-35?

    A Avibrás tem condições tecno/industriais de produzir o SU-35?
    .
    Acredito que a Embraer tem muito mais condições…
    Só que também é muito mais vulnerável as pressões do EUA, tanto pela quantidade de componentes “made in USA” de seus jatos, como pelo mercado estadunidense, principal destino dos seus produtos..

  7. Galera a uns 3 ou 4 meses vazou uma informação de um alto militar Russo a um reporter local que chegou a ser citado do The New York Times e depois não se falou mais nisso,que os Russos desenvolveram em segredo um caça 5.0 (não é o PAK) e teriam oferecido primeiro ao Brasil e posteriormente a India.Quando Medvedev indagou a Dilma sobre a correspondencia secreta dele enviada a ela ela lhe disse que tinha recebido e quando ele perguntou mais ela lhe respondeu “CONVERSAREMOS TAMBEM COM OS INDIANOS”.Ele saiu dando pulinhos,gritinhos esquisofrenicos e desmunhecando.Porque comprarmos com os falidos que sempre nos negaram tudo o que é sensivel e de ponta se com BRICs podemos ter tudo o que quisermos?Embreve terão Miojos nos supermercados sabor cachorro,escorpião,bicho da seda e etc…rsrs rsrs

  8. Marksman
    Com exceção a questão do número de veículos que ainda é uma contorvérsia e pode ser devido a tradução (russo) tudo mais é exatamente o que foi exposto no comentário
    E.M.Pinto disse:
    18/08/2011 às 13:19
    Adicionalemente a informação passada ao Plano Brasil na altura em que fizemos a reportagem junto a GAZ e ao BOPE
    http://planobrasil.com/2010/11/12/nosso-blog-parceiro-geopolitica-brasil-esteve-no-bope-e-fez-uma-entrevista-exclusiva-confiram/
    http://planobrasil.com/2010/10/27/novo-tigre-para-o-exercito-russo-e-a-policia-militar-do-rio-de-janeiro/
    http://planobrasil.com/2011/05/09/gaz-tigre-mostra-as-suas-garras/
    é de que o Exército Russo já conta com muitas undiades recebidas e novos modelos em desenvolvimento.
    SDS
    E.M.Pinto

  9. sera a melhor escolha sim o su 35,depois da coreia do norte e irã siria quem seria o proximo país a se atacado???? creio que a 4 frota e a otan com enterese ao atlantico sul ja dz tudo certo?uma coisinha pra gente pensa o que achao?e o

  10. Só acredito vendo, pois as coisas aqui no Brasil são meio lerdas, como disse o amigo que aqui comentou, talvez produzir o SU-35 no Brasil seja só uma intenção. Mas espero que isso aconteça, fiquei até imaginando aqui o Brasil com SU-35 e gripen naval… juntando com os novos submarinos, inclusive o nuclear, as FREEM, mais de 2.000 guaranis, o 2° porta-aviões, o lançamento do VLS que futuramente pode ser adaptado para ser um míssel inter-continental, os satélites militares até 2014, o número de soldados que irá praticamente dobrar, e tantos outras aquisições e avanços que estamos tendo.
    Ser parte da lista de países potências mundiais militares, está mais perto do que podemos imaginar. Será?

  11. “barca disse:
    18/08/2011 às 13:01
    Collor pergunta na lata para o Americano qual as vantagens e desvantagens entre o Sukkoi Russo e os F-18SH.”
    =b também ví! E pra mim a comitiva da boeing se enrolou! nesta pergunta. Disseram como diferencial radar aesa.. e data-link de comunicação com toda a tropa. Pergunto! O sukhoi su-35bm possui tais características?

    E concordo com o diego. O Brasil devia escolher este gripen. Mas também tendo laços com a russia na questão bélica, inclusive os caças. Assim alinhando-se à diplomacia brasileira de neutralidade. Agradando a gregos e troianos sem deixar de perder na sua defesa. Porque considero que a saab é a que mais ta empolgada em transmitir tecnologia. E teríamos tecnologia ocidental e oriental ao mesmo tempo. O Brasil é um dos únicos países com esta chance.

  12. O blog do “Informante” é idôneo e nunca deu uma notícia mentirosa. Aliás, por que ele faria isso? O que ele ganharia com isso? Mais leitores? Pra que ter 50 mil page-views se o blog dele nem propaganda tem? Sem querer ser chato também, mas que acusa cabe o ônus da prova. Então, por favor, prove que a notícia é falaciosa?

    Hélio, dê uma olhada a seguir: http://english.ruvr.ru/2011/04/11/48786477.html

    Como podemos ver, o blog do “Informante” é mais do que sério.

  13. No caso dos armamentos eu acredito do sub35 sob licença e´ mto dificil isso sao os russos tentando tumultuar o processo mais do já está sao noticias que as pessoas lançam na internet para manter a chamas viva do processo fx2 como nao tem mais nada para falar inventam se fosse verdade seria bom é o caça mais capaz. Foi igual na vinda do Obama no brasil que tinha oferecido varios navios de guerra para marinha da classe arleigh burke e nao deu em nada

  14. As oportunidades aparecem qdo menos esperamos e temos que agarra-las com unhas e dentes. Se perdermos essa carona com a Russia, continuaremos a pé esperando o próximo bonde passar, mas até qdo? Eu até concordo que o Tio SAM fica chantageando o nosso governo, mas nós temos o Nióbio, sem ele os Americanos é que irão ficar a pé…

  15. F-18 no Congresso e ai vem os Russos com suas geringoncas;
    Unreliable, lack of expertise, no quality control, many recalls, unhappy customers,no spare parts, poor maintenance manuals etc etc. Duvido ate o fim se der Russia.

  16. Mas jonas, a gente barra naquela velha historia de que a o Gripen na verdade é uma salada mista de componentes estrangeiros. Oque também nos levaria a ter dificuldades de comercializar peças e até mesmo o proprio caça a outros paises por ex. ASsim como aconteceria aos f-18, claro que com o F-18 essa questao seria ainda mais delicada.
    A russia nos quer como parceiros? beleza, compramos os caças de voces, mas poderiamos produzir componenetes cruciais ao caça em nosso pais? sim? entao fexamos negocio

  17. Se a FAB adiquirir o SU-35 com vetoramento de empuxo, nas apresentações publicas do SU-35 teriamos que usar um babador.

  18. AE TA

    A transferência de tecnologia prometida pelos Estados Unidos ao Brasil, no caso de opção brasileira pelos aviões Super Hornet para reequipar a sua Força Aérea, será equivalente à já feita a países como Reino Unido, Canadá e Austrália, países muito próximos de Washington. A promessa foi feita nesta quinta-feira (18) pelo presidente da Boeing Military Aircraft, Christopher Chadwick, durante audiência pública promovida pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE).

    – O governo e o Congresso dos Estados Unidos estão dando um passo inédito para garantir transferência de tecnologia ao Brasil da mesma categoria da que temos com nossos aliados mais próximos – afirmou Chadwick em reposta a uma pergunta do presidente da comissão, senador Fernando Collor (PTB-AL).

    No início da audiência, Collor leu carta endereçada à presidente Dilma Rousseff pelos líderes do governo e da minoria no Senado dos Estados Unidos, Harry Reid e Mitch McConnell, garantindo o seu respaldo à proposta apresentada pelo governo norte-americano na concorrência para a compra de caças destinados a renovar a frota da Força Aérea Brasileira.

    Em sua exposição aos senadores, Chadwick classificou o Super Hornet, avião utilizado pela Marinha dos Estados Unidos, como o melhor caça multi-missão do mundo. Ele admitiu que cada empresa interessada em vender seus aviões ao Brasil dirá que tem o melhor produto. Porém, a superioridade do Hornet poderia ser provada, a seu ver, pela sua eficiência em situações reais de conflito. O Hornet, informou, já possui mais de 150 mil horas de voo em combate.

    O presidente da empresa prometeu uma “ampla transferência de tecnologia” junto à venda do Hornet, aí incluídos o apoio técnico e a manutenção no Brasil das aeronaves, além da linha de montagem final dos aparelhos também no Brasil. Ele também prometeu uma “profunda e duradoura parceria” com a Força Aérea Brasileira e com a indústria aeronáutica nacional.

    Collor considerou muito importante a garantia de apoio à transferência de tecnologia assinada pelos dois líderes do Senado dos Estados Unidos. Elogiou ainda as propostas de manutenção dos caças no Brasil e de cooperação da Boeing, fabricante dos Super Hornett, com a Embraer.

    Ajuste
    Em resposta ao senador Blairo Maggi (PR-MT), que pediu informações sobre o preço do pacote oferecido pelos Estados Unidos e das condições de financiamento, o vice-presidente executivo da Boeing, Christopher Raymond, disse que não poderia dar detalhes sobre os números, mas informou que o plano de financiamento poder vir a ser “ajustado” para atender às necessidades brasileiras.

    O senador Cyro Miranda (PSDB-GO) defendeu a primazia de aspectos técnicos e de preço na concorrência, mas lembrou que o novo ministro da Defesa, Celso Amorim, já declarou – quando ainda ministro das Relações Exteriores – ser a operação “eminentemente política”.

    Os senadores Cristovam Buarque (PDT-DF) e Ana Amélia (PP-RS) também manifestaram preocupação com a garantia de transferência de tecnologia, caso o governo brasileiro opte pelos Super Hornett. Cristovam questionou, inclusive, a necessidade de compra de aviões estrangeiros. Ele defendeu o desenvolvimento dos caças a serem utilizados pela Força Aérea no próprio Brasil. (Marcos Magalhães)

    Leia mais (Read More): Poder Aéreo – Informação e Discussão sobre Aviação Militar e Civil

  19. “Em resposta ao senador Blairo Maggi (PR-MT), que pediu informações sobre o preço do pacote oferecido pelos Estados Unidos e das condições de financiamento, o vice-presidente executivo da Boeing, Christopher Raymond, disse que não poderia dar detalhes sobre os números, mas informou que o plano de financiamento poder vir a ser “ajustado” para atender às necessidades brasileiras.” Que inclusive em contra-resposta o senador disse em tom de brincadeira: ” Eu não posso contar os numeros ( condições de financiamento ) que um dos concorrentes (saab) disse nesta comissão! rsrs”.

  20. Amorim fazendo efeito rsrs rsrs Isso ja estava decidido desde o segundo semestre do ano passado e ja vinha sendo tratado a mais de 2 anos.Eu falava ninguem acreditada.E para citar ainda o Deus morto rsrs rsrs porque Deus que morre não merece nem vela e nem oração rsrs rsrs Jobim posava de otario na LAAD e Saito a seu lado com sua cara de broa sorridente.Dilma embarcava para Pequim e Temer fazia as malas para Moscow.Integrantes de alto escalão Russo-Brasileiro se reuniam em segredo no RJ,como nada é possivel passar desapercebido aja visto que tinham muitas autoridades e pessoas muito importantes do universo de defesa na cidade e tudo estava sendo minuciosamente monitorado e observado embora isso não seja assunto do jornal da globo e nem na escolhinha de sensacionalismo do Datena,ventilou-se tratar-se de acertos sobre o SU35BM/S mas com certesa isso foi o boi de piranha para a passagem da manada sem chamar a atenção.Muitas coisas mais profundas na area de defesa estavam sendo tratadas.Tinha inclusive uma pessoa de nacionalidade diferente mas ligada a interesses e porta voz de dois testas de ferro e um cabeçudão.Calma não é o terror de Tonhos mas aquele que realmente manda,um pouco assemelhado como aqui,um ingerente.Resumindo,seriamos nós os Brasileiros os eternos otarios a sempre nos curvarmos iludidos por Disney ou realmente tomariamos vergonha na cara.Que os Americanos continuem dando sua transferencia de tecnologia necessaria a seus vassalos,porque ensistir no erro é burrice.Perdemos uma equipe de cientistas completa o que atrasou o pais em 50 anos que levariamos para formarmos uma semelhante e mais algumas decadas para especializa-la.Não foi acidente,um foguete não explode com os motores desligados e procurar vestigios de artefatos ficou nos antigos filmes de James Bond.Foi acionado a distancia ou do espaço.Tudo o que nossos centros tecnicos tiveram de superar com embargos,retaliações para termos tecnologia propria não existe argumento ou embasamento que seja mais forte que as vidas deles e suas dedicações sem reconhecimento algum e sem incentivos que nos façam continuarmos ensistindo sempre no mesmo erro da subjugação e da dependencia.O que Obama queria garantir ele ja garantiu que é a certesa da linha logistica de abastecimento comercial,quanto ao mais PERDEU TIO SAM nossa defesa e nossa soberania cabe a nós Brasileiros decidirmos e não precisamos de intermediarios muito menos intermediarios Colonialistas e trairas.

  21. O SU#%BM era o vetor preferido da FAB desde o começo do FX e sempre foi o vetor preferido da Presidenta Dilma.Temos de pararmos de olharmos essa decisão por olhar comercial porque empresarios so amam dinheiro.Temos ofertas dos Russos variadas em vetores aeronauticos e a meu ver termos o SU sob licença e aceitarmos a proposta deles onde estariamos pagando seus serviços de assessoria para juntos projetarmos,desenvolvermos e fabricarmos um caça 5.0 do zero e nacionalizado aqui no Brasil foi uma proposta que nenhuma nação jamais fez a outra e esta encaixado em nossa filosofia estrategica de defesa em pagarmos serviços e desenvolvermos propria tecnologia como fizemos na area atomica e estamos fazendo com submarinos e vetores lançadores de satelites.O Brasil hoje quer ter propria tecnologia e auto-suficiencia tecnologica e industrial.Aos que amam a subserviencia,a subjugação,o capachismo e preferem ver o Brasil e o povo Brasileiro subjugado a interesses extrangeiros e manipulado com condicionamentos vão embora do Brasil porque não precisamos de voces e assim como os politicos trairas não sentiremos suas faltas.

  22. Eles sabem que temos know how em blindados e misseis.Com os demais extrangeiros temos de dar de mão beijada nossas industrias ou ceder-lhes maioria acionaria.So visam exportações e tenho muitas duvidas quanto ao que poderemos com eles btermos de concreto.Russia e Brasil podem muito bem se completarem.Uma perfeita associação e parceria se faz quando ambos se completam e nisso os Russos não demonstram com sorrisos camuflados de voracidade.Eles tem capacidade,tecnologia,tem tambem dificuldades de destinarem altas verbas para prolongamento de projetos e por isso estão sempre criando ao invez de ficarem com uma referencia.O SU-Serial o SU35BM/S ja exaustivamente testado e aprovado por si so ja é um caça 4.75 pois tem embarcado tecnologias do PAK-FA…OBRIGADO MAIS UMA VEZ FHC POR TER SIDO COVARDE CAPACHO E CONTIGENCIADO O FX1 POR IMPOSIÇÃO AMERICANA.

  23. MARKSMAN quanto ao Blog que citou meu amigo alem de ser excelente é idoneo e nele encontramos materias não disponibilizadas em muitos outros.

  24. 1maluquinho, o blog mencionado é excelente é um dos melhores juntos com o PLANO BRASIL. Aliás, uma parceria entre os dois blogs seria muito interessante. Seria uma coalizão de respeito. O que os administradores desse site achama da idéia?
    #############################
    Marksman
    O Informante é um excelente blog que sempre traz novidades e assuntos que não são os velhos carne de vacas.
    Eu mesmo lei sempre as matérias do Informante, mas aqui no PB o fã mesmo é o konner que sempre me puxa a orelha acerca das matérias,rsrsrsrs.
    Acho a idéia interessante e frutífera.
    sds
    E.M.Pinto

  25. Caramba, quanto noticia boa, esperemos que tudo de certo e politico$ lesa pátria não atrapalhem tudo.
    parei até de assistir a novela, rsrsrs……..SDS

  26. Vou dizer poucos palavras: vamos fazer esta parceria e sugar ao máximo o conhecimento deles. Sem esquecer, é claro, da espionagem industrial, muito importante para dar saltos tecnológicos…

  27. Eu acho que isso ai não vinga não.

    Más antes de firmar acordos pra fabricação de armas da Rússia no Brasil, bem que poderiamos ter a garantia dos Russos em não criar mais embargos a nossas carnes e produtos Agricolas.

    Em uma negociação os dois lados tem que ganhar, não apenas um.

  28. Ter os russos como parceiros militar é otimo, mas prefiro o rafake para a FAB … Mas os Su-35 podem equipar o exercito

  29. Mas RL, não existe comparação entre defesa, e carnes e produtos agrícolas. O que falta na mente de nossos políticos é saber diferenciar isto. Os países que já passaram recentemente por guerras, sabem muito bem disto!

  30. RL… bem lembrado… vamos por o toma lá da cá pra funcionar… vamos trocar picanha e azinha de frango por SU-35BM…rsrsrsrsr…..

  31. MARKSMAN no O Informante encontramos materias variadas principalmente de procedencia Russa,Chinesa e Arabe que não encontramos nos demais blogs do genero.Assim como o Plano Brasil são os Abraços.meus favoritos.Leio O Informante todo dia…

  32. “SU-35 HI e Rafale Lo— quem encara???”

    Caro Francoorp, seria o 1º caso no mundo onde o Lo seria mais caro de adquirir e manter 😀

    []’s

  33. Espero que o governo brasileiro leve a serio essas negociações . Com a proximidade da copa e olimpíadas poderíamos adquirir armamento russo, inclusive o SU-35, que na minha opinião e o melhor vetor para a FAB, em caráter emergencial, dispensando licitação e principalmente acabando com a novela do FX2. Penso também que o Brasil com essa aproximação, deveria propor aos membros BRICS, da qual faz parte, uma aliança Nao só diplomática ou comercial mas também no âmbito militar nos mesmos moldes da OTAN. Uma aliança desse porte poderia ate favorecer o Brasil no que diz respeito a um futuro programa nuclear JA que a Russia e detentora de moderna tecnologia nesse campo. Sou a favor de construir com ajuda russa uma pequena frota de submarinos nucleares armados com ICBMs seguindo a doutrina francesa, que Nao tem armas nucleares em seu território, sendo 100% dessas armas baseadas em Seus submarinos. Assim pelo menos tornaria qualquer tentativa de destruir nossas armas com uma invasão inútil JA que dessa maneira elas podem estar em qualquer parte do planeta prontas para atingir qualquer pais do mundo. Aí sim teríamos um poder de dissuasão digno de uma potência.

  34. Só assim seremos fortes o bastante para impor regras, as economias ímpares que nos tens colonizados é usurpam as nossas riquesas, que o brasil avance já como diria José Alencar nos temos que progredir já dominamos isso é temos que seguir a diante oque não pode fica é desenvolver um patamar tecnologico é depois abondonar esse potêncial, uma vez aprendido não podemos descontinua-lo muito em breve teremos vastas farturas é muitos lugares para trabalho, a marinha gera hoje bastante emprego, cabe agora o SISFRON, juntamente com o exército, vai gera uma gama de empregos jamais vista nesse país, mão de obra é tecnicos serão o epicentro da questão agora a industria sinderugica vai espera muito tempo se continuar adiando a compra dos caças, nos industria aero-espacial vai gera grandes atrasos assim com a copa, esta nos atrazando cade o trem-bala, na época que foi solicitado o governo queria gasta 3,8 bilhões agora depois desses atrasos as companhias quere agora 47 bilhões se continuar do jeito que ta nunca compraremos esses caças os Rafale já estão 140 milhões,os boeing estão uns 120, os gripado la na casa dos 60 a 70 milhões, ainda em fase de projeto, nosso F-5 vão para em 2014 e temos 2 anos para a entrega a parti da data da compra se compramos agora so serão entregues em 2014, ae eu pergunto enquanto os entreguistas estiverem no governo a gente nunca vai chega a lugar algum…

  35. A fonte desta noticia é a “Ria Novosti”
    e esta assunto do SU-35 ainda está bastante cru…
    .
    O diretor da Rosoboronexport, Anatoly Isaikin, fez algumas declarações em meio ao clima de feira da MAKS-2011.
    ……………………..
    “Zhukovsky também comentou que Rússia e Brasil todas as possibilidades para “lograr um bom resultado”
    .
    “Segundo se informou anteriormente, a Rosoboronexport está negociando…”
    ………………………
    Fala em “possibilidades” e “negociações”, ou seja, não há nada certo ou oficial e nem o governo brasileiro, nem o russo se manifestaram.
    .
    Acredito que alguns armamentos, como a RPG-32 Hashim, realmente podem vir a ser produzidos no Brasil, já quanto ao SU-35, fico na torcida que se concretize, embora não acredite..

  36. Com uma política e economia estruturada e bem organizada afim de não depender muito do mundo externo, aliado à uma defesa a nível russia, poxa.. se o brasil quisesse dizer: Cabou a palhaçada! Agora só tem vaga para ong’s no nordeste! Gringo! Proíbo de comprar esta empresa brasileira aqui. E Pronto!.. Ah! Nióbio agora.. esqueçam a mordomia! Vamos voltar às mesas de negociação. Resultaria sabe em que? País mais forte na area de relações exteriores. É possível! Brasil.. não ser espoliado e ao mesmo tempo não ser tachado de terrorista. É só manter nossa política externa de neutralidade, e ao mesmo tempo construir o castelo.

  37. Na verdade o RPG-30 é um RPG-32 sem estar combinado com o lançador de foguetes de 72 mm, por isso o equívoco das fotos não é relevante.
    Para os saudosistas, embora o RPG-7 seja, junto com o AK-47, sinônimo de luta contra o imperialistmo (????), não representa o que de melhor existe no mundo e nem na Rússia em termos de arma antitanque portátil ou se preferirem “lança-rojão”.
    A fama do RPG-7 é devido a ser barato, robusto e existir aos milhares, e não pela sua eficiência, já que o conceito está ultrapassado para um exército moderno.
    Prova disso são essas armas em estado da arte, o RPG30 e o RPG-32, fabricados na Rússia.

  38. ESTA NA HORA DO BRASIL TER VIDA PRÓPRIA!!! Finalmente podemos nascer como nação e estamos crescendo neste sentido.

  39. O RPG-7 é uma arma respeitável é há versões modernas dessa arma. O RPG-7 consegue ser uma arma anti-tanque melhor do que muitas armas ocidentais do tipo. O que manda não é o lançador, mas sim uma ogiva potente.

  40. O RPG-32 Hashim e outras armas do gênero são a melhor forma de deter um tanque numa guerra assimétrica,a resistencia iraquiana e o hesbolah usam largamente o modelo Rpg-29 vampir e causam severas baixas em tanques israelenses e americanos.
    Espero que esse acordo BrasRuss ultrapasse o diálogo e passe para parte prática como produção em território nacional dos referidos armamentos e na exportação para américa latina dos mesmos(sob licensa),ficando o Brasil como base de logística e manutenção,isso é claro é sonho meu.
    Pra mim eu queria um força pequena de aeronaves desde que estas estivessem bem adestradas e de prontidão,pra mim o númeo de ouro seria 36 Su-35Bm e 36 Su-34Fn espalhados em três bases no norte,sudeste e sul,e podériamos mais tarde adiquirir mais doze de cada modelo e deixar como força reserva em anápolis.E só pra ser mais pedante poderíamos substituir os F-5EM pelos gripen ou o tal Mig Lmfs(se for verdade)paulatinamente,aí sim teríamos um Hi-low de respeito.

Comentários não permitidos.