Defesa & Geopolítica

Presidenta da República reafirma compromisso com modernização da Defesa

Posted by

Presidenta Dilma Rousseff durante cerimônia de apresentação de novos oficiais-generais, Brasília, DF, 16/08/2011, Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

Dilma Rousseff recebeu 13 oficiais-generais do Exército Brasileiro promovidos em 31 de julho

A presidenta da República, Dilma Rousseff, reafirmou seu compromisso com a modernização das Forças Armadas. Antes, lembrou a presença dos militares na garantia da defesa nacional, na proteção de fronteiras, na pacificação de comunidades e no auxílio de áreas afetadas por desastres naturais.  A declaração ocorreu durante a cerimônia de apresentação de 13 oficiais-generais do Exército Brasileiro promovidos em 31 de julho, realizada às 16h25 de hoje no Palácio do Planalto.

“Em todas essas frentes”, ressaltou, “as Forças Armadas brasileiras têm atuado com profissionalismo, dedicação e um espírito muito forte de Brasil. Para a continuidade dessa atuação de excelência é crucial que sejamos capazes de equipar bem nossas Forças Armadas,  contribuindo para alavancar nossa capacidade produtiva, nossa indústria bélica e nossa autonomia tecnológica”, destacou.

Participaram da cerimônia no Planalto o  vice-presidente da República, Michel Temer; o ministro da Defesa, Celso Amorim; o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general-de-exército José Elito Carvalho Siqueira; o chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, general-de-exército José Carlos de Nardi, e os comandantes das três Forças, almirante-de-esquadra Julio Soares de Moura Neto (Marinha), o general-de-exército Enzo Martins Peri (Exército) e o tenente-brigadeiro-do-ar Juniti Saito (Aeronáutica).

Para a chefe de Estado brasileira, o país deve incentivar os programas de desenvolvimento tecnológico das três Forças, em continuidade aos programas estruturantes da Estratégia Nacional de Defesa. “Saibam que as Forças Armadas brasileiras terão nesta Presidência um forte incentivo de profissionalismo dos nossos militares e do aprofundamento da capacitação da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, para a realização de operações conjuntas”, garantiu.

A presidenta rompeu o protocolo cumprimentando as esposas dos oficiais generais com dois beijos. No discurso, lembrou o sacrifício das famílias. “Cerimônias como esta têm por objetivo celebrar a conquista pessoal e profissional dos senhores, fruto de continuado sacrifício”, disse. “Aqui estão familiares, aqui estão amigos, aqui estão todos aqueles que acompanharam os senhores nesta longa trajetória. Eles viveram momentos difíceis: as ausências prolongadas, as inúmeras transferências. Hoje, sem sombra de dúvida, experimentam justificada alegria que todos aqui reunidos compartilhamos.”

Apresentação ao ministro

Antes de seguirem para o Palácio do Planalto, os 13 oficiais-generais se apresentaram ao ministro Celso Amorim, em curta cerimônia realizada no Salão Nobre do Ministério da Defesa. Em seu breve discurso, Amorim disse que conta com o apoio dos militares para dar conta da tarefa de conduzir o Ministério, missão que lhe foi delegada pela presidente Dilma Rousseff. “É um trabalho em conjunto”, ressaltou.

Lista dos promovidos

Ao posto de general-de-exército
Eduardo Dias da Costa Villas Bôas

Ao posto de general-de-divisão
Eduardo José Barbosa
Paulo Humberto Cesar de Oliveira
Mauro Cesar Lourena Cid
Ivan Carlos Weber Rosas
Mario Lucio Alves de Araújo
Pedro Ronalt Vieira

Ao posto de general-de-brigada
José Luiz de Paiva
Walter Nilton Pina Stoffel
Otavio Santana do Rêgo Barros
Ubiratan Poty
Marcelo Eschiletti Caldas Rodrigues
Bráulio de Paula Machado

Fonte: Ministério da Defesa, via Alagoas Diário

15 Comments

  1. Regivaldo says:

    Até agora tem sido só discurso discurso, vamos ver o que sai até o final do ano!

  2. FlammaVesuviana says:

    Palavras não equipam as forças armadas…

  3. xtreme says:



    sei .. esse “amontoado” de generais..vão nos defender na base da ordem unida ???? … rsrsrs

    ps. depois vem o choro…

  4. Darkman says:

    Sempre o mesmo discurso de que vamos equipar e meritos as Forças Armadas e tudo mas. Acredito que a fase que estamos passando não é fácil no tocante econommico, mas aos poucos vai fazer os anúncios e suas compras.
    Se isso tivesse sido feito alguns anos atrás hj estaríamos em uma situação menos complicada.

    Não temmos outra opção senão esperar e rezar para saia os anúncios e que seja equipamentos usados que não vão ajudar em nada ao Brasil.

    Abs.

  5. VaiQueDá says:

    Ninguém vai comentar o encontro secreto entre o Ministro de Defesa Celso Amorim e o Almirante-de-esquadra Gary Roughead, chefe de Operações Navais da Marinha dos EUA, na sede da Marinha, no Rio de Janeiro, dois dias após a posse do Ministro. Teve que pegar um jatinho para atender ao bom moço. Hummmmm ai tem…40 minutos de conversa…

  6. 1maluquinho says:

    Quero ver seus choramingos quando verem o que vem por ai rsrs Um indigesto DOCE DE JACA DURA rsrs que apesar de ser docinha é indigesta pra KCT e os chorões sorriram um sorriso amarelado.Não esqueçam dos pinicos pois se não der tempo de chegar ao banheiro poderem se aliviarem rsrs

  7. marcos adriano says:

    defesa é prioridade!!!então proíba corte no orçamento da defesa!!!cadê bndes para financiar as forças armadas?
    pare com discurso,se mexe com nossa defesa!!!cadê empresa estatal exportadora defesa(engesa),que se divulgue nossos produtos de defesa no exterior!!!discurso,discurso e mais discurso!!!tem que aumentar orçamento da defesa!!!investir pesado em ciência!!

  8. marcos adriano says:

    E TECNOLOGIA!!PAREM DE BRINCAR COM ASSUNTO SERIO!!DEFESA É GARANTIA DE NOSSA SOBERANIA!!AGORA TEMOS END E SEU PLANOS ESTRATÉGICOS ENTÃO MÃO Á OBRA!!DEFESA É POLITICA DE ESTADO NÃO DE GOVERNO!!DEVE SER PROIBIDO CORTE NO ORÇAMENTO!!BRASIL ACIMA DE TUDO!!

  9. O grande defeitos dos nossos governantes é esse falam mto e agem pouco nao é só no setor militar mais nos outros também saco vázio nao para em pé deviam falar menos e agir mais eles so agem rápido qdo é para seu interesse ou qdo leva algum por fora ai eles correm atrás eles nao pençam na naçao só em si proprios sao bando de egoistas

  10. Palavras não equipam as forças armadas…( 2)

  11. 1maluquinho says:

    VAIQUEDÁ isso é praxe diplomatica.O gringo so queria saber se as relações entre os dois paises continuariam em dialogo como estabelecido por Dilma ao invez da posição de Lula e Amorim.Sabe meu amigo ninguem comentou e nem deu importancia a visitinha inusitada ano passado do Comandante Geral das Forças Armadas Chinesas no 7 de Setembro ao Brasilia e depois ao RJ onde ele participou de eventos da MB e teve conversa em particular com o Comandante da MB do qual é amigo intimo.Assuntos de estado meu caro e inclusive ventila nos subeterraneos da informação que com os Chineses ja a uns 3 anos fazemos algo vultuoso em segredo.Sabe meu caro apesar de parecer-nos que uma decisão do FX,satelite geoestacionario e etc ou seja tecnologias e armamentos sensiveis sejam escolhas ou posições de alguem nos iludimos pois muitos detalhes e posicionamentos existem e tudo obedesse a um conjunto e não são assuntos palacianos e sim de estado.

  12. .
    Palavras não equipam as forças armadas…(X3)
    .

  13. 1maluquinho says:

    A QUEM POSSA INTERESSAR….Ola Tonheiros,Broenheiros,Simpatizantes Kit Gay,Reacionarios,Extremistas,Entreguistas,Vendilões,Sensacionalistas de Plantão e Entusiastas de Ocasião que formam a multiplicidade Diversificada desta amada Nação ai segue o link da Indignação contra a roubalheira e a pouca vergonha escandalosa que dilapida os cofres publicos,sucateia e torna inoperante serviços trazendo descontentamento ao povo ABAIXO ASSINADO PARA INSTAURAÇÃO DA CPI DA CORRUPÇÃO NESTE PODER MANGUAÇA http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoAssinar.aspx?pi=P2011N13136

  14. mironga_110 says:

    1maluquinho disse:
    18/08/2011 às 19:49
    Sabe meu amigo ninguem comentou e nem deu importancia a visitinha inusitada ano passado do Comandante Geral das Forças Armadas Chinesas no 7 de Setembro ao Brasilia e depois ao RJ onde ele participou de eventos da MB e teve conversa em particular com o Comandante da MB do qual é amigo intimo.
    ^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^~

    Pelo o comentário acima :Existe oficiais ou sargentos da Marinha do Brasil no Porta Aviões CHINES o “Shi Lang”??????? Se tem , eu acho que deu fruto sim !!!!!!!!!!!!!!

  15. Como disse o Francoorp , palavras são palavras nada + q palavras..ainda + de políticos . sds.

shared on wplocker.com