EUA autorizam primeira nave privada a voar para a estação espacial .

Por Andy Paztor

Ônibus espaciais privados vão começar a atracar na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) antes do fim do ano, meses antes do planejado, depois de a Administração Nacional do Espaço e da Aeronáutica dos Estados Unidos, a Nasa, ter dado o sinal verde para o transporte da primeira carga por uma cápsula desse tipo.

A Space Exploration Technology Corp. informou que a agência espacial dos EUA concedeu uma autorização preliminar para a condução de um voo no fim de novembro. O lançamento vai acelerar a mudança para iniciativas privadas em futuras missões com tripulantes.

O voo vai marcar a primeira tentativa de atracamento da cápsula Dragon da empresa — o pioneiro ônibus espacial comercial — na estação espacial, que se encontra em órbita a aproximadamente 320 km de altitude da Terra.

Ao acelerar em vários meses o prazo para atracar-se à estação, a Nasa vai fornecer à empresa e a outros segmentos do setor privado espacial um impulso financeiro simbólico e potencialmente importante. Conhecida como SpaceX, a empresa de capital privado tem sede na Califórnia e foi fundada pelo empreendedor Elon Musk.

O ponta-pé técnico dado pela Nasa deve ser seguido em breve pela aprovação final da agência. E marca a transição do programa de exploração tripulado dos EUA, que anteriormente se apoiava por completo em veículos espaciais e foguetes financiados e operados pelo governo federal, para transportar tanto astronautas como cargas para o espaço.

A última alteração dos prazos, segundo alguns profissionais da indústria, também parece querer afastar as críticas de que os fornecedores de transporte espacial comercial poderiam achar difícil a substituição rápida dos recém aposentados ônibus espaciais da Nasa.

O foguete Falcon 9 da SpaceX, programado para lançar a cápsula em órbita, está praticamente três anos atrasado em relação às ambiciosas projeções iniciais da empresa. O plano original da SpaceX era realizar até quatro testes de voos em 2010, para mostrar que o foguete e a cápsula estavam prontos para iniciar as operações.

Até quatro meses atrás, os funcionários da Nasa ainda estavam esperando alguns voos de demonstração da Dragon em 2011, para assegurar a segurança e a confiabilidade de seus sistemas. De acordo com aquele cenário, a SpaceX teria de ter demonstrado habilidades de sincronização com a ISS e atracamento.

Fonte: WallStreetJournal

7 Comentários

  1. Quem financiou os primeiros módulos da ISS foram os americanos, pq os russos estavam quebrados, mas tinham a tecnologia derivada da MIR.

    Os EUA não foram em frente com seu projeto de estação espacial (Freedom).

    Toda humanidade ganhou com isso. O Brasil também tinha participação na ISS, o Marcos Pontes pegou carona, mas o Brasil caiu fora do projeto. Que feio.

    Vai demorar um tempo até substituírem as Soyuz, legado soviético… tanto os americanos quanto os russos estão desenvolvendo novos foguetes e ‘espaço naves’.

    A iniciativa privada pode ajudar os americanos nesse período… mas sei lá, é sempre um risco.
    Não que a NASA não tenha subcontratado empresas em seus projetos, sempre foi assim, mas o design sempre foi ‘in house’. Agora é diferente…

    []s

  2. Essa capsula Dragon é cotada para levar o homem a Marte. A SpaceX esta desenvolvendo um foguete mais poderoso , o Falcon Heavy, que poderá colocar a Dragon a caminho de Marte assim que ficar pronto. Pode ser que o homem pise lá muito brevemente, contrariando as previsões.
    Chega de esperar pela boa vontade dos políticos. Com a iniciativa privada abrindo caminho em direção ao espaço, teoricamente qualquer um, mesmo você ou eu, pode ir a Marte na hora que bem entender, bastando para isso os recursos financeiros e tecnológicos obviamente.
    Como a SpaceX, outras empresas surgirão, outros bilionários se interessarão pelo espaço e tudo vai ficar bem mais interessante!



  3. finalmente a iniciativa privada comecou a ir para o espaço… rsrsrs..

    Estamos irrevogavelmente em um caminho que nos levará às estrelas. A não ser que, por uma monstruosa capitulação ao egoísmo e à estupidez, acabemos nos destruindo.
    Carl Sagan

Comentários não permitidos.