Após série de ataques, Israel bombardeia sul da Faixa de Gaza

Bombardeio ocorre após atentados que mataram 8 israelenses; incluindo os palestinos, violência deixou 19 mortos nesta quinta.

A Força Aérea de Israel bombardeou o sul da Faixa de Gaza nesta quinta-feira, horas depois de uma série de ataques deixar oito israelenses mortos na região de Eilat, perto da fronteira com o Egito.

Nenhum grupo assumiu responsabilidade pelos atentados, mas o governo israelense afirmou que os agressores eram da Faixa de Gaza, controlada pelo grupo palestino Hamas, e que tinham entrado no território israelenses pela península egípcia do Sinai. Os militares israelenses confirmaram o ataque aéreo na região de fronteira entre a Faixa de Gaza e o Egito, afirmando que ele matou cinco militantes e uma criança.

A série de atentados em Israel começou por volta das 12h no horário local (6h de Brasília) e durou cerca de três horas. De acordo com o porta-voz do Exército israelense, Yoav Mordechai, as forças de segurança perseguiram os supostos agressores e mataram ao menos cinco em uma troca de tiros. Com isso, o número total de israelenses e palestinos mortos nesta quinta-feira chegaria a 19.

No primeiro atentado, homens armados que estavam dentro de um carro abriram fogo contra um ônibus que levava militares e civis da cidade de Beersheba para Eilat, perto da fronteira egípcia. Imagens de TV mostraram o ônibus com vidros quebrados e a porta danificada. Por dentro, poltronas estavam manchadas de sangue e bagagens estavam espalhadas pelo chão.

“Eu conversava com alguém sentado ao meu lado quando ouvimos tiros”, afirmou uma passageira em entrevista a uma emissora local. “Imediatamente nos abaixamos e percebemos que havia feridos.”

Cerca de 30 minutos depois, homens atiraram contra um veículo particular a vários quilômetros de distância. Depois de mais meia hora, explosivos foram detonados embaixo de um carro militar que se dirigia ao local do primeiro ataque.

“A fonte dos atos terroristas é Gaza e nós atuaremos com plena força e determinação contra eles”, disse o ministro da Defesa israelense, Ehud Barak, em comunicado.

Barak afirmou que os ataques “mostram a fraqueza do controle egípcio na península do Sinai e o alcance das atividades de agentes terroristas”.

O Hamas negou envolvimento, assim como o governo egípcio negou que os agressores tenham chegado a Israel pelo Sinai. “A segurança na fronteira é forte”, afirmou uma autoridade egípcia que não quis ser identificada.

Com AP e BBC

Fonte: Último segundo

31 Comentários

  1. O que é lamentável nesse episódio envolvendo Israel, é que o governo brasileiro, subentenda PT e outros esquerdistas, estarão reconhecendo um estado palestino (irk…) comando por terroristas, assassinos e asseclas do gênero.

    Contando que o sangue derramado seja judeu, que importa para a diplomacia brasileira. Por irresponsabilidades como a do reconhecimento do estado palestino, é que o Brasil não será alçado ao Conselho de Segurança. Se bem que não é só por isso; há de se somar também o silêncio brasileiro quanto ao ditador da Ruanda (Mugabe), a postura quando a Al Bashir (ditador e genocida de Darfur), a posição tênue quanto à recente repressão de Assad na Síria, o namorico de Lula com Ahmednejad e outros do gênero.

  2. “[…]comando por terroristas, assassinos e asseclas do gênero.[…]”
    totalmente errado eles lutam por uma cause delese pelo pais deles.Como você se sentiria se invadissem o Brasil fazendo nosso povo de marionete e nos oprimindo?
    Eu lutaria e ,Você?

  3. .
    .
    Não vejo o nexo real entre os atentados que virem da fronteira sul do Egito com a faixa de gaza que está à Norte… e o Hamas que sempre confirma a autoria de seus atos desta vez negou envolvimento, e mesmo assim bombardearam GAZA… a vingança é bem vinda e positiva, mas o que tem a ver Gaza com os ataques de hoje??? Parece que sem saber quem fez decidiram culpar os palestinos mais uma vez, sendo que desta vez eles não assumiram nenhum atentado!
    .
    No fim que os dois lados se matem até o ultimo elemento e os pacíficos que ficaram de fora dessa meleca toda herdam a terra, para o bem da humanidade, se querem se matar que sejam rápidos e não economizem projeteis, tanto israelenses quanto Palestinos, Árabes, Persas… que se matem aqueles que querem faze-lo e depois dos valentões mortos, que os pacíficos tomem a terra em seu lugar!!
    .
    O Brasil que continue com a Não Intervenção em eterno!
    .

  4. É inacreditável como alguns ainda usam o complexo de vira latas de Israel para justificar atos violentos,por parte de seu governo! Essa história de holocausto com todo respeito já encheu, quantos povos não sofreram holocaustos maiores que os dos judeus e nem por isso saem por ai matando?
    Os russos tiveram mais perdas que os judeus na SGM,o povo negro da África também viveu um dos maiores genocídios da história da humanidade e nem por isso se escondem atrás dessas tragédias!
    O GOVERNO DE ISRAEL É TÃO COVARDE COMO OS GOVERNOS,DE MUGABE,AL BASHIR E TANTOS OUTROS!
    O BRASIL DEVE APOIAR A CRIAÇÃO DO ESTADO PALESTINO SIM,E NÃO SERÁ ABAIXANDO A CABEÇA PARA ISRAEL O QUEM QUER QUE SEJA QUE IREMOS FAZER PARTE DO CONSELHO DA ONU !
    O BRASIL FARÁ PARTE DO CONSELHO POR MÉRITOS PRÓPRIOS!
    TODA VIOLÊNCIA É CONDENÁVEL NÃO IMPORTA SUA ORIGEM!

  5. “[…]comando por terroristas, assassinos e asseclas do gênero.[…]” Os alvos dos palestinos não são diferentes, afinal, foi pelo viés do terrorismo que Israel foi construída e assim é mantida, porém é só olha para o mapa da região para ver o que acontecerá com Israel no futuro, as nações islâmicas estão combatendo a corrupção, se pautando pelo progresso dos árabes, e esse ódio que Israel dissemina na região, irá voltar a eles, e o derramamento de sangue será grande e inevitável.

  6. “O BRASIL DEVE APOIAR A CRIAÇÃO DO ESTADO PALESTINO SIM,E NÃO SERÁ ABAIXANDO A CABEÇA PARA ISRAEL O QUEM QUER QUE SEJA QUE IREMOS FAZER PARTE DO CONSELHO DA ONU”… não deve acontecer, nem um nem outro… pelo menos não tão logo… põe algumas decadas nisso… até lá, vamos esperar… saudações…

  7. Pô, os dois lados são errados nessa briga, com os mulçumanos não há negociação a não ser varrer Israel do mapa. Por parte de Israel, o excesso em suas ações militares contra Gaza e os palestinos é estrondoso. A questão do estado palestino nem vou comentar…
    Ou seja, são dois cabeças duras, aí fica difícil apaziguar essa região.

  8. SANTA ESTUPIDEZ
    .
    .

    É uma verdadeira mandala do ódio e com certeza está dando lucros a poucos esse derramamento se sangue,pois esse sangue são de civis dos dois lados.
    .
    Cabe a sociedade organizada dos dois lados, que quera realmente a paz,dá um basta a isso tudo.
    .
    Como se pode ver e ler por aqui,existe umas idéias perniciosas que acha que tal problema acometidos por esses cretinos criminosa(israelense e palestinos)são um problema de todos e vem com mentiras do tipos mais estapafúrdio como esse ” dar aos palestinos um chão é um crime”;como se as casas que são tomadas,saqueadas de família palestinas para assentar outras israelense não fosse.

  9. Blue eyes, concordo com o que voce disse.. Esse processo de paz pode demorar decadas, séculos. ou, no pior dos casos, dias(no caso de uma guerra generalizada).
    Em relação ao comentario do schneider, ele se supera a cada comentário. Fica claro que esse rapaz não olha em volta. Não procura saber o que tem além do que a mídia mostra, ou deixa de mostrar. Colocou esse uniforme de terrorista nos palestinos e agora sai por ai falando burrices pra todo lado.
    Claro que os palestinos, principalmente a alguns anos cometeram atos terroristas. Mas voce queria o que? que eles dessem licença para os Israelenses, limpassem a casa, deixassem tudo bunitinho e dissessem a eles: Pronto, minha casa ja ta do jeito que voce quer, agora vou dar licença pra voce usufruir do que um dia ja foi da minha familia.

  10. Então é errado os palestinos matarem israelenses, mas é correto israelense matarem palestinos sem falar os roubar?
    Se os palestinos possuem grupos de resistência armada é por que o invasor é uma potencia militar cruel e assassina assim como os alemães foram na 2ª guerra e assim como os judeus se organizaram para atacar suas tropas os palestinos fazem o mesmo. Mas aí fica a pergunta – por que um pode e outro não?
    No atual momento acho que o melhor para a Palestina é entrar em contado com vários países e tentar um acordo pacífico, mas também não posso dizer que o comportamento israelense seja digo de exemplo uma vez que essa nação comete crimes contra a humanidade isso “fulanos” reconhecendo ou não, isso não vai mudar. Israel comete genocídio por tanto é legitimo o povo palestino pegar em armas, pode não ser o melhor caminho, mas é legitimo.

  11. Rogerio Schneider
    Seu problema não é que o PT seja de esquerda assim como o de muitos outros aqui, – até mesmo porque esse partido não possui mais ideologias e não difere de nenhum outro grande partido do Brasil entenda PMDB e PSDB os fatos estão aí são praticamente idênticos na forma de governar – o seu problema (e de outros) é que você é um ultradireitista e como todo bom fanático só vê o que quer vê. Se você acha mesmo que os palestinos não merecem uma pátria (assim como os judeus tem a sua “hoje”) ou que nosso governo apóia ou mesmo se diverte com os assassinatos praticados contra israelenses é porque seu caso é grave!
    E mesmo no caso do Irã, o Brasil do “comunista” (quando?) Lula simplesmente buscou que acordos assinados fossem cumpridos, aliás, os mesmos acordos que permitem o nosso enriquecimento de urânio que se de uma hora pra outra fossem quebrados para o Irã bem poderiam ser quebrados para nós. Mas provavelmente você já saiba disso assim como deve saber também que o documento que o “nefasto” Lula levou ao Irã estavam os pontos que os EUA pediram para um acordo, mas isso não importa porque para um ultradireitista que se preze o que importa é sua visão dos fatos e não os fatos propriamente dito.

  12. País covarde do caramba. Ainda são cara-de-pau de fazer charge ironizando que o Brasil não conhece a situação no oriente médio. Até uma criança de primário resolveria esta questão de centenas de anos onde os experts ainda estão estancados no mesmo canto.

    Rogerio Schneider, =( Vou fazer um filme! bem dramático relatando a história do povo judeu coitado e oprimido..

    Até os judeus são vítimas dos próprios judeus, os judeus-sionistas! que massacraram milhares de judeus na 2ª guerra, e que mantém esta pintura ridícula de sionistas coitadinhos vítimas de tudo, que ao mesmo tempo estão em 70% dos cargos de maior poder no mundo. Não precisa ir muito longe para pesquisar que eles mesmos estão nem aí para a palestina ou mesmo israel. Possuem sim interesses internacionalistas de caráter nociso para todos no mundo.

  13. carl94fn, vc nao sabe o poder que israel(judeus) tem no mundo, eles controlam muita “coisa”, ja comentei isto no site(alias nao so eu).

  14. leonardo_sp
    Eu não defendi Israel pelo contrário, mas também não acho que seja com a força que os palestinos iram conseguir alguma coisa até porque em força Israel é um inimigo invencível para os palestinos. E particularmente culpo as atrocidades cometidas por parte de Israel ao seus governantes e não ao judeus, não digo que os judeus são boas pessoas ou más, apenas digo que não podemos generalizar, o governo de Israel é criminoso seu povo é outra história.
    sds camarada

  15. “O Brasil que continue com a Não Intervenção em eterno!”

    Quem bom seria se fosse assim amigo Francoorp! Mas não foi o que aconteceu no governo passado. Sob o tacão do Sr. Megalonanico, a diplomacia “ativa e altiva” fez o temerário: escolheu um lado no Oriente Médio. E escolheu o lado mais sujo! Aliou-se á presidências dinásticas corruptas e à Teocracias fascistas medievais. Tudo isso em nome da ideologia e do antiamericanismo patológico, como fim em si mesmo, personificado na velha frase “Hay americano, soy contra”. Como esquecer o triste papel do Sr. Megalonanico servindo de moleque de recado de Bachar Al Assad durante a operação Cast Lead?

  16. amigo carl94fn, eu entendi o que vc falou, o que eu quiz dizer é que no seu comentario “”Mas aí fica a pergunta – por que um pode e outro não?””, seria o que eu disse, israel tem muita força, controla muitas “instituiçoes” no mundo todo, entao o que eles “dizem” é o que “vale”(Pelo menos no mundo ocidental).
    sds ao amigo.

  17. Essa situação de Israel X Palestina é a coisa mais esdrúxula na história recente da humanidade. Baseando em um controverso acontecimento da IIGM(mas proibido muitas vezes até por lei, de ser contestado ou revisto) foi criado com uma “canetada” um Estado artificial que sofreu total apoio político, militar, financeiro e tecnológico das potências vencedoras do conflito para ter sucesso. Esse apoio incondicional prossegue até os nossos dias feio pelos EUA. Tudo mascarado como sendo unicamente esforço é mérito dos Judeus que estimulados, para lá emigraram…a mais pura falácia! Por outro lado o povo que viva a milênios na região foi completamente ignorado em seus direitos e escurraçado de suas casas e terras, primeiro por atentados TERRORISTAS promovidos por Judeus que já moravam na palestina antes da independência( Daí sabemos onde os Palestinos se inspiraram..) Esse povo palestino vem a 70 anos tentando viver em sua terra de forma independente e soberana, já aceitou as mais absurdas revindicações de terras e termos que são “magicamente” cancelados e ignorados por Israel( Com apoio dos EUA ). Pois Israel não tem a menos intenção de deixar um grão de areia que seja para os palestinos. Isso se traduz na mais clara declaração de racismo e apartheid depois da Africa do Sul.
    O Estado Palestino será criado querendo os Judeus ou não, o mundo mudou e o momento é propicio para aquele povo tentar sua libertação do campo de concentração em que vivem. São milhões de seres humanos prisioneiros em sua pátria como cães em um canil gigante!! Isso irá acabar em brave..
    ======
    Caro “leonardo_sp”,
    O grande poder que você atribui aos Judeus no mundo é apenas econômico (e tb político nos EUA). Com a queda do Dólar isso está se esfacelando. A dívida é impagável e o sistema econômico atual não se sustentará independentemente de vontades ou ideologias..

    Dois sistemas político-econômicos são endemonizados no nosso mundo: 1) O Iraniano, e o 2) Alemão do III Reich…Não por coincidência os dois não praticavam a cobrança de juros e não permitiram o controle do seus sistemas econômicos por esse grupo étnico! O Alemão prosperou muito bem, apesar da guerra terrível, o iraniano está apesar dos embargos e ameaças avançando tecnologicamente e não parece ter a fome generalizada e miséria como a África por ex. É para se pensar…
    —–

    Para aqueles que pensam em guerra, e impor usa vontade pela força. É bom sempre lembrar que o território israelense é muito pequeno e sua população também..mesmo que lancem seu mísseis nucleares( que os EUA deram de presente ) a retaliação dos seus vários inimigos será devastadora destruindo completamente o seu pequeno país e sua população…isso sim será um Holocausto. Por isso eu digo o Estado Palestino será criado querendo ou não…

  18. Os judeuSS fazzendo a “SHOAH” dels em cima dos seus irmãos Palestinos,eles estão lutando contra os invasores de suas terras, vide resolução ,242 da ONU nunca acatada pelos judeuSS, o q vc faria ? Use de empatia .Dê uma olhada no site “BREAKING THE SILENCE”. Ñ vá vomitar. sds.

  19. Um povo que matou cristo já diz tudo, esse povo vai colher o que está plantando, pois isso é máxima da vida ,hoje até os ianques estão com medo de um ataque nuclear terrorista, sabem que irã, coreia do norte e o paquistão, fora os países satélites da ex união sovietica não tem nem querem ter controle sobre seus armamentos, é uma questão de tempo e BUUUUMMMMMM na cabeça de americanos e israelenses, a diferença é que os ianques são 300 milhões em um país enorme, ou seja , continuaram lá e ainda vão retaliar, já os judeus serão exterminados naquele país ridículo e deserto.

  20. .
    HMS TIRELESS disse:
    19/08/2011 às 14:27
    .
    HAHAHAH… estou vendo que nada muda nessa terra aqui, cada um usando todo artificio para “Puxar a Farinha” pro seu angu… haha mas não deixa de ser divertido!!
    .
    Valeu mesmo essa!!

  21. “Dois sistemas político-econômicos são endemonizados no nosso mundo: 1) O Iraniano, e o 2) Alemão do III Reich…Não por coincidência os dois não praticavam a cobrança de juros e não permitiram o controle do seus sistemas econômicos por esse grupo étnico!”
    .
    Impressão minha ou o amigo quer justificar o antissemitismo praticados por estes dois odiosos regimes?. Mas em uma coisa o amigo acertou: ao apontar de forma cabal e inequívoca o parentesco que existe entre o Nazismo alemão e o fascismo islâmico iraniano.

  22. “Francoorp disse:
    20/08/2011 às 01:58
    .
    HMS TIRELESS disse:
    19/08/2011 às 14:27
    .
    HAHAHAH… estou vendo que nada muda nessa terra aqui, cada um usando todo artificio para “Puxar a Farinha” pro seu angu… haha mas não deixa de ser divertido!!”

    Caro Francoorp:

    Por que não dar o Braço a torcer e reconhecer o fiasco da diplomacia “ativa e altiva” do governo passado?

  23. Este site esta cheio de especialistas nascidos em Israel e na palestina… falemos do que conhecemos… tirando os bufões de plantão, o Tirelles colocou uma coisa que acredito ser convicente… o americanofobismo dos tacanhos não os deixam ver a realidade… se os gringos hoje deixarem o oriente medio, o banho de sangue entre os islamicos será muito maior do que entre judeus e palestinos… querem apostar? ou vcs acham que antes do ocidente interferir junto aos mesmos eles viviam em um reino de amor e fraternidade? procurem saber os fatos e coloquem as cartas na mesa… senão, deixem de verborragia…

  24. HMS TIRELESS disse:
    20/08/2011 às 12:17

    “atissemitismo” palavrinha mágica das discussões que de tanto ser usada como argumento acabou gastando e perdendo a força…

Comentários não permitidos.