Defesa & Geopolítica

Rússia quer que negociação nuclear com Irã seja retomada logo

Posted by

Ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov

O ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, disse nesta quarta-feira esperar que as negociações entre as potências mundiais e o Irã sobre o programa nuclear iraniano sejam retomadas em breve e usem a proposta de Moscou como base.

Lavrov disse que o Irã havia demonstrado um “vívido interesse” na proposta, cujos detalhes ainda não foram divulgados ao público.

“Esperamos que isso nos ajude a seguir em frente mais rápido do que temos visto até o momento, e que possamos retomar as negociações em breve”, disse Lavrov em coletiva de imprensa conjunta com o ministro das Relações Exteriores iraniano, Ali Akbar Salehi.

Salehi elogiou a proposta de Moscou para sua abordagem “passo a passo” na disputa, dizendo que continha “elementos bons” e que Teerã iria estudar os detalhes.

O presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad na terça-feira recebeu positivamente a tentativa de Moscou de reavivar os diálogos com as seis potências mundiais que consideram o programa iraniano de enriquecimento nuclear pode ter como objetivo a produção de armas nucleares, mas também foi vago sobre o que seria a agenda.

Lavrov apresentou ao presidente norte-americano, Barack Obama, no mês passado uma abordagem passo a passo segundo o qual o Irã trataria de seu programa nuclear e seria recompensado com um levantamento gradual das sanções.

Lavrov também disse que a usina nuclear de Bushehr, que a Rússia concordou em construir nos anos 1990, começaria a operar muito em breve e que a data estava sendo determinada junto com o Irã.

Um diplomata russo disse neste ano que a usina provavelmente estaria operando até o começo de agosto.

(Reportagem de Steve Gutterman)

Fonte:  YAHOO

8 Comments

  1. Gustavo G says:

    Mais vale um inimigo proximo de você, mesmo que pintando e bordando diante de seus olhos. Do que alimentar o ódio entre seus desafetos.
    EUA e UE deveriam descer um pouco do salto e aceitar mesmo que parcialmente um acordo com o Irã.
    Claro que isso vai de encontro aos interesses das petroliferas americanas e das mega empresas do setor de defesa americano.

  2. Adriano says:

    La vai Celso Amorim novamente rsrsrsr…
    Agora é como ministro das FAs para fechar negócios mesmo rsrsrsr…

  3. A Pérsia é valente, desafia as potências abertamente, mas estão certos nesse ponto, não se cria uma nação forte sendo submisso como muitos até mesmo por aqui querem, uma nação de capachos dos EUA e EU.

  4. Estão fazendo o jogo q lhes e conveniênte, um jogo de vida ou morte, estão certos, está em jogo e independência deles . sds.

  5. Rafael-JF says:

    Estão certos mesmo, o direito que os EUA e UE tem em manipular Urânio é o mesmo que todos deveriam ter…

  6. André says:

    Rússia e energia nuclear não combinam, Chernobil que o diga, e alguns submarinos também – inclusive o Kursk!
    Se bem que nesse caso, Irã dividiria a responsabilidade com a Rússia caso aconteça algum problema com a tal usina atômica, para que não digam que os iranianos sejam irresponsáveis, sendo envolvidos em tanta polêmica.

  7. Fernando.b says:

    Em negociacoes com partes ja em conflito, propostas do tipo 8 ou 80, constumam nao ter resultados praticos, pelo contrario, acirram animos (estrategia camuflada normalmente adotada para quem deseja conflito de fato)… Propostas gradativas do tipo ¨passo a passo¨ (com a clausula 8 ou 80 se nao cumpridas), aumenta a possibilidade de resolucao de interesses conflitantes…

  8. Blue Eyes, Na Resistência says:

    Traduzindo RAFAEL-JF: o direito que todo adulto tem de portar uma pistola .40 é o mesmo que as crianças deveriam ter…

shared on wplocker.com