Ao menos oito soldados turcos e um guarda foram mortos nesta quarta-feira em uma emboscada armada por rebeldes curdos no sudeste da Turquia, enquanto os rebeldes anunciaram que as bases do movimento na fronteira com o Iraque foram bombardeadas.
“Estamos agora no limite de nossa paciência”, disse o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, aos jornalistas em Istambul, indicando que além dos oito soldados, um “guarda de cidade”, força paramilitar pró-Ancara, tinha perdido a vida no ataque.
Onze soldados ficaram feridos, acrescentou Erdogan.
Um registro anterior fornecido por Erdogan indicava 7 soldados mortos.
O PKK (Partido dos Trabalhadores do Curdistão, na sigla em curdo) –que deseja autonomia ao território ocupado pelos curdos– reivindicou o ataque efetuado na fronteira do Iraque, onde possui campos de treinamento.
“Nossas forças realizaram a emboscada contra o Exército turco na fronteira”, disse à AFP Doldar Hammo, porta-voz do PKK.
Foram enviados reforços para a região onde foram registrados os combates, indicaram fontes locais de Hakkari. Houve pelo menos duas explosões em uma estrada provocadas por minas acionadas à distância, na passagem de um comboio militar.
CONTRA-ATAQUE
Um porta-voz do PKK disse à AFP que a Turquia bombardeou as bases do PKK no norte do Iraque nesta quarta-feira, depois que um grupo reivindicou a emboscada.
“Aviões turcos atacam nossas bases em diferentes setores no Iraque”, declarou Dozdar Hammo, que indicou que os bombardeios começaram às 21h30 (15h30 de Brasília).
A emissora NTV também informou que cerca de 15 aviões de guerra turcos atacaram alvos militares do PKK no norte do Iraque nesta quarta-feira. Houve relatos de que
A NTV disse que aviões atingiram alvos do PKK nas regiões de Kandil e Zap, no norte iraquiano, onde o grupo rebelde mantém suas bases.
A agência de notícias Firat,que é próxima aos rebeldes, disse que os aviões também estavam atacando Qandil, montanha próxima à fronteira com Iran, onde acredita-se que os líderes do PKK possam estar.
O Exército enviou reforços à região dos combates. Pelo menos duas explosões foram registradas em uma estrada, provavelmente provocadas por minas acionadas à distancia, na passagem de um comboio militar.
Consultado sobre eventuais novas medidas estudadas por seu governo contra os rebeldes, o primeiro-ministro turco respondeu: “Vocês verão quando acontecer”.
No dia 16 de junho, 13 soldados morreram em confrontos com o PKK (Partido dos Trabalhadores do Curdistão) na província de Diyarbakir, a mais importante do sudeste de Anatólia, que tem população majoritária de curdos.
O primeiro-ministro turco havia afirmado recentemente que o governo estava examinando medidas militares e policiais mais severas contra os rebeldes.
Em Washington, a porta-voz do Departamento de Estado, Victoria Nuland, disse que os Estados Unidos apoiam a Turquia em sua luta contra o PKK. “Apoiamos a Turquia em sua luta contra o terror, e vamos continuar trabalhando junto com o governo da Turquia para combater todas as formas de terrorismo.”
Considerado uma organização terrorista pela Turquia, Estados Unidos e União Europeia, o PKK iniciou uma luta armada em 1984, desde então o conflito já provocou dezenas de milhares de mortes.
Se os Curdos conseguirem reaver seu territorio que se estende do Oriente Medio ao leste Europeu e Asia seriam um povo com muitos recursos.O que não entendo que apenas pressionavam o Iraque a devolverem suas terras.http://www.dobrarfronteiras.com/mapa-curdistao-regiao-habitada-pelos-curdos-turquia-iraque-siria-irao-armenia/
Em Washington, a porta-voz do Departamento de Estado, Victoria Nuland, disse que os Estados Unidos apoiam a Turquia em sua luta contra o PKK. “Apoiamos a Turquia em sua luta contra o terror, e vamos continuar trabalhando junto com o governo da Turquia para combater todas as formas de terrorismo.
====================================================================================================================================
A agora os Curdos sao 1 terro? hahahah brincadera veja so como os Yankes SAO mediucres eles invaden o Irak destabilizao a regiao eai eles clasificao o povo como Terrorista .Eles forao maiores terroristas quando invadirao la com mentira de LIBERDADE E ARMA DE DESTRUICAO E MASSA tu pelo OIL DO POVO . quem acredita nisso vivi na DISNEY DA INLUSAO
Tiraram a Patria dos caras e vivem sendo escurraçados por todos e eles que são os terroristas.
KLM e como tem patetas e plutos aqui meu amigo que adoram o mundo de Alice rsrs rsrs
os curdos nunca vao ter um pais , e sinceramente acho que serao desimados.
1maluquinho disse:
18/08/2011 às 00:06
KLM e como tem patetas e plutos aqui meu amigo que adoram o mundo de Alice rsrs rsrs
=========================================================
Maluquinho vc falo tudo .Eles tao em todo canto. .Eu NEM PERCO MEU TEMPO RESPONDENDO ELES SABE PQ E PURA PERDA DE TEMPO CELEBRO LAVADO NAO TEM JEITO.pior cego que nao quer ver , mais coitados o Brainwash e ferrado neles
Poxa MALUQUINHO ESA GENTE PODIA IR MORA LA NO PAIS DAS MARAVILHAS POIS IA FAZER MUITO SENTIDO ja que Dinsey parece que perdeu graca p eles axo que pateta ta di ferias 🙂
O Amigo Sadam foi enforcado por bombardear os curdos com armas químicas…..alguém lembra disso?????
2 pesos e 2 medidas………..
KLM disse:
18/08/2011 às 00:27
1maluquinho disse:
18/08/2011 às 00:06
KLM e como tem patetas e plutos aqui meu amigo que adoram o mundo de Alice rsrs rsrs
=========================================================
Maluquinho vc falo tudo .Eles tao em todo canto. .Eu NEM PERCO MEU TEMPO RESPONDENDO ELES SABE PQ E PURA PERDA DE TEMPO CELEBRO LAVADO NAO TEM JEITO.pior cego que nao quer ver , mais coitados o Brainwash e ferrado neles
Poxa MALUQUINHO ESA GENTE PODIA IR MORA LA NO PAIS DAS MARAVILHAS POIS IA FAZER MUITO SENTIDO ja que Dinsey parece que perdeu graca p eles axo que pateta ta di ferias
__________________________________________________________
Sem querer ser chato KLM, mas se vc quer criticar alguém, primeiro aprenda a escrever direito, porque que quem vai ser o pateta aqui vai ser vc, mas que em vez de viver na Disney, vive em outro mundinho que elogia nações dominadas por ditadores (Líbia, Irã) e potencias imperialistas (China e Rússia), como se elas fossem de algum modo ser um contraponto aos saqueadores e imperialistas da OTAN/EUA. Meu amigo, no mundo fora da internet não é preto e branco, é cinza, (mas sabe como é né “CELEBRO LAVADO NAO TEM JEITO”), e o Brasil que se cuide.
__________________________________________________________
1maluquinho disse:
17/08/2011 às 23:48
Se os Curdos conseguirem reaver seu territorio que se estende do Oriente Medio ao leste Europeu e Asia seriam um povo com muitos recursos.O que não entendo que apenas pressionavam o Iraque a devolverem suas terras.
__________________________________________________________
Como leste europeu, o Curdistão fica só no oriente médio, e sinceramente não vejo lá muitas chances de independência desse país, já que será que a Turquia, Irã, Síria, iriam ceder seu território. E mesmo se chegar a ser um dia quem sabe ter a sua tão sonhada Independência, acho que não vai ser lá muito rico, já quase todo o petróleo do oriente médio ou fica no golfo pérsico, ou no mar Cáspio.
usei a palavra nunca e nunca é uma palavra muito forte, acho que a palavra ideal é “dificilmente”.
Os curdos são outro povo q a ONU deveria olhar e dar a eles uma pátria, eles e os Palestinos.Sds,
.
.
Dois pesos e duas medidas dos Ocidentais… como o Sólito!
.