ONU homenageia Viera de Mello

http://www.sergiovdmfoundation.org/common/images/sergio.jpgLarissa Leite

O número de conflitos humanitários vem aumentando no mundo e o Brasil ocupa, atualmente, uma posição de destaque na atuação junto ao tema. É esse o posicionamento da Organização das Nações Unidas (ONU) apresentado nos preparativos da celebração do Dia Mundial do Trabalhador Humanitário, no próximo dia 19. A ONU inaugurou as comemorações da data, ontem, em Brasília, com a exibição do documentário Sérgio, vencedor do prêmio de melhor documentário no Festival de Sundance (2009).
A data foi instituída pela Assembleia-Geral das Nações Unidas e coincide com o dia do atentado no Hotel Canal em Bagdá, no Iraque, que tirou a vida, em 2003, do então Representante Especial do Secretário-Geral para o país e Alto Comissário para os Direitos Humanos da ONU, o brasileiro Sérgio Vieira de Mello, e de outros 21 funcionários da ONU.
“O Brasil tem sido exemplo de contribuição com os assuntos comunitários”, afirmou o coordenador residente do Sistema das Nações Unidas no Brasil, Jorge Chediek. A embaixadora Vera Machado, por sua vez, destacou como o país é visto pela diplomacia: “Temos sido apontado como um país de atitude solidária e Sérgio foi um grande exemplo dessa postura. Temos tido um papel relevante em inúmeros locais, como no Haiti”, disse.
O representante no Brasil do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), Andrès Ramirez, reforça o perfil do brasileiro Sérgio, que iniciou sua carreira diplomática na Acnur: “Ele foi a melhor definição de um grande diplomata das Nações Unidas. Atuava de modo equilibrado, com muita habilidade de negociação e clareza do que estava fazendo.”
Sérgio começou a trabalhar na ONU em 1969. Na ocasião de sua morte, ele tentava acabar com a ocupação norte-americana no Iraque, mas foi acusado de ser uma ferramenta dos americanos.
Um caminhão-bomba explodiu em seu escritório. O documentário do diretor Greg Barker revela que Sérgio não queria o trabalho no Iraque e havia se oposto à guerra.

Programe-se
O documentário Sérgio será exibido gratuitamente no Centro Cultura Banco do Brasil, nos seguintes horários: hoje (15h30), quarta (14h30), quinta (13h), sexta (15h30), sábado (15h30) e domingo (14h30). Mais informações no site www.bb.com.br/cultura.

Fonte: Correio Braziliense via Resenha CCOMSEX

6 Comentários

  1. Este sim foi o maior e melhor diplomata produzido pelo Brasil.Seriedade,discrição,imparcialidade,raciocineo rapido e preciso com elevada inteligencia.Estava cotadissimo para torner-se Secretario-Geral tendo o apreço da maioria dentre a Comunidade de Nações.Seu assassinato por ato terrorista ate hoje deixa duvidas,lacunas e falta de respostas.Seriam mesmo extremistas Islamicos seus executores pois ele estava ali para lhes trazer a paz e o entendimento ou de uma so tacada o mentor matou varios coelhos com uma unica cajadada ao impedir um Brasileiro assumir a ONU sendo nossa politica a muitas decadas imparcial e favoravel a entendimentos e contraria a intervenções e genocidios.Voce Vieira de Mello é exemplo de dignidade e moralidade para todo o nosso povo e nos inspira a prosseguirmos na busca de justiça e igualdade para todos os póvos.Obrigado por ter nascido Brasileiro.

  2. “Na ocasião de sua morte, ele tentava acabar com a ocupação norte-americana no Iraque”

    A CIA e seus metódos… Não engulo essa história de atentado terrorista.

  3. “Na ocasião de sua morte, ele tentava acabar com a ocupação norte-americana no Iraque”
    Não acredito nisso,naquela ocasião a ONU,estava é respaldando a invasão dos EUA no Iraque, abrindo um escritório em Bagdá, o embaixador não teve nem tempo de fazer nada, foi mais uma das vítimas da ONU,falam tanto do patriotismo do embaixador Viera de Mello,mas sua família nem o sepultou em solo brasileiro,apesar das homenagens aqui recebidas !



  4. outra falácia…

    os EUA … CIA-Pentagono… sabiam que tudo iria pelos ares… e deixaram… visando ganhos politicos

    esse brasileiro virou bucha de canhão… estilo subir a montanha tomando bala de nazista… se é que me entendem…

  5. O s Irakianos ñ fizeram nada de absurdo, estavam defendendo o seu país dos Invasores, q estava junto dançou…eu , se Irakianos, teria feito o mesmo. Pura empatia e sem cínismo.Acrtedito q ele foi prá lá, p amenizar e até levar a saída os nefastos iankSS e seu cães do solo Irakiano.. sds.

Comentários não permitidos.