Líbia: forças de Kadhafi lançam míssil Scud contra rebeldes

As forças líbias do coronel Muammar Kadhafi lançaram um míssil Scud da cidade de Sirte que caiu no domingo no deserto, sem causar vítimas, disse nesta segunda-feira um alto funcionário da Defesa dos Estados Unidos.

“Acreditamos que o alvo era Brega”, cidade a sudoeste de Benghazi, que está sob controle parcial dos rebeldes, revelou o funcionário, que pediu para não ser identificado.

Scud-B Líbio

Sirte, cidade natal de Kadhafi, está situada a meio caminho entre Trípoli e Benghazi.

O rebeldes controlam todas as zonas residenciais de Brega, mas os combates contra o Exército de Kadhafi prosseguem no oeste desta cidade pe
troleira estratégica.

A rebelião também assumiu hoje o controle de três cidades-chave na estrada para Trípoli: Zawiayh, que fica 40 km a oeste da capital, Gharyane e Sorman, situadas respectivamente 50 km ao sul de Trípoli e cerca de 60 km a oeste.

Segundo o jornal britânico The Telegraph, o lançamento do Scud foi detectado por um navio de guerra americano no Mediterrâneo.

As forças líbias adquiriram 240 Scud-B em 1976, um míssil de médio alcance produzido pela União Soviética, segundo a revista especializada Jane’s.

O Scud-B tem alcance de 300 km e uma carga explosiva de 985 quilos.

Fonte: RNW

9 Comentários

  1. Isso é que é um lixo de foguete! Conseguir errar um alvo do TAMANHO DE UMA CIDADE? kkk… Hitler acertava mais na decada de 40 com seus V2.
    Claro que há a questão da incapacitação técnica de quem opera o sistema… Mas francamente, esse material soviético de exportação sempre foi famoso por sua “qualidade”…

  2. Em sendo verdade foi uma péssima ideia.
    Dará munição para a coisa esquentar. Ficando na defensiva o Kadhafi tem uma chance de se safar.
    Se apelar, a coisa esquenta, principalmente usando Scuds, que junto com as AK-47 e os RPG-7, mexem com o brio dos estrategistas ocidentais.
    Não tem coisa pior pra botar lenha na fogueira que o uso de mísseis balísticos.
    Êta arminha “carregada”….

  3. Será que o lançamento desse míssel faz parte do começo da “Batalha da Libertação” que KHADAFI falou no final da semana passada?

  4. Eles errarão porque esse Scud-B e do Tipo colocar na direção do alvo e lassar.
    Essas cidades da líbia não são muito grande então não tem muitos prédios e casas se foce São paulo New York Até Rio de janeiro o alvo,ha Historia serio outra.

  5. Lançar misseis contra seu próprio povo. Isso soa como uma autorização para EUA/OTAN aumentar o tamanho do “porrete”.

    Vamos aguardar.

    []’s

  6. O problema do Scud é que tem uma precisão sofrível, ou melhor, terrível, pra não dizer que não tem precisão alguma.
    Tem um arremedo de sistema de orientação inercial que o qualifica apenas como vetor de armas de destruição em massa. Por isso é tido como politicamente incorreto.
    Usá-lo contra uma cidade sabendo que tem um CEP (erro circular provável) de meio quilômetro é nem ter em mente o conceito de “dano colateral” e além de não ter nenhuma função tática, já que não consegue acertar nada de útil.
    É uma arma que usada contra cidades, com ogiva convencional, só serve para instaurar o terror.
    Usada contra um exército em campo abeto não tem nenhuma serventia, a menos que fosse carregada com agentes químicos.
    Hoje, mísseis balísticos táticos, na faixa de alcance do Scud B, possuem CEP na faixa de 20 metros ou menos, o que o habilita a ser uma arma viável do ponto de vista tático.

Comentários não permitidos.