Defesa & Geopolítica

Líbia: forças de Kadhafi lançam míssil Scud contra rebeldes

Posted by

As forças líbias do coronel Muammar Kadhafi lançaram um míssil Scud da cidade de Sirte que caiu no domingo no deserto, sem causar vítimas, disse nesta segunda-feira um alto funcionário da Defesa dos Estados Unidos.

“Acreditamos que o alvo era Brega”, cidade a sudoeste de Benghazi, que está sob controle parcial dos rebeldes, revelou o funcionário, que pediu para não ser identificado.

Scud-B Líbio

Sirte, cidade natal de Kadhafi, está situada a meio caminho entre Trípoli e Benghazi.

O rebeldes controlam todas as zonas residenciais de Brega, mas os combates contra o Exército de Kadhafi prosseguem no oeste desta cidade pe
troleira estratégica.

A rebelião também assumiu hoje o controle de três cidades-chave na estrada para Trípoli: Zawiayh, que fica 40 km a oeste da capital, Gharyane e Sorman, situadas respectivamente 50 km ao sul de Trípoli e cerca de 60 km a oeste.

Segundo o jornal britânico The Telegraph, o lançamento do Scud foi detectado por um navio de guerra americano no Mediterrâneo.

As forças líbias adquiriram 240 Scud-B em 1976, um míssil de médio alcance produzido pela União Soviética, segundo a revista especializada Jane’s.

O Scud-B tem alcance de 300 km e uma carga explosiva de 985 quilos.

Fonte: RNW

9 Comments

shared on wplocker.com